11 de março de 2025

Pamplona Sessions Wine & Jazz celebra o melhor do jazz, vinhos e gastronomia em São Paulo

 


Os apaixonados por jazz têm um encontro marcado neste fim de semana no Jardim Pamplona Shopping. Nos dias 15 e 16, acontece a 5ª edição do Pamplona Sessions Wine & Jazz, festival que reúne música de alta qualidade, gastronomia sofisticada e vinhos selecionados. Com entrada gratuita, o evento acontece no rooftop do empreendimento, no piso 4, das 14h às 20h no sábado e das 13h às 19h no domingo.

Durante os dois dias de festival, seis atrações musicais garantem a trilha sonora perfeita, com performances que passeiam pelo jazz clássico, o soul e o blues. Entre os destaques está Dom Paulinho Lima, dono de uma das vozes mais marcantes da cena nacional. 

A gastronomia também é protagonista do evento, o público pode degustar uma seleção especial dos restaurantes Quinta do Olivardo, Paris 6, Do Oriente ao Pote, Souq, Nagairô, Las Leñas Parrilla Uruguaya, Empório Sant Ângela e Top-X Foods. 

Para quem não dispensa uma boa sobremesa a Delicité Confeitaria, Biscoitê, É Delas o Brownie, Churros Kobori e Strati fazem parte da experiência. Tudo isso harmonizado com vinhos de vinícolas e importadoras como Lidio Carraro, Audace Wine e Caves Europa, que oferecem rótulos especialmente selecionados para o evento.

Os visitantes também encontram uma curadoria de produtos artesanais, incluindo pães, geleias e antepastos, perfeitos para levar um pouco do festival para casa.

Pensado para toda a família, o evento oferece uma área kids com brinquedos infláveis, garantindo diversão para as crianças. E para quem não abre mão da companhia do pet, o festival é pet friendly, e conta com um espaço exclusivo para os animais, equipado com brinquedos e atividades para que eles também possam se divertir.

“O Pamplona Sessions já se consolidou como um dos eventos mais aguardados do nosso calendário, trazendo uma experiência única para os nossos visitantes em um ambiente ideal para famílias, casais e amigos. Para nós, esse festival reforça nosso compromisso em proporcionar cultura e entretenimento diferenciados, tornando o shopping não apenas um centro de compras, mas também um ponto de encontro para experiências memoráveis”, comenta Franklin Pedroso, coordenador de marketing do Jardim Pamplona Shopping.

 

Confira a programação musical: 

Sábado (15) 

14H30 - Saxxy Beats - Music Duo
16H30 - Doutor Saruê Blues Band
18H30 - Dom Paulinho de Lima

DOMINGO (16) 

13H30 - Living Room Jazz
15H30 - Theresa Dalme 
17H30 - Elma Hitz Soul

Sobre o Jardim Pamplona Shopping

Inaugurado em 2017, o Jardim Pamplona é o primeiro centro de compras dos Jardins, bairro da zona oeste de São Paulo (SP). O empreendimento do Carrefour Property conta com um mix de lojas e serviços que valorizam a sofisticação, comodidade e estilo de vida urbano, sendo uma experiência única na região. São mais de 18 mil m2 de área bruta locável (ABL), distribuídos em cinco pavimentos, incluindo um Rooftop com restaurantes e vista panorâmica para a região. O empreendimento é Pet Friendly, possui cerca de 80 lojas incluindo alimentação, moda, beleza, bem-estar, casa e decoração. Além de academia, serviços, lotérica, livraria, cinema vip e coworking. Já no piso térreo o cliente encontra local para recarga de veículos elétricos. Além disso, é reconhecido na região por realizar eventos que levam entretenimento e diversão para toda família.
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Sobre o Carrefour Property:

Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Com a incorporação do Grupo BIG ao Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 19 milhões de m² em área de terreno. Hoje, Carrefour Property administra mais de 300 galerias comerciais em 20 estados e 200 municípios, que contam com mais de 3.000 lojistas, além de três shopping centers, incluindo o Butantã Shopping, o Jardim Pamplona Shopping e o Paseo Alto das Nações, em São Paulo, administrados diretamente e o Boulevard Shopping, em Brasilia, alugado. Com a missão de proporcionar espaços que trazem ao consumidor conveniência, entretenimento e praticidade, a força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com a estratégia dos três pilares estratégicos do Grupo: combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e comprometimento com agendas sustentáveis, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócios também tem a expertise no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país. Clique aqui para saber mais sobre o Carrefour Property.

