16 de outubro de 2025

De posts a movimentos: a nova era dos influenciadores estratégicos

 


Ao longo da minha trajetória, percebi que muita gente ainda enxerga influenciadores como simples canais de mídia: paga-se por um post, corta-se o cheque, espera o alcance e pronto. Mas esse modelo está obsoleto. Hoje, os influenciadores não fazem mais posts, eles criam movimentos. E movimentos nascem da colaboração real, da cocriação autêntica e estratégica.


  1. O diagnóstico do mercado: ainda presos ao velho modelo
    Não é incomum que marcas tratem creators como executores de um roteiro inflexível. Segundo o Censo dos Criadores de Conteúdo do Brasil (2025)41% dos creators relatam que não têm liberdade criativa nas parcerias, ou só a exercem em alguns projetos. Apenas 59% afirmam ter alguma liberdade em campanhas.

    Isso revela que, apesar do discurso empoderador, muitas marcas seguem cegas ao valor da autenticidade e isso drena impacto e fidelidade.

  2. Por que cocriação importa, além do “simples post”
    Cocriação não é anarquia, nem ausência de briefing, mas uma estratégia colaborativa com propósito. Trata-se de:

    • Trazer o creator para a mesa desde o início, como cocriador, não apenas executor.

    • Construir movimentos autênticos, não apenas engajamento instantâneo.

    • Gerar valor de longo prazo, e não curtidas passageiras.


Marcas que têm investido nisso colhem resultados reais.


Exemplos inspiradores com creators no Brasil que traduzem bem a cocriação estratégica:


  1. Club Social + Trope: formando creators desde a raiz

A marca Club Social, em parceria com a Trope, criou uma iniciativa voltada à profissionalização de novos talentos da creator economy. O projeto selecionou influenciadores ligados à cultura urbana e os apoiou desde o início da carreira, fomentando uma relação autêntica e geradora de valor para o nicho e não apenas publicidade pontual.


Meu olhar: Esse é um exemplo de cocriação que começa do zero, desenvolvendo creators e, ao mesmo tempo, posicionando a marca como catalisadora de transformação cultural.


  1. iFood + Instituto Kondzilla: cocriando com propósito

O iFood fez uma parceria com o Instituto Kondzilla para lançar a “Escola de Criadores”, um programa de capacitação voltado para jovens periféricos que desejam trabalhar com criação de conteúdo. Além de oferecer bolsa-auxílio, o projeto traduz o compromisso do iFood com impacto social e com o fortalecimento da economia criativa local.


Meu olhar: Não é só marketing, é transformação. Esse tipo de cocriação alinha marca, creator e sociedade.


  1. Bubbaloo (Mondelez) + creators: cocriar gera insights reais

A Mondelez, com sua marca Bubbaloo, organizou dinâmicas presenciais com creators para extrair insights sobre a Geração Z e construir estratégias comerciais mais alinhadas às suas percepções e comportamentos. Um caso claro de como creators não são meros canais, mas protagonistas no desenvolvimento de soluções.


Meu olhar: Colocar creators na mesa de estratégia é abrir mão de controle rígido e ganhar relevância no plano de ideias.


  1. Reserva + Marcela ABC: moda com essência

A Reserva lançou uma coleção de verão com a influenciadora Marcela ABC, e a campanha gerou 1,8 milhão de visualizações e aumento de 65% nas vendas.


Meu olhar: Aqui há sintonia entre look e linguagem do creator. O resultado sai do trivial e se conecta genuinamente com o público.


  1. C&A + Gabi Mello: moda sustentável com voz autêntica

A parceria colocou Gabi Mello no protagonismo de uma coleção sustentável, gerando 3,2 milhões de impressões e 42% mais engajamento que a média do setor.


Meu olhar: Alinhar valores (como sustentabilidade) com creators que realmente falam a mesma linguagem fortalece a marca no longo prazo.


  1. Renner + Bruna Venturini: e-commerce com relevância

Para lançar seu e-commerce, a Renner contou com Bruna Venturini para uma ação integrada entre Instagram e TikTok, resultando em aumento de 78% no tráfego do site.


Meu olhar: Um case que combina canais certos, formato certo e creator certo e entrega mais do que visibilidade: traz conversão.



