
2 de agosto de 2025
BEDA - Dia 2 - Pure Style
1 de agosto de 2025
BEDA (Blog Every Day August)
29 de julho de 2025
Instituto C&A reúne mais de 3 mil pessoas e marca nova era para a moda sustentável no Brasil com o Festival Colabora
Nos dias 17 e 18 de julho, o Instituto C&A realizou a primeira edição do Festival Colabora Moda Sustentável, no Espaço Unimed, em São Paulo. A iniciativa inédita reuniu marcas, coletivos, criadores e o público para celebrar uma nova visão de futuro para a moda no Brasil: mais justa, sustentável e diversa. Com mais de 24 horas de programação gratuita e interativa, o evento alcançou mais de 15 mil pessoas no decorrer das fases do projeto.
O festival marcou um novo momento para o setor, conectando grandes empresas da moda com criadores periféricos, novos talentos e vozes fundamentais da sustentabilidade. Shows de Karol Conká e Clarissa Müller, desfiles autorais, rodas de conversa, painéis temáticos e experiências sensoriais ocuparam o espaço. Para participar, o público doou uma peça de roupa em bom estado, reforçando o compromisso com a circularidade no Movimento ReCiclo, o programa de logística reversa da C&A, que visa o descarte responsável de roupas usadas.
“A moda tem um poder enorme de transformação social e ambiental, mas esse potencial só se realiza quando a gente aposta em quem está nas pontas, criando com propósito e enfrentando desafios reais. O Colabora nasce dessa urgência e do nosso compromisso de tensionar o sistema a partir de dentro”, comentou Cyntia Kasai, Gerente Sênior de Comunicação e ASG da C&A Brasil, durante sua participação no painel de abertura do evento.
Com apoio das marcas C&A, Farm[2] Rio, Riachuelo e Pernambucanas, e viabilizado pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo via ProAC, o festival trouxe discussões sobre gênero, clima, futuro da moda e imprensa, com a presença de nomes como Carol Ribeiro, Thais Farage, Isa Silva, Cíntia Félix, Luiz Claudio, Rener Oliveira, Fernanda Simon e Rafael Silvério.
Desfiles, revista e talentos periféricos no centro das atenções
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o desfile da estilista Jaqueline Leal, participante da chamada pública do Instituto C&A, com mentoria do designer Luiz Claudio (Apartamento 03). A ação integra o programa de fomento à moda autoral periférica, que destinou recursos e mentoria para quatro jovens talentos desenvolverem coleções sustentáveis.
Além disso, foi lançada a Revista Colabora Moda Sustentável, publicação digital exclusiva com histórias reais, conteúdos editoriais interativos e relatos de impacto direto das iniciativas do festival.[3]
Esquenta Colabora e ações preparatórias
No dia 12 de julho, o CEU Paraisópolis recebeu o Esquenta Colabora, evento de pré-lançamento com feira de trocas, rodas de conversa e desfiles. A ação preparatória antecipou o clima do festival e mobilizou comunidades periféricas com foco em acesso, formação e protagonismo.
O festival também promoveu o programa especial “Quero ser modelo. E agora?”, voltado para jovens de grupos minorizados. Com oficinas, ajuda de custo e participação em passarelas reais, o projeto fortaleceu a presença de corpos diversos no setor.
Outro destaque foi o edital Colabora Investe, que selecionou e apoiou financeiramente soluções inovadoras em moda com impacto social e ambiental.
Mais que um evento, um movimento
Criado em 2017 e reestruturado em 2023, o Colabora Moda Sustentável é uma plataforma que reúne empresas, organizações e especialistas em torno de soluções reais para a moda no Brasil. Todas as empresas participantes são filiadas à ABVTEX, com governança rigorosa e compromisso com o trabalho digno nas cadeias de valor.
“O Colabora é um movimento construído coletivamente. Nosso papel é criar pontes, ampliar repertórios e fortalecer quem já está fazendo diferente. Acreditamos que moda com propósito não é tendência: é o único caminho possível”, reforça Cyntia.
