6 de novembro de 2025

ADIDAS LANÇA A MAIOR COLEÇÃO DE UNIFORMES DE SELEÇÕES ANTES DA COPA DO MUNDO DA FIFA 26™

 


Hoje, a adidas apresenta os uniformes principais de 2026 para 22 federações parceiras, incluindo: Argélia, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, México, Irlanda do Norte, Peru, Catar, Arábia Saudita, Escócia, Espanha, Suécia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e País de Gales.


A coleção de uniformes principais da COPA DO MUNDO DA FIFA 26™, e outras competições oficiais, combina identidades visuais e tradições históricas de cada nação, retratadas com uma estética moderna e voltada para o futuro. Os designs representam um estilo de jogo livre e novas perspectivas sobre o futebol, com o objetivo de unir gerações de torcedores à frente da maior Copa do Mundo da história.


A ousada coleção de uniformes reflete o coração de cada país por meio de cores e padrões que celebram aspectos-chave de sua identidade nacional. Das suas ricas histórias às paisagens icônicas, arquitetura tradicional e uniformes lendários do passado, cada camisa busca unir torcedores em torno da paixão pela sua nação.

Em toda a coleção, detalhes sutis remetem à história do torneio — incluindo referências a designs históricos, vitórias marcantes e datas memoráveis — que podem ser descobertos de perto, criando momentos de encantamento além da primeira impressão.


A linha completa foi criada com foco no desempenho, projetada para apoiar jogadores de classe mundial em momentos de alta pressão e lidar com as diferentes condições que enfrentarão na primeira Copa do Mundo com três países-sede.


Para suportar as condições mais quentes, tecidos de elasticidade mecânica 3D com mapeamento corporal e materiais CLIMACOOL+ da adidas absorvem o suor mais rapidamente, mantendo os atletas secos por mais tempo. As icônicas três listras perfuradas proporcionam máxima respirabilidade, enquanto áreas de malha estrategicamente posicionadas garantem ventilação ideal mesmo nos climas mais exigentes.


A coleção também apresenta um novo logotipo adidas com efeito lenticular termo impresso, que cria uma aparência dinâmica, adicionando um toque visual ousado e inovador.


Sam Handy, diretor-geral de Futebol da adidas, afirmou: “O uniforme nacional é o símbolo da união e do orgulho de um país. À medida que as seleções entram em campo na maior Copa do Mundo da história, elas carregam as esperanças de uma nova geração de torcedores, enquanto representam as que vieram antes. Uma Copa do Mundo é sobre criar momentos que transcendem o estádio — por isso, projetamos os uniformes como uma homenagem às raízes de cada nação, mas também para celebrar uma era em que cada torcedor, em qualquer lugar, faz parte da história”.


Thomas Mace, VP de Design da adidas Futebol, completou: “Desenhar nossa coleção de uniformes para a Copa do Mundo FIFA 2026™ foi uma oportunidade de honrar a identidade única de cada país, enquanto impulsionamos os limites da inovação e do desempenho. Cada camisa conta uma história — mesclando herança cultural com estética moderna — e foi desenvolvida com nossas tecnologias mais avançadas para manter os jogadores frescos e confortáveis no maior palco do futebol. Dos detalhes visuais ousados ao logotipo mutante e aos recursos de ventilação inovadores, esta coleção representa o futuro do design de uniformes de futebol”.


Os uniformes principais das federações adidas estarão disponíveis a partir de 6 de novembro em www.adidas.com.br e lojas selecionadas, como a Arena Trionda, no shopping Eldorado, em São Paulo.


Destaques de design de algumas seleções:


Argentina


As tradicionais listras verticais em azul e branco ganham um visual mutante, com um efeito de desvanecimento em três tons de azul, inspirado nas camisas das três conquistas da Copa do Mundo FIFA™ — 1978, 1986 e 2022. O verso da gola traz a inscrição “1896”, celebrando o ano de fundação da AFA.


