A C&A lança a coleção cápsula “Criativo do Norte”, criada em parceria com o artista paraense Matheus Souza ( spacemartt). As estampas exclusivas desta coleção refletem o vínculo afetivo do artista com Belém, sua terra natal. Ressaltam o cotidiano nortista, a arquitetura local e a gastronomia regional, que ganham destaque nas ilustrações, aplicadas em quatro camisetas produzidas com algodão mais sustentável e rastreável. Com uma paleta de tons terrosos, naturais e brancos, as peças traduzem a identidade cultural do Norte do Brasil, trazendo referências visuais a cenários emblemáticos de Belém como o mercado de peixes e o rio Guamá.
Ao valorizar esses elementos, a coleção reconhece e celebra a riqueza da cultura amazônica. Selecionado entre mais de 100 inscritos em um edital liderado pelo Instituto C&A em junho, Matheus foi escolhido pela maneira sensível e autêntica com que reinterpretou símbolos amazônicos em uma linguagem potente e atual.
A iniciativa reforça o compromisso da C&A em valorizar a criatividade local e conectar narrativas brasileiras a pautas globais como sustentabilidade e justiça climática.
Para Matheus, o projeto é uma oportunidade de representar sua região com autenticidade e orgulho. “Desde o início eu sabia que queria retratar a minha cultura como ela realmente é, sem exageros ou caricaturas. Quis criar algo que fizesse os nortistas se sentirem orgulhosos ao ver a coleção nas lojas e que, ao mesmo tempo, fosse um convite para todos conhecerem e cuidarem da Amazônia. É uma emoção enorme representar meu território em uma coleção que estará disponível para todo o Brasil. Espero que as pessoas percebam o carinho colocado em cada detalhe e que essa colaboração desperte pertencimento e valorização da nossa cultura, do nosso território e dos nossos povos”, afirma o artista.
“Criativo do Norte mostra o quanto a moda pode ser um espaço de expressão e conexão com diferentes territórios. As peças refletem a identidade e a força cultural da Amazônia em uma leitura contemporânea, com a sensibilidade do Matheus ao traduzir essas referências em arte. O resultado é uma coleção que une propósito, estilo e narrativas potentes em cada detalhe”, explica Camila Gadioli, gerente do Feminino da C&A.
Com presença consolidada no Pará, onde mantém 11 lojas, a C&A atua há anos em projetos de desenvolvimento social por meio do Instituto C&A. Entre 2020 e 2024, mais de 150 voluntários participaram de 300 ações em Belém e região, enquanto o programa “IC&A de Portas Abertas” capacitou mais de 40 pessoas diretamente para o varejo de moda, fortalecendo o ecossistema produtivo local.
A coleção já está disponível nas lojas selecionadas de Belém e São Paulo, site e aplicativo da C&A, reforçando a proposta da marca de unir moda com propósito e impacto positivo.
Sobre a C&A Brasil - A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera em mais de 330 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e offline dos seus clientes. Com cerca de 15 mil associados em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em sala de imprensa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário