13 de maio de 2025

Havaianas e Copacabana Palace inauguram experiência de praia exclusiva nas areias mais icônicas do Brasil

 


Havaianas e Copacabana Palace inauguram experiência nas areias de Copacabana no Rio de Janeiro
 

 

A Havaianas, uma das marcas mais amadas pelos brasileiros e ícone nacional de estilo e liberdade, inaugura, no dia 10 de maio, em parceria com o Copacabana Palace, um espaço à beira-mar, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. O local, já disponibilizado pelo hotel há anos, agora ganha as cores e estilo da marca com cadeiras de praia e guarda-sóis customizados.

 

A experiência é fruto de uma parceria com o tradicional Copacabana Palace e une dois ícones do Rio: o hotel e a essência vibrante e solar da Havaianas. A iniciativa proporcionará momentos de descontração e conforto com estilo à beira-mar, convidando os hóspedes do hotel a vivenciarem o lifestyle leve e vibrante que define a marca. O projeto do espaço foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Manga Rosa, que traduziu o espírito da Havaianas em uma ambientação descontraída, colorida e integrada à paisagem da orla carioca.

 



 

A parceria com o Copacabana Palace simboliza a união entre elegância e casualidade. As duas marcas brasileiras e reconhecidas internacionalmente, já mantêm uma relação de longa data: atualmente, os hóspedes do hotel recebem chinelos Havaianas personalizados como gift nos quartos, a marca também proporciona ativações em datas especiais. Agora, essa sinergia se amplia com uma experiência exclusiva, que leva essa conexão direto para a praia.

 

“Essa ação da Havaianas nas areias de Copacabana, em parceria com um ícone como o Copacabana Palace, proporciona uma experiência autêntica, solar e culturalmente relevante. Queremos que as pessoas vivenciem a energia do nosso lifestyle de forma real e sensorial, e não há lugar mais simbólico para isso do que a praia mais famosa do Brasil”, comenta Juliana Soncini, diretora de marketing da Havaianas Brasil.

 



 

A proposta reforça o compromisso da Havaianas com a criação de experiências culturalmente relevantes e de alto impacto emocional, aproximando ainda mais o público de seu universo.

 

“Estamos muito felizes em expandir a longa parceria entre dois ícones brasileiros, o Copa e a Havaianas, para além do hotel. Nossa expectativa é elevar ainda mais a experiência dos hóspedes com um espaço único e inovador e plena praia de Copacabana”, afirma Julia Dannemann, gerente de marketing da Belmond Brasil.
 

O espaço da ativação funcionará até o final do ano e promete se tornar um novo hotspot da temporada carioca, reafirmando o potencial das marcas brasileiras de criarem experiências inovadoras e conectadas com a cultura do país.

 

Havaianas no Rio

 

A experiência segue uma série de ações em solo carioca, que reforça a essência da marca ao promover momentos de leveza e conforto, um convite para desacelerar e aproveitar o momento com tranquilidade. Entre esses momentos, estão incluídas ativações no Rock in Rio, em que foi desenvolvido um produto licenciado em comemoração a edição de 100 anos, durante o Carnaval, na Barra da Tijuca, uma Kombi Havaianas foi transformada em loja pop-up repleta de produtos icônicos.

 

Na Sapucaí, também no Rio, a marca marcou presença no Camarote Arpoador, presenteando os foliões com produtos que garantem conforto para curtir cada segundo da festa em grande estilo. Além disso, no Carnaval deste ano, a Havaianas esteve presente nos blocos de rua da cidade com influenciadores e ações de conteúdo, celebrando a cultura popular de forma autêntica, leve e alinhada ao seu lifestyle descontraído e democrático.

