7 de março de 2025

NISSIN celebra o Dia do Momofuku Ando, criador do macarrão instantâneo

 


Março é um mês especial para a NISSIN FOODS. No dia 5, a marca celebra o legado de Momofuku Ando, fundador da empresa e responsável por uma das maiores inovações da alimentação mundial: o macarrão instantâneo. Sua invenção, que há mais de seis décadas transformou a forma como milhões de pessoas se alimentam, segue impactando gerações com praticidade, sabor e acessibilidade. 

Foi em 1958 que Ando criou o Chicken Ramen, o primeiro macarrão instantâneo da história, conhecido na época como “Lámen Mágico”. O sucesso foi imediato e abriu caminho para um novo conceito de refeição rápida e fácil de preparar.  Em 1971, ele inovou mais uma vez com o lançamento do icônico Cup Noodles, consolidando o segmento e provando que a praticidade não precisa abrir mão do sabor.

A busca constante por inovação levou Ando ainda mais longe – literalmente. Em 2005, ele desenvolveu o “Space Ram”, o primeiro macarrão instantâneo pensado para ser consumido no espaço. A criação fez parte da missão do ônibus espacial Discovery, levando sua invenção além dos limites da Terra. Em pesquisa realizada pelo Instituto Fuji, em 2000, o macarrão instantâneo foi considerado a maior invenção do século XX no país, antes mesmo do karaokê e do CD.

No Brasil, o espírito inovador de Ando continua vivo no portfólio da NISSIN FOODS DO BRASIL, que mantém a missão de oferecer produtos práticos e saborosos para o dia a dia. “Março é sempre um mês de celebração para nós. O Sr. Momofuku Ando é uma inspiração, e relembrar sua trajetória nos motiva a seguir inovando sem perder nossa essência de acessibilidade e qualidade”, comenta Mirella Marchi, gerente de Comunicação e Relacionamento da NISSIN FOODS DO BRASIL.

A NISSIN FOODS DO BRASIL é uma empresa do Grupo NISSIN FOODS e se consolidou no País como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 54 produtos para consumidores diretos no Brasil e 12 produtos para exportação. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus consumidores e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

O VAZIO NA MALA estreia em São José do Rio Preto dia 14 de março. Entre ficção e realidade, peça premiada revela os segredos de uma família sobrevivente da 2ª Guerra Mundial

 


 


A obra mescla fatos históricos a uma narrativa ficcional para reconstruir a jornada de uma família que, fugindo das perseguições nazistas, deixou a Alemanha rumo à China. Após enfrentar os desafios da ocupação japonesa em Xangai, em 1941, a família migrou para o Brasil, onde recomeçou sua vida. O Vazio na Mala será apresentado em temporada popular nos Teatros do Sesi de Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Itapetiningade 17 de janeiro a 22 de junho de 2025Ver roteiro das cidades no final do textoA turnê começou por Campinas dia 17 de janeiro e agora chega a São José do Rio Preto, de 14 a 23 de março de 2025, no Centro Cultural SESI São José do Rio PretoAv. Duque de Caxias, 4656 - Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto - SP, 15061-001. Dias 14, 15, 16 de março | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h.  21, 22 e 23 de março | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

 

Inspirada e provocada pelas marcas deixadas pela perseguição nazista, a dramaturgia inédita de O Vazio na Mala constrói uma ficção atual que desdobra temas universais e atemporais. A peça aborda como o silêncio permeia as relações familiares e sociais, ao mesmo tempo em que explora o poder do afeto na regeneração de feridas, muitas vezes de forma inesperada. No espetáculo, o silêncio é elevado à condição de personagem principal, guardado e vigiado dentro de uma antiga mala. Este objeto, aparentemente banal, carrega os horrores de um passado que insiste em permanecer oculto. É na busca pelo vazio que habita essa mala que a história ganha vida e revela seus segredos.

 

O Vazio na Mala estreou em março de 2024 em São Paulo através do Edital SESI Artes Cênicas – Teatro do SESI-SP Inéditos, com grande êxito. Em sua temporada de estreia, alcançou um público de 22 mil pessoas. Venceu o Prêmio Bibi Ferreira 2024 nas categorias Melhor Dramaturgia Original, Melhor Atriz (Noemi Marinho) e Melhor Peça de TeatroNo mesmo ano, recebeu o Prêmio CENYM nas categorias Melhor Qualidade Artística e Melhor Cenário, além de indicações, com resultado para 2025, para o Prêmio Shell (Melhor Atriz – Noemi Marinho) e para o Prêmio APCA (Dramaturgia – Nanna de Castro e Melhor Atriz – Noemi Marinho). Concepção e idealização de Dinah Feldman, texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques. No elenco, Noemi MarinhoFabio Herford, Marcelo Varzea e Dinah Feldman. Compõem também a equipe Gregory Slivar (trilha sonora), Márcio Medina (cenário), João Pimenta (figurinos), Louise Helène (visagismo) Wagner Pinto (luz), André Grynwask (videomapping) e Marcela Horta (direção de produção). Está prevista uma circulação do espetáculo com 30 apresentações por seis cidades do Estado de São Paulo em 2025, incluindo seis sessões com interpretação em Libras para garantir acessibilidade e inclusão.