  1. O que tudo isso tem a ver com o manifesto da Mantra

No manifesto da Mantra está a essência de tudo isso que trago:
“Na Mantra, não acreditamos em campanhas de um único momento. Cocriação com creators é sobre criar algo que vai durar e gerar valor a longo prazo. Não estamos interessados em um ‘simples post’. Estamos aqui para criar movimentos.”


Esse é o ponto central do meu olhar: cocriação não é apenas boa estratégia, é um movimento profundo que reconfigura a relação entre marca e audiência.


  1. Como isso se aplica no dia a dia da Mantra — minha visão


Diagnóstico e estratégia conjunta

Ao iniciar um projeto, eu converso com o creator como parte do time. Que problemas reais estamos resolvendo? Que narrativa queremos construir? Qual formato ressoa com sua comunidade?


Liberdade criativa com propósito

O briefing existe — claro —, mas surge como ponto de partida: metas, público e valores centrais. E aí deixamos os creators trabalhar sua linguagem, testar, cocriar.


Construção de movimentos, não posts

Em vez de sequência de publicações, planejamos ciclos de conteúdo — lives, séries, colabs — que criem construção de significado, pertencimento e continuidade.


Métricas além das vaidades

Mais do que curtidas, focamos em engajamento qualitativo, awareness, conversão e advocacy. Como a comunidade fala da marca?


Acompanhamento em tempo real

Cocriação é dinâmica: monitoramos, ajustamos com o criador, aprendemos e implementamos juntos.


  1. Conectando com autenticidade

Como profissional, sei o quanto a cocriação exige coragem, sair da zona de conforto é difícil. Mas acredito que as marcas que resistem a esse passo ficam perdidas em um cenário que já privilegiou o “pago, posta, some”.


Se você sente o mesmo, a Mantra está pronta para cocriar movimentos, não apenas materiais de mídia.


Estou aqui para te provocar: 

Você está criando junto ou apenas pagando? 

A partir do meu olhar, dizer que somos especialistas em cocriar não é slogan, é caminho. Vamos juntos parar de pensar em influenciadores como mídia e começar a pensar em influenciadores como cocriadores de valor, marca e legado.


E então, o que aprendemos?

Cocriação estratégica exige:

  • Confiança nos creators

  • Liberdade alinhada com propósito

  • Intenção em gerar valor, não só conteúdo

  • Escolha de parceiros cuja linguagem e valores façam sentido com a marca


São esses os movimentos que constroem legados e esse é o olhar que quero trazer para esse artigo.


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Rodrigo Dubois é CEO da Agência Mantra, onde lidera projetos que unem criatividade e estratégia para impulsionar marcas no ambiente digital. Com mais de uma década de experiência em marketing e desenvolvimento de negócios, ajuda empresas a alcançarem seus objetivos através de soluções personalizadas e inovadoras.

Pool Jeans reforça expertise em denim e amplia conexão com o consumidor em novas coleções

 


 


 

 Versátil e atemporal, o jeans atravessa décadas, estilos e gerações. De acordo com pesquisa da IEMI – Inteligência de Mercado, 87% dos entrevistados brasileiros afirmaram que ele é a peça mais democrática, abrangendo todos os grupos e estilos e, 80% também o consideram obrigatório no guarda-roupa.

 

É nesse cenário, atenta às tendências de moda e inovações que Pool Jeans, marca denim da Riachuelo, reafirma o seu destaque no mercado nacional, mantendo-se atual e conectada à geração Z. A proposta é ressaltar sua essência jovem e autêntica, com uma leitura antenada para o jeans e streetwear, aliada a uma matéria-prima diferenciada. Nesta fase, a marca apresenta novas coleções de Pool Jeans com produtos que exploram modelagens e acabamentos, focando em detalhes que trazem identidade e atitude em cada peça.
 

Desenvolvidas nas categorias feminino, masculino e acessórios, com matéria-prima premium que garante qualidade e valor agregado, as famílias de produtos transitam entre diferentes estéticas — do esportivo em all denim ao floral reinterpretado, passando por versões utilitárias e contemporâneas. O resultado são criações versáteis e atuais que reafirmam o DNA autêntico da marca.
 