Sobre o Instituto C&A - O Instituto C&A - pilar social da C&A Brasil - atua na construção de novos futuros por meio da moda. Com esse propósito, em suas frentes de Voluntariado Corporativo, Empreendedorismo e Empregabilidade, fortalece comunidades de todo o Brasil, atua em sustentabilidade na cadeia e fomenta o acesso a trabalho digno e justo para pessoas e grupos que lutam pela afirmação de seus direitos: comunidades periféricas, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, mulheres, refugiados e migrantes. Com mais de 30 anos de história, a instituição também realiza apoios humanitários em situações de calamidade pública, atuando nas necessidades mais urgentes após uma crise. Saiba mais no site.
Encontro de ícones: Pool Legacy, Alexandre Herchcovitch e Disney reinterpretam a camisa polo em collab inédita para o Dia dos Pais
Para comemorar o Dia dos Pais, a Riachuelo reúne três grandes referências da moda e do imaginário afetivo em uma colaboração inédita que reinterpreta um ícone da marca: a clássica Polo Pool Legacy, desenvolvida por Nevaldo Rocha, fundador da Riachuelo em 1985, e produzida na fábrica da marca no Rio Grande do Norte. O estilo inconfundível, e design autoral de Alexandre Herchcovitch se une ao universo encantado da Disney e a versatilidade da camisa polo em uma coleção que dialoga com diferentes idades, estilos e identidades.
Sob a curadoria criativa de Herchcovitch, a Polo Pool Legacy experimenta novos contornos, caimentos e estampas. De forma atual, elementos icônicos do estilista como a sua famosa caveira, o personagem mais amado do universo Disney, o Mickey Mouse, e a flâmula de Pool aparecem em vestidos, modelagens balonês e camisas manga longa com color block.
“A proposta foi revisitar uma peça clássica como a polo em um item de desejo, com personalidade. A parceria com a Riachuelo e Disney me permitiu explorar novas possibilidades de criação com um alcance democrático e afetivo, também pensada para uma data tão importante como o Dia dos Pais”, afirma Alexandre Herchcovitch.
A collab faz parte do Dia dos Pais da Riachuelo, que celebra os novos significados da paternidade e coloca os filhos como protagonistas das histórias, compartilhando suas visões sobre seus maiores ícones, os pais. Nessa campanha, Herchcovitch e seus filhos Fernando e Ben também estão presentes para reforçar a mensagem especial da data e a versatilidade das peças para toda a família.
A comunicação traz diferentes perfis de pais e suas conexões emocionais — Alexandre Herchcovitch, Marcelo D2 e Leandro Lima, acompanhados de seus filhos. A coleção Herchcovitch + Disney + Pool Legacy já está disponível em lojas selecionadas, no aplicativo e no e-commerce da Riachuelo, com preços a partir de R$ 139,90. Saiba mais em: riachuelo.com.br
Sobre a Riachuelo
Do fio à vitrine, há 77 anos a Riachuelo promove ativamente a democratização da moda e a geração de impacto positivo, destacando-se pela sua capacidade de inovação, dinamismo e agilidade, entregando coleções e produtos para todos os estilos. São mais de 400 lojas próprias e 30 mil funcionários – cerca de metade deles na região Nordeste do Brasil, berço da marca. Como parte do Grupo Guararapes, que contempla, ainda, o maior parque fabril da América Latina, além das marcas Fanlab, Casa Riachuelo e Carters, a financeira Midway, o shopping Midway Mall, em Natal, e dois teatros Riachuelo, na capital potiguar e no Rio de Janeiro, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil.
Mixed lança coleção de verão inspirada na Índia com campanha em Jaipur
A Mixed apresenta sua nova coleção de verão, Holi Dreams, que traz como inspiração as cores vibrantes, a arquitetura imponente e as tradições culturais da Índia. A campanha foi realizada na cidade de Jaipur, proporcionando um mergulho visual na riqueza do país.