 

Idealização  e texto


A atriz Dinah Feldman idealizou o espetáculo ao tomar conhecimento, por meio do depoimento em vídeo do primo William Jedwab, dos fatos ocorridos com pais e avós dele. De valor narrativo, os dados fornecidos na gravação e uma mala de couro surrada vinda da Segunda Guerra (contendo documentos em alemão e chinês), trazida pelos parentes, contam a trajetória e o drama dos Jedwab. Hoje são documentos preservados e guardados no Museu Judaico de São Paulo. À saga da família, junta-se a ficção em torno da curiosidade sobre o conteúdo de uma velha mala de couro. A ideia de montar a peça nasceu paralelamente ao trabalho de Dinah no núcleo Educação e Participação do Museu Judaico de São Paulo, quando conviveu por um ano com a mala, exposta no local depois de doada pelo primo. Nas visitas guiadas, a atriz contava a história do objeto. “Falando da mala, fui desenvolvendo o projeto do espetáculo”, diz, informando que ela e o primo logo escolheram Nanna de Castro para escrever o texto.

 

Sinopse

Silêncio, memória e afeto em cena: O Vazio na Mala explora os ecos do trauma familiar e da perseguição nazista. O Vazio na Mala é um espetáculo teatral baseado em fatos reais, que mergulha nas profundas marcas deixadas pelo Holocausto e suas repercussões nas gerações subsequentes. A trama explora o impacto do silêncio e dos traumas nas relações familiares, revelando como o passado molda o presente e como o afeto pode ser uma poderosa ferramenta de cura. A história se desenrola em torno das memórias de uma família que fugiu da Alemanha nazista, atravessou a China e chegou ao Brasil, destacando os segredos guardados por décadas. Temas universais como os ciclos familiares, a busca por significado e a herança emocional permeiam a narrativa, enquanto a peça nos convida a refletir sobre o que resta de uma vida vivida em meio à violência e ao medo. A mala, objeto central e símbolo do espetáculo, guarda não apenas documentos, mas o silêncio e as memórias reprimidas de uma família que lutou pela sobrevivência. À medida que essas memórias são desvendadas, o público é levado a contemplar as complexidades do passado e o impacto dessas histórias no presente. O Vazio na Mala é uma jornada emocional que explora a força da memória, do tempo e da resiliência humana.

 

Sobre a montagem – por Kiko Marques

A encenação de Kiko Marques é centrada nas atuações, no poder das palavras, na qualidade ao mesmo tempo particular e pública daquilo que está sendo contado e também na comunhão desses fatores com o cenário, figurinos, luz, som e projeções. “Contamos uma história criada a partir de um fato real, e que trazemos ao espectador na forma de uma visita aos protagonistas dessa história, um encontro com suas vidas particulares e seus dramas mais íntimos.” Kiko pretende levar o espectador a ser testemunha e cúmplice dessas vidas e suas trajetórias. “Pra isso, os apresentamos à intimidade das personagens, às suas casas, aos quartos de sua infância, seus hábitos, suas roupas.” Ao mesmo tempo, a proposta é centrada na perspectiva ampla dessa história que nasce no holocausto, da fuga de uma mulher judia à perseguição nazista durante a 2ª guerra mundial, história de uma sobrevivente ao projeto nazista de extermínio em massa de seres humanos.

 

“Em cena temos as casas de Esther e Franz, mãe sobrevivente e filho já morto, que aparece na forma de espectro/memória; Sami, neto de Esther e filho de Franz, que chega para visitar ao mesmo tempo a avó e suas memórias de infância; e uma mala fechada onde Esther pretendeu aprisionar sua história, como sua memória que se esvai. Também temos um céu de malas por sobre nosso mundo e nossa mala particular. Um céu de histórias iguais a dela. Temos as duas casas, espelhadas, onde a ação acontece, e que se separam à medida que as memórias se encarnam e o vazio se instaura; temos a segunda guerra e a perseguição que são projetadas nas paredes dessas casas, como balas e bombas a corroer não mais a matéria presente, mas a perspectiva do futuro.”