O Boticário cria estratégia pioneira de review de produto sem produto para lançamento de EGEO Cogu

 


Já imaginou fazer um review de produto sem o produto? Foi com este insight que o Boticário, a marca de perfumaria preferida dos brasileiros*, trouxe sua expertise de mais de 40 anos em perfumaria para propor uma nova forma de experimentar a novidade de EGEO: com o envio de um kit inusitado — sem frascos, sem amostras, mas com estímulos sensoriais e imersivos, inspirados na fragrância, que podem despertar memórias e emoções conectadas a imaginação do cheiro que o produto tem, criando uma estratégia pioneira de review de produto sem produto no Brasil. Essa experiência inédita chega para apresentar ao mercado um olfativo igualmente inesperado: uma fragrância que traz o cogumelo como ingrediente principal. 
 
Para isso, a marca uniu estudos de neurociência e tecnologia realizados pelo centro NeuroSenses, e trouxe a tendência internacional do shifting – prática que vem se popularizando entre a Gen Z que usa elementos gráficos para despertar a imaginação e transportar o consumidor para uma realidade diferente. O conteúdo audiovisual, desenvolvido pelas empresas Pródigo e Canja, combina som, imagens e uma navegação guiada para provocar sensações e deixar que a imaginação flua. A ideia é criar novas descobertas, incluindo imaginar “qual seria o cheiro de EGEO Cogu?” e compartilhar nas redes sociais como foram as suas percepções da experiência.  

A materialização da inovação vem em forma de uma caixa enigmática, que não traz o produto em si, o que estimula ainda mais a curiosidade e criatividade. O press kit será enviado a criadores e formadores de opinião, que precisarão acessar por meio do sistema de leitura por aproximação no celular - NFC (Near Field Communication) - o shifting imersivo. Após a leitura da tag, o público acessa o filme sensorial desenvolvido em parceria com o time do Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário, capaz de transportar quem assiste para uma jornada sinestésica única. 

“Um lançamento tão ousado quanto uma fragrância de cogumelo pede uma campanha igualmente inusitada. Enviar um kit sem nenhum produto e convidar o consumidor a imaginar um cheiro com a gente é a nossa forma de reinventar como os envios orgânicos de beleza são feitos no Brasil. Com muita pesquisa e tecnologia a favor de uma tendência de comportamento emergente – o shifting –, elevamos o sensorial e a inovação olfativa de EGEO Cogu a um novo patamar. E esse é apenas o início de uma campanha nunca antes vista e que promete surpreender ainda mais”, comenta Carolina Carrasco, diretora de Branding & Comunicação do Boticário.  

Criada pela agência SoWhat, a ativação inédita reforça o papel da marca em transformar o mercado de beleza, sempre acompanhando o comportamento de consumo – desta vez, antecipando o lançamento antes mesmo da comunidade pedir, como foi com EGEO Melancia. 
 
“Partimos de dois princípios fundamentais para estruturar essa campanha: hoje, ninguém consome um produto sem antes acessar um review — e com EGEO Cogu, esse desafio foi ainda mais instigante, considerando que estamos falando de uma fragrância criada a partir do cogumelo. Precisávamos despertar desejo por algo inédito e foi assim que nasceu o primeiro review de produto sem produto. Para torná-lo viável, unimos ciência e criatividade: colaboramos com especialistas em neurociência para desenvolver testes capazes de mapear as áreas cerebrais ativadas ao sentir a fragrância e, a partir disso, criamos estímulos que replicam essa experiência sensorial. O shifting foi nosso ponto de partida, um movimento cultural emergente que nos permitiu inaugurar uma nova linguagem para lançamentos de beleza: mais provocadora, imaginativa e nativa das redes”, afirma Sofia Ricciardi, Diretora Executiva da SoWhat.  
 
Ao final do vídeo imersivo, o público encontrará a revelação do novo EGEO Cogu - fragrância frutal amadeirada ambarada, feita com cogumelo exclusivo. Em edição limitada, a novidade chega ao Boticário no dia 12 de maio, com vendas focadas no e-commerce e lojas selecionadas por todo o Brasil. Após o lançamento, os participantes que receberam os kits shifting, receberão uma versão com a novidade da perfumaria.  

