23 de agosto de 2022

Recamier: origem desse móvel e porquê você deveria ter um

 Olá, amores!

Com apoios laterais mais altos e sem espaldar, o recamier é um móvel amplamente utilizado em vários estilos de decoração e ambientes, assim como as chaises e divãs, ele agrega conforto e praticidade aos espaços. A origem do seu nome tem referência a Julie Bernard, que casou-se e aderiu ao nome do marido, ficando conhecida por Madame Récamier. A mobília ficou famosa por ter sido registrada em uma pintura, onde a moça posou para o artista Jacques-Louis David. Ele tem conquistado o gosto de todos os amantes de decoração de interiores, visto que é uma peça suave e extremamente elegante, que pode ser usada desde o hall de entrada até o conforto do quarto. Com muitas releituras, que abrangem os mais variados estilos, é uma peça chave. Vamos conhecer algumas inspirações?

Recamier Provençal: em formato de sofá, essa peça vai favorecer a sua decoração, deixando seu espaço mais sofisticado e aconchegante. Feito de embuia e entalhado a mão, é uma peça que atende ao mais refinado padrão de consumo. Garante o visual marcante do recamier, levando o estilo clássico, confeccionado de acordo com seu estilo, com acabamentos provençais, madeirados, com entalhes e marchetarias. 

Recamier Hillux: uma peça que une sofisticação e conforto, sendo um mobiliário sublime e de muito charme. Desenhado para impressionar, ele tem a essência do classicismo e combina desde o estilo clássico ao contemporâneo. Conta com um design fortemente inspirado nos clássicos móveis vitorianos e são recheados de elegância. O diferencial dessa peça é seu estofado feito com tecido europeu exclusivo. É um clássico que une estilo, personalidade, luxo e requinte. 

Recamier Dessie: possui um design expressivo e ergonômico, é uma peça artesanal feita de fibras naturais por experientes artesãos que cuidam de cada detalhe para fazer dele uma peça diferenciada. Agrega o ambiente trazendo a naturalidade da madeira e a expressividade do design. É perfeito para incluir a natureza na decoração com muito charme e relevância. Garante beleza, conforto e tem um diferencial que o faz ser extremamente especial: ele é feito com corda náutica que proporcionou a peça uma beleza ímpar. 

Puff Recamier Luís XV: inspirado no recamier original, a Atelier criou essa opção em modelo puff, feito em madeira maciça, entalhado à mão, com o capitonê que traz todo o diferencial para o móvel. É um mobiliário que dialoga com tendências proeminentes, aliando a atemporalidade do design clássico ao que há de melhor em referências de vanguarda. É perfeito para favorecer um ambiente clássico e luxuoso.

Qual foi seu modelo favorito? Conta pra mim nos comentários.

20 de agosto de 2022

Dia das Gestantes: Bio-Oil celebra o poder da gravidez durante o mês de agosto

Lindezas, tudo bem com vocês?

Sabemos que durante a gravidez, o corpo muda bastante e com isso algumas marcas podem começar a surgir na pele, como estrias, cicatrizes e tons desiguais.

Os Óleos de Bio-Oil são ótimos aliados para a redução e/ou prevenção de estrias e cicatrizes durante e após o período gestacional. Conheça a melhor opção de Bio-oil para o seu cuidado:


Óleo Antiestrias, Cicatrizes e Tons Desiguais | R$85,90

Clinicamente comprovado para melhorar o aspecto e prevenir o aparecimento de cicatrizes, estrias e tons desiguais e ideal para manter a pele hidratada, o Óleo Bio Oil possui em sua formulação uma combinação de extratos de plantas, vitaminas e o Purcellin Oil que auxilia para a rápida absorção na pele. E apesar de seguro para ser utilizado durante a amamentação, não é recomendado que seja usado na região dos mamilos.

*Recomendado a partir do segundo trimestre da gravidez, após consultar um médico


Óleo Antiestrias, Cicatrizes e Tons Desiguais Natural | R$114,99


E o recente lançamento da marca, o Óleo Antiestrias, Cicatrizes e Tons Desiguais Natural, é vegano e livre de adição de fragrâncias. Sua formulação é composta por uma infusão de óleos, vitaminas, extratos de plantas, ingredientes anti-inflamatórios e antioxidantes que o torna 100% natural.