Para elas, chamam atenção as calças wide leg, os volumes estratégicos e os efeitos de lavanderia que revelam contrastes e texturas, e para o público masculino a ênfase está na funcionalidade, com tecidos protagonistas e costuras marcantes. Além das peças de roupa, a coleção traz acessórios como bonés em diferentes estampas e bolsas em denim. Em todos os itens, a Pool Jeans evidencia a presença da flâmula vermelha, ícone que simboliza sua identidade.


 


 

Com o convite “Veste, Vai e Volta”, Pool Loop reforça o compromisso com a criação de produtos mais sustentáveis e circulares. Para essa coleção que usa algodão reciclado no jeans, foram reaproveitadas 9,4 toneladas de resíduos denim, que se transformaram em mais de 42 mil peças, mostrando na prática como a moda pode unir estilo, responsabilidade e inovação em um ciclo contínuo de renovação.
 

"Mais do que lançamentos, estamos escrevendo um novo capítulo da história de Pool Jeans. Um momento que reflete as transformações de uma geração que enxerga a moda como forma de expressão. Queremos seguir sendo referência em denim, unindo estilo, qualidade e sustentabilidade, e fortalecendo a conexão genuína com o nosso público por meio das nossas novidades”afirma Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo.


 

Para celebrar esse novo momento, Pool Jeans elegeu setembro como o “Mês do Jeans”, concentrando 64% do investimento anual da marca e reforçando seu DNA urbano e autêntico por meio de ações que estreitam ainda mais a conexão com o público jovem. Nesse período, a marca trouxe a coleção exclusiva assinada por Alexandre Pavão e o patrocínio ao The Town 25, maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, iniciativas que geraram desejo e conexão com o público, reafirmando a identidade de Pool Jeans.



 

Sobre a Riachuelo

Do fio à vitrine, há 77 anos a Riachuelo promove ativamente a democratização da moda e a geração de impacto positivo, destacando-se pela sua capacidade de inovação, dinamismo e agilidade, entregando coleções e produtos para todos os estilos. São mais de 400 lojas próprias e 30 mil funcionários – cerca de metade deles na região Nordeste do Brasil, berço da marca. Como parte do Grupo Guararapes, que contempla, ainda, o maior parque fabril da América Latina, além das marcas Fanlab, Casa Riachuelo e Carters, a financeira Midway, o shopping Midway Mall, em Natal, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.

CAUSA abre pop-up SPFW N60 com coleção que une sustentabilidade, economia criativa e impacto social

 


 

Luna Scarlett com a camiseta Safari Pink - créditos: Divulgação


 

A 60ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece de 13 a 20 de outubro, contará, mais uma vez, com a presença do CAUSA, plataforma criativa idealizada por Flavia Brunetti, diretora de imagem com trajetória consolidada na moda, publicidade e comunicação estratégica. Desta vez, o CAUSA retorna ao maior evento de moda da América Latina com a coleção “Causando Sorte”, apresentada na loja pop-up oficial do SPFW, que acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante todos os dias do evento.


 

Nina Goulart com a camiseta Teclado - créditos: Divulgação



 

Idealizada por Flavia, a coleção vendida na pop-up propõe uma reflexão sobre a responsabilidade social de figuras públicas ao promover comportamentos nocivos dos jogos de apostas. Ela é composta por dois modelos de camisetas em animal print e outro em estampa de teclados, produzidos a partir de excessos de tecidos da indústria têxtil, selecionados com a curadoria da empresária. Para complementar o movimento anti-jogos da sorte, um moletom bordado inspirado no jogo Tetris, desenvolvido em parceria com a Fábrica de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, será a peça hero dessa coleção.


Patrick Perry com o moletom Tetris - créditos: Divulgação


 

O moletom foi criado a partir de uma trilha de conhecimento conduzida por Flavia na Fábrica de Cultura de Sapopemba, voltada à capacitação de bordadeiras com suas técnicas aplicadas ao design sustentável. A metodologia colaborativa desenvolvida pela profissional une direção de imagem, identidade visual e saberes manuais tradicionais, transformando excedentes da indústria em peças com significado, autenticidade e posicionamento. As bordadeiras também visitarão o evento. Todos os modelos que fotografaram a campanha foram escolhidos estrategicamente para reforçar a bandeira da diversidade que o CAUSA levanta.


