16 de outubro de 2025

CAUSA abre pop-up SPFW N60 com coleção que une sustentabilidade, economia criativa e impacto social

 


 

Luna Scarlett com a camiseta Safari Pink - créditos: Divulgação


 

A 60ª edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece de 13 a 20 de outubro, contará, mais uma vez, com a presença do CAUSA, plataforma criativa idealizada por Flavia Brunetti, diretora de imagem com trajetória consolidada na moda, publicidade e comunicação estratégica. Desta vez, o CAUSA retorna ao maior evento de moda da América Latina com a coleção “Causando Sorte”, apresentada na loja pop-up oficial do SPFW, que acontece no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra), no Parque Ibirapuera, em São Paulo, durante todos os dias do evento.


 

Nina Goulart com a camiseta Teclado - créditos: Divulgação



 

Idealizada por Flavia, a coleção vendida na pop-up propõe uma reflexão sobre a responsabilidade social de figuras públicas ao promover comportamentos nocivos dos jogos de apostas. Ela é composta por dois modelos de camisetas em animal print e outro em estampa de teclados, produzidos a partir de excessos de tecidos da indústria têxtil, selecionados com a curadoria da empresária. Para complementar o movimento anti-jogos da sorte, um moletom bordado inspirado no jogo Tetris, desenvolvido em parceria com a Fábrica de Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, será a peça hero dessa coleção.


Patrick Perry com o moletom Tetris - créditos: Divulgação


 

O moletom foi criado a partir de uma trilha de conhecimento conduzida por Flavia na Fábrica de Cultura de Sapopemba, voltada à capacitação de bordadeiras com suas técnicas aplicadas ao design sustentável. A metodologia colaborativa desenvolvida pela profissional une direção de imagem, identidade visual e saberes manuais tradicionais, transformando excedentes da indústria em peças com significado, autenticidade e posicionamento. As bordadeiras também visitarão o evento. Todos os modelos que fotografaram a campanha foram escolhidos estrategicamente para reforçar a bandeira da diversidade que o CAUSA levanta.


 

Como seu principal objetivo é colocar a criatividade como aliada das causas urgentes e relevantes atuais, a plataforma destina 10% do lucro de cada coleção para a causa que a inspirou. Nesta edição, a reversão de lucro será revertido para as bordadeiras das fábricas de cultura de São Paulo.


 

Gessilma Dias com o moletom Matelassê - créditos: Divulgação



 

“O CAUSA é sobre quem se posiciona. Quem se importa. Quem realmente causa impacto na sua comunidade. Nascemos para provocar reflexão e gerar conexões reais entre quem cria e quem consome. Estar novamente no SPFW, dessa vez com uma coleção feita em parceria com as Fábricas de Cultura é ver o propósito da plataforma se materializar, afinal, o objetivo é transformar criatividade em impacto positivo, com sustentabilidade, inclusão, saber quem faz o que a gente consome”, afirma Flavia Brunetti.


 

Ramon Dias com a camiseta CAUSA - créditos: Divulgação


 

Para Aline Canciani, Diretora de Fábricas de Cultura e Formação Cultural, o objetivo principal foi possibilitar às alunas de bordados a perspectiva de colocarem sua arte no mercado de trabalho. “Este tipo de parceria é essencial para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico por meio da economia criativa”, destaca.




 

Sobre o CAUSA

O CAUSA é um hub criativo que conecta sustentabilidade, economia criativa e inovação. A plataforma nasceu com o objetivo de fomentar colaborações entre marcas, profissionais e projetos que desejam repensar seus modelos de produção e consumo, transformando propósito em prática e criatividade em impacto real.

Com base nos pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança), o CAUSA desenvolve collabs e parcerias estratégicas em diferentes segmentos, aplicando conceitos de economia circular e responsabilidade ambiental em todas as etapas de criação. Para mais informações, acesse o instagram da marca.


 

Sobre Flavia Brunetti


 

Flavia é formada em jornalismo com especialização em em moda no Istituto Europeo di Design e Central Saint MartinS. Viveu por mais de 10 anos em diferentes países da Europa, facilitando o intercâmbio entre marcas européias e o mercado brasileiro. De volta ao Brasil, atua na direção de imagem de editoriais de moda, criação de figurinos para publicidade, consultoria de estilo para as maiores marcas e personalidades brasileiras.


 

Com um mindset focado em enxergar oportunidades e propor soluções inovadoras, seu networking e poder de negociação foram porta de entrada para o desenvolvimento de estratégias de marketing para diversos clientes, entre agências de publicidade e grandes marcas. A profissional tem expertise na elaboração de campanhas on line e off line, mídia de performance, gestão de parcerias entre influenciadores digitais, personalidades, fornecedores e staff.


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