*Fonte: Kantar, Worldpanel Division, PanelVoice, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2024. Total Brasil, 3.470 lares. P3 – Como você se sente em relação às marcas de Perfumes e Fragrâncias* abaixo? *Colônias, Body Splashes, EDP (Eau de Parfum), EDT (Eau de Toilette). 

 
Sobre O Boticário 
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais. 
 
Fontes:  
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 
** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022. 

 
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#EgeoCogu 

Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech lançam o primeiro prêmio dedicado à beleza limpa no Brasil


Em junho deste ano será realizada a primeira edição do Award Clean Beauty, premiação inédita no Brasil dedicada a reconhecer e valorizar marcas e produtos voltados para a beleza limpa, que se destacam por práticas sustentáveis, uso de fórmulas limpas e inovação no setor de cosméticos, higiene e cuidados pessoais.   

Idealizado pela Bio Brazil Fair | Biofach América latina Naturaltech, maiores feiras da América Latina voltadas aos setores de bem-estar, produtos orgânicos e sustentáveis, a cerimônia de premiação acontece durante o evento, no dia 11 de junho às 19h, na arena principal das feiras, no Distrito Anhembi, em São Paulo. 

O prêmio contará com três categorias: Sustentabilidade e Impacto Ambiental (práticas ecológicas e responsabilidade socioambiental), Inovação (soluções e tecnologias que transformam o setor) e Mercado (marcas que impulsionam o crescimento e a popularização do clean beauty). Exclusivo para os expositores, o prêmio garantirá visibilidade ampliada às marcas finalistas, com reconhecimento especial durante as feiras. O produto com a maior pontuação geral será eleito o Melhor Produto do Ano

Uma das grandes novidades desta edição é o Espaço Beleza, Saúde e Bem-Estar — uma área dedicada à clean beauty, com experiências como degustações, palestras e a exposição dos produtos finalistas do prêmio. 

O conceito de Clean Beauty (beleza limpa) engloba produtos livres de substâncias químicas nocivas, com o uso de ingredientes naturais e um compromisso genuíno com o meio ambiente e processos éticos de produção. O segmento tem apresentado crescimento acelerado: segundo dados da Grand View Research, o mercado global de clean beauty deve ultrapassar US$ 15 bilhões até 2028, impulsionado por consumidores cada vez mais atentos à transparência e à sustentabilidade nos cosméticos. 

Esse movimento também se reflete no universo das feiras: a edição de 2025 da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e da Naturaltech reforça seu compromisso com os princípios da beleza limpa. Marcas como Alva Personal Care, Herbia, Khor Cosmetics, Pink Cheeks e Orgânico Natural já representam essa nova geração de cosméticos alinhados à sustentabilidade e à transparência. 

O primeiro Award Clean Beauty surge como um reconhecimento fundamental da relevância do assunto e do amadurecimento do mercado, reforçando o papel das feiras como plataformas de transformação e incentivo ao consumo consciente no universo de beleza – que tem conquistado um espaço expressivo no evento. 

O júri será composto por especialistas reconhecidos no universo da beleza e sustentabilidade. Entre os nomes confirmados estão Vânia Goy, jornalista e consultora de beleza, e Cris Dios, especialista em saúde dos cabelos e produtos naturais. A influenciadora Marcela Rodrigues (A Naturalíssima) também estará presente, fazendo cobertura das feiras em sua rede social.  

“Criar um prêmio exclusivo para o universo da beleza limpa é uma forma de reconhecer e valorizar marcas que estão realmente comprometidas com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar do consumidor. Cada vez mais, o mercado exige transparência, propósito e responsabilidade – e premiar essas iniciativas é também incentivar que outras sigam o mesmo caminho.”, afirma Valeska Ciré, head de portifólio das feiras.  

 

Sobre a Bio Brazil Fair | Biofach América latina 
Reconhecido como maior evento da América Latina dedicado exclusivamente a produtos orgânicos certificados, a Bio Brazil Fair | Biofach América latina apresenta anualmente as novidades dos maiores players do mercado de orgânicos brasileiro, abrangendo alimentos, bebidas, cosméticos, moda, entre outros. Sob a organização da Francal Feiras, sua intensa programação estimula conexões nacionais e internacionais, através das rodadas de negócios, e aproxima produtores, lojistas, profissionais do setor e consumidores das últimas tendências do mercado.  