Alemanha


Homenageando os sucessos da Alemanha, o uniforme principal faz referência a algumas das camisas mais icônicas do país. O padrão em forma de diamante é inspirado nas camisas campeãs de 1990 e 2014, enquanto o detalhe em chevron remete ao uniforme de 1994 — última vez em que os EUA sediaram o torneio.


Itália


A base azul do uniforme italiano é adornada com um padrão gráfico repetitivo inspirado nas coroas de louros usadas por atletas e imperadores na Roma Antiga, símbolo de vitória e triunfo profundamente enraizado na história do país. “Azzurra”, apelido da seleção (“os azuis”), aparece em letras douradas na parte traseira da gola.


Japão


O tradicional azul do Japão ganha vida com um gráfico abstrato em tons de azul-acinzentado, refletindo o horizonte onde céu e mar se encontram, paisagem símbolo da beleza natural do país.


México


O verde do uniforme mexicano é acompanhado de um grafismo vibrante inspirado no calendário asteca, reimaginado para o presente, refletindo o espírito da nova era. O tipo “Aztechno” e a frase “SOMOS MEXICO”, no topo da gola, aparecem nas cores da bandeira nacional.


Espanha


O uniforme espanhol chega com acabamento em listras verticais amarelas sobre fundo vermelho, inspiradas na bandeira e no escudo nacional. A palavra “ESPAÑA” aparece na parte de trás da gola, simbolizando o orgulho da nação.

 

Sobre a adidas


A adidas é líder global na indústria de artigos esportivos. Sediada em Herzogenaurach, Alemanha, a empresa emprega mais de 62.000 pessoas em todo o mundo e registrou vendas de €23,7 bilhões em 2024.
Para mais informações, visite www.adidas-Group.com.

 

Sobre a adidas no Futebol


A adidas é líder mundial em futebol e fornecedora oficial dos principais torneios do mundo, incluindo a FIFA World Cup™, FIFA Women’s World Cup™, FIFA Club World Cup™, UEFA Euro™, UEFA Champions League™ e UEFA Women’s Champions League™. A marca patrocina grandes clubes como Real Madrid, Liverpool, Manchester United, Arsenal, FC Bayern Munich e Juventus, além de atletas de destaque como Aitana Bonmatí, Trinity Rodman, Vivianne Miedema, Alessia Russo, Lena Oberdorf, Vicky Lopez, Leo Messi, Jude Bellingham, Mohamed Salah, Pedri, Lamine Yamal, Florian Wirtz, Paulo Dybala, Gabriel Jesus, Ousmane Dembélé, Serge Gnabry e Manuel Neuer.

É hoje! Enjoei abre as portas de sua primeira loja em São José do Rio Preto e marca estreia no interior paulista

 

 

 

Enjoei, maior plataforma de moda circular do Brasil, inaugura hoje a sua primeira loja em São José do Rio Preto, localizada na Rua Rio Preto, 3345, na Vila Redentora, marcando a estreia da marca no interior paulista. A partir de hoje, o público já poderá visitar a loja tanto para avaliar e vender suas peças - que devem ser levadas já limpas e em ótimo estado de conservação - quanto para conferir a curadoria de peças de moda feminina que já estão à venda. A loja também conta com um perfil de Instagram (enjoei_riopreto), por meio do qual a marca segue compartilhando todas as novidades.
 

A abertura faz parte do plano de expansão física do grupo, que também prevê novas unidades em Santos (SP), Sorocaba (SP) e Curitiba (PR) até março de 2026. A chegada do Enjoei à cidade reforça o crescimento do varejo circular, um modelo de consumo mais consciente e sustentável que vem ganhando força no país. A escolha da região se deve ao seu potencial de consumo e ao perfil conectado e inovador dos moradores. 


