12 de maio de 2025

Sob medida com história: o trabalho manual de Augusto Paz transforma momentos especiais em peças únicas

 


Foto: Divulgação/Kaio Bastos

 

No ateliê Augusto Paz, nada é seriado – o criador paulista atende clientes que buscam peças únicas e de design contemporâneo, com tecidos de alta qualidade, acabamento apurado e uma pitada de irreverência. Há um acervo que é ponto de partida para que Augusto e a cliente criem um modelo personalizado a muitas mãos. Isso acontece depois de uma conversa, para captar preferências, estilo de vida e a relevância do momento em que a criação será usada – o que pode ir de eventos profissionais a festas.

 

Uma peça Augusto Paz é, portanto, uma cocriação, surgida da troca constante entre estilista e cliente. Essa abordagem é fundamental para o estilista, que acredita firmemente que peças produzidas assim têm mais personalidade e vida útil. Não à toa, quando ele mesmo se casou, desenvolveu o vestido de sua mãe, um dos primeiros de seu ateliê. Os encontros entre mãe-cliente e filho-estilista foram uma oportunidade de reaproximação e de ressignificação de uma relação muitas vezes conflituosa. O resultado do processo foi o modelo Toledo.

 

Recentemente, a mãe do estilista recebeu um diagnóstico terminal e faleceu. Frente à situação, o filho iniciou o desenvolvimento da peça que a eternizaria. Para tanto, Augusto partiu de seu marco inicial e criou o vestido Toledo II, que, além de homenagear a figura materna, dá corpo ao conceito de que o trabalho sob medida vai além da função de abraçar perfeitamente o corpo. Ele também deve acalentar a alma.

 

O vestido Toledo II surgiu como uma peça para noivas e conserva algumas características típicas desse tipo de modelo, como o comprimento longo, a modelagem acompanhando o contorno do corpo e o formato chemise: com abertura frontal, ombros no lugar e gola colarinho. A assinatura criativa de Augusto se evidencia nas mangas volumosas e no punho arrematado com malha de ribana, acabamento mais comum às jaquetas esportivas Um exercício de mistura de referências que é muito apreciado pelo estilista.

 

As matérias-primas e técnicas manuais demonstram a evolução do ateliê nos processos e acabamentos. O vestido Toledo II demandou 6,5 metros de crepe do tipo patou para o corpo e 40 metros de organza para o ponto alto da peça: 570 crisântemos feitos e aplicados manualmente ao longo da peça. Um total de 1.710 folhas produzidas uma a uma.



A intenção de Augusto é mostrar que além de ser uma ferramenta para promover protagonismo, o método de elaboração sob medida pode ser uma maneira sensível e cuidadosa de construir algo significativo e duradouro.

 

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Augusto Paz Ateliê

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