Sobre a Naturaltech  
Promovida pela Francal Feiras, a Naturaltech se destaca como o maior evento da América Latina dedicado exclusivamente a produtos naturais, exibindo o que há de mais inovador no setor de naturais e fomentando negócios na área. A feira promove produtos de diversos setores de consumo com impacto positivo no meio ambiente, acreditando que o futuro do consumo está na conexão genuína com a natureza, sem excessos ou aditivos

A ciência por trás dos perfumes: entenda como as fragrâncias evoluem na pele

 

Ligado à memória e às emoções, o perfume funciona quase como uma fala: ele comunica sensações, marca presença e cria lembranças inesquecíveis. Para se ter ideia, a pesquisa “Magic Moments”, conduzida pela dsm-firmenich, revelou que, no Brasil, os consumidores têm uma forte relação emocional com os perfumes. Jovens de 18 a 34 anos, por exemplo, escolhem opções que transmitem confiança e positividade em momentos de celebração.
 

Algo que muitos não sabem é que por trás de cada fragrância, há uma composição complexa composta por diferentes camadas, chamadas de notas olfativas. Isso por que os perfumes são construídos dentro de uma pirâmide olfativa, que organiza suas notas em três camadas: saída, coração e fundo. Cada uma dessas etapas contribui para a evolução do perfume na pele, tornando a experiência ainda mais envolvente.
 

Olindo Junior, especialista em fragrâncias e diretor geral da Água de Cheiro, explica que é importante conhecer as notas de um perfume para entender sua evolução e impacto. "As pessoas costumam escolher um perfume pelo primeiro cheiro, mas a verdadeira essência está na combinação de todas as notas. O perfume não é estático, ele conversa com a pele e se transforma ao longo do dia e das estações do ano, por exemplo", diz.


Essas três camadas influenciam como sentimos as fragrâncias ao longo do tempo. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas e entenda como escolher o perfume ideal.
 

O primeiro cheiro não é o que fica – As notas de saída são as primeiras a serem sentidas, trazendo frescor com toques cítricos (limão, bergamota) ou herbais (hortelã, lavanda). No entanto, elas evaporam rápido, desaparecendo em poucos minutos para dar lugar às próximas camadas do perfume.


O coração da fragrância conta a verdadeira história – As notas de coração surgem logo após a saída e formam a identidade do perfume. São mais encorpadas e duram horas, sendo geralmente florais (jasmim, rosa) ou especiadas (canela, cravo). “Se um perfume te conquista, provavelmente é por causa dessa etapa”, explica Olindo.


As notas de fundo são as que permanecem na pele – As notas de fundo são as mais intensas e duradouras, podendo ser amadeiradas (sândalo, cedro), adocicadas (baunilha) ou terrosas (patchouli). Elas fixam a fragrância, deixando aquele cheirinho que pode durar o dia todo, ou até dias em tecidos.
 

Sobre a Água de Cheiro

Fundada em 1976, em Belo Horizonte, a Água de Cheiro é pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria. Responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca, a marca é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. Com mais de 180 pontos de venda e mais de 400 produtos em seu portfólio, Água de Cheiro trabalha com linhas próprias e produtos de marcas licenciadas conhecidas mundialmente. Ao longo de toda a trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais de sua história.

 

12 de maio de 2025

Eleita a marca mais amada pelos brasileiros, O Boticário consolida sua vanguarda na perfumaria e ultrapassa o marco de 400 mil fragrâncias por dia

 


O Boticário acaba de ser eleito a marca de perfumaria mais amada pelos brasileiros*, segundo nova pesquisa da Kantar, referência global em dados, insights e consultoria. Desde sua fundação, a marca tem sido protagonista na transformação da perfumaria nacional, unindo tradição, inovação e tecnologia de ponta para criar fragrâncias que atravessam gerações e marcam a memória afetiva dos consumidores. 