Ambos os óleos devem ser utilizados 2x ao dia em movimentos circulares, para melhores resultados o ideal é que sejam aplicados após o banho. E apesar de possuírem formulações diferentes, os dois produtos entregam resultados a partir de 2 semanas de uso contínuo e da forma correta. 


Os dois Óleo Antiestrias, Cicatrizes e Tons Desiguais estão disponíveis no site Beleza Na Web e nas melhores redes de farmácias de todo o Brasil.

 

Sobre a Bio-Oil Brasil

A Bio-Oil nasceu como resultado do trabalho de uma vida de Dieter Beier, um químico alemão que começou a pesquisar produtos à base de óleos nos anos 70. Apenas em 2002, a marca começou sua expansão mundial, e hoje está em mais de 120 países. Os produtos Bio-oil chegaram ao Brasil em 2012, e o país está entre os 10 mais importantes para a marca. Com produtos adequados para todos os tipos de pele, a Bio-Oil ganhou mais de 400 prêmios. Além disso, o Óleo para Cuidado da Pele de Bio-Oil é o número 1 no segmento de estrias e cicatrizes em 24 países.

 

Bio- Oil

@biooilbrasil


E aí, gostaram das dicas? Conta pra mim nos comentários.

17 de agosto de 2022

Vinícola paranaense lança segunda edição de vinho premiado

 Olá, amores!

Enólogos e apreciadores de vinhos devem separar um espaço em suas adegas. A partir do dia 23 de agosto, a Vinícola Legado lança a segunda edição limitada do premiado vinho Sfizio Lote 13, com apenas 700 garrafas identificadas uma a uma manualmente.

A primeira edição, lançada em 2017, elaborada a partir das safras 2013, 2014 e 2015 colocou o Paraná no mapa brasileiro dos vinhos finos. O Sfizio Lote 13 foi o primeiro vinho de uvas viníferas 100% paranaense a ficar entre os 10 melhores vinhos tintos nacionais ao lado de rótulos muito consolidados no mercado nacional. Além disso, ele ocupou o terceiro lugar entre os melhores tintos nacionais na ViniBraExpo 2017, a maior feira de vinhos brasileiros do país. Na época, o premiado vinho rendeu também à Vinícola o título de revelação do ano, pelo pioneirismo no cultivo de uvas viníferas em terras paranaenses e pela qualidade de seu trabalho.

Características marcantes

O Sfizio Lote 13 foi inspirado em um clássico italiano, prestigiado em todo mundo, o Amarone.  Tem uma técnica única e cuidadosa de elaboração. Apenas as melhores parcelas do vinhedo são pré-selecionadas para a colheita das suas uvas no ponto ideal de  maturação e em condições perfeitas de sanidade.

Após a colheita manual, as uvas são colocadas, uma a uma, em caixas treliçadas em uma sala com ventilação para que, com o passar dos dias, percam uma grande parte de seu volume de água naturalmente, chegando a perder até 40% do seu peso. Sendo que no fim do processo cada quilo de uva resultará em cerca de 250 ml de mosto.

Durante esse processo de apassimento os compostos sólidos da uva, como os polifenóis e antocianinas, que dão características aos vinhos e os açúcares, se concentram e sofrem alterações enzimáticas, e só após essa desidratação essas uvas são maceradas e fermentadas.

O afinamento do vinho é feito com estágio em barricas novas de carvalho francês. Além disso, essa  segunda edição foi elaborada com um corte dos vinhos produzidos dessa forma nos anos de 2017, 2018 e 2019. O assemblage dessas barricas foi efetuado em maio de 2021 com subsequente engarrafamento sem filtragem.  O tempo de permanência em barrica variou portanto da safra, sendo de 18 a 42 meses e após engarrafado estagiou em nossa adega ainda mais um ano antes do lançamento. 

O resultado final é um vinho potente e encorpado, com boa estrutura tânica e boa acidez, podendo evoluir ainda por um mínimo de 5 anos em garrafa. No momento predominam no paladar as notas de frutas pretas e vermelhas como cereja, ameixa e amora, complementados por um toque balsâmico e caramelado que devem se acentuar com o tempo, desenvolvendo ainda notas de chocolate e frutos secos.

Harmoniza muito bem com pratos de grande intensidade de sabor, principalmente carnes vermelhas, queijos maturados, funghi secchi e chocolate amargo.