Atualmente, a marca conta com cinco lojas em operação: três próprias na capital paulista e duas franquias, no Rio de Janeiro e em Goiânia (mega store). As lojas de São Paulo permitem que as operações sejam testadas e aprimoradas antes de serem replicadas nas franquias, em um modelo que já apresenta rentabilidade 20% acima do planejado. Esses resultados sustentam o plano de expansão: as lojas físicas do Enjoei registram cerca de 50 mil visitantes por mês, com 200 novos produtos adicionados diariamente e um giro de estoque de seis vezes ao ano. O NPS, métrica utilizada para avaliar a satisfação dos clientes, tem média de 85 pontos, nível considerado alto. O modelo de franquia do Enjoei foi desenhado para espaços de 200 a 300 m², com equipes de 8 a 12 funcionários, investimento inicial a partir de R$ 500 mil e faturamento anual projetado acima de R$ 2 milhões. 
 

Desde 2024, o comportamento dos consumidores também reforça o potencial do negócio: 70% dos visitantes são novos clientes e 30% dos consumidores vindos do marketplace passam a gastar de duas a cinco vezes mais no ponto físico. “Estamos construindo o futuro do varejo: sustentável, tecnológico e com gestão consciente. Rio Preto é um marco importante dessa nova fase, que comprova o potencial da moda circular no interior do Brasil. O Enjoei foi pioneiro ao apostar na moda circular nas plataformas online e agora conta com uma estratégia omnicanal para buscar esse protagonismo também no varejo físico, com uma experiência integrada e consistente”, afirma Joel Queiroz Júnior, COO do Enjoei. De acordo com um estudo do BCG (Boston Consulting Group), o mercado de moda circular deve movimentar R$ 58 bilhões até 2027.

 

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Sobre o Enjoei   

Fundado por Ana Luiza McLaren e Tiê Lima, o Enjoei é o maior e-commerce de itens second hand do Brasil, contando também com três lojas físicas próprias na cidade de São Paulo (SP) e três lojas franqueadas em Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e São José do Rio Preto (SP), inauguradas em 2025. Em 15 anos de atuação no online, mais de 4 milhões de usuários já anunciaram 84,6 milhões de produtos na plataforma e mais de 4,4 milhões de consumidores já compraram por meio do site ou app. Junto ao Elo7, a empresa forma o Grupo Enjoei, concretizado a partir da aquisição das duas marcas pelo Enjoei em 2023.   

 

KIKO Milano anuncia Juicy Fizz, sua coleção de verão inspirada nos dias ensolarados do eurosummer

 


Imagem: Divulgação

 

KIKO Milano, marca italiana de maquiagem e skincare, anuncia o lançamento da coleção de verão Juicy Fizz. O tão sonhado eurosummer nunca esteve tão perto: céus azuis, sol radiante e um pôr do sol com nuances de laranja, amarelo e bronze foram as inspirações para essa coleção. Os dias de verão são sempre alegres, divertidos e vividos em boas companhias, esse é o mood da Juicy Fizz: não importa se você está na praia, no campo ou na cidade, se você tiver o look certo, seus dias de verão serão inesquecíveis!

Inspirada no charme de coquetéis coloridos, aperitivo deliciosos e boas risadas compartilhadas em um fim de tarde de verão, a linha é enriquecida com aromas de frutas cítricas italianas texturas em gel, creme e à base de água e itens de alta performance com longa duração.
 

Abaixo, confira a linha completa:

Sunkissed Lumi-Bronzer – R$ 299,90

Realce o bronzeado com o Sunkissed Lumi-Bronzer, disponível nas cores 01 – Macchiato, 02 – Toffee e 03 – Golden Cocoa. Com textura sedosa e efeito de sol natural, é enriquecido com fragrância de laranja e feito para esculpir e garantir um efeito bronzeado natural à sua pele. Seu look & feel é sedoso e confortável, pois a textura do produto é ultrafina.

 

Light-Shot Luminizer – R$ 169,90

Para um brilho radiante, aplique o Light-Shot Luminizer, um iluminador líquido com aplicador macio que facilita tanto a aplicação, como o passo de esfumar o produto. Disponível nas cores 01 – Sunkissed Rosé, 02 – Golden Sunrise e 03 – Tequila Sunset, ele é ideal para iluminar pontos altos do rosto como nariz, maçãs e arco do cupido, garantindo um italian glow único.