O reconhecimento também reforça a liderança do Boticário em um mercado competitivo e se traduz em um dado expressivo: só em 2024, no Brasil, mais de 280 perfumarias das marcas foram vendidas por minuto, ou seja, mais de 400 mil unidades da categoria por dia, o que evidencia sua expertise e vanguardismo em criar conexões duradouras com o consumidor. Para 2025, a marca projeta um ano de consolidação, impulsionado por seu portfólio robusto, capacidade de inovação e profundo conhecimento do público brasileiro. 

Segundo levantamento da Kantar Worldpanel, realizado em dezembro de 2024, 71% dos lares brasileiro escolheram O Boticário como sua marca mais amada em fragrâncias — considerando colônias, body splashes, Eau de Parfum (EDP) e Eau de Toilette (EDT). Esse desempenho reflete a consistência de um portfólio robusto, sustentado por cinco sub marcas milionárias: Malbec, Floratta, Lily, que são sub marcas clássicas dentro do portfólio e Her Code e Clash, recentemente lançadas — considerados pilares da categoria e responsáveis por impulsionar os resultados expressivos da marca. 

"No Boticário, vivemos a perfumaria com a mesma intensidade desde o nosso primeiro dia, combinando tradição, inovação e o amor da marca pelo segmento. Cada fragrância nasce de um propósito: o de despertar emoções, criar memórias e transformar histórias. Chegamos em um momento em que predominavam apenas as marcas importadas e seguimos revolucionando o mercado brasileiro de perfumaria, vivenciando agora um momento em que os brasileiros têm uma conexão muito mais próxima com as fragrâncias. Ser reconhecido como a marca de perfumaria mais amada pelos brasileiros é motivo de enorme orgulho para nós. É o resultado da nossa paixão em transformar sentimentos em perfumes, unindo arte, ciência e sensibilidade em cada detalhe”, reforça Renata Gomide, Vice Presidente Consumer do Grupo Boticário.  

A marca é referência no uso de técnicas avançadas, como o "nariz digital" — sistema de análise olfativa que identifica e decodifica, por meio de um software de inteligência artificial e alta precisão, a composição e a evolução dos aromas e matérias-primas, o que permite que a marca evolua constantemente a capacidade de traduzir a preferência dos consumidores.  

A marca também mantém o Quintana Lab, centro de pesquisa próprio dedicado à criação de ingredientes exclusivos. Ali, investe em métodos sofisticados como extração por CO₂ supercrítico (método de extração que utiliza o CO2 em um estado supercrítico como solvente para separar compostos de uma matriz), headspace (técnica é usada para capturar e analisar as moléculas de aroma no ar), enfleurage (forma artesanal de extrair óleos essenciais de flores, utilizando uma camada de óleo vegetal para absorver a fragrância) e Destilação (Para se obter o óleo essencial da planta se utiliza o vapor de água em um recipiente fechado, no caso um tanque de cobre, este vapor de água carregado com óleo essencial passa por uma serpentina resfriada para que a água volte ao estado líquido, como óleo e água não se misturam o óleo essencial é separado por gravidade o que permite um óleo puro sem resíduos de solventes pois utiliza somente da água e processo físicos) — práticas que se sustentam e se renovam  em uma paleta olfativa única e sustentável, exclusiva do Grupo. 

Ainda, O Boticário lançou, em 2019, a primeira fragrância feita com ajuda de inteligência artificial do mundo, o Egeo ON, criada em parceria com a casa perfumista Symrise e o sistema Watson, da IBM, e que combinava fórmulas pouco usuais para mercado”, reforça o perfumista Cesar Veiga. 

