21 de maio de 2025

Francesca apresenta Alba: a nova maxi bag da coleção de inverno 25

 

Bolsa Alba

 

A marca Francesca lança sua nova aposta no universo dos acessórios: Alba, a segunda bolsa criada pela label brasileira, chega como parte da coleção de Inverno 25. Em uma temporada marcada por contrastes, onde volumes rígidos no vestuário encontram equilíbrio em acessórios mais suaves, a Alba representa o ponto de encontro entre funcionalidade, sofisticação e design atemporal.

 

Pensada como a maxi bag ideal, a Alba se destaca pela leveza e pelo formato desestruturado, traduzindo uma elegância discreta e silenciosamente funcional. Sem logos aparentes, a bolsa carrega a assinatura da marca apenas na base, reafirmando a estética minimalista e refinada da Francesca. Versátil, pode ser usada como cross-body, no ombro ou como uma clutch oversized, adaptando-se ao ritmo e às escolhas de quem a usa.

 

Produzida integralmente no Brasil, a bolsa é confeccionada artesanalmente em duas variações: couro legítimo preto com textura granulada e camurça chocolate de toque aveludado. Cada peça carrega o cuidado e a precisão característicos da marca, e sua produção limitada reforça o compromisso da Francesca com processos conscientes e com a exclusividade de cada item.

 

Lançada sem campanha formal, a Alba conquistou seu espaço por mérito próprio. Seu sucesso espontâneo reafirma a força do design e a conexão da peça com a identidade da Francesca, uma marca que nasceu dos acessórios e retorna às suas origens com propriedade e intenção.

 

Com preço sugerido de R$ 2.598,00, a Alba está disponível em quantidade limitada nas versões couro preto e camurça chocolate. Novas cores já estão previstas para a próxima coleção, mantendo-se fiel à filosofia da marca: menos pressa, mais precisão. 

Doris e Reebok lançam primeira campanha de moda com modelos totalmente criadas por IA no Brasil


 

Em um movimento inédito no Brasil, a startup brasileira Doris realizou uma parceria com a Reebok para lançar a primeira campanha de moda com modelos criados por inteligência artificial. O feito se tornou possível por conta do Doris Studio, nova ferramenta da empresa capaz de produzir campanhas e peças visuais para e-commerce sem a necessidade da realização de sessões de fotos, que tem custos altos para as marcas e prazos longos.


A ferramenta Doris Studio utiliza imagens roupas da coleção a ser divulgada e um prompt com o direcionamento desejado. Em pouco tempo, as artes são criadas e estão prontas para o uso replicando com perfeição cada detalhe das peças da coleção além do caimento real. Com a solução, o varejista tem o controle total das peças e consegue escolher o perfil da modelo, suas poses e até a ambientação das imagens para respeitar direcionamentos de cada marca.
 

Todo o processo acontece com a supervisão das equipes criativas da Doris e da marca parceira. “Nossa proposta é desafiar o mercado e mostrar que é possível desenvolver campanhas de moda que aliam inovação, autenticidade e eficiência financeira. A intenção não é substituir o fator humano, mas oferecer uma opção mais ágil e também mais econômica para campanhas com orçamentos reduzidos, por exemplo”, afirma Marcos de Moraes, CEO e fundador da Doris.


Ao utilizar a solução, os marketplaces podem reduzir os custos de produção em até 100%, já que o processo é realizado em um ambiente totalmente digital. A All Bags, que também faz parte do grupo Aste, lançou sua campanha de Dia das Mães utilizando a tecnologia em todas as lojas do Brasil.


A funcionalidade ainda está em processo de testes, mas a startup declarou que está aberta para futuras parcerias e criações coletivas. A partir destes resultados positivos, o Doris Studio deve ser lançado oficialmente em breve no mercado brasileiro e mundial.

 

Sobre a Doris

Doris é uma fashiontech criada para simplificar a vida dos consumidores, introduzindo um ecossistema que permite experimentar virtualmente roupas em seus próprios corpos, sempre e onde quiserem – tudo em um ambiente otimizado via IA generativa. Doris proporciona experiências imersivas de experimentação virtual que agregam valor ao varejo, aproximando os mundos físico e digital. Para mais informações, visite o site
 

Cabelos curtos no inverno: tendências e cuidados para manter a saúde dos fios

 


O outono/inverno 2025 traz um ar de renovação, e os cabelos curtos seguem como protagonistas das mudanças visuais nesta estação. Estilos práticos, versáteis e elegantes dominam os salões, atendendo tanto quem deseja praticidade quanto quem busca uma transformação marcante. Eles se adaptam a diferentes texturas de cabelo e formatos de rosto, realçando traços e transmitindo personalidade. 