 

Sobre o texto de Nanna de Castro

Nanna de Castro foi uma das pessoas entrevistadas por Dinah e William quando selecionavam quem escreveria o texto. Da história ouvida por ela, o ponto considerado marcante da trama, “o que tocou minha alma” - foi a relação entre pai e filho. De forma intuitiva e emocional, a autora logo imaginou o resgate dessa relação danificada. “Propus o caminho e William topou”, conta, lembrando do frio na barriga ao imaginar “andar pela história de uma família, pelos meandros afetivos das relações”. Para escrever o texto, Nanna baseou-se também em entrevistas que fez com pessoas da família de William – a irmã, os amigos do pai, uma tia. “Aprofundei-me em pesquisas no Museu Judaico, estudei histórias similares e li alguns livros, entre eles A Garota Alemã, de Armando Lucas Correa; Maus, a História de um Sobrevivente, de Art Spiegelman, e Ten Green Bottles, de Vivian Kaplan”, conta, observando que a peça tem um lugar quase de uma constelação familiar. “De alguma forma, o teatro tem o poder de revisitar a ligação de pai e filho e trazer para um lugar mais saudável”, finaliza.

 

Sobre a cenografia de Marcio Medina

A velha mala de couro – com os segredos e as memórias de uma história de vida - foi o objeto que inspirou e norteou a cenografia de Marcio Medina.  Para reproduzir o passado de duas gerações - o quarto de Esther (Noemi Marinho) e do seu filho Franz (Fábio Herford) – o cenógrafo concebeu dois quadrantes espelhados com objetos e mobiliário. O fundo do palco abriga um grande telão de papel - como uma antiga carta -, emoldurado com palavras e fragmentos de frases em hebraico, chinês etc.  Medina explica que as peças retratam o que resta de memória no cérebro e alma de Esther e servem de superfície para inúmeras projeções de lembranças e fatos passados. “Os quadrantes pouco a pouco deslizam para as coxias, deixando o palco nu, deserto. Como o apagamento da mente, fica o nada absoluto. Várias malas ocupam todo o espaço aéreo do palco. “Iluminadas, revelam em seu conteúdo imagens de vários grupos perseguidos pelos nazistas na segunda guerra”, explica. “Uma mala pode transportar uma história de sobrevivência, resguardada e reduzida por um apagamento de memória da personagem Esther, de 92 anos. São histórias, objetos e documentos consumidos pela luta e manutenção de uma família”, finaliza Marcio.

 

Sobre o figurino de João Pimenta

O figurinista João Pimenta inverteu seu processo de trabalho na construção do figurino dos personagens. Depois de receber o briefing do diretor Kiko Marques, solicitando “uma roupa casual, do cotidiano”, o criativo logo partiu para a criação das peças. Pelo que absorveu, começou a desenvolver as roupas antes mesmo de ter o texto finalizado e de saber o perfil, as características dos personagens - quem era essa família - mãe, pai,  cuidadora e filho. “Minha proposta com o Kiko foi fazer este caminho inverso - criar o figurino e depois encaixá-lo na necessidade do espetáculo. A gente costuma dizer que na moda a roupa é a segunda pele e que no figurino ela é a primeira pele, a casca do personagem.” Pimenta considera positivo o processo pois permite que o elenco ensaie com as roupas desde o começo e não em uma etapa mais adiante. “Assim, o ator já pode sentir o personagem. E a ideia agora é ir ajustando até finalizar.”

 

Uma única cor foi concebida para todas as peças - o cinza e suas várias tonalidades. No design, a proposta de mesclar referências de várias não define tempo nenhum. Todas as roupas foram confeccionadas em tecido de alfaiataria, como risca de giz, lã fria, cinza mescla. Para dar a ideia de uma roupa com história, o figurino passou por um tratamento de envelhecimento, menos na roupa do filho. Um vestido em tecido de gola fechada transmite a austeridade demandada pela personagem Esther. Desgastado, o figurino do pai – “uma roupa de ficar em casa” – é formado por camiseta regata, roupão e chinelo. Já o da cuidadora, em tom mais claro, tem fluidez e passa o conceito de um anjo. Camisa e calça social, o do filho jornalista é mais elegante e atual.

 

Sobre a trilha sonora de Gregory Slivar

O universo da música judaica e suas variadas matizes são o foco da pesquisa de Gregory Slivar, autor da trilha sonora. “Com a ajuda de Dinah Feldman, entrevistamos pessoas ligadas à música deste contexto cultural, como músicos de Klezmer, cantores e pesquisadores, bem como também assistimos reuniões em sinagogas. Para além dessas pesquisas, ainda estou experimentando como me apropriar deste material a fim de poder colaborar com a história da peça”, conta Gregory. Uma vez imerso neste universo, Greg pretende usá-lo como inspiração para suas composições. “As músicas irão aparecer como traços de memória e ligações entre os recortes de espaço e tempo da peça.”  Slivar explica que as vozes serão um elemento sonoro de lembrança e, remetendo aos conjuntos tradicionais, uma base instrumental será usada para realizar a costura das cenas. “Penso na trilha como este caminho entre o subjetivo destas personagens, suas buscas de um lugar de pertencimento, a fuga dos traumas e seus ritos de cura.”