A segunda edição do Sfizio Lote 13 está disponível para pré-venda no site: sfiziolote13.online e está sendo lançado ao valor de R$ 247,00 e seguirá uma política de tabela móvel, com acréscimos progressivos à medida que o estoque for diminuindo, portanto, vale a pena garantir a sua garrafa o quanto antes. 

Sobre a Vinícola Legado

A Vinícola Legado iniciou suas atividades em 1998, quando os proprietários da área receberam de presente 200 pés de uvas Cabernet Sauvignon. O bom resultado obtido com essa experiência motivou a introdução de novas variedades que tivessem potencial para se desenvolver no terroir paranaense. Hoje, a Vinícola planta 5 hectares com cinco variedades viníferas – Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Fiano di Avelino e Viognier e produz cerca de 12 mil garrafas/ano. 100% da produção é feita com as uvas de seus vinhedos. Eleita Vinícola Revelação na Vini Bra Expo 2017, desde então acumula prêmios em concursos nacionais e internacionais. 

Já estou com água na boca para provar essa preciosidade. Conta pra mim nos comentários qual o seu vinho favorito.

8 de agosto de 2022

Dia dos Pais: O kit perfeito para surpreender quem você ama

 Olá, amores!

Confira a seleção de produtos da NIVEA para você presentear seu pai

O Dia dos Pais está chegando e sabemos que existem várias maneiras de demonstrar seu amor por alguém tão importante, e nessa data comemorativa, as homenagens e as palavras de carinho vem sempre acompanhada de um presente especial. 


E para você que está buscando o presente perfeito, a NIVEA preparou um kit com produtos desenvolvidos especialmente para a pele do homem. Ideal para aqueles pais que não abrem mão de uma rotina de cuidado e da praticidade do dia a dia. Um kit completo, com 6 produtos indispensáveis para cuidar tão bem de quem sempre cuidou de você. 


Confira os produtos:


NIVEA MEN DEEP GEL DE LIMPEZA 3 EM 1 desenvolvido para homens que querem se sentir profundamente limpos e bem cuidados. Conta com argila microfina, que limpa profundamente a pele, deixando uma sensação de frescor. Sua função 3 em 1 possibilita o uso no rosto, corpo e cabeloPreço sugerido: R$29,90 


NIVEA MEN DEEP ESFOLIANTE FACIAL conta com fórmula tecnológica à base de carvão ativado e ingredientes esfoliantes, que ajudam na redução do surgimento de acne e na limpeza profunda, além de reduzir a oleosidade. A recomendação de uso é uma vez a cada três dias. Preço sugerido: 39,90 


HIDRATANTE FACIAL NIVEA MEN DEEP foi desenvolvido especialmente para a pele oleosa do homem. Enriquecido com carvão ativado, tem textura gel ultraleve, que hidrata e refresca, além de ser absorvida rapidamente pela derme, sem deixar a sensação oleosa. O resultado: pele bem cuidada, com efeito matte - redução do brilho no rosto. Preço sugerido: R$89,90


Espuma de barbear NIVEA MEN DEEP proporciona um barbear suave e confortável, amacia o pelo e deixa a sensação de pele limpa e fresca. Preço sugerido: R$ 22,99


Loção Pós-barba NIVEA MEN DEEP com fórmula antibacteriana, esse produto passa uma sensação de pele limpa e fresca, ajudando na recuperação da pele. Preço sugerido: R$ 32,59 


Antitranspirantes NIVEA MEN DEEP estão disponíveis nas versões Original, Beat e Amadeirado. Com alta performance, oferecem dupla proteção com carvão ativado e antibacteriana, com 48 horas de ação antitranspirante. Preço sugerido: 15,99 


Sobre a NIVEA Brasil

O cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e antitranspirantes. A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele. Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do 

toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

  

www.NIVEA.com.br | www.facebook.com/niveabrasil | @NIVEABrasil

SAC: 0800 77 64832 ou 0800 77 NIVEA

4 de agosto de 2022

CRANE apresenta novo cliente: Electric Ink

 Olá, amores!