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Bailarina Ana Clara Poltronieri homenageia sua irmã Magó, vítima de feminicídio, no espetáculo Amana, que faz sessão única no Centro Cultural Olido

 


Créditos: Carlo Sgarzi

O espetáculo de dança Amana terá apresentação única no dia 22 de março, sábado, 19h, no Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473, Centro - São Paulo), com entrada gratuita. A direção é de Tânia Farias, que divide dramaturgia com Ana Clara Poltronieri. Ana Clara também é intérprete da obra, que tem coreografia assinada por ela e por Maria Glória Poltronieri Borges, a Magó, bailarina e capoeirista que foi vítima de feminicídio em 2020, após sair para acampar em uma chácara, no Paraná.

Em tupi, Amana significa “água que cai do céu”. A água, esse elemento feminino, conduz o caminho deste rito que evoca a história de duas irmãs separadas por uma tragédia. O momento presente e a memória se misturam em cena para contar lembranças amorosas, a luta e o luto. A narrativa foi construída com movimento, palavra e depoimento, revelando um corpo pulsante e memorioso. 

O espetáculo é um manifesto contra a barbárie do machismo e da misoginia, trazendo a água como elemento central dessa narrativa. As águas são corpos de mulheres, são o sangue vivo e pulsante da artista, o fluxo aquoso da memória em vigília e denúncia, potente e delicada. É através das águas que um caleidoscópio se apresenta ao público para evidenciar que, por trás das estatísticas, há histórias, tramas de afetos e subjetividades. Amana é também um desejo: que, assim como jamais entramos duas vezes no mesmo rio, em constante movimento, possamos deixar para as próximas gerações um mundo onde nenhuma mulher seja obrigada a se acostumar com o medo e a violência.

Formalmente, o espetáculo atravessa fronteiras e se constrói em cruzamentos fluidos entre linguagens: performance, dança, teatro, audiovisual e artes visuais. Ao narrar a história das irmãs Magó e Ana Clara, Amana firma seu compromisso de seguir para muitos lugares, levando essa memória viva e sensibilizando diferentes públicos sobre a violência contra as mulheres.

Amana é um gesto poético e sensível de basta ao feminicídio e à violência que todas as mulheres vivem cotidianamente.  A proposta intimista coloca intérprete e espectadores em uma proximidade rara, criando uma sinergia única.  A melhor crítica à Amana é a emoção que invariavelmente toma conta do público

No dia 25 de janeiro de 2020, Maria Glória Poltronieri, a Magó, bailarina e capoeirista, decidiu acampar sozinha em uma chácara próxima a Maringá, no Paraná. No meio da tarde, desceu para uma cachoeira e não voltou mais. No dia seguinte, sua irmã Ana Clara encontrou o corpo de Magó com sinais de violência sexual e estrangulamento. O caso chocou o país e gerou mobilizações em mais de 17 cidades no Brasil, América Latina e Europa, com atos em repúdio ao feminicídio e em homenagem à memória de Magó.

Pouco tempo depois, Ana Clara reuniu forças e materiais para transformar seu luto em luta e homenagear a irmã. Convidou a premiada “atuadora” Tânia Farias para dirigir Amana, trazendo sua bagagem como atriz e diretora para criar, através da arte, uma memória viva e pulsante de Magó e uma potente reflexão sobre a cultura do estupro, o machismo e a violência de gênero.

Estreado em 2023, Amana teve seis dias de ingressos esgotados em Maringá, seguido por apresentações em Porto Alegre e no Teatro Centro da Terra, em São Paulo. Depois, circulou pelo noroeste do Paraná com dez apresentações via Lei Paulo Gustavo, chegando à 25ª exibição. Agora, percorre quatro estados com o apoio da Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, incluindo São Paulo, onde se apresenta em 22 de março no Centro Cultural Olido.

A escolha de estados como Mato Grosso do Sul e Rondônia reforça o compromisso do projeto: foram os com maior índice de feminicídios em 2022. Mais que números, Amana leva a esses lugares a força da memória e o pedido de justiça – por Magó e por todas.