A coleção destaca uma seleção cuidadosa de materiais como viscose, tule, algodão e linho. Entre os principais elementos, estão estampas exclusivas que homenageiam a cidade de Jaipur, conhecida como a “Cidade Rosa”, além do animal print que aparece em tules, tecidos leves, denim e superfícies brilhantes. Também ganham destaque as padronagens Jodhpur com suas listras em tons de azul, Shanti, que aposta em tonalidades suaves como off-white, bege e branco, e Kashmir, ou Paisley, símbolo tradicional da região da Caxemira.
A cartela de cores vibrante e diversificada contempla tons como pink, vermelho, azul, amarelo, marrom e verde, além de opções mais discretas em branco, off-white, bege e a inédita cor âmbar. Entre os destaques da coleção está a camiseta com estampa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da marca e item colecionável, que agora ganha uma nova interpretação com estampa Jodhpur e bordado exclusivo. A linha também traz acessórios sofisticados, como cintos com acabamento croco, pedras e banho de ouro, além de bijuterias inspiradas na arquitetura dos palácios indiano. Os sapatos, já clássicos da Mixed, assumem ainda mais protagonismo nesta temporada.
A coleção Holi Dreams estará disponível a partir do dia 31 de julho nas lojas físicas e no e-commerce da Mixed, com numeração que vai do 32 ao 44. A Mixed compartilhará o backstage da campanha com depoimentos exclusivos nas redes sociais, divididos em 5 episódios, a partir do dia 27 de julho.
Serviço – Mixed
Site: loja.mixed.com.br
Instagram: @mixed_brazil
27 de julho de 2025
Chinelo com meia conquista status de lifestyle no inverno brasileiro
Um look que já foi sinônimo de conforto caseiro hoje ocupa os feeds de moda e as ruas das grandes cidades. A combinação de chinelo com meia, antes vista como um guilty pleasure de inverno, ganhou status fashion e virou aposta certeira para quem quer aliar praticidade, personalidade e manter os pés quentinhos nos dias mais frios.
Na Linus, marca brasileira de lifestyle sustentável, o combo faz sucesso entre diferentes gerações e estilos. “É um gesto de autenticidade e de liberdade. A ideia de que o conforto pode ser bonito, e que estar bem consigo também é uma escolha estética”, explica Isabela Chusid, fundadora da Linus.
O movimento acompanha também discussões globais sobre consumo consciente, reaproveitamento de peças e durabilidade de produtos. Usar a mesma sandália o ano todo, apenas adaptando a composição, é parte dessa virada de chave.
Nos últimos anos, o visual ganhou força entre influenciadores, editoriais e campanhas. A estética comfy-street — que mistura elementos do sportswear, minimalismo e tecidos naturais — foi ressignificada com cores vibrantes, meias texturizadas e combinações inusitadas. Um retrô atualizado à brasileira.
A seguir, 5 combinações que mostram como o chinelo com meia pode, sim, ser moderno:
1. Verde + marrom: o contraste inesperado
A Linus em verde vibrante contrasta com meia marrom, provando que cor também pode ser sinônimo de sofisticação.
2. Visual monocromático e urbano
Bege sobre bege em um look minimalista que une conforto e elegância casual.
3. Estampa de onça e tons terrosos
Animal print com meias neutras em uma paleta que evoca natureza e anos 70.
4. Comfy sofisticado em tons neutros
As cores e cortes formam uma proposta elegante sem esforço.
5. Fun, mas com identidade
Um look básico elevado com irreverência romântica. Confortável, mas nada óbvio.