“Para nós, inovação nunca foi apenas um objetivo, mas um valor transversal, que guia todas as nossas escolhas com responsabilidade e paixão. Nosso compromisso é evoluir sempre de forma sustentável e consciente, colocando nossos consumidores no centro de tudo o que fazemos. Como resultado, construímos um portfólio diverso, de alta qualidade e profundamente conectado com quem somos e com quem nos escolhe todos os dias”, comenta Paulo Roseiro, Diretor Executivo de Perfumaria, do Grupo Boticário.  

PERFUMARIA FEMININA EM CONTÍNUA ASCENSÃO  

O segmento de fragrâncias femininas tem sido um dos principais vetores do sucesso do Boticário, que registrou um crescimento de 23% nas vendas em 2024 nessa categoria.  

Esse desempenho expressivo reflete a força de um portfólio robusto, enriquecido por lançamentos que combinam inovação e tecnologias desenvolvidas especialmente para atender os desejos e necessidades do público feminino. Um dos grandes destaques é a submarca Her Code, lançada em 2023 após quatro anos de pesquisa com consumidoras. A fragrância inova ao trazer a temática do prazer feminino para o centro da narrativa, com uma assinatura olfativa amadeirada ousada e desenvolvida em co-criada com Louise Turner, perfumista de renome internacional. A marca e todo seu propósito é iconizada pelo premiado frasco em formato de cadeado para estimular mulheres na quebra do tabu. 

O sucesso da fragrância foi tão expressivo que a linha dobrou de tamanho em apenas um ano, tornando-se uma das maiores impulsionadoras da categoria e chegando a 80% do tamanho de Lily, submarca milionária criada em 2006 e conhecida por ter o primeiro grande floral branco sofisticado criado especialmente para o mercado brasileiro. 

A linha Lily, outro pilar estratégico da perfumaria da marca, resgata o processo artesanal de Enfleurage, praticamente extinto na perfumaria mundial e internalizado pelo Boticário para obtenção de óleos essenciais da flor.  Em 2024, a linha evoluiu com o lançamento de Lily Gardênia, inovando novamente ao usar a técnica exclusiva de co-enfleurage, que combina o óleo essencial de lírio com a sofisticação olfativa da gardênia.  

MALBEC: UM HIT BRASILEIRO 


A perfumaria masculina do Boticário também é marcada por inovação e autenticidade. Em 2024 o segmento apresentou forte aceleração em suas versões de EDPs (Eau de Parfum), com destaques para sub marcas como The Blend e Zaad, que juntas cresceram mais de 30% no período.  

Do território olfativo mais intenso dos amadeirados orientais, como  The Blend,  às propostas mais frescas e contemporâneas das novas sub marcas como CLASH, o Boticário tem ampliado o seu portfólio para atender à diversidade de perfis e preferências do público masculino.  

Falar da perfumaria masculina da marca é também reconhecer o protagonismo de Malbec, verdadeiro ícone da categoria e referência no mercado brasileiro. Lançado em 2004, há mais de vinte anos, Malbec foi o primeiro perfume do mundo a ser produzido com álcool vínico macerado em barris de carvalho francês — processo que adiciona notas amadeiradas exclusivas à fragrância e gerou uma patente internacional inédita. Para capturar a essência única do vinho Malbec, a marca realizou um processo de headspace diretamente em uma vinícola em Mendoza, na Argentina, berço dos melhores vinhos da uva Malbec. Esta é, ainda hoje, uma das fragrâncias mais vendidas pela marca. 

O desenvolvimento de Malbec exigiu uma adaptação especial na fábrica de São José dos Pinhais (PR), com a criação de um espaço dedicado exclusivamente à produção da fragrância. Em sua concepção, O Boticário inovou ao reunir um enófilo, um perfumista e um aromista, configurando um trabalho colaborativo inédito tanto para a marca quanto para a casa de fragrâncias parceiras. 

O reconhecimento de Malbec, comprovado por dados da Kantar, aponta a marca como a preferida, mais amada, que dita tendências e a melhor marca de perfumaria para presentear. 