Em 2024, o espetáculo foi ovacionado no Festival Equilibri, em Bolonha, Itália. O público acompanhou em silêncio absoluto, seguido de quatro minutos de aplausos, evidenciando como a direção de Tânia Farias tem atravessado fronteiras com força e sensibilidade.

Magó, a homenageada de Amana, teve uma trajetória marcante na dança em São Paulo. Atuou na Cia Carne Agonizante, de Sandro Borelli, e no NIC – Núcleo Improvisação em Contato, de Ricardo Neves. Trabalhou com artistas como Nita Little, Bruno Caverna, Vanessa Macedo, Mark Taylor e Victor Abreu, explorando dança contemporânea, educação somática e contato improvisação. Em 2017, fundou com Ana Clara a Cia Duo Due, voltada à pesquisa e criação em dança contemporânea, com atuação entre Maringá e São Paulo. Conhecida por sua abordagem multidisciplinar, a companhia usa o improviso como ferramenta essencial e acumula importantes premiações e incentivos à dança no Brasil.

Sinopse
Amana significa, em tupi, “água que cai do céu”. Neste espetáculo, a água, esse elemento feminino, conduz o caminho do rito para evocar a história de duas irmãs separadas por uma tragédia. Uma cena em que o momento presente e a memória se misturam para contar as lembranças amorosas, a luta e o luto. Em Amana, a narrativa foi construída com movimento, palavra e depoimento, revelando um corpo pulsante e memorioso. De forma poética e sensível, as criadoras Ana Clara Poltronieri e Tânia Farias fizeram do espetáculo um gesto de basta ao feminicídio e à violência que todas as mulheres vivem cotidianamente.

 

Ficha Técnica
Direção: Tânia Farias
Coreografia: Ana Clara Poltronieri Borgese e Maria Glória Poltronieri Borges
Intérprete: Ana Clara Poltronieri
Dramaturgia: Ana Clara Poltronieri e Tânia Farias
Iluminador: Leandro Gass
Trilha Sonora Original: Adilson Filho e Daniel Lupo
Sonoplastia e Projeção: Vanderlei Junior
Concepção cenográfica: Tânia Farias
Projetista das peças em acrílico: Fernanda di Benedetto
Execução cenográfica: Infinity CNC e JRC de Souza
Concepção Figurino: Tânia Farias
Execução Figurino: Tecido de Lua
Produção: Cia Duo Due
Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci - Pevi56 

Um agradecimento a Daísa Poltronieri, Mariza Poltronieri e Maurício Borges (in memoriam)

 

Serviço
Amana
Data: Dia 22 de março, sábado, 19h
Entrada gratuita. Ingressos distribuídos a partir das 18h
Local: Centro Cultural Olido (Avenida São João, 473. Centro - São Paulo)
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 297 lugares (Sala Olido)
Duração: 40 minutos

Com música de Milton Nascimento, Vivo celebra a essência mineira em nova campanha

 


A Vivo lança hoje sua mais nova campanha que celebra a relação da marca com Minas Gerais. Inspirada na icônica música "Para Lennon e McCartney" do “mineiro” mais famoso do Brasil e um dos maiores artistas do nosso cenário musical, Milton Nascimento, a campanha traz o mote "Vivo o mundo, sou Minas Gerais" criado pela agência África, com o objetivo de aproximar a marca ainda mais dos mineiros através de uma comunicação que gera identificação com todo o público do estado. Uma pesquisa conduzida pelo hub de pesquisa da Vivo, VTrends, trouxe diversos insights que pautaram a criação desse projeto.
Sob o embalo da trilha de Milton, o filme da campanha foi gravado em 3 importantes locais de Minas, sendo eles Inhotim, Ouro Preto e a capital Belo Horizonte, com cenas que realçam a pluralidade de cenários e a diversidade de pessoas do estado mais acolhedor do Brasil, mostrando que os mineiros podem sempre contar com a Vivo, desde a fibra com a melhor internet fixa da América Latina, até a conexão do 5G mais rápido do mundo. A estratégia da marca conta com veiculação do filme em TV aberta, mídia exterior, mídia online, além de guiar a comunicação de todos os patrocínios e ações regionais da Vivo ao longo do ano.
Conheça o filme:
 

Milkshake: A bebida gelada que conquistou o mundo completa 140 Anos

 


Com a intensa onda de calor que estamos enfrentando, o milkshake se destaca como uma opção de bebida gelada e prática, sendo uma das favoritas dos brasileiros. Para celebrar os 140 anos da invenção do milkshake, a Polar Shake, o mais novo desejo dos brasileiros que visitam os EUA , reuniu 15 curiosidades sobre essa deliciosa bebida:

  1. Origem Alcoólica: O termo “milkshake” foi registrado pela primeira vez em 1885, referindo-se a uma bebida alcoólica semelhante a uma gemada, feita com ovos e whisky.
  1. Evolução da Receita: Por volta de 1900, o milkshake passou a ser descrito como uma bebida substanciosa com caldas de chocolate, morango ou baunilha.
  1. Popularização nos Anos 1930: Na década de 1930, os milkshakes tornaram-se populares em “malt shops” nos Estados Unidos e Canadá, servindo como ponto de encontro para estudantes.
  1. Invenção do Liquidificador Elétrico: A introdução do liquidificador elétrico em 1910 pela Hamilton Beach revolucionou a preparação do milkshake, permitindo uma mistura mais aerada e espumosa.
  1. Refrigeradores a Gás Freon: A invenção dos refrigeradores a gás freon em 1926 proporcionou uma maneira segura de fazer e armazenar o sorvete usado nos milkshakes.
  1. Canudo Dobrável: O canudo dobrável foi inventado por Joseph Friedman após observar sua filha tendo dificuldades para beber um milkshake com um canudo reto em um copo alto.
  1. Significado Literal: Em tradução literal, “milkshake” significa “leite batido”. No entanto, a bebida é uma combinação de sorvete, leite e outros ingredientes saborizantes.
  1. Boom Pós-Segunda Guerra Mundial: Após a Segunda Guerra Mundial, houve um crescimento das lanchonetes nos EUA, popularizando ainda mais o milkshake. Durante esse período, foram introduzidas versões industrializadas da bebida, algumas nem mesmo contendo leite, apenas misturas em pó.
  1. O Fator Mouthfeel: O prazer de consumir um milkshake não está apenas no sabor, mas também na textura e sensação que provoca na boca. Esse fenômeno, chamado mouthfeel, ativa áreas do cérebro ligadas à recompensa, tornando a bebida ainda mais irresistível.
  1. Milkshake como Recompensa Pós-Treino: Pesquisadores da Universidade do Texas descobriram que um milkshake de chocolate pode ser uma excelente opção para a recuperação muscular após exercícios físicos.
  1. Milkshake na Cultura Pop – Friends: Na icônica série Friends, um dos pôsteres mais famosos mostra os seis protagonistas dividindo dois milkshakes, reforçando o status da bebida como símbolo de encontros e momentos descontraídos.
  1. Milkshake no Cinema – Pulp Fiction: O filme Pulp Fiction (1994) tem uma das cenas mais famosas envolvendo milkshake, quando Mia Wallace (Uma Thurman) pede um milkshake de US$ 5 e impressiona Vincent Vega (John Travolta) com o sabor.
  1. Milkshake na Música: Várias músicas fazem referência ao milkshake. Um dos exemplos mais conhecidos é Milkshake, de Kelis, lançada em 2003, que fez enorme sucesso mundialmente.
  1. Sabores Mais Vendidos no Brasil: Os brasileiros adoram milkshakes, e os sabores mais populares incluem:
  • Ovomaltine
  • Paçoca
  • Maracujá
  • Caramelo
  • Doce de leite
  • Doce de leite com Nutella
  • Nutella
  • Coco com Nutella
  • Flocos
  • Abacaxi e coco
  • Mousse de limão
  1. Sabores Mais Vendidos nos Estados Unidos: Nos EUA, os sabores tradicionais ainda dominam as vendas, com chocolate, baunilha e morango no topo da lista.

Seja para refrescar nos dias quentes, relembrar momentos icônicos do cinema ou simplesmente curtir um sabor especial, o milkshake segue sendo um clássico amado em todo o mundo. Agora que você conhece mais sobre essa delícia, que tal aproveitar o calor e saborear um?