Sobre a Linus
A Linus é uma marca de lifestyle sustentável certificada pelo Sistema B, comunidade de empresas que atendem a altos padrões de desempenho socioambiental, responsabilidade e transparência. A empresa é criadora da primeira sandália de plástico vegana nacional, projetada por designers, engenheiros de material, especialistas em palmilha e ortopedistas. A Linus compensa a emissão de carbono e todo o plástico e papel que produz e, além disso, também é certificada pela The Vegan Society, instituição reconhecida internacionalmente por assegurar que os produtos não contenham ingredientes de origem animal e não sejam testados em animais. Criada por Isabela Chusid, eleita entre os jovens mais promissores do Brasil abaixo dos 30 anos pela Forbes, na lista Under 30 de 2021, a marca cresceu 700% na pandemia e, em setembro de 2021, esteve presente na New York Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo. Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do e-commerce europeu. Em 2023, expandiu para o Uruguai por meio de parceiros e acaba de anunciar a chegada ao Chile, Peru, Austrália e Nova Zelândia, além de já estar em mais de 450 pontos físicos no Brasil.
Wine Weekend é entretenimento e liquidação de vinhos
O maior evento de vinhos do Brasil dirigido ao consumidor – o mais aguardado pelos amantes da enogastronomia – está chegando! Este ano, a 16ª edição do tradicional Wine Weekend acontece em plena avenida Paulista, centro financeiro e cultural de São Paulo, e também um dos mais animados passeios dominicais do paulistano.
Entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, o parque Prefeito Mário Covas, um oásis de tranquilidade e natureza na avenida, vai receber os produtores e importadores de vinho – e também de azeites e destilados.
A ideia da feira é reunir os amantes do vinho em torno de atividades lúdicas e culturais, enquanto usufruem das melhores ofertas para a renovação das adegas. Sim, além da programação de entretenimento para toda a família (inclusive com espaço infantil e para pets), o Wine Weekend funciona como uma espécie de liquidação anual do estoque de produtores, varejistas e importadoras, com descontos de até 70%. Não dá pra perder! E com a oportunidade única de poder degustar todos os vinhos e escolher dentre eles o que mais lhe agrada. Essa experiência aumenta a cultura enológica dos visitantes e permite a compra com 100% de acerto, sem surpresas.
O Wine Weekend 2025 reúne vinícolas brasileiras e internacionais, representadas por importadores de todo o Brasil.
Há vinícolas brasileiras de todas (ou quase todas) as regiões produtoras nacionais, revelando a imensa evolução qualitativa de novos produtores e novas regiões: vinícolas-boutique como a casa Franco-Italiano, até gigantes como a Aurora, maior produtora de vinhos do país. Também vinícolas de outros países estarão apresentando diretamente seus produtos, caso das chilenas Korta e Viu Manent.
A maioria da oferta, entretanto, é de importadores de prestígio, como a Qualimais, Ivino, Mediterrânea, Don Vinhedo, entre tantas outras. Através delas, o visitante da Wine Weekend terá a chance de degustar – e comprar – vinhos de origens tão diferentes quanto as tradicionais denominações de França, Itália, Portugal, Espanha, Argentina e Chile, até preciosidades menos divulgadas de Uruguai, África do Sul, Estados Unidos, entre outros países.
No total, estarão presentes mais de 50 empresas, distribuídas em 1.500 m2 de área coberta, que vão apresentar cerca de 2.000 rótulos de quase todas as regiões do mundo.
Quem gosta de vinho e quer aprofundar seus conhecimentos e experiência não pode perder a feira, bem como aqueles que aguardaram o ano todo para renovar suas adegas e enfrentar o inverno, que tem sido rigoroso neste ano.
O Wine Weekend é o maior e mais tradicional evento de vinhos para o consumidor final, realizada ininterruptamente desde 2010.
Reúne vinícolas, produtores, importadores e varejistas do segmento de bebidas e delicatessen.
25 de julho de 2025
Vinícolas paulistas ganham protagonismo no mercado nacional de vinhos
O estado de São Paulo tem ganhado protagonismo crescente no mercado nacional de vinhos, ocupando uma posição estratégica na cadeia produtiva da vitivinicultura brasileira. Nos últimos anos, passou por um processo de transformação que fortaleceu sua presença no segmento dos vinhos finos, com vinícolas se destacando em concursos nacionais e internacionais, ampliando ainda mais sua importância econômica e cultural no setor.