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE FUNDAMENTAM A PERFUMARIA DO BOTICÁRIO 

A sustentabilidade é um dos compromissos centrais do Boticário — inclusive na perfumaria. A marca utiliza eco-álcool, uma matéria-prima renovável, em 100% de suas fragrâncias, reforçando sua responsabilidade ambiental em toda a cadeia de produção. Além disso, a marca foi pioneira ao investir em neurociência aplicada à beleza com a criação do Neurolab, seu próprio laboratório dedicado a estudar as respostas emocionais provocadas por suas criações olfativas. O Neurolab já atua há anos mensurando emoções antes mesmo de o mercado começar a falar sobre o tema, em parceria com especialistas globais em embalagens, formulação e perfumaria — colocando a ciência no centro da experiência sensorial. 

O Boticário é também a única empresa de cosméticos brasileira a contar com um Centro de Pesquisa sobre o Olfato (CPO). Desde os anos 1990, a companhia aplica técnicas inovadoras como o headspace — que captura o cheiro de ambientes ou objetos — e desenvolve estudos sobre os efeitos emocionais das fragrâncias, antecipando tendências que só se consolidariam globalmente durante a pandemia. 

Em 2024, o Grupo Boticário alcançou um GMV (volume bruto de mercadorias) de R$ 35,7 bilhões, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior, conforme divulgado na apresentação pública de seus resultados financeiros. Esse desempenho sólido reflete estratégias consistentes entre diferentes categorias do Grupo e reforça o papel de Perfumarias que contribuem de forma relevante para essa solidez via inovação, sustentabilidade e forte conexão com os consumidores. 

Com quase cinco décadas de história, O Boticário se consolida como uma das maiores referências globais em perfumaria, traduzindo conhecimento olfativo, sensibilidade cultural e excelência em marca. 

* Fonte: Kantar, Worldpanel Division, PanelVoice, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2024. Total Brasil, 3.470 lares. P3 – Como você se sente em relação às marcas de Perfumes e Fragrâncias*  
 
Sobre o Boticário 

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.  
 
Fontes:   

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem;  
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking 

***Estudo in vitro em pele 3D do ingrediente bioéster de quinoa. 

 
 
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Sob medida com história: o trabalho manual de Augusto Paz transforma momentos especiais em peças únicas

 


Foto: Divulgação/Kaio Bastos

 

No ateliê Augusto Paz, nada é seriado – o criador paulista atende clientes que buscam peças únicas e de design contemporâneo, com tecidos de alta qualidade, acabamento apurado e uma pitada de irreverência. Há um acervo que é ponto de partida para que Augusto e a cliente criem um modelo personalizado a muitas mãos. Isso acontece depois de uma conversa, para captar preferências, estilo de vida e a relevância do momento em que a criação será usada – o que pode ir de eventos profissionais a festas.

 

Uma peça Augusto Paz é, portanto, uma cocriação, surgida da troca constante entre estilista e cliente. Essa abordagem é fundamental para o estilista, que acredita firmemente que peças produzidas assim têm mais personalidade e vida útil. Não à toa, quando ele mesmo se casou, desenvolveu o vestido de sua mãe, um dos primeiros de seu ateliê. Os encontros entre mãe-cliente e filho-estilista foram uma oportunidade de reaproximação e de ressignificação de uma relação muitas vezes conflituosa. O resultado do processo foi o modelo Toledo.

 

Recentemente, a mãe do estilista recebeu um diagnóstico terminal e faleceu. Frente à situação, o filho iniciou o desenvolvimento da peça que a eternizaria. Para tanto, Augusto partiu de seu marco inicial e criou o vestido Toledo II, que, além de homenagear a figura materna, dá corpo ao conceito de que o trabalho sob medida vai além da função de abraçar perfeitamente o corpo. Ele também deve acalentar a alma.

 

O vestido Toledo II surgiu como uma peça para noivas e conserva algumas características típicas desse tipo de modelo, como o comprimento longo, a modelagem acompanhando o contorno do corpo e o formato chemise: com abertura frontal, ombros no lugar e gola colarinho. A assinatura criativa de Augusto se evidencia nas mangas volumosas e no punho arrematado com malha de ribana, acabamento mais comum às jaquetas esportivas Um exercício de mistura de referências que é muito apreciado pelo estilista.