Empresa pioneira e líder no mercado de produtos para tatuagem fechou parceria com a agência para crescer e trazer ainda mais notoriedade para o segmento

Há séculos, pessoas modificam seus corpos com tatuagens, atribuindo a elas um importante significado. E a CRANE foi a escolhida para tornar permanente a imagem da Electric Ink na mídia, no mercado e no segmento. O novo cliente da agência é pioneiro no desenvolvimento de máquinas de tatuagem e tintas nacionais, projetando e fabricando em suas instalações em Uberaba (MG) todos os componentes e produtos essenciais voltados ao mundo da tatuagem, desde a fusão dos metais e usinagem até acabamento e montagem. Com cerca de 400 colaboradores na equipe, das mais diferentes áreas, exporta seus itens para quase 30 países, além de fabricar diversas marcas OEM exclusivas para seus parceiros.

Fabio ShimanaCEO da CRANE, enfatiza: “A Electric Ink tem um propósito de existência muito semelhante ao da CRANE, de criar facilitadores para desafios de seus clientes-parceiros. Por isso, é muito satisfatório ter a marca com a gente para que, juntos, possamos expandir, desmistificar e fortalecer ainda mais o universo das tatuagens e a realidade dos tatuadores. Vem coisa muito boa por aí!”.

Para a marca também é um momento importante, “a iniciativa de parceria tem como objetivo principal mostrar ao mercado de tatuadores e consumidores de tatuagem que existe uma potência mundial neste segmento aqui dentro do Brasil. Na Electric Ink, qualidade é a palavra de ordem. Nos esforçamos diariamente para oferecer o melhor produto por um preço justo, para que os tatuadores tenham um material que não perde em nada para os produtos importados, por um valor muito mais acessível”, explica Paulo Fernando Angotti, CEO e fundador da Electric Ink.

A enorme linha de produtos, que conta com mais de 1.600 SKUs, começará a ser ofertada em campanhas criadas pela CRANE a partir de agosto de 2022.

Fundada em 2012, a CRANE é uma consultoria criativa que trabalha para fomentar os clientes a solucionarem desafios de negócios por meio da união entre criatividade e inteligência de dados. Seu formato de operação favorece a aceleração da entrega de soluções focadas em construir relações valiosas, utilizando estratégias de comunicação que funcionam como elo entre inovação, tecnologia, business e criatividade, embasadas em um estudo analítico imersivo, fruto da coleta de dados usando diferentes ferramentas plugadas em seu laboratório de dados. 

Siga o site CRANE e visite o Instagram clicando aqui.

Informações: Tel. (11) 5534 5060

Como manter a saúde da pele de quem faz a barba todos os dias

 Boa tarde!!

A escolha correta de produtos é a melhor maneira de prevenir e acabar de vez com os pelos encravados

O ato de se barbear pode ser agressivo para a pele, já que remove uma proteção e pode causar ressecamento e irritação. Porém há quem, por obrigação ou preferência, o faça todos os dias. E para que o ritual não ocasione danos à pele, é preciso utilizar os produtos certos, além de criar uma rotina de cuidados, que vão reduzir a probabilidade de o rosto ficar repleto de poros dilatados e pelos encravados.

Antes de se barbear, é ideal que o rosto seja preparado, ou seja, é necessário que esteja limpo, e preferencialmente com um produto específico para o rosto, como o Sabonete Líquido Corpo e Rosto Urby Men da Mantecorp Skincare¹, que é um é um gel de limpeza profunda, com Ácido Glicólico e a Glicerina, que removem as impurezas sem causar irritação e ressecamento. Além disso, o item controla a oleosidade e melhora a hidratação e textura, assim como reduz os pelos encravados e assegura o pH da pele².

O barbeado, em si, também precisa ser feito de forma cuidadosa. O aparelho utilizado, seja navalha, lâmina ou elétrico, precisa estar sempre limpo. Vale destacar que o ato deve ser feito no sentido do crescimento dos pelos, preferencialmente, durante o banho, quando os poros estão mais dilatados. E sempre com uso de gel para barbear.

Após o ato de barbear, é ideal aplicar um creme hidratante e que seja específico para a região, como o Hidratante Facial e Pós Barba Urby Men da Mantecorp Skincare4, que possui ativos hidratantes e calmantes que ajudam a recuperar a integridade da pele sensibilizada, melhoram a hidratação, diminuindo o ressecamento, acalmam a pele, reduzindo a vermelhidão. Possui uma textura não oleosa e não pegajosa, é fácil de espalhar e absorve rapidamente5.

