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No ateliê Augusto Paz, nada é seriado – o criador paulista atende clientes que buscam peças únicas e de design contemporâneo, com tecidos de alta qualidade, acabamento apurado e uma pitada de irreverência. Há um acervo que é ponto de partida para que Augusto e a cliente criem um modelo personalizado a muitas mãos. Isso acontece depois de uma conversa, para captar preferências, estilo de vida e a relevância do momento em que a criação será usada – o que pode ir de eventos profissionais a festas.
Uma peça Augusto Paz é, portanto, uma cocriação, surgida da troca constante entre estilista e cliente. Essa abordagem é fundamental para o estilista, que acredita firmemente que peças produzidas assim têm mais personalidade e vida útil. Não à toa, quando ele mesmo se casou, desenvolveu o vestido de sua mãe, um dos primeiros de seu ateliê. Os encontros entre mãe-cliente e filho-estilista foram uma oportunidade de reaproximação e de ressignificação de uma relação muitas vezes conflituosa. O resultado do processo foi o modelo Toledo.
Recentemente, a mãe do estilista recebeu um diagnóstico terminal e faleceu. Frente à situação, o filho iniciou o desenvolvimento da peça que a eternizaria. Para tanto, Augusto partiu de seu marco inicial e criou o vestido Toledo II, que, além de homenagear a figura materna, dá corpo ao conceito de que o trabalho sob medida vai além da função de abraçar perfeitamente o corpo. Ele também deve acalentar a alma.
O vestido Toledo II surgiu como uma peça para noivas e conserva algumas características típicas desse tipo de modelo, como o comprimento longo, a modelagem acompanhando o contorno do corpo e o formato chemise: com abertura frontal, ombros no lugar e gola colarinho. A assinatura criativa de Augusto se evidencia nas mangas volumosas e no punho arrematado com malha de ribana, acabamento mais comum às jaquetas esportivas Um exercício de mistura de referências que é muito apreciado pelo estilista.
As matérias-primas e técnicas manuais demonstram a evolução do ateliê nos processos e acabamentos. O vestido Toledo II demandou 6,5 metros de crepe do tipo patou para o corpo e 40 metros de organza para o ponto alto da peça: 570 crisântemos feitos e aplicados manualmente ao longo da peça. Um total de 1.710 folhas produzidas uma a uma.
A intenção de Augusto é mostrar que além de ser uma ferramenta para promover protagonismo, o método de elaboração sob medida pode ser uma maneira sensível e cuidadosa de construir algo significativo e duradouro.
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Site oficial
Augusto Paz Ateliê
Conjunto Nacional - Av. Paulista, n. 2073 - Consolação, CEP 01311-300, São Paulo - SP
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