 

As matérias-primas e técnicas manuais demonstram a evolução do ateliê nos processos e acabamentos. O vestido Toledo II demandou 6,5 metros de crepe do tipo patou para o corpo e 40 metros de organza para o ponto alto da peça: 570 crisântemos feitos e aplicados manualmente ao longo da peça. Um total de 1.710 folhas produzidas uma a uma.



A intenção de Augusto é mostrar que além de ser uma ferramenta para promover protagonismo, o método de elaboração sob medida pode ser uma maneira sensível e cuidadosa de construir algo significativo e duradouro.

 

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Augusto Paz Ateliê

Conjunto Nacional - Av. Paulista, n. 2073 - Consolação, CEP 01311-300, São Paulo - SP 

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9 de maio de 2025

Dia Mundial da Moscato, a uva dos espumantes refrescantes e frutados


Créditos: Rhafaela Lima e Izabelly Custódio]


Na próxima sexta, 9 de maio, celebra-se o Dia Mundial da Moscato. Mais do que uma fruta, o nome refere-se a cerca de 200 variedades de uvas que produzem vinhos leves, como espumantes doces e refrescantes. Nos rótulos dos vinhos,  as seguintes denominações se referem a cada uma delas: Moscato, Muscat, Moscatel, Moscatel de Alexandria, Moscato Bianco, entre outras. Todas elas trazem nuances regionais, mas sem perder as características frutadas e florais. 


“A uva produz estilos de vinhos varietais (uma só uva) maravilhosos, mas é no espumante que ela tem seu maior sucesso”, comenta Thamirys Schneider, Sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Suas características principais são um perfil leve, aromático, geralmente conhecido pelas suas notas frutadas e florais, e paladar fresco, harmonioso e muitas vezes adocicado.”


Esta é uma das variedades de uva mais antiga do mundo, além de uma das mais difundidas. A história da Moscato está profundamente entrelaçada com a rica tradição da viticultura. Sua origem é incerta, há estudos que apontam para as regiões próximas ao Mar Negro, situado entre a Europa e a Ásia, outros que indicam a Grécia, ou mesmo no Egito entre 3000 e 1000 a.C. 


Confira duas indicações de espumantes que expressam as principais características da uva Moscatel. 


  1. Espumante U By Undurraga D.O. Valle del Itata Sweet


Elaborado pela Viña Undurraga, este espumante chileno é um Moscatel leve, aromático, muito refrescante e com final adocicado, que se destaca pelas suas notas florais e de pêssego. Um excelente vinho como aperitivo, welcome drink, ou acompanhando pratos mais leves, apimentados ou adocicados, como frango picante, comida indiana, cheesecake de frutas vermelhas, salada de frutas. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-u-by-undurraga-do-valle-del-itata-sweet/prod29347.html


  1. Espumante Maraví Moscatel


Para quem não sabe, o Moscatel no Brasil é de elevada qualidade, tendo muitos exemplares e marcas alcançando renome internacional. Um destes exemplos é o Espumante Maraví Moscatel, uma produção “Entre Dois Mundos”, uma parceria orgulhosamente brasileira entre Grupo Wine e Miolo, que agrada paladares que apreciam harmonia entre acidez e doçura. 


É produzido no Vale do São Francisco/BA e elaborado pelo Método Asti, uma variação do Método Charmat onde a fermentação ocorre em tanques de aço inox, todavia, passa apenas por uma etapa de fermentação. Quando a bebida atinge um teor alcoólico geralmente entre 6% e 10%, ocorre um choque térmico que para o processo de fermentação, preservando, assim, o açúcar residual e resultando em um espumante mais adocicado. Consiste em um vinho aromático, leve e com uma harmonia incrível entre doçura e acidez,  ideal para acompanhar as sobremesas cítricas e frutadas, mas também pode ser uma opção refrescante com petiscos. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-moscatel/prod30798.html)