Já para o dia, é importante manter a barba e região limpas, lavando o rosto logo ao acordar e realizar a hidratação após a lavagem4. Para isso, é possível utilizar o Urby Men Cuidado 3 em 1, da Mantecorp, que possui proteção solar FPS 30 contra raios UVA e UVB, ação antioxidante e rejuvenescedora com os ativos ácido hialurônico, retinol e vitamina C nanoencapsulada. Controla a oleosidade e tem toque seco6.

Sugestões Urby Men:

Urby Men Sabonete Líquido é um gel de limpeza profunda diária ideal para a pele masculina, podendo ser usado no rosto e corpo. Sua fórmula com agentes de limpeza e ativos como Ácido Glicólico e a Glicerina removem as impurezas sem causar irritação e ressecamento, controla a oleosidade e melhora a hidratação e a textura da pele, reduz os pelos encravados e mantém o pH da pele2.

Preço sugerido: R$ 39,90

Urby Men Hidratante facial e Pós-barba possui ativos hidratantes e calmantes que ajudam a recuperar a integridade da pele sensibilizada, melhoram a hidratação diminuindo o ressecamento, acalmam a pele reduzindo a vermelhidão e o desconforto causados pelo ato de barbear. Possui uma textura não oleosa e não pegajosa, é fácil de espalhar e absorve rapidamente5.

Preço sugerido: R$ 49,90 

Urby Men Cuidado 3 em 1 é um cuidado facial que tem proteção solar FPS 30 contra raios UVA e UVB, ação antioxidante e rejuvenescedora com os ativos ácido hialurônico, retinol e vitamina C nanoencapsulada, controla a oleosidade e tem toque seco6.

Preço sugerido: R$ 64,90 

Referências consultadas:

  1. Blog Mantecorp Skincare: Por que devo usar um sabonete líquido masculino? Aprenda a sua importância. Disponível em: https://blog.mantecorpskincare.com.br/cuidados-masculino/sabonete-liquido-masculino/ Acesso em Junho de 2022
  2. Embalagem do produto Urby Men Sabonete Líquido
  3. Blog Mantecorp Skincare: Como acabar com o pelo encravado no rosto? Veja 10 dicas simples e efetivas. Disponível em: https://blog.mantecorpskincare.com.br/cuidados-masculino/pelo-encravado-no-rosto/ Acesso em Junho de 2022
  4. Blog Mantecorp Skincare: Quais devem ser os cuidados diários com o rosto masculino? Disponível em: https://blog.mantecorpskincare.com.br/cuidados-masculino/cuidados-diarios-com-o-rosto/ Acesso em Junho de 2022
  5. Embalagem do produto Urby Men Hidratante Facial e Pós-barba
  6. Embalagem do produto Urby Men Cuidados 3 em 1
O Dia dos Pais está chegando. E você já pode garantir os produtos para presenteá-lo.

Universo Retrô é convidado do quinto episódio do podcast Billy Terapia


Olá, lindezas!

Nessa quinta-feira, dia 4 de agosto, o Universo Retrô vai participar do podcast Billy Terapia. Com exibição ao vivo pelo YouTube, das 20h às 22h, o programa receberá as fundadoras do portal – a publicitária Daise Alves e a jornalista Mirella Fonzar – para um bate-papo sobre música, estilo de vida e projetos direcionados ao nicho retrô / rock.

Para este, que será o quinto episódio do podcast apresentado e idealizado pelo músico Luiz Teddy e pela produtora de eventos Glau Ribeiro, as editoras são convidadas a dividir os microfones com os integrantes da banda paulista Los Clandestinos (Vinci Bueno, Sayuri Yamamoto e Jeff Billy), que prometem fazer um som acústico ao vivo, além de contar um pouco da sua trajetória desde 2016.

Sobre o Podcast Billy Terapia

Através de entrevistas semanais inéditas com músicos, organizadores de eventos, colecionadores de discos, DJs, jornalistas e pessoas aficionadas pelo estilo, o propósito do programa Billy Terapia é compartilhar histórias e informações, ligadas ao Rock ‘n Roll e seus subgêneros, de uma maneira descontraída e que, na maioria das vezes, ficaram nos bastidores do underground ou não tiveram espaço na grande mídia.