Fusion Glow Blush – R$279,90

Finalize a pele com Fusion Glow Blush. Escolha entre as cores 01 – Golden Mocha, 02 – Rosé Riviera e 03 – Mauve Your Passion. Além de alta pigmentação e luminosidade, esse é blush é enriquecido com óleo de jojoba e manteiga de karité e, apesar de ser em pó, ele garante uma cobertura cremosa e extremamente iluminada.

 

Summerproof Fiber Eyemarker – R$ 159,90

Para um clássico delineado gatinho à prova, o Summerproof Fiber Eye Marker será seu melhor amigo. Com ponta de fibra ultrafina, sua aplicação se torna mais fácil, precisa e permite a construção de desenhos e delineados gráficos. Summerproof Fiber Eye Marker garante duração de até 24 horas. Ele é ideal para dias quentes de verão!

 

Made to Last Tubing Mascara – R$ 149,90

Esse rímel oferece volume e resistência à água. Sua formulação conta com óleo de argan e jojoba, o que faz com que ele tenha até 36 horas de duração, enquanto hidrata os cílios.

Seu aplicador possui elastómero e foi concebido exclusivamente para distribuir a máscara uniformemente sobre os cílios, garantindo um olhar forte e marcante.
 

Gleam & Care Lipstick – R$ 119,90 & Summerproof Lip Liner – R$ 99,90

 

Gleam & Care Lipstick é enriquecido com jojoba, manteiga de karité, o que garante hidratação aos lábios durante o uso e FPS30, o que torna esse batom inovador e tecnológico. Sua textura é cremosa e garante alta pigmentação na primeira aplicação, mas a construção de camadas é completamente viável. Você pode combinar com os lápis Summerproof Lip Liner para um lip combo impecável. Sua textura é cremosa e desliza facilmente pelos lábios. Ele é resistente à água, garantindo até 10 horas de duração e é fácil para esfumar.
 

3D Hydra Lip Gloss Limited Edition – R$ 119,90

Um dos produtos best-sellers da KIKO Milano e um dos glosses mais viralizados das redes sociais chega em 03 novas cores: 01 – Tropical Zest, 02 – Fruity Sorbetto e 03 – Cola Crush. Sua textura hidratante e suave garante brilho extremo aos lábios e um efeito 3D que só a KIKO Milano oferece. Sua formulação é enriquecida com óleo de maracujá.

 

Colour Shot Lip Gloss & Stain – R$ 159,90

Para um efeito bem glossy, como se você tivesse acabado de morder uma fruta suculenta, use o Colour Shot Lip Gloss & Stain nas cores. O produto está disponível nas cores: 01 – Sweet Tequila, 02 – Time for Margarita e 03 – Cheers for Pink. Esse produto 2 em 1 combina cor intensa com brilho extremamente hidratante. Suas cores foram inspiradas em icônicos coquetéis italianos.
 

Gleam Shot Solid pH Lip Oil – R$ 189,90

Se você ama lip oil, prepare-se para se surpreender com o Gleam Shot Solid pH Lip Oil. De maneira inovadora, a KIKO Milano apresenta um lip oil em bastão, como um batom! Sua textura é extremamente cremosa e derrete nos lábios formando uma cobertura luminosa, intensa e hidratante. Esse produto reage com o pH natural da boca para entregar uma cor personalizada.

 

Necessaire Glam Hour – R$ 139,90

Para levar seus produtos favoritos e novos must have, você pode adquirir a necessaire Glam Hour. Ela tem o tamanho ideal para te acompanhar onde quer que você vá: desde o trabalho até uma festa!


A coleção Juicy Fizz está disponível em todas as lojas físicas da KIKO Milano no Brasil.