 

Como seu principal objetivo é colocar a criatividade como aliada das causas urgentes e relevantes atuais, a plataforma destina 10% do lucro de cada coleção para a causa que a inspirou. Nesta edição, a reversão de lucro será revertido para as bordadeiras das fábricas de cultura de São Paulo.


 

Gessilma Dias com o moletom Matelassê - créditos: Divulgação



 

“O CAUSA é sobre quem se posiciona. Quem se importa. Quem realmente causa impacto na sua comunidade. Nascemos para provocar reflexão e gerar conexões reais entre quem cria e quem consome. Estar novamente no SPFW, dessa vez com uma coleção feita em parceria com as Fábricas de Cultura é ver o propósito da plataforma se materializar, afinal, o objetivo é transformar criatividade em impacto positivo, com sustentabilidade, inclusão, saber quem faz o que a gente consome”, afirma Flavia Brunetti.


 

Ramon Dias com a camiseta CAUSA - créditos: Divulgação


 

Para Aline Canciani, Diretora de Fábricas de Cultura e Formação Cultural, o objetivo principal foi possibilitar às alunas de bordados a perspectiva de colocarem sua arte no mercado de trabalho. “Este tipo de parceria é essencial para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico por meio da economia criativa”, destaca.




 

Sobre o CAUSA

O CAUSA é um hub criativo que conecta sustentabilidade, economia criativa e inovação. A plataforma nasceu com o objetivo de fomentar colaborações entre marcas, profissionais e projetos que desejam repensar seus modelos de produção e consumo, transformando propósito em prática e criatividade em impacto real.

Com base nos pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança), o CAUSA desenvolve collabs e parcerias estratégicas em diferentes segmentos, aplicando conceitos de economia circular e responsabilidade ambiental em todas as etapas de criação. Para mais informações, acesse o instagram da marca.


 

Sobre Flavia Brunetti


 

Flavia é formada em jornalismo com especialização em em moda no Istituto Europeo di Design e Central Saint MartinS. Viveu por mais de 10 anos em diferentes países da Europa, facilitando o intercâmbio entre marcas européias e o mercado brasileiro. De volta ao Brasil, atua na direção de imagem de editoriais de moda, criação de figurinos para publicidade, consultoria de estilo para as maiores marcas e personalidades brasileiras.


 

Com um mindset focado em enxergar oportunidades e propor soluções inovadoras, seu networking e poder de negociação foram porta de entrada para o desenvolvimento de estratégias de marketing para diversos clientes, entre agências de publicidade e grandes marcas. A profissional tem expertise na elaboração de campanhas on line e off line, mídia de performance, gestão de parcerias entre influenciadores digitais, personalidades, fornecedores e staff.


Glória Coelho apresenta “O futuro se constrói em movimento” em desfile histórico no metrô de São Paulo

 



 

Créditos: Igor Kalinouski


 


Em uma experiência inédita, Gloria Coelho apresentou sua nova coleção “O futuro se constrói em movimento” a bordo de um trem em circulação, em parceria com a Motiva, durante a São Paulo Fashion Week N60. O desfile, que celebrou as cinco décadas de carreira da estilista, reafirmou seu papel como uma das principais vozes da moda autoral e conceitual brasileira.


O cenário, um vagão do Metrô adaptado para a apresentação, foi transformado em um espaço de imersão estética e simbólica. Com as modelos desfilando entre os corredores, o trem em movimento materializou o conceito central da coleção: o tempo como vetor de transformação. “Estar dentro de um trem em deslocamento é poético: ele parte, chega, leva histórias e traz memórias. Assim é minha trajetória , feita de movimento, encontros e novos começos”, afirmou Gloria Coelho.


 

 


Inspirada no século XIX, período de efervescência científica e nascimento do pensamento moderno, a coleção explorou os cruzamentos entre romantismo, tecnologia e contemporaneidade. Materiais tecnológicos dialogaram com rendas, tule e organza, enquanto o couro e o gabardine estruturaram silhuetas futuristas. A cartela de cores percorreu do preto ao off-white, passando por tons de marinho, rosa, vermelho e bordô, reforçando o contraste entre leveza e densidade — uma constante na obra de Gloria.