Num bate papo descontraído de cerca de duas horas em cada edição, ao lado de Glau Rocker o apresentador Luiz Teddy, tenta resgatar um pouco da sua vivência, onde era comum receber os amigos aos finais de semana para escutar sons e conversar sobre música e toda a cultura que cerca o estilo.

O Podcast se torna bastante participativo porque, além de promover as entrevistas, os telespectadores podem participar através do chat, complementando histórias ou tirando suas dúvidas, o que torna o programa uma verdadeira troca de experiências e um ponto de encontro entre os apaixonados pelo estilo.

Ative a notificação

O link para assistir a live do quinto episódio com Universo Retrô e Los Clandestinos já está disponível. Ative o sino para receber o alerta e assistir o papo quando começar.

Siga o canal no Youtube e visite o Instagram clicando aqui.

Metaverso x LGPD: Um espaço seguro para meus dados?

Olá, amores!
O impacto comportamental, vigilância e privacidade, roubo de identidade, golpes sofisticados de engenharia social e acesso de crianças e/ou adolescentes são apenas alguns dos tópicos que precisam de discussão urgente

Nos últimos meses, o termo Metaverso tem sido mencionado com frequência e seu desenvolvimento abraçado por grandes empresas. Contudo, pouco se fala sobre o que a terminologia quer dizer efetivamente e quais as implicações práticas na vida.

Em essência, o Metaverso diz respeito a tecnologias capazes de replicar a realidade ou de criar um universo paralelo por meio do uso de dispositivos e de ambientes digitais, como, por exemplo, jogos e até salas de reuniões interativas.

Portanto, o termo não se refere a uma única tecnologia ou a uma única empresa e sim a ambientes virtuais com um grau de imersão tão alto, que conseguem replicar em parte, ou em sua totalidade, as interações possíveis no mundo real.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou, em outubro de 2021, que o nome da empresa seria alterado para “Meta”, em uma alusão ao Metaverso. A princípio, pensou-se que fosse apenas uma jogada de marketing para dissociar a empresa das controvérsias que envolviam seu nome na época. Contudo, diante da própria apresentação do CEO, foram revelados que os ambiciosos planos da empresa abrangendo o Metaverso iriam muito além de um rebranding da empresa.

Embora possa parecer novo, os termos e conceitos do Metaverso foram usados pela primeira vez no livro do autor Neal Stephenson, Snow Crash, publicado em 1992. Assim como no romance de Stephenson, na prática, o conceito de Metaverso consiste em um ambiente virtual onde os usuários usam seus avatares para interagir uns com os outros e vivenciar uma experiência real.

Imagine poder se mover para quase qualquer lugar da Terra utilizando avatares que se assemelham fisicamente com você na vida real, ou mesmo utilizar um avatar completamente diferente? Poderia até mesmo comprar roupas de marca, acessar seu banco e trabalhar, tudo em um só ambiente. Após o estabelecimento do Metaverso, tudo isso será possível. Grandes empresas de moda como: Nike, Ralph Lauren, Gucci, Balenciaga e outros, Bancos e até mesmos influenciadores digitais já estão apostando e investindo grandes quantias nesse “novo mundo”.

Dadas as mudanças iminentes, a inovação trazida pelo Meta, embora impressionante e futurista para muitos, é de grande preocupação para os países e seus reguladores em todo o mundo, principalmente quanto ao monopólio da Meta no Metaverso. Isso porque, o domínio massivo dessa nova tecnologia por uma única empresa significa assumir o controle das informações pessoais de inúmeros cidadãos ao redor do mundo, portanto, o domínio desses dados proporciona um uso arbitrário e inadequado.

Ainda assim, há um agravante: o Facebook, nome anteriormente dado ao Meta, foi envolto em grandes polêmicas ao longo de sua existência, notadamente relacionadas ao uso indevido dos dados pessoais de seus usuários para fins publicitários e até mesmo eleitorais. Assim, diferentemente da internet, que é uma sociedade sem fins lucrativos e que permite a coexistência de várias redes, neste caso teremos um cenário em que uma única empresa com credibilidade e reputação abaladas controlará o acesso à plataforma.

A engenheira de dados norte-americana, Frances Haugen, em entrevista à The Associated Press após as recentes polêmicas, disse que o Metaverso é "viciante e rouba mais informações pessoais" porque, segundo ela, o Facebook permitirá que grandes empresas de tecnologia tenham maior domínio sobre seus usuários e sobre informações pessoais da natureza de seus ambientes imersivos e compartilhamento de dados entre plataformas web, forçando os usuários a abrir mão de seus dados e privacidade.