 

SERVIÇO

Circulação O VAZIO NA MALA

Culturas em Movimento – coletivo artístico e produção cultural

Drama, adulto, 90 min. Recomendado para maiores de 14 anos.

 

Dramaturgia: Nanna de Castro. Direção: Kiko Marques. Elenco: Dinah Feldman, Fábio Herford, Marcelo Varzea e Noemi Marinho.  

 

De 17 de janeiro a 22 de junho de 2025

 

Centro Cultural SESI São José do Rio Preto

Av. Duque de Caxias, 4656 - Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto - SP, 15061-001

14, 15, 16 de março | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

21, 22 e 23 de março | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

Sessão com intérprete de Libras: sábado, 22 de março

Gratuito

Oficina de Produção:  Dia 22 de março, das 10h às 13h.

Reserva de ingressos: https://www.sesisp.org.br/evento/367fe4c0-1705-44fa-abec-9841d255f16f/o-vazio-na-mala

 

Sobre a oficina - A "Oficina de Produção Teatral" tem como objetivo proporcionar uma vivência prática no âmbito da produção teatral, com foco na resolução de problemas enfrentados no dia a dia da área. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar em grupo para superar desafios reais da produção, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, comunicação e solução criativa de problemas. O projeto final dependerá da capacidade de cada participante em lidar com as dificuldades apresentadas ao longo da oficina.

 

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Centro Cultural SESI São José dos Campos

Av. Cidade Jardim, 4389 - Bosque dos Eucaliptos, São José dos Campos - SP, 12232-000

11, 12 e 13 de abril | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

Sessão com intérprete de Libras: sábado, 12 de abril

Oficina de Produção:  Dia 12 de abril, das 10h às 13h.

 

Centro Cultural SESI Sorocaba

R. Gustavo Teixeira, 369 - Vila Independência, Sorocaba - SP, 18040-425

9, 10, 11 de maio | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

16, 17 e 18 de maio | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

Sessão com intérprete de Libras: sábado, 17 de maio

Oficina de Produção:  Dia 17 de maio, das 10h às 13h.

 

Centro Cultural SESI Itapetininga

Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 - Vila Rio Branco, Itapetininga - SP, 18208-080

20, 21, 22 de junho | Sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 19h

Sessão com intérprete de Libras: sábado, 21 de junho

Oficina de Produção:  Dia 21 de junho, das 10h às 13h.

"Vem Marisar": Marisa apresenta novo posicionamento que reforça sua relação com a mulher brasileira e traz Viih Tube como embaixadora

 


Dona de um legado de mais de 70 anos de história e com um dos slogans mais conhecidos do Brasil, a Marisa, uma das maiores varejistas de moda do país, construiu uma relação sólida com a mulher brasileira, gerando uma conexão autêntica e profunda ao longo do tempo.  Para reforçar sua presença no mercado como uma marca de moda acessível e conectada emocionalmente com suas consumidoras, Marisa apresenta novo posicionamento e conta com ações robustas de marketing em TV, rádio e canais digitais, e traz a influenciadora Viih Tube como embaixadora ao lançar o "Vem Marisar”.  

Para criar ainda mais conexão e aproveitar a já existente proximidade da marca com elas, o novo posicionamento da Marisa traz um mote que quer cair na boca do povo, ou melhor, das consumidoras. O "Vem Marisar" faz referência à um dialeto próprio das clientes fiéis da marca, que soa como uma conversa entre amigas. Pensando em personificar esse novo momento da empresa, Marisa traz a influenciadora, mãe e empresária Viih Tube como embaixadora da marca e rosto das campanhas publicitárias, devido à forte identificação com público da loja. 

Além disso, ciente do papel essencial que a moda desempenha no dia a dia das mulheres, Marisa revisitou sua identidade e resgatou seus elementos icônicos como a tradicional paleta cor de rosa e o icônico slogan "De mulher para mulher", trazendo a promessa da marca como um espaço seguro e íntimo para as consumidoras.  

A principal mensagem que permeará todas as campanhas ao longo de 2025 será democratizar a moda de qualidade, promover a autoestima feminina, propagando estilo e possibilitando o acesso à moda por um preço que cabe no bolso. Para lançar esse movimento importante para a Marisa e dar mais um passo no seu trabalho de reposicionamento, a marca escolheu dar início a essa nova campanha em uma data muito significativa e para todas as suas consumidoras, o Dia Internacional da Mulher. 