 

SOBRE A KIKO MILANO 

Referência em maquiagem, produtos para o cuidado do rosto e do corpo e acessórios, a KIKO Milano tem como objetivo promover beleza a todas as pessoas. A marca chegou ao Brasil em 2017 e já conta com dez lojas em São Paulo – Shopping Pátio Paulista, Shopping Pátio Higienópolis, Shopping Eldorado, Shopping Center Norte, Shopping Morumbi, Shopping Anália Franco, Shopping Ibirapuera e Shopping Tamboré, além de duas lojas em Campinas, interior de SP, no Shopping Parque Dom Pedro e no Shopping Iguatemi Campinas. Fora do estado de São Paulo, a marca conta com duas lojas em Minas Gerais, no Boulevard Shopping Belo Horizonte e no Pátio Savassi, uma loja no Espírito Santo, no Shopping Vitória e, recentemente, inaugurou sua primeira loja em Curitiba, no ParkShoppingBarigüi. No país, a marca também conta com um marketplace oficial hospedado na Amazon. Pelo mundo, são mais de 1.000 lojas espalhadas por 21 países, entre eles Bélgica, Catar e Rússia. Intimamente ligada à atmosfera e às tradições de Milão, que é referência em arte, design e moda, a KIKO interpreta e reconhece as principais tendências do momento, bem como os fenômenos sociais, e os torna acessíveis para todas as mulheres. Com abordagem inovadora, preços competitivos e uma variedade de produtos – são muitas cores, tons, texturas e fórmulas exclusivas – a KIKO, há 27 anos, satisfaz as necessidades até dos amantes mais exigentes de beleza.

Pesquisa aponta que 3 em cada 4 brasileiros já fazem skincare diariamente e elevam os rituais de autocuidado

 


 

Os cuidados com a pele nunca estiveram tão em alta: uma pesquisa da MindMiners mostra que 76% dos brasileiros já incorporaram o skincare em sua rotina diária, índice que chega a 88% entre mulheres.
 

Essa transformação fez com que a etapa de limpeza ganhasse protagonismo, consolidando-se como o primeiro passo do autocuidado. Mais do que um hábito de higiene, a limpeza tornou-se um ritual de saúde e bem-estar, um momento de pausa e conexão, que prepara a pele para receber os demais ativos, potencializa resultados e garante equilíbrio cutâneo no dia a dia.
 

Há uma conscientização de que o primeiro passo do autocuidado começa pela preparação da pele e os números confirmam essa tendência: globalmente, o segmento de limpeza facial (facial Wash & cleanser) está avaliado em mais de US$ 6 bilhões e deve crescer para US$ 9,25 bilhões até 2033.
 

Esse boom reflete a busca por soluções que vão além de limpar a pele, remover impurezas, maquiagem ou excesso de oleosidade: significa preservar o equilíbrio da barreira cutânea, prevenir disfunções como acne ou ressecamento, e potencializar a absorção dos ativos aplicados em seguida. Dermatologistas reforçam que, quando feita com produtos adequados, a higienização diária é a chave para manter a pele saudável, luminosa e preparada para enfrentar as agressões externas — da poluição ao estresse.
 

Eau Thermale Avène, marca nº1 nas farmácias francesas e reconhecida por desenvolver dermocosméticos que unem eficácia e segurança para todos os tipos de pele, inclusive para peles sensíveis, é pioneira nesse movimento. Com base científica e expertise dermatológica, Avène entende que cada pele é única e merece fórmulas eficazes e democráticas, que possam ser toleradas por todos os tipos de pele. E oferece uma linha completa de produtos com Água Termal Avène na composição, que tratam e respeitam o equilíbrio natural da pele.
 

Confira abaixo sugestões que podem transformar a sua rotina diária:

 

Gel de Limpeza Cleanance  

 

Promove limpeza purificante e é ideal para as peles mistas, oleosas e sensíveis, pois proporciona limpeza suave, eficaz e confortável. Sua fórmula é livre de sulfatos e combina os ativos Monolaurina, Complexo de Zinco e Água Termal Avène. A pele fica limpa, purificada e com brilho controlado.