Recentemente, dois dos mais importantes concursos internacionais confirmaram essa vocação das vinícolas que integram a Wines of São Paulo (WSP), associação que nasceu da união de onze produtoras paulistas de vinho. “O ponto central dessa junção foi a constatação da grande qualidade dos vinhos, por meio de premiações em importantes concursos nacionais e internacionais, e da necessidade de unir as iniciativas para difundir essa qualidade aos consumidores brasileiros, que ainda pouco conhecem a respeito”, diz Luiz Biagi, presidente da WSP.
No Concurso Mundial de Bruxelas, foram cinco medalhas: Terras Altas ganhou duas de Ouro e duas de Prata, enquanto a Davo levou uma de Prata. No Decanter World Wine Awards, um dos mais prestigiados do mundo, as vinícolas do grupo ganharam 16 medalhas ao todo. Levaram as de Prata a Davo (1), Ferreira (2), Guaspari (1), Refúgio (1) e Terras Altas (1) e as de Bronze foram para Arcano (1), Davo (4), Ferreira (2), Guaspari (1) e Refúgio (2).
Apostando na diversidade de microclimas e terroirs do estado, as vinícolas da WSP têm surpreendido especialistas e conquistado prêmios nacionais e internacionais com rótulos que encantam pela qualidade e identidade. “O Sudeste passou a ser a região do Brasil com maior número de vinhos premiados, o que consolida nossa vocação. Só no Decanter World Wines Award, que é considerado o Oscar do vinho, as vinícolas da associação somam mais de 130 medalhas. Estamos todos comprometidos com a excelência e a vontade de mostrar que é possível produzir vinhos extraordinários em solo paulista”, comenta Biagi.
De acordo com ele, a ascensão do vinho do estado é fruto de uma combinação estratégica entre inovação, investimento em tecnologia e valorização do terroir. A técnica da dupla poda utilizada pelas vinícolas revolucionou a viticultura paulista, permitindo a produção do chamado vinho de inverno, que aproveita o clima ameno do estado e grande amplitude térmica para cultivar uvas vitis de alta qualidade.
Segundo dados da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), São Paulo responde por quase 25% da produção nacional do segmento da dupla poda. “Tradicionalmente, São Paulo é associado à produção de outras culturas como cana-de-açúcar, citros e café, mas a vitivinicultura tem se expandido cada vez mais e se consolidado como um dos protagonistas na diversificação econômica rural, impulsionando o enoturismo, gerando empregos e agregando valor à produção agrícola”, afirma o empresário.
Com reconhecimento crescente em concursos nacionais e internacionais, os vinhos paulistas vêm conquistando espaço nas prateleiras e na mesa do consumidor brasileiro. A tendência é que, com o avanço da pesquisa e o fortalecimento da identidade regional, o estado de São Paulo se torne uma referência cada vez mais sólida na vitivinicultura tropical de qualidade.
Sobre a Wines of São Paulo
A Wines of São Paulo reúne 11 vinícolas paulistas com o objetivo de desenvolver o enoturismo e atrair enófilos de todo o país e do mundo. Em 2025, consolidou-se como associação, elegendo sua primeira diretoria, tendo o empresário Luiz Biagi como presidente. A WSP é composta pelas vinícolas: Arcano (Franca), Biagi (Cravinhos), Casa Verrone (Itobi), Família Davo (Ribeirão Branco), Ferreira (Campos do Jordão), Guaspari (Espírito Santo do Pinhal), Marchese di Ivrea (Ituverava), Philosofia (São Roque), Refúgio (Bofete), Terras Altas (Ribeirão Preto) e Villa Santa Maria (São Bento do Sapucaí).
Seus associados compartilham a missão de posicionar o vinho paulista como referência de inovação, qualidade e autenticidade no mercado interno e externo, além de fortalecer uma cadeia de enoturismo que está sendo desenvolvida, possibilitando às pessoas viverem experiências incríveis ligadas ao mundo dos vinhos, em vinícolas muito bem estruturadas, localizadas em suas próprias regiões.
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