Os looks revelaram o equilíbrio entre a engenharia de formas minimalistas e a delicadeza artesanal. Vestidos etéreos cobertos por flores aplicadas de tule e cetim contrastaram com jaquetas arquitetônicas e conjuntos em couro estruturado. A trilha sonora assinada por Luiz Coppola reforçou o tom cinematográfico da experiência.


A coleção também contou com joias exclusivas desenvolvidas em parceria com a A.Damous Jewelry, que ampliaram a narrativa de união entre tradição e inovação. A apresentação marcou ainda a terceira colaboração entre as marcas, consolidando uma relação criativa pautada na sofisticação e na experimentação.



 

Créditos de imagens: Igor Kalinouski
Joias: A.Damous Jewelry
Beleza: Wanderley Nunes, Monique Couto, Homero Mancilha e Caroline Couto
Trilha: Luiz Coppola
Produção: Roberta Marzolla
Coordenação Geral: Marco Gonçalves
Apoio: Motiva, SPFW, Epson, Breton, Kipling, Vinícola Bárbara Eliodora, entre outros parceiros.

Gloria Coelho
www.gloriacoelho.com.br

Audaces Lab acelera startups com foco em IA e prepara expansão internacional

 

Audaces, fashion tech ítalo-brasileira referência em tecnologia para a indústria da moda, encerra no dia 31 de outubro a segunda edição do Audaces Lab, seu programa de aceleração de startups realizado em parceria com o Sebrae/SC. A inteligência artificial (IA) foi a protagonista desta edição, aplicada na prática em diferentes frentes, da análise de dados para previsão de tendências e comportamento do consumidor, até automações criativas, personalização de experiências no e-commerce e otimização de processos produtivos e comerciais.

 

Conforme Jorge de Paula, diretor de Novos Negócios da Audaces, foi possível observar uma evolução significativa das empresas ao longo da jornada de imersão, que durou cinco meses. “O programa também gerou novas oportunidades de parceria comercial e tecnológica entre startups e as áreas internas da Audaces, reforçando nosso posicionamento como hub de inovação aberta”, destaca o executivo.

 

Foram cerca de 50 startups inscritas, com 14 selecionadas, vindas de diversas regiões do país. Entre as participantes está a Vurdere, de São José dos Campos (SP), especializada em avaliações de comércios eletrônicos. “Nosso principal aprendizado foi a estruturação da equipe de vendas e pré-vendas para suportar o crescimento do negócio. Desde que o programa começou, em maio, conseguimos colocar em prática campanhas de outbound e montamos um time de vendas interno”, avalia o cofundador da startup, Daniel Pisano.

 

Para o cientista da computação Vitor Hugo Furtado, sócio-administrador da startup Dataprobe Analytics, de Jaraguá do Sul (SC), o Audaces Lab foi uma oportunidade real de aplicar IA e pesquisa operacional a problemas concretos do setor. “O programa mostrou que inovação não está apenas na tecnologia, mas na forma como ela se conecta às pessoas e aos processos. Foi marcante perceber o poder do trabalho multidisciplinar, unir tecnologia, logística e produção em torno de um propósito comum”, afirma, acrescentando que a startup já implementou no seu dia a dia uma abordagem mais dinâmica de prototipagem, inspirada nas metodologias ágeis e no aprendizado obtido no Lab.




 

“Quando unimos grandes empresas, startups e instituições comprometidas com a inovação, o resultado é transformação real”, afirma Douglas Luís Três, analista de negócios do Sebrae/SC. Para ele, a parceria com a Audaces é mais um passo para conectar pessoas, compartilhar tecnologia e abrir caminhos para que os pequenos negócios prosperem em um mundo cada vez mais movido pela inteligência artificial.

 

Cada empresa selecionada teve acesso a uma plataforma com 45 ferramentas de apoio ao desenvolvimento do negócio, do DNA ao Go To Market, passando pela experiência do cliente. O programa foi realizado na metodologia da TXM Methods, que já ajudou a formar mais de 800 startups.

 

Próximos passos

Enquanto a primeira edição do Audaces Lab focou em Santa Catarina, este ano marcou a expansão do programa para todo o Brasil, em modalidade híbrida, mudança que veio acompanhada de aperfeiçoamento dos processos de seleção, acompanhamento e mentoria, tornando a jornada mais conectada às necessidades reais do mercado. Os encontros presenciais em Florianópolis foram realizados na nova sede da Audaces, inaugurada em agosto deste ano, projetada justamente com o propósito de servir como hub de inovação.