Tendências de cortes curtos para 2025: 

  • Bob desigual: assimétrico e moderno, esse corte brinca com diferentes comprimentos e cria movimento natural. É ideal para quem deseja fugir do tradicional e apostar em um visual mais despojado, sem perder a sofisticação. 
  • Pixie estruturado: curto, com camadas que criam volume e definição. Perfeito para fios mais finos, ele proporciona leveza e um ar contemporâneo, além de ser extremamente prático no dia a dia. 
  • Pixie com franja alongada: mistura o clássico pixie com uma franja mais comprida na frente, criando um contraste moderno. É indicado para quem quer um corte ousado, mas com uma dose de suavidade. 
  • Bob com textura: tem base reta ou levemente arredondada e camadas discretas para dar movimento. Combina com todos os tipos de cabelo e pode ser estilizado liso ou ondulado. 
     
  • Corte curto com volume superior: ideal para quem gosta de altura na parte superior da cabeça. Esse estilo valoriza rostos mais arredondados e dá um ar mais elegante ao visual. 
     

Além dos cortes, as cores também ajudam a marcar a estação. Neste inverno, tons como Mocha Mousse, um marrom quente e aveludado, e o Vermelho Cereja, mais vibrante e marcante, estão entre os favoritos para iluminar os fios e dar destaque. 

Cuidados essenciais no frio 

Mesmo com menos comprimento, os cabelos curtos precisam de atenção redobrada no inverno. As baixas temperaturas, o uso de água quente e o aumento de ferramentas térmicas podem comprometer a saúde dos fios. Por isso, alguns cuidados são fundamentais. Manter o couro cabeludo limpo é o primeiro passo. A oleosidade acumulada pode causar caspa e enfraquecimento dos fios. A higienização deve ser feita com produtos adequados a cada tipo de cabelo, de preferência com pH equilibrado. Também é importante evitar lavar a cabeça à noite para não dormir com a raiz úmida, o que pode gerar mau cheiro e até proliferação de fungos. 

Outra dica valiosa é ter uma rotina de hidratação consistente. Os cabelos tendem a ressecar mais nessa época do ano, especialmente os cacheados e crespos. O ideal é usar máscaras nutritivas a cada cinco lavagens (ou com mais frequência, caso os fios estejam muito secos), aplicando nas pontas e deixando agir por pelo menos 15 minutos. Evitar o uso excessivo de secador, chapinha e modelador de cachos também é essencial. Ao usar essas ferramentas é preciso utilizar sempre antes um bom protetor térmico para proteger a estrutura dos fios.  

Apostar em um corte curto é mais do que seguir uma tendência: é investir em praticidade, estilo e autoconfiança. O curtinho se reinventa a cada temporada, mas nunca sai de moda. Com atenção aos detalhes, é possível manter o visual em dia durante toda a estação, garantindo fios saudáveis, brilhantes e com aspecto bem cuidado.  

*Matheus Laz é educador técnico da Prohall Professional, marca de produtos capilares voltados para cuidado pessoal e estética. – E-mail: prohall@nbpress.com.br.  

 

Sobre a Prohall Professional  

Fundada em 2017, a Prohall Professional é uma marca de produtos capilares voltados ao cuidado pessoal e à estética, referência no segmento de cosméticos. Com seriedade, comprometimento e transparência, oferece diversas linhas de produtos em meio a um portfólio de qualidade e alto desempenho, garantindo excelentes resultados tanto em relação aos itens profissionais quanto de cuidados pessoais. Para saber mais, acesse: www.prohall.com.br.  

De Minas para o Mundo: PatBO e Thássia Naves no Tapete Vermelho de Cannes

 


 

Thássia Naves

 

O trabalho artesanal minucioso realizado no ateliê da PatBO, em Uberlândia, ganha os holofotes internacionais ao chegar ao prestigiado Festival de Cannes.

 

Após anos vestindo Thássia Naves em ocasiões especiais, a estilista Patricia Bonaldi celebra essa parceria com um look exclusivo para o red carpet: um vestido sob medida, totalmente off-white, criado como uma verdadeira tela em branco para destacar o protagonismo do bordado e das texturas — marcas registradas da marca.

 

A peça, desenvolvida especialmente para Thássia, é uma homenagem à força criativa das mulheres mineiras e à sofisticação do feito à mão brasileiro. Mais do que um vestido, ele carrega a história de duas mineiras que levam a moda autoral do Brasil para o mundo.