 Preço sugerido 300g - R$ 99,99 

 

Gel de Limpeza Cleanance Intense 

 

Cleanance Intense é um gel de limpeza recomendado para peles oleosas a acneicas, formulado com ingredientes inovadores que combatem a acne, previnem o efeito rebote e proporcionam uma ação antioleosidade duradoura. Com ácido lático, ácido succínico e Água Termal Avène, sua fórmula é livre de sulfatos e promove uma limpeza profunda sem ressecar a pele, com resultados visíveis em apenas 7 dias de uso.

Preço sugerido 300g: R$ 99,99 

 

Hidratante Cleanance Aqua-Gel 


É um hidratante de textura leve em aqua-gel, ideal para peles mistas a oleosas. Controla a oleosidade, hidrata e uniformiza a pele. Sua fórmula reúne Niacinamida, P-Refinyl™, Monolaurina e Água Termal Avène, que reduzem poros e garantem efeito antibrilho.

 Preço sugerido: R$ 139,99 

 

Cleanance Água Micelar  


Com uma fórmula inovadora, a Cleanance Água Micelar combina ativos poderosos que entregam resultados visíveis desde as primeiras aplicações. O Ácido Glutâmico atua diretamente na redução do excesso de oleosidade, enquanto a Glicerina promove hidratação equilibrada. Já a consagrada Água Termal Avène acalma e suaviza até as peles mais sensíveis. O resultado é uma pele limpa, fresca e com aparência visivelmente mais saudável e matificada. 

 Preço sugerido: R$ 99,99 

 

Creme Anti-Idade Retrinal 0.1 


Sua fórmula exclusiva é composta pelo Retinaldeído, que é 10x mais rápido que o Retinol, um ativo considerado a forma mais ativa e eficaz do ácido retinóico; Além de Niacinamida e Ácido Hialurônico em dois pesos moleculares, e Água Termal Avène. O produto tem eficácia comprovada na redução de rugas, aumento da firmeza da pele e correção de tons irregulares, e proporciona uma aparência até 7 anos mais jovem.

 Preço sugerido: R$ 279,99

 

Sérum Anti-Idade Retrinal Oil Control 


Desenvolvido para peles que buscam corrigir os sinais do tempo e controlar a oleosidade. Sua textura em sérum entrega tecnologia para redução de rugas, melhora da firmeza, e textura da pele, resultando em uma pele mais jovem e com até -64% de oleosidade. O produto possui em sua composição Bakuchiol, um retinóide-like, alternativa vegetal ao retinóides com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, muito bem tolerado e associado à niacinamida, ácido hialurônico e Água Termal Avène.

 

 Preço sugerido: R$ 259,99

 

Retrinal Olhos 


Possui fórmula 3 em 1, que atua na redução da aparência de rugas, bolsas e olheiras, com resultados visíveis já no primeiro uso, graças a sua fórmula exclusiva com ativos de alta performance como Retinaldeído, Sulfato de Dextrano, Ácido Hialurônico e Água Termal de Avène,

 

 Preço sugerido: R$ 269,99

 

Protetor Solar Cleanance UV 


Oferece alta proteção contra os raios UVA e UVB e foi desenvolvido especialmente para as peles oleosas e sensíveis. Sua tecnologia oil-block controla a oleosidade por até 14 horas e proporciona efeito antibrilho imediato e duradouro. A fórmula combina Monolaurina, P-Refinyl™, Gluconato de Zinco e Água Termal Avène, que ajudam a reduzir os poros, melhorar a aparência da pele e garantir conforto ao longo do dia.

 

Preço sugerido: R$ 85,99 

 

Protetor Solar Mat Perfect Tri-Defense

 

É o primeiro protetor solar de alta proteção contra raios UVB, UVA e até a luz azul (450 nm) do mercado, destacando-se pela tecnologia TriAsorB™, que proporciona uma proteção avançada contra a radiação solar. Mat Perfect Tri-Defense reduz em 72% a hiperpigmentação associada à luz azul e conta com uma tecnologia genoprotetora que diminui em 95% as lesões ao DNA provocadas pela radiação solar. 