"Nós já mudamos a comunicação da Marisa nas lojas e fizemos um ajuste no que diz respeito a preço e produtos, isso já reaproximou a marca das consumidoras e trouxe mais movimento, chamando a atenção da mulher da classe C, nosso público-alvo. Conseguimos reposicionar a Marisa com uma opção acessível e bom custo-benefício, entre as principais marcas pops do país. Agora, em 2025, com essa nova campanha, vamos mostrar que iremos muito além de preços acessíveis. Nosso foco é entregar também estilo e versatilidade, tornando a nossa marca cada dia mais atual e relevante para as mulheres e suas famílias ", explica Karla Longo, Diretora de Marketing da Marisa.   

Em 2024, Marisa trabalhou o seu reposicionamento no mercado com a diretriz criativa "Papo de Provador", que evidencia o momento decisivo da compra e as conversas que acontecem nesse espaço, e o mote "Na Marisa você resolve tudo com cem-zinho", reforçando o compromisso de oferecer moda acessível sem abrir mão da qualidade.  

 

Sobre a Marisa   

Há mais de 75 anos, a Marisa é referência em apresentar moda brasileira de forma acessível, para todos os estilos, e em oferecer serviços que aproximam seu público à marca, através de um cuidado único e de mulher para mulher. Uma das principais varejistas de moda do país, segue uma estratégia omnichannel, contando com lojas físicas e canais digitais, e cumpre seu propósito de fortalecer a autoestima da mulher, apoiando a realização de seus sonhos e conquistas. A Marisa atende a mulher versátil com seus múltiplos estilos, qualidade, preço e diversidade de itens para todas as ocasiões, ofertando também o acesso a crédito e serviços. Comprometida com a frente ESG na moda, a marca investe em iniciativas socioambientais e foca na ampliação de boas práticas de diversidade e inclusão para os públicos interno e externo.     

Dádiva lança cerveja especial para celebrar mulheres na indústria cervejeira

 


No dia 8 de março, a Cervejaria Dádiva vai lançar uma nova cerveja que faz parte da iniciativa Criado por Elas, Liderado por Elas: uma West Coast IPA que chega ao mercado em latas de 473ml, com 6,8% de teor alcoólico. Mais do que uma cerveja, a novidade é um tributo às mulheres que fazem a diferença na indústria cervejeira e além dela.

A nova cerveja da Dádiva foi elaborada com uma seleção criteriosa de lúpulos para trazer uma combinação equilibrada de aromas e amargor. O Cascade, clássico da escola americana, entrega notas cítricas e florais marcantes. O Comet adiciona toques frutados e resinosos intensos, enquanto o Southern Cross, de origem neozelandesa, contribui com nuances tropicais e um leve toque de limão. Para completar, o Zeus reforça o amargor característico do estilo, trazendo um perfil picante e terroso que equilibra a experiência sensorial.

O rótulo carrega um conceito poderoso, trazendo estampados os nomes de diversas mulheres, simbolizando a força coletiva daquelas que constroem, transformam e inovam.

Como um manifesto visual, a embalagem traz também os lemas "Somos muitas" e "Apoiar, inspirar e celebrar", reforçando a importância da união e da valorização feminina em todos os setores.

“A indústria cervejeira, historicamente, sempre foi um ambiente predominantemente masculino, mas essa realidade está mudando. Cada vez mais mulheres conquistam seu espaço na indústria cervejeira. Por isso, essa cerveja simboliza não só a presença crescente das mulheres no setor, mas também o impacto significativo que nós temos em cada etapa do processo, desde a criação até a liderança”, afirma Luiza Lugli Tolosa, fundadora da Dádiva.

No sensorial, a cerveja apresenta aromas de frutas amarelas, trazendo um dulçor sutil. No paladar, destaca-se um resinoso agradável, equilibrado por um leve toque cítrico. O final é bem seco e refrescante, garantindo alta drinkability e convidando para o próximo gole.

O lançamento celebra a diversidade e a força feminina na cultura cervejeira. Com esse rótulo, a Dádiva convida o público a brindar não só a uma cerveja de qualidade, mas a um movimento de transformação e reconhecimento.

Dádiva expande movimento de apoio a negócios liderados por mulheres

No ano passado, a Cervejaria Dádiva deu início a um movimento significativo com a campanha “Criado por Elas, Liderado por Elas”, reunindo 26 cervejarias fundadas e comandadas por mulheres para celebrar o Dia Internacional da Mulher. 

