Ligado à memória e às emoções, o perfume funciona quase como uma fala: ele comunica sensações, marca presença e cria lembranças inesquecíveis. Para se ter ideia, a pesquisa “Magic Moments”, conduzida pela dsm-firmenich, revelou que, no Brasil, os consumidores têm uma forte relação emocional com os perfumes. Jovens de 18 a 34 anos, por exemplo, escolhem opções que transmitem confiança e positividade em momentos de celebração.
Algo que muitos não sabem é que por trás de cada fragrância, há uma composição complexa composta por diferentes camadas, chamadas de notas olfativas. Isso por que os perfumes são construídos dentro de uma pirâmide olfativa, que organiza suas notas em três camadas: saída, coração e fundo. Cada uma dessas etapas contribui para a evolução do perfume na pele, tornando a experiência ainda mais envolvente.
Olindo Junior, especialista em fragrâncias e diretor geral da Água de Cheiro, explica que é importante conhecer as notas de um perfume para entender sua evolução e impacto. "As pessoas costumam escolher um perfume pelo primeiro cheiro, mas a verdadeira essência está na combinação de todas as notas. O perfume não é estático, ele conversa com a pele e se transforma ao longo do dia e das estações do ano, por exemplo", diz.
Essas três camadas influenciam como sentimos as fragrâncias ao longo do tempo. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas e entenda como escolher o perfume ideal.
O primeiro cheiro não é o que fica – As notas de saída são as primeiras a serem sentidas, trazendo frescor com toques cítricos (limão, bergamota) ou herbais (hortelã, lavanda). No entanto, elas evaporam rápido, desaparecendo em poucos minutos para dar lugar às próximas camadas do perfume.
O coração da fragrância conta a verdadeira história – As notas de coração surgem logo após a saída e formam a identidade do perfume. São mais encorpadas e duram horas, sendo geralmente florais (jasmim, rosa) ou especiadas (canela, cravo). “Se um perfume te conquista, provavelmente é por causa dessa etapa”, explica Olindo.
As notas de fundo são as que permanecem na pele – As notas de fundo são as mais intensas e duradouras, podendo ser amadeiradas (sândalo, cedro), adocicadas (baunilha) ou terrosas (patchouli). Elas fixam a fragrância, deixando aquele cheirinho que pode durar o dia todo, ou até dias em tecidos.
Sobre a Água de Cheiro
Fundada em 1976, em Belo Horizonte, a Água de Cheiro é pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria. Responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca, a marca é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. Com mais de 180 pontos de venda e mais de 400 produtos em seu portfólio, Água de Cheiro trabalha com linhas próprias e produtos de marcas licenciadas conhecidas mundialmente. Ao longo de toda a trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais de sua história.
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