 

 Preço sugerido: R$ 99,99 

 

Mat Perfect Clareador  


É o único protetor solar com tripla ação clareadora, desenvolvido para proteger e uniformizar a pele. Sua fórmula inovadora combina HMC, que atua na primeira etapa da hiperpigmentação, Dextrano, com ação vascular e anti-inflamatória, e pigmentos uniformizantes, que ajudam a proteger contra a luz visível e a suavizar o tom da pele. Além da alta proteção solar, o produto entrega acabamento matificante, controle da oleosidade e cobertura natural.

Preço sugerido: R$ 104,99 

 

Sobre Eau Thermale Avène    


Eau Thermale Avène é a marca n° 1 nas farmácias francesas, com produtos altamente eficazes voltados para o cuidado de todos os tipos de pele. A marca traz o perfeito equilíbrio entre a dermatologia e a cosmética para oferecer os melhores tratamentos para a pele, com alta ciência e inovação.

 

C&A apresenta coleção cápsula inspirada no cotidiano nortista e desenvolvida em parceria com artista de Belém

 


A C&A lança a coleção cápsula “Criativo do Norte”, criada em parceria com o artista paraense Matheus Souza ( spacemartt). As estampas exclusivas desta coleção refletem o vínculo afetivo do artista com Belém, sua terra natal. Ressaltam o cotidiano nortista, a arquitetura local e a gastronomia regional, que ganham destaque nas ilustrações, aplicadas em quatro camisetas produzidas com algodão mais sustentável e rastreável. Com uma paleta de tons terrosos, naturais e brancos, as peças traduzem a identidade cultural do Norte do Brasil, trazendo referências visuais a cenários emblemáticos de Belém como o mercado de peixes e o rio Guamá.

 

Ao valorizar esses elementos, a coleção reconhece e celebra a riqueza da cultura amazônica. Selecionado entre mais de 100 inscritos em um edital liderado pelo Instituto C&A em junho, Matheus foi escolhido pela maneira sensível e autêntica com que reinterpretou símbolos amazônicos em uma linguagem potente e atual.

 

A iniciativa reforça o compromisso da C&A em valorizar a criatividade local e conectar narrativas brasileiras a pautas globais como sustentabilidade e justiça climática.

 

Para Matheus, o projeto é uma oportunidade de representar sua região com autenticidade e orgulho. “Desde o início eu sabia que queria retratar a minha cultura como ela realmente é, sem exageros ou caricaturas. Quis criar algo que fizesse os nortistas se sentirem orgulhosos ao ver a coleção nas lojas e que, ao mesmo tempo, fosse um convite para todos conhecerem e cuidarem da Amazônia. É uma emoção enorme representar meu território em uma coleção que estará disponível para todo o Brasil. Espero que as pessoas percebam o carinho colocado em cada detalhe e que essa colaboração desperte pertencimento e valorização da nossa cultura, do nosso território e dos nossos povos”, afirma o artista.

 

“Criativo do Norte mostra o quanto a moda pode ser um espaço de expressão e conexão com diferentes territórios. As peças refletem a identidade e a força cultural da Amazônia em uma leitura contemporânea, com a sensibilidade do Matheus ao traduzir essas referências em arte. O resultado é uma coleção que une propósito, estilo e narrativas potentes em cada detalhe”, explica Camila Gadioli, gerente do Feminino da C&A.

 

Com presença consolidada no Pará, onde mantém 11 lojas, a C&A atua há anos em projetos de desenvolvimento social por meio do Instituto C&A. Entre 2020 e 2024, mais de 150 voluntários participaram de 300 ações em Belém e região, enquanto o programa “IC&A de Portas Abertas” capacitou mais de 40 pessoas diretamente para o varejo de moda, fortalecendo o ecossistema produtivo local.

 

A coleção já está disponível nas lojas selecionadas de Belém e São Paulo, site e aplicativo da C&A, reforçando a proposta da marca de unir moda com propósito e impacto positivo.

 

Sobre a C&A Brasil - A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera em mais de 330 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e offline dos seus clientes. Com cerca de 15 mil associados em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças.  Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em sala de imprensa.