10 de março de 2025

Para Adobe, personalização, estratégias phygital e agentes de IA são os caminhos para o comércio varejista

 

 Personalização do varejo, experiência digital, IA generativa no atendimento ao cliente e Retail Media 2.0 - monetização inteligente de audiência com precisão e automação. Essas foram algumas das principais tendências apontadas para o varejo durante o Retail Connections. O evento foi promovido pela Adobe e reuniu executivos de grandes empresas - como Grupo Pão de Açúcar, Granado, CVS e Carrefour - para compartilhar experiências e debater as principais tendências globais do setor. A proposta foi conectar o mercado às inovações tecnológicas, com destaque para a personalização e inteligência artificial. 

Camila Miranda, Marketing Leader da Adobe no Brasil e responsável pelo evento, destacou a importância da experiência do consumidor. “Reunir grandes players do mercado fortalece conexões e cria um ambiente de troca de visões, inovações e aprendizado sobre as melhores ferramentas tecnológicas que geram valor real para o varejo”, afirmou a executiva. “Neste evento, por exemplo, trouxemos as principais tendências da NRF para mostrar o impacto da personalização no setor.” Camila se referiu à maior feira de varejo do mundo, realizada anualmente em Nova York e que recebe 40 mil profissionais de vários países. 

A inteligência artificial foi um dos temas mais debatidos. Para Olivia Best, Líder Global de Estratégia Digital de varejo da Adobe em Nova York, a IA funciona como um “facilitador e orquestrador da jornada do consumidor, ajudando as empresas a personalizar a comunicação e a oferta de produtos”. A executiva trouxe para o Brasil insights das principais tendências de tecnologia entre os executivos e empresários do setor. “Os varejistas dos EUA e do Brasil estão passando pelos mesmos desafios: como escalar em personalização para todos os clientes, atingindo diferentes canais de comunicação de uma maneira conectada”, conta Olívia. 

A integração entre os ambientes físico e digital – conhecida como phygital – é uma realidade, mas o desafio das empresas é adotar tecnologias que tornem a experiência de compra mais fluida. Douglas Montalvao, General Manager da Adobe, ressaltou que o consumidor já não diferencia os canais online e offline. “As empresas precisam estar preparadas, focando em soluções que melhorem a jornada do cliente e no uso estratégico de dados para aumentar conversões”, explicou.

O uso inteligente de dados e tecnologia permite mapear oportunidades de negócios, viabilizar a expansão de companhias brasileiras para mercados globais e melhorar a experiência do consumidor. Pablo Pilon, Head de Produtos da Adobe, reforçou que a empresa atua com dois focos principais: produção de conteúdo em escala e eficiência operacional. “A incorporação da IA nas interações entre clientes e empresas otimiza a experiência e potencializa resultados”, disse. 

Aplicação de conceitos do Retail Media 2.0 para monetizar audiências com precisão e automação, conversão de interações em vendas, estratégias de phygital e omnicanalidade foram destaques no Retail Connections como tecnologias e ferramentas que, quando bem aplicadas, podem transformar o varejo e gerar vantagem competitiva para as empresas que atuam no setor. 

 

Sobre a Adobe Experience Cloud
A Adobe Experience Cloud é um conjunto de soluções de marketing digital que utilizam IA generativa e Machine Learning para personalização em larga escala. A plataforma global é líder em operações B2B e B2C e usa tecnologia para melhorar a experiência de e-commerce e marketing digital com foco no cliente. Com uma combinação de produtos, a Adobe está mudando o mundo por meio de experiências digitais.
Site: https://business.adobe.com/br/ 
Linkedin: https://www.linkedin.com/showcase/adobe-experience-cloud/ 

 

Camila Miranda - Marketing Leader Brasil, Adobe
Há 15 anos no mercado, Camila Miranda passou por grandes marcas como Claro e Kroton, e uma startup de tecnologia referência em API Management. Formada em comunicação e pós graduada em marketing pela Unicamp e FGV, Camila participou do programa de liderança para pessoas negras da Stanford University (EUA). Na Adobe, lidera ações de marketing B2B focadas em entender os clientes e criar estratégias de ABM que conectem insights da Adobe diretamente com as necessidades da indústria.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/camilarsmiranda/ 

 