 

Agora, a Audaces mira na internacionalização do Lab. A ideia é que a próxima edição, ainda sem data definida, tenha abrangência global e envolva novos parceiros estratégicos. “Queremos ampliar o alcance das soluções e aumentar a capacidade de tração das startups”, afirma Jorge de Paula.

 

O programa é hoje o principal pilar da estratégia de open innovation da Audaces, funcionando como um laboratório de experimentação onde a empresa se aproxima de novas tecnologias e modelos de negócios. “O engajamento com startups mostra que o futuro da moda digital será cada vez mais colaborativo, baseado em dados e potenciado pela IA. A Audaces passa a atuar não apenas como fornecedora de tecnologia, mas como plataforma de inovação para todo o ecossistema da moda, conectando indústria, varejo e criadores”, destaca o executivo.

 

A cerimônia de encerramento do Audaces Lab 2025, no dia 31 de outubro, será na sede da Audaces em Florianópolis (SC), com apresentação dos pitches das startups e presença de mentores e executivos da empresa.

 




 

Sobre a Audaces

A Audaces é uma multinacional ítalo-brasileira, referência global em tecnologia para a indústria da moda e têxtil. Com mais de 30 anos de experiência, a empresa está presente em mais de 100 países, atendendo a 100 mil profissionais. Líder na América Latina, a Audaces pretende alcançar 70% do market share global até 2030, com previsão de chegar a 330 canais de distribuição nestes cinco anos, apostando em modelos que envolvem franquias, parcerias locais e presença de equipes próprias in loco. Somente em 2025, a empresa já anunciou a aquisição de novas unidades na Colômbia, no México e na Índia, e projeta crescimento de receita internacional para mais de 50% do faturamento total até 2028.

Colégio Palmares promove palestra sobre saúde mental com o médico e professor da USP Arnaldo Lichtenstein

 



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Arnaldo Lichtenstein – Foto: Oscar Jupiraci


Em um cenário marcado pelo aumento dos transtornos de ansiedade, depressão e esgotamento emocional, o Colégio Palmares promove uma pausa para refletir sobre o cuidado com a mente. No dia 22 de outubro, às 19h, a escola receberá o Dr. Arnaldo Lichtenstein, médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), para uma palestra interativa sobre saúde mental e os desafios da vida contemporânea.


Durante o encontro, o especialista fará uma análise sobre o estado atual da saúde mental na sociedade, com ênfase no universo dos adolescentes. O debate também abordará a medicalização precoce e suas possíveis consequências futuras.


A proposta é criar um espaço de escuta e diálogo, unindo o olhar clínico e a experiência pedagógica em torno de um tema que atravessa todas as fases da vida. Mais do que uma palestra, o evento busca fomentar a consciência sobre a importância do autoconhecimento, do equilíbrio emocional e da empatia nas relações humanas.


“Por meio deste debate, buscamos ampliar a consciência sobre o bem-estar emocional — tanto para nossos alunos quanto para as famílias e educadores”, afirma a direção do Colégio Palmares.


SERVIÇO

Palestra: Saúde mental e os desafios da vida contemporânea

Convidado: Dr. Arnaldo Lichtenstein (médico e professor da FMUSP)

Data: 22 de outubro, quarta-feira

Horário: 19h

Local: Colégio Palmares


SOBRE O CONVIDADO


Dr. Arnaldo Lichtenstein é doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), onde também cursou a graduação e a residência em Clínica Geral. Atua como diretor técnico do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas, coordenador de curso e professor da FMUSP, além de diretor da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia e representante do American College of Physicians no Brasil. Possui mais de 40 artigos científicos e capítulos de livros publicados, sendo reconhecido por sua atuação na interface entre medicina, ética e qualidade de vida.


SOBRE O COLÉGIO PALMARES


Fundado em 1975, o Colégio Palmares é referência em educação de qualidade em São Paulo. Com um projeto pedagógico que alia excelência acadêmica, inovação e cuidado individualizado, a instituição oferece da Educação Infantil ao Ensino Médio uma formação integral que valoriza tanto o desempenho acadêmico quanto o bem-estar emocional. Além do currículo regular, o colégio conta com programas diferenciados no contraturno, atividades extracurriculares variadas e iniciativas internacionais.