 

20 de maio de 2025

Renner une design urbano e sustentabilidade em nova coleção com algodão agroecológico

 


 


A Renner sabe que moda e sustentabilidade devem andar lado a lado e vem ampliando o seu portfólio de produtos mais responsáveis. Como parte deste compromisso, apresenta a sua nova coleção feita com algodão agroecológico brasileiro, focada em entregar estilo, tendência e conscientização socioambiental.
 

A marca é pioneira no uso desta matéria-prima. Esta é a quinta coleção da Renner que utiliza o algodão agroecológico e a primeira delas a incorporar um design urbano marcante. As novidades traduzem o que pode ser considerado um novo básico fashion: são versáteis e funcionais, favorecendo uma construção de estilo mais fluida.
 

“Percebemos que, cada vez mais, as pessoas têm um estilo multifacetado, alinhado com as tendências estéticas e de comportamento de hoje. Oferecer básicos renovados, com recortes modernos e muita informação de moda, conecta com essa construção de guarda-roupa mais atual”, diz a gerente sênior de Pesquisa e Inovação em Produto, Julia Lóra.
 

Entre as apostas, estão o utilitário, os cut-outs e os balonês, com protagonismo para o denim revisitado e tops de malha com recortes estratégicos. As peças convidam à criação de looks que equilibram bottoms mais estruturados com blusas modernas e leves.
 

A cartela de cores inclui tons da estação, como burgundy, amarelo manteiga e verde, junto com neutros como beges e off-white. Os tecidos, como ribana 2x1 e meia malha, ganham uma modelagem repaginada, mostrando que o diferencial pode estar justamente na simplicidade — em recortes inteligentes, franzidos bem-posicionados e na escolha consciente dos materiais.
 

Matéria-prima mais sustentável - Plantado em Minas Gerais e no Ceará, o algodão usado na nova coleção é livre de agrotóxicos e cultivado com técnicas que preservam o solo e a água, como os consórcios agroecológicos. A matéria-prima é produzida por mulheres agricultoras apoiadas pelo Instituto Lojas Renner, pilar social da varejista, que desde 2017 desenvolve um projeto voltado à geração de renda, protagonismo feminino e fortalecimento da agricultura familiar no semiárido brasileiro.
 

Em parceria com organizações locais, a iniciativa já beneficiou mais de 330 famílias, que colheram até agora cerca de 65 toneladas de algodão em duas safras. Ao conectar essas produtoras rurais à cadeia têxtil e transformar essa fibra mais sustentável em peças de vestuário, a Renner reforça seu compromisso com práticas circulares e um futuro de baixo carbono, alinhado às metas de sustentabilidade da marca para 2030.

 

"Hoje, 8 em cada 10 peças de roupa da Renner são feitas com materiais ou processos de menor impacto ambiental. Isso mostra que é possível fazer moda de forma responsável, sem abrir mão da estética. Cada peça da coleção que estamos lançando é pensada para criar looks incríveis, que trazem atitude, autenticidade e propósito, porque a moda pode ser linda, desejável e consciente ao mesmo tempo”, acrescenta Julia Lóra.
 

Na prática, isso significa que uma blusa ou calça da nova coleção não representa apenas uma escolha de estilo, mas também um gesto de responsabilidade. Os produtos carregam uma história de valorização da agricultura familiar e do protagonismo feminino, de respeito aos recursos naturais e de cuidado com o futuro.

A nova coleção estará disponível a partir do dia 20 de maio, em lojas selecionadas e no e-commerce da Renner (site e app).

 

Sobre a Renner

Constituída em 1965, a Lojas Renner S.A. abriu capital em 1967 e se tornou, em 2005, a 1ª corporação brasileira, com 100% das ações negociadas em Bolsa. Também está listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis de governança corporativa da B3. Além de estar presente no Brasil com todas as suas marcas, a companhia iniciou seu processo de internacionalização ao inaugurar unidades da Renner no Uruguai a partir de 2017 e na Argentina em 2019.

Riachuelo celebra sua origem nordestina com coleção de São João que mistura tradição, cultura e tendências


 

Imagem: divulgação

 

Mais do que uma celebração tradicional, o São João tem se transformado nos últimos anos em uma plataforma vibrante de expressão cultural e identidade nacional. Para celebrar em grande estilo, incorporando elementos sofisticados em looks icônicos, a Riachuelo, uma das principais marcas de moda do país, lança uma coleção pensada especialmente para os arraiais de todo o Brasil.
 