Douglas Montalvao - General Manager Latam, Adobe
Na Adobe desde 2016, Douglas Montalvão tem experiência em pós-venda, expansão regional e liderança de equipes enterprise. Estatístico formado pela Unicamp, com MBA pela Kellogg School of Management, acumula mais de 20 anos no mercado de tecnologia, com especialização em transformação digital e data science. Com passagens por países como Chile e México, é reconhecido como um líder no setor de marketing digital e dados, com forte capacidade de formar equipes de alta performance e impulsionar resultados expressivos. Como General Manager da Adobe Experience Cloud, tem o desafio de expandir ainda mais o crescimento da empresa na América Latina, uma das regiões de maior potencial para a empresa no mundo.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/douglasmontalvao/

 

Pablo Pilon - Head of Products Specialists & Strategy Latam, Adobe 
Com mais de 23 anos de experiência no setor de TI, Pablo Pilon é formado em Ciência da Computação e possui mestrado em Harvard. Começou a carreira como programador e participou de projetos importantes no Brasil como a digitalização do Banco Central, início de abertura de contas digitais em bancos como o Itaú, assim como importantes projetos regionais, Banco Galicia, Grupo Falabella, Banco de Crédito del Peru, entre outros. Na Adobe desde 2017, Pablo lidera o time de especialistas de produtos focado em entender as necessidades digitais das empresas e orientá-las a criar estratégias que coloquem o cliente verdadeiramente no centro, através de experiências personalizadas.
Linkedin Pablo Pilon: https://www.linkedin.com/in/pablopilon/ 

Instituto Tomie Ohtake apresenta Patricia Leite - Olho d'água



Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Instituto Tomie Ohtake com e apoio da Mendes Wood DM e Thomas Dane Gallery, têm o prazer de anunciar Patricia Leite – Olho d’água, exposição realizada na esteira dos projetos que vem promovendo nos últimos anos acerca da representatividade e da importância de artistas mulheres na cena artística nacional – Anna Maria Maiolino; Vânia Mignone; Iole de Freitas, Maria Lira Marques e Mira Schendel são os exemplos mais recentes. Paralelamente à mostra da artista mineira, será inaugurada a exposição Instituto Tomie Ohtake visita Coleção Vilma Eid – Em cada canto.

Com curadoria de Germano Dushá Olho d’água reúne cerca de 30 obras, entre desenhos, pinturas e objetos que perpassam os quarenta anos da trajetória artística de Patricia Leite. Estão presentes desde os trabalhos da década de 1980 até outros inéditos realizados em 2025. Segundo Dushá, o público encontrará “um recorte específico que dá testemunho, igualmente, da capacidade elástica e da coesão estilística de uma artista tão inventiva quanto fiel ao seu condão”.

Do início de carreira, quando a artista produzia sobretudo desenhos abstratos, há um destaque para um grupo de pastéis sobre papel que datam de 1986, além da sua primeira pintura, uma acrílica sobre tela de 1988. Tempos depois, Leite passaria a usar a madeira como principal suporte para suas pinturas. Segundo o curador, apesar do abstracionismo inquestionável, esses trabalhos iniciais já sugerem um percurso para o que mais tarde será sua figuração. “Para uma imaginação desprendida, certamente será possível entrever os princípios de um jardim, de um parque ou de uma serra”, afirma Dushá. 

Algumas das mais emblemáticas obras de Patrícia Leite estão na exposição. São pinturas nas quais a artista cria o que chama de “sensações de paisagens” – um pôr do sol, um luar, uma praia ao anoitecer, cachoeiras, recortes da mata, céus estrelados ou com fogos de artifício. Obras cujas fontes de inspiração possam ter sido viagens, diálogos com amigos, letras de músicas, cenas de filmes, trechos de poesias, recordações marcantes ou fotografias tiradas por ela ou encontradas. Segundo Dushá, “Num balanço entre o magnetismo da brasilidade e a vocação para o universal, sua obra celebra o que há de singular na cultura brasileira, sem, no entanto, limitar-se”.

Do ponto de vista pictórico, as pinturas trazem composições sintéticas formadas por grandes blocos de cor, pinceladas visíveis e texturas marcantes. A paleta cromática é ao mesmo tempo sensível e vibrante, expondo contrastes sutis entre tons rebaixados e forte luminosidade. 