O projeto não apenas destacou a força feminina no setor cervejeiro, mas também reforçou a importância do apoio mútuo e da visibilidade para negócios liderados por mulheres em diferentes partes do Brasil.

Agora, a Dádiva convida outras empresas a fazerem parte desse movimento. Para reforçar seu compromisso, todos os rótulos da marca passarão a exibir o selo “Eu apoio negócios criados e liderados por mulheres”, uma iniciativa que vai além do setor cervejeiro e busca unir diferentes mercados em uma rede de apoio ao empreendedorismo feminino.

Mais do que um símbolo, o selo é um convite para que outras empresas incorporem essa mensagem em seus produtos e comuniquem seu compromisso com a valorização de negócios liderados por mulheres.

“Queremos que essa iniciativa inspire outras marcas a adotarem o selo e se unirem ao movimento. Pequenas ações podem gerar grandes transformações, e acreditamos que essa rede de apoio pode crescer ainda mais se cada empresa fizer sua parte”, afirma Luiza Lugli Tolosa, fundadora da Dádiva.

Nos próximos meses, novas ações serão implementadas para expandir essa rede e estimular ainda mais o crescimento de projetos independentes, com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor.

Empresas interessadas em aderir ao selo podem entrar em contato com a Dádiva para mais informações sobre como fazer parte do movimento.


Conheça o vinho tinto da Salton que foi destaque em avaliação nos EUA

 


A Salton, vinícola mais antiga do país em atividade, consolida ano a ano sua posição de principal exportadora de espumante brasileiro para o mercado norte-americano. Além de já ter comercializado mais de 3 milhões de garrafas para os Estados Unidos desde 2020, um reconhecimento obtido recentemente reforça o protagonismo da marca gaúcha em solo americano. Desta vez, o espaço veio do Wine Enthusiast, um dos mais importantes e respeitados veículos do mundo do vinho. A plataforma Importer Connection, do Wine Enthusiast, avaliou e classificou o IP Campanha Vinhedo da Lebre, tinto da Salton, com uma pontuação de destaque. 

O primeiro vinho da Salton que leva o selo da Indicação de Procedência (IP) Campanha Gaúcha recebeu 91 pontos, considerado ‘muito bom’ pelos críticos. “Amadurecido por nove meses em barricas de carvalho francês e americano, esse vinho apresenta autenticidade, complexidade e elegância que são verdadeiras marcas da região. Ele com certeza expressa o terroir da Campanha”, explica Gregório Bircke Salton, enólogo e Diretor Técnico da Salton.

Ao todo, seis rótulos da Salton foram avaliados pela plataforma e todos receberam escore a partir de 89 pontos. A plataforma Importer Connection faz parte de um programa desenvolvido para conectar produtores de vinho de todo o mundo a importadores nos Estados Unidos. A iniciativa permite que vinhos ainda não importados para o país sejam avaliados por especialistas na sede do Wine Enthusiast, em Nova York. Os resultados da análise são publicados no site especializado da Importer Connection, permitindo visibilidade entre importadores e apreciadores de vinho nos EUA.

Entre os principais produtos da Salton comercializados para os Estados Unidos se destaca o espumante Salton Alma Brut, desenvolvido exclusivamente para a Total Wine and More, maior varejista de vinhos do país - só nesta rede, a Salton está presente em 277 pontos de venda. A Fogo de Chão, conhecida rede brasileira de churrascarias, também conta com rótulos da Salton em 76 locais nos Estados Unidos.

O compromisso da Salton com a excelência se reflete não apenas no mercado internacional, mas também no avanço tecnológico e científico aplicado em seus vinhedos e processos de elaboração. Nos últimos três anos, os vinhos e espumantes da vinícola conquistaram mais de 350 medalhas em competições internacionais, consolidando sua posição entre os grandes nomes da enologia mundial. Além dos EUA, a Salton também mantém negócios com países da Ásia, Europa e Américas, trabalhando também com mercados menos tradicionais do continente africano. 

 

Sobre a Salton:

A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020).

Completando 115 anos em 2025, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

Dia da Mulher: conheça vinhos feitos por mulheres

 

No mundo do vinho, algumas mulheres transformam desafios em conquistas que inspiram gerações. Conheça a seguir os vinhos feitos por mulheres que fazem parte do portfólio da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas e vêm conquistando a cada dia mais apreciadores da bebida na América Latina. 

 


Susana Balbo é um desses nomes. Primeira enóloga da Argentina, ela quebrou barreiras e revolucionou a vitivinicultura de seu país, elevando os vinhos argentinos ao cenário global. Fundadora da vinícola que leva seu nome, Susana é reconhecida como a “Rainha do Torrontés”, sendo a primeira mulher a entrar no Decanter Hall of Fame, um dos mais prestigiados reconhecimentos do setor. 