A nova linha traz uma proposta moderna, que mistura tradição e tendência para quem quer aproveitar as festas com muito brilho. Para a marca, a data representa não apenas um momento de conexão com suas raízes brasileiras, mas também uma engrenagem importante no calendário da moda nacional, funcionando como vitrine para novas apostas de estilo.
 

“O São João se reinventou e ganhou força como movimento cultural e fashion. Nossa coleção traduz essa transformação, trazendo peças que misturam o charme da tradição com o frescor da moda atual. Criamos uma curadoria que valoriza o estilo de forma contemporânea, com muito brilho, xadrez, personalidade e brasilidade”, comenta Constanza Pedrassini, Diretora de Estilo da Riachuelo.
 

 

O jeans, peça-chave da estação, aparece repaginado em diferentes lavagens e shapes Dos tons claros e vintage aos azuis, black e acinzentados urbanos, a Pool Jeans, marca de denim da Riachuelo, traz uma seleção especial de peças versáteis e modernas, que combinam com qualquer Arraiá. Brilhos e tachas complementam os looks, trazendo uma releitura estilosa e contemporânea do visual tradicional.
 


O xadrez, clássico da temporada, ganha novas interpretações, com modelos em corsets, saias plissadas, itens de tule, e camisaria. Com uma curadoria que une tradição, modernidade e tendências, a coleção de São João da Riachuelo convida todos a celebrarem com alegria, brilho e muito estilo.

 

Sobre a Riachuelo

Do fio à vitrine, há 77 anos a Riachuelo promove ativamente a democratização da moda e a geração de impacto positivo, destacando-se pela sua capacidade de inovação, dinamismo e agilidade, entregando coleções e produtos para todos os estilos. São mais de 400 lojas próprias e 30 mil funcionários – cerca de metade deles na região Nordeste do Brasil, berço da marca. Como parte do Grupo Guararapes, que contempla, ainda, o maior parque fabril da América Latina, além das marcas Fanlab, Casa Riachuelo e Carters, a financeira Midway, o shopping Midway Mall, em Natal, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.

Brilho no altar! Confira as tendências de makes que estão conquistando noivas na hora do sim

 

Maio é tradicionalmente o mês das noivas, época também que surgem novas inspirações para quem sonha com um visual impecável no altar. Em 2025, as tendências de maquiagem para o tão sonhado dia apostam em um equilíbrio entre o natural e o glamouroso, refletindo a busca por autenticidade e frescor do jeitinho que toda noiva merece. O maquiador do Pelle Capelli, salão conceituado de Santo André, Léo Strong, traz 5 destaques dessa temporada e apostas incríveis para as noivinhas de plantão. Confira!

  1. Glass skin - um dos destaque da temporada são as peles luminosas, com o efeito “glass skin”. “Aquela aparência de pele viçosa e radiante, como se estivesse naturalmente hidratada. Bases leves, corretores estratégicos e iluminadores em pontos-chave garantem o acabamento perfeito”. Segundo o especialista, o blush volta com força, principalmente em tons rosados e pêssego, trazendo um ar de saúde e romantismo.


    Divulgação/ Pelle Capelli

  2. Sombras e delineados em cores suaves - a tendência é brincar com a delicadeza, com sombras em tons pastel, cintilantes suaves ou até delineados finíssimos que criam um olhar marcante sem pesar. Para as noivas que gostam dos olhos mais marcantes, o delineado gráfico branco ou perolado é uma escolha moderna e surpreendente até na hora das fotos. “A influenciadora e Miss Brasil Jakelyne, que casou recentemente com o cantor Mariano, trouxe muito essa delicadeza no olhar, nos lábios, um minimalismo que a deixou perfeita”, destaca o especialista.


    Divulgação/ @jaakelyne

  3. Tons rosados - a maquiagem em tons mais rosados permanece em alta, de acordo com o especialista, e ‘vale apostar sem medo’ para quem gosta. Podendo optar por uma maquiagem monocromática com blush, batom e sombra nesses tons ou ter o rosa em apenas um detalhe.

  4. Lábios - Segundo o maquiador, os lábios seguem duas linhas principais: o clássico nude, ideal para quem quer manter a suavidade do visual, e o batom vermelho aveludado, para noivas que desejam um toque de personalidade forte e atemporal.