Uma novidade apresentada ao público pela primeira vez nesta exposição são os objetos produzidos entre 2020 e 2025. São pequenas peças compostas pela união de itens encontrados, como pedaços de vidro, madeiras, pedrinhas, miçangas e miudezas decorativas. Segundo o curador, “guardam em si o contraste entre a delicadeza e o rudimentar, afirmando, de modo proposital, sua incompletude”. Dushá lembra que, ao serem expostas ao lado dos primeiros desenhos abstratos, essa peças “parecem conferir corpo aos diagramas de cores e texturas. De igual modo, formam pequenas paisagens, remetendo às praias e morros que observamos nas pinturas de fases mais recentes”, observa o curador.

Programa Público

A estas exposições soma-se um programa público de encontros, oficinas e vivências, com programação atualizada pelo site e redes sociais do Instituto ao longo do período expositivo.

Amigo Tomie

Programa de Amigos do Instituto Tomie Ohtake quer aproximar o público de um dos espaços de arte mais emblemáticos da cidade de São Paulo. Além de apoiar, o Amigo Tomie fará parte de uma comunidade conectada à arte, contará com benefícios especiais e experiências únicas. São três categorias de apoio, contribuindo com novas exposições, programas educativos, orçamento anual e manutenção do Instituto.

Serviço:

Patricia Leite – Olho d’água

De 14 de março a 25 de maio de 2025

De terça a domingo, das 11h às 19h – entrada franca



Instituto Tomie Ohtake

Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) – Pinheiros SP

Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: 11 2245 1900

Site: institutotomieohtake.org.br

Facebook: facebook.com/inst.tomie.ohtake

Instagram: @institutotomieohtake

Youtube: www.youtube.com/@tomieohtake


7 de março de 2025

Treloso garante muita trela para o Dia da Pipoca

 


Comumente associada a momentos de diversão, não há sessão de cinema ou festa junina, por exemplo, sem que a pipoca marque presença, não é mesmo? Além disso, também é um lanche coringa, que pode auxiliar a matar a fome após a trela. Por ser um alimento tão querido por todas as idades, essa iguaria possui uma data para chamar só de sua: em 11 de março é celebrado o Dia da Pipoca no Brasil.

Treloso, a marca de biscoitos recheados mais vendida do Brasil, sabe que momentos de diversão são muito importantes e sempre garante o lanche para depois da trela. Para as crianças comemorarem o Dia da Pipoca da melhor forma possível, a marca ensina a brincar de “Corrida da Pipoca”, ótima para trabalhar a coordenação motora e também proporcionar muitas risadas. Aprenda ainda a preparar uma Pipoca Gourmet de morango e chocolate com os Biscoitos Treloso.

Na “Corrida da Pipoca”, os pequenos devem ser divididos em equipes e cada uma receberá uma colher e um recipiente com pipoca. Os participantes devem pegar uma colher cheia de pipoca e correr até o ponto de chegada e voltar para o time. Se uma pipoca cair da colher, é necessário voltar até o ponto de início para tentar de novo. Ganha a equipe que conseguir fazer a corrida primeiro, sem perder a pipoca da colher.

Ao fim da brincadeira, os pequenos podem auxiliar no preparo da Pipoca Gourmet e depois aproveitá-las. Confira o modo de preparo da receita abaixo!

Pipoca Gourmet com Treloso

Ingredientes:

  • 200 g de Biscoito Treloso Recheado Sabor Morango
  • 200 g de Biscoito Treloso Recheado Sabor Chocolate
  • 240 g de milho de pipoca
  • 800 g de chocolate branco
  • 400 g de leite em pó
  • 80 ml de óleo de soja
  • 320 g de açúcar
  • 80 ml de água
  • Corante rosa (opcional)
  • Corante marrom (opcional)

Modo de preparo:

- Colocar o milho na pipoqueira em fogo alto e esperar ele ficar meio douradinho.

- Adicionar o óleo, o açúcar e a água. Fechar a pipoqueira e ir mexendo, aumentando a rotação da pipoqueira até todo milho tiver pipocado.

- Retirar a pipoca e dividir em dois bowls grandes.

- Derreter o chocolate branco dividido em dois bowls.

- Adicionar ao chocolate branco derretido o corante rosa em um bowl e o corante marrom no outro bowl. (opcional)

- Despejar o chocolate derretido na pipoca e mexer bem com cuidado para a pipoca não se quebrar. Quando estiver quase sequinha adicionar o leite em pó e o biscoito Treloso recheado sabor chocolate quebradinho. (lembrando que se for usar o corante nessa etapa, é o chocolate derretido com o corante marrom)

- Repetir o processo com o biscoito Treloso recheado sabor morango. (se for usar o corante, nessa etapa é o chocolate derretido com o corante rosa).