Colégio Palmares - (11) 3037-2555

AvPedroso de Morais, 1341 - Pinheiros/SP

@colpalmares

SPFW N60: CONFIRA O RESUMO DO SEGUNDO DIA DE DESFILES NO TEATRO IGUATEMI

 

 

Pela primeira vez, o Teatro Iguatemi é palco de desfiles da São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda da América Latina. O segundo desfile no local foi feito pela marca Lilly Sarti que apresentou a coleção kosmo.polítes, inspirada no conceito grego de pertencimento universal.




Diversos convidados e clientes marcaram presença no desfile, como Nathalia Dill, Cléo Pires, Le Silvarolli, Barbara Migliori, Giselle Baptista, Vit Fiore, Maju Trindade, Maythe Jahn e outros.


 

A proposta reflete a busca pela não fragmentação e pela integração entre opostos, traduzindo uma mulher múltipla, mutável e inteira. Dividido em três atos: Circuito, Tabuleiro e Escada, o desfile abordou temas como comunidade, complementaridade e ascensão, combinando estética contemporânea e filosofia de vida.


 

Com influências do japonismo, a coleção explora proporções e modelagens que unem fluidez e estrutura. O couro, material emblemático da marca, surge em novas texturas e acabamentos, enquanto o denim 100% algodão Capricórnio e tecidos naturais como tricoline e veludo reforçam o espírito experimental. A paleta combina tons terrosos, verdes e xadrezes sofisticados, em diálogo com acessórios que equilibram força e leveza, botas, clogs, bolsas e body chains que completam o visual sem hierarquia entre roupa e ornamento.


 


 

Nesta edição histórica, que celebra os 30 anos do SPFW, o Teatro Iguatemi recebeu também a marca Patricia Viera no dia 14/10, além de À La Garçonne que será dia 16/10.


 

Iguatemi São Paulo, tradicional parceiro e patrocinador do SPFW, reforça assim sua vocação como casa da moda e da cultura, ampliando a presença do evento dentro do shopping. A iniciativa reafirma o compromisso do grupo em valorizar o design autoral, a criatividade e a diversidade que definem a moda brasileira.


 

“O Iguatemi tem a moda em seu DNA e acredita na força da criatividade brasileira. Trazer os desfiles para o Teatro Iguatemi é ampliar o diálogo entre moda, arte e público, uma experiência que reflete nosso propósito de inspirar e emocionar por meio da cultura e da inovação”, declara Renata Zitune, Diretora Executiva de Marketing e Patrocínios da Iguatemi S.A.


 

Com 38 desfiles programados entre 13 e 20 de outubro, o SPFW N60 ocupará diferentes endereços da capital paulista, como o Pavilhão das Culturas Brasileiras (Parque Ibirapuera), o Teatro Iguatemi e outros espaços. A edição celebra a trajetória do evento e sua contribuição como plataforma de expressão, inovação e transformação ao longo das últimas três décadas.

 

 

Sobre o Iguatemi São Paulo

O Iguatemi São Paulo, primeiro Shopping Center da América Latina, vem construindo – há mais de 50 anos – uma história afetiva junto aos paulistanos, desenvolvendo-se sob o pilar da inovação e propiciando experiências únicas para seus clientes. Pioneiro também em trazer para seus espaços as melhores marcas nacionais e internacionais, em um mix de lojas, restaurantes e serviços que contempla mais de 283 operações. O complexo abriga ainda o Teatro Iguatemi, espaço dedicado à arte, cultura e entretenimento. Curador de exposições, mostras, desfiles de moda e eventos gastronômicos, mantém sua identidade renovada e em sintonia com seu público também através das plataformas digitais, produzindo conteúdo exclusivo para o site e redes sociais. O shopping é precursor em várias áreas como o Iguatemi One, programa de relacionamento com clientes, concierge, entre outros. Por tudo isso, o Iguatemi São Paulo é um dos principais marcos da cidade que o acolhe com tanto carinho, mantendo-se ao longo destas cinco décadas como o melhor lugar para celebração da moda, da gastronomia, enfim, dos bons momentos em família.