 


O rótulo Susana Balbo Signature Rosé reflete sua visão: um vinho delicado, vibrante e sofisticado, com notas de frutas vermelhas e um toque floral.  Ele é perfeito para acompanhar momentos leves e especiais, seja em um almoço ao ar livre, um piquenique ou uma pausa merecida no dia a dia. 

Onde comprar: https://www.adegamundo.com.br/vinho-susana-balbo-signature-rose

 


No Uruguai, Fabiana Bracco é sinônimo de inovação e paixão. À frente da Bracco Bosca desde 2016, ela transformou a vinícola familiar em uma referência internacional, levando seus rótulos a mais de 21 países. Com um olhar inquieto e uma abordagem que une tradição e modernidade, Fabiana participa ativamente de todas as etapas da produção, garantindo vinhos que traduzem sua essência. 

 

O Bracco Bosca Ombú Reserve Tannat é um exemplo dessa dedicação: intenso, complexo e marcante, como as mulheres que fazem a diferença no mundo do vinhoCom aromas de frutas negras, cacau e pimenta, além de taninos finos e um final marcante, ele é perfeito para harmonizar com carnes grelhadas, massas e queijos curados. 

Onde comprar: https://www.viavini.com.br/vinho-braccobosca-ombu-reserve-tannat-tinto-uruguaio.html

 

Sobre a Cantu Grupo Wine

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 20 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 14 países diferentes, além de ser distribuidora exclusiva da vinícola Entre dois Mundos, a primeira produtora de vinhos do Grupo Wine. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/. 



SOS saúde da mulher: descubra como equilibrar a alimentação a partir dos 30

 

O corpo feminino, conforme o amadurecimento, passa por uma série de mudanças que impactam a saúde física e emocional da mulher. Por isso, a partir dos 30 anos é importante ajustar a alimentação e o estilo de vida de modo geral. Só assim é possível encontrar o equilíbrio e o bem-estar prolongado.

Para ampliar o conhecimento sobre o tema e celebrar o mês da mulher com dicas úteis, Jasmine, marca referência em alimentação saudável preparou um conteúdo especial com dicas da nutricionista da marca, Karla Maciel. Confira!

SOS TPM

A tensão pré-menstrual (TPM) afeta grande parcela do público feminino em idade reprodutiva. Com sintomas diversos, é comum que durante essa fase se busque por alimentos ultraprocessados, a fim de aliviar os desconfortos.

“Por outro lado, o consumo de frutas é um fator preventivo contra a TPM, que pode estar ligado com a ingestão de nutrientes como cálcio, magnésio, potássio, zinco, triptofano e piridoxina (B6), contribuindo também para a ingestão de fibras alimentares que são benéficas na melhora de alguns sintomas da TPM, como quando há casos de constipação”, explica a nutricionista.

Evidências científicas apoiam ainda o consumo de sementes de (linhaçachia e gergelim), aveia, castanhas, iogurte, queijo, além do chocolate, outra opção que, quando escolhida corretamente, pode contribuir para fornecimento de vitaminas e minerais, além de melhorar o humor da mulher.

SOS Insônia

Sobre a melhora da qualidade do sono, Karla destaca que vale a pena investir em alimentos com triptofano: um aminoácido encontrado em derivados do leite, castanhas e

Lembrando que o consumo de castanhas pode ser variado, como em forma de granolas que são versáteis e práticas para o dia a dia. Além disso, a ingestão de alimentos que possuem altas concentrações de serotonina e melatonina, como por exemplo abacate, abacaxi, nozes, sojas e derivados são excelentes alternativas para o relaxamento profundo.

“Os produtos lácteos e derivados devem ser desnatados e é recomendado diminuir o consumo de café ou bebidas com cafeína em excesso, como chocolate quente ou chá preto, pois interferem na absorção de cálcio e possuem ação estimulante, podendo dificultar o sono nas mulheres que possuem insônia”, sugere.

SOS Menopausa

A partir dos 35 anos a mulher passa pelo período de climatério (transição para a menopausa) que pode se estender até os 65 anos. Nessa fase, a nutri esclarece que ocorre uma redução progressiva do estrogênio, o que afeta a saúde óssea, a distribuição de gordura e o metabolismo energético. Por isso, é fundamental priorizar uma alimentação adequada.

Para se ter uma ideia do impacto do climatério, estudos relatam que as mulheres durante esse período tendem a ganhar cerca de 0,8 kg por ano, o que pode aumentar o risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e hipertensão. Esse aumento de peso pode corresponder a até 20% da gordura total do corpo ao final da menopausa.

Sabendo das mudanças hormonais e fisiológicas que levam às temidas ondas de calor durante a menopausa, a alimentação com baixo teor de gordura e à base de plantas e soja integral é considerada a principal aliada da saúde da mulher.

As isoflavonas presentes na soja são capazes de atuar como um substituto do estrógeno (hormônio que sofre notável queda no período do climatério) e contribuem para a manutenção do equilíbrio hormonal”, destaca a nutricionista.

Além da soja, recomenda-se o consumo de sementes de linhaça, salmão, atum, sardinha, cereais integrais como linhaça, aveia, quinoa em grãos, oleaginosas, por exemplo, castanhas, nozes e amêndoas, bem como frutas e verduras, ovo cozido, hortaliças, folhosos verdes, sementes e leguminosas.

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Sobre a Jasmine Alimentos

Com 35 anos de história, Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis, sendo a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Na categoria, a marca apresenta linha premium low carb incluindo a surpreendente variação salgada, além de granolas mini em porções individuais com proposta on-the-go.

Seu portfólio premiado nacionalmente é clean label, isto é, livre de excessos e sem a lupa frontal nas embalagens, além de versátil e inclusivo com opções integrais, orgânicas, zero açúcar, sem glúten e sem lactose.

A marca atua com carbono neutro por compensação e mantém parcerias para a coleta de 100% dos resíduos gerados. Desde 2022, pertence à M. Dias Branco, líder nacional em massas e biscoitos.

Mais informações: www.jasminealimentos.com

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos. 

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos. Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

 

Mês da Mulher faz grandes marcas de roupa repensarem a moda feminina corporativa e casual

 

Anualmente, em 8 de março, é celebrado mundialmente o Dia Internacional da Mulher, uma data que homenageia a força, a diversidade e a liberdade feminina. A importância da ocasião é tanta que, nos últimos anos, o termo “Mês da Mulher” vem se consolidando, com as ações das empresas de diversos setores se estendendo para além de um dia específico a cada ano.

A indústria da moda e as varejistas de roupas não ficam de fora desse movimento, e realizam ajustes em suas estratégias e portfólios para conquistar o público feminino. Ao mesmo tempo que desejam explorar novas possibilidades para as mulheres na moda casual, as roupas corporativas também estão ganhando destaque, já que as mulheres estão ocupando cada vez mais postos relevantes de trabalho.

Marcas relevantes de roupas como a Insider estão transformando a moda feminina com peças que combinam tecnologia têxtil, conforto extremo e design sofisticado. Com tecidos altamente maleáveis, essas roupas se expandem em qualquer direção, ajustando-se perfeitamente aos movimentos do corpo e oferecendo liberdade para todas as mulheres, independentemente de seu estilo de vida.

"Na Insider, acreditamos que a inovação no vestuário vai além do design, ela precisa trazer funcionalidade e liberdade para o dia a dia. No caso das mulheres, queremos ressaltar que é possível vestir-se sem abrir mão do conforto e da praticidade, quebrando o estigma de que estilo e funcionalidade não podem coexistir. Desenvolver roupas que unem conforto, tecnologia e acessórios não é apenas uma escolha, mas um compromisso com o bem-estar e a confiança das mulheres", comenta Carol Matsuse, co-fundadora da Insider.

Reconhecida por sua inovação têxtil, a empresa tem, por exemplo, a linha de roupas com tecido NAKEDFEEL, que redefine o conceito de conforto e praticidade. Entre os destaques estão a Saia Breeze, que proporciona fluidez e leveza para o dia a dia; o Underwear feminino, desenvolvido para oferecer respirabilidade e ajuste perfeito; e o The Perfect Top, uma peça versátil que combina elegância e funcionalidade.

A marca também aposta no tecido ZEAMADE, feito de milho, que traz uma abordagem sofisticada ao beachwear, oferecendo opções que se adaptam ao corpo com tecnologia avançada, garantindo conforto absoluto sem comprometer o estilo.

“Mais do que uma tendência, essa revolução na moda reflete um compromisso com o bem-estar e a liberdade de escolha das mulheres. Seja no Dia Internacional da Mulher, no Mês da Mulher ou em qualquer período, celebraremos a individualidade de cada uma com roupas que acompanham o seu ritmo e realçam sua essência”, finaliza a executiva.

Sobre a Insider

A Insider foi fundada em 2017 por Yuri Gricheno e Carol Matsuse, com o propósito de trazer uma mudança significativa na indústria da moda, centrada em três pilares: tecnologia, design e sustentabilidade. Seus produtos são desenvolvidos com estética atemporal e maior durabilidade, assim, geram menos consumo e utilizam menos recursos naturais. É considerada a maior marca de roupas essenciais do e-commerce brasileiro, com mais de mais de meio milhão de clientes em mais de 40 países.