    Reprodução/ Pelle Capelli

  5. Foco nas sobrancelhas - o destaque para as sobrancelhas segue em manter o formato natural, sem afiná-las muito, mantendo aquele padrão ‘cheio’, ideal que elas harmonizem bem com a make dos olhos.
Sobre o Pelle Capelli
Há 22 anos no mercado, o Pelle Capelli está presente em momentos especiais, sempre se aprimorando na arte de transformar sonhos em realidade. Com um ambiente luxuoso e aconchegante, busca entregar excelência em todos os serviços e conta com uma equipe altamente qualificada. O local traz o conceito de conforto e bom gosto em cada espaço, buscando inspiração nos melhores espaços de beleza do Brasil e do mundo, portanto, o que melhor define o Pelle Capelli é toda a atenção aos detalhes. Tudo é pensado e feito cuidadosamente para o seu bem-estar e máximo conforto.
Endereço: Rua Siqueira Campos, 1000, Santo André, Brasil - 09020-240.
Site: https://pellecapelli.com.br/.
Instagram: @pellecapellioficial/.

Maior feira calçadista da América Latina, BFSHOW abre com 353 marcas brasileiras

 


 

 

 

Com crescimento de 30% em relação à sua mais recente edição, a BFSHOW abriu oficialmente com 353 marcas de calçados de todos os polos produtivos brasileiros. Na cerimônia de abertura, foi destacada a força do setor, que mesmo diante da instabilidade econômica em nível internacional, prevê crescimento de mais de 2% ao longo de 2025. A quarta edição da mostra, que acontece entre os dias 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP, deve receber mais de 10 mil lojistas de todos os estados brasileiros, além de cerca de 1,2 mil importadores de 62 países. A feira é realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e conta com a organização da NürnbergMesse Brasil.

 

Na oportunidade, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destacou o crescimento da feira realizada pela indústria calçadista nacional por meio da sua entidade representativa: “Importante ressaltar que a força do setor calçadista brasileiro é reflexo das empresas, que mesmo diante de todas as dificuldades, estampadas na mídia diariamente, constroem produtos com diferenciais de sustentabilidade, qualidade e design para abastecer todo o Brasil e mais de 160 países em todo o mundo”. Segundo ele, a BFSHOW, mais do que uma feira, é um “tributo ao setor calçadista brasileiro e à expertise nacional na produção de calçados”.


O CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, ressaltou o rápido crescimento da BFSHOW, que na sua quarta edição já é a maior feira do setor na América Latina. “Nós estamos entre as três maiores promotoras de eventos do País, com um portfólio que ultrapassa 15 feiras de negócios, atuando em 28 setores. E a BFSHOW, que chega à sua 4ª edição, representa com orgulho um dos maiores símbolos desse crescimento. Nesta edição, alcançamos resultados expressivos, entre eles um projeto comprador com recorde 681 compradores nacionais e internacionais vindos à convite da feira e da Abicalçados, por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)”, disse.

 

Resiliência

Representando o Governo de São Paulo, o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado, Gilberto Kassab, frisou a resiliência da atividade que “orgulha o Brasil”. “O setor calçadista passou por inúmeras dificuldades nas últimas décadas e seguiu crescendo pela força de suas empresas. Claro, que precisa de ajuda, mas é um segmento muito forte da nossa economia e que gera desenvolvimento para todo o País”, comentou.


O polo calçadista gaúcho estava representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo. “A atividade é estratégica para o estado do Rio Grande do Sul, sendo fundamental trabalharmos juntos, governo e setor, pelo seu desenvolvimento”, pontuou o secretário, acrescentando que um terço das marcas presentes na BFSHOW são gaúchas.


Desoneração da folha

Representando a presidência da Câmara Federal, a deputada Any Ortiz destacou a parceria entre parlamentares e o setor calçadista nacional, relembrando a recente renovação da desoneração na folha de pagamentos, que embora não tenha sido integral, acabou garantida após muita negociação entre o parlamento e o Governo Federal até o final de 2027. “Aqui - na feira - está a nossa fundamentação na defesa da renovação da desoneração da folha de pagamentos. O desenvolvimento do setor depende de uma menor carga tributária, como forma de geração de emprego formal por meio da melhoria nas condições de competitividade da nossa indústria”.

 

A abertura teve ainda a exibição de um vídeo do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que está em Roma. No vídeo, ele destacou o trabalho do Governo Federal nas melhorias de condições de competitividade para a indústria nacional, como o decreto que regulamenta a lei da depreciação acelerada.


 

SERVIÇO

4ª BFSHOW
Data: 19 a 21 de maio - das 9h às 19h nos dias 19 e 20 e das 9h às 17h no dia 21
Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, bairro Santana, São Paulo/SP)
Mais informações e credenciamento: www.bfshow.com.br.