- Servir em seguida.

Siga as redes sociais da marca pelo facebook.com/BiscoitoTreloso
e @trelosooficial, no Instagram

Sobre a Vitarella

A Vitarella, marca n°1 em biscoitos no Brasil* de acordo com a Nielsen e destaque no segmento de massas, foi fundada em 1993, em Pernambuco. A marca possui um portfólio versátil, com mais de 150 produtos, entre as categorias de biscoitos, massas e torradas, além das submarcas Treloso e Nikito. Com produtos que unem sabor e qualidade, Vitarella é uma das 10 marcas de alimentos mais escolhidas pelos brasileiros**. A marca também tem posição de destaque em pesquisas que refletem a preferência dos consumidores.

*Fonte: Nielsen, Retail Index, Bolachas/ Biscoitos – Total categoria – T. BRASIL INA+ C&C – YTD 2024 (JAN’24 ATÉ DEZ’24)

** fonte: Kantar Ranking BrandFootPrint Brasil2024

 

Sobre a M. Dias Branco  

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br


Dia da Mulher: cinco vinhos para celebrar e presentear com estilo

 


No próximo sábado, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher, uma ocasião especial para reconhecer a influência de mulheres inspiradoras em nossas vidas. Pensando nisso, o Vino!, maior rede de bar de vinhos do Brasil, reuniu cinco sugestões de vinhos do seu portfólio – rótulos que refletem elegância, autenticidade e histórias únicas – perfeitos para brindar a data ou presentear mulheres especiais.

Confira abaixo as sugestões de vinhos do Vino e aproveite!

  1. Espumante Vero Brut Rosé – Família Bebber

 


O Vino! Brut Rosé é a expressão perfeita de frescor e juventude. Elaborado com uma combinação refinada de Chardonnay, Pinot Noir e Sangiovese, este espumante encanta pelo seu equilíbrio e vivacidade. As notas de frutas vermelhas trazidas pela Sangiovese conferem um toque vibrante, tornando-o uma escolha versátil para diferentes momentos.

Com método Charmat, é um espumante leve, refrescante e democrático, ideal para acompanhar canapés, frutos do mar, risotos leves e saladas. Melhor apreciado entre 4ºC e 6ºC, já foi premiado diversas vezes, incluindo quatro Medalhas de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.

  1. Leticia Malbec – Las Estelas Winery

Originário do prestigiado Vale de Uco, em Mendoza, este vinho criado pela Las Estelas Winery exalta a autenticidade e a complexidade do terroir local. O Leticia Malbec apresenta aromas intensos e refinamentos, sendo um presente certeiro para apreciadores exigentes.

 

  1. Leticia Cabernet Sauvignon – Las Estelas Winery

 


Também produzido pela renomada vinícola argentina, este Cabernet Sauvignon é marcado por seu equilíbrio e riqueza de sabor. Elegante e robusto, o vinho promete agradar aos paladares mais sofisticados.

 

  1. Raiz – Quinta Don Bonifácio

 


Este Tannat da safra de 2020 é um vinho estruturado e encorpado, mantendo a elegância. Apresenta coloração vermelho escuro com traços púrpura e aromas de frutas vermelhas maduras, ameixas pretas, blueberry, especiarias e chocolate escuro. No paladar, é equilibrado, com taninos marcantes e longa persistência. Ideal para acompanhar churrasco, rosbife, cordeiro assado, ossobuco, risoto de queijos e vegetais grelhados na parrilla.

 

  1. Chardonnay – Família Bebber

 


Este Chardonnay brasileiro oferece mineralidade e frescor característicos da região da Serra Gaúcha. Uma garrafa perfeita para harmonizar com entradas leves ou pratos refinados.

Sobre o Grupo Vino!

Com o objetivo de democratizar o consumo de vinhos a um preço acessível, o Grupo Vino! inaugurou a primeira loja em 2015. A partir de 2019, passou a expandir a operação para outros estados brasileiros e hoje conta com mais de 61 unidades de wine bars espalhadas pelo país.