Se as informações atualmente rastreadas pelas redes sociais forem contestadas, o Metaverso levantará preocupações ainda maiores. Os ambientes virtuais poderão coletar grandes quantidades de dados e informações monitorando cada ação que os avatares realizam, observando e analisando seus movimentos.

O crescimento na geração de informações é uma tendência que vem sendo percebida nos últimos dois anos, período em que, segundo artigo da Forbes, a quantidade de dados gerados é maior que toda a história da natureza humana. Se já é possível hoje na Internet mapear as preferências e hábitos de consumo dos usuários com base apenas em cliques, curtidas e tempo gasto em publicações, pode-se esperar recursos ilimitados para coletar e processar dados no mundo virtual. Pode haver mais elementos para analisar em novas plataformas, como batimentos cardíacos, expressões e reações a produtos e anúncios, além das interações que existem nas redes sociais atuais.

O impacto comportamental, vigilância e privacidade, roubo de identidade, golpes sofisticados de engenharia social e acesso de crianças e/ou adolescentes são apenas alguns dos tópicos que precisam de discussão urgente para acelerar o aumento da regulamentação. Qualquer uso indevido da infraestrutura Metaverso e a possibilidade de captura de dados fornecidos pela plataforma podem levar a violações graves.

Dessa forma, apesar das vantagens que a plataforma pode trazer, o Metaverso permitirá que a inteligência artificial descreva o comportamento de todos os usuários em uma escala maior do que as redes sociais podem fazer atualmente.

Mas afinal, o que é um dado pessoal e como a LGPD traz a proteção de dados?

A Lei 13.709 de 14 de agosto de 2018, popularmente conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi criada com intuito de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, para os dados pessoais que serão tratados, incluindo o tratamento de dados no meio digital.

Afinal, o que seria um dado pessoal? Em seu artigo 5º a LGPD descreve o que considera ser os dados pessoais, sensíveis, anonimizados e banco de dados. Sendo classificado da seguinte maneira:

  • Dado pessoal- informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável. Por exemplo, documento de identidade RG, número de inscrição no CPF, nome e afins;
  • Dado pessoal sensível- toda aquela informação que defina raça, cor, origem, convicção religiosa, opinião política, orientação sexual, doenças e afins;
  • Dado anonimizado - informação utilizada quando não se pode identificar uma pessoa, explicando melhor, essa informação originalmente era usada por uma pessoa, mas passou por etapas para a desvinculação da informação com a pessoa. Esse dado, pela natureza de não identificação da pessoa, não é protegido pela LGPD
  • Banco de dados- conjunto estruturado de dados pessoais, estabelecido em um ou em vários locais, em suporte eletrônico ou físico.

A LGPD em seu artigo 13 traz a chamada pseudonimização, que nada mais é que o tratamento por meio do qual um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo, senão pelo uso de informação adicional mantida separadamente pelo controlador em ambiente controlado e seguro.

Vale salientar que o dado anonimizado e pseudonimização, são informações distintas e não devem ser confundidos. O dado anonimizado não é capaz de identificar uma pessoa, já a pseudonimização é considerado um dado pessoal, por ser capaz de identificar uma pessoa através de um dado auxiliar que fica mantido em outro ambiente.

A proteção dos dados é feita através de um processo minucioso e detalhado de tratamento dos dados. Cada vez que navegamos por um site ou informamos algo para emissão de nota fiscal, por exemplo, vários dados são coletados e precisam ser minuciosamente tratados e acompanhados para que não se percam ou não cheguem em locais que não foram autorizados.

Todos os dados recepcionados, independente da maneira de recepção, precisa ter o aceite do titular do dado, sendo que o consentimento deverá referir-se a finalidades determinadas, e as autorizações genéricas para o tratamento de dados pessoais serão nulas. A partir do consentimento, opera-se o tratamento de dados que deverão ser acompanhados até a data de sua exclusão naquela base/banco de dados para que não prejudique a privacidade da pessoa natural.

Para a utilização das redes sociais, como o Facebook (agora nomeado como Meta), são coletados alguns dados iniciais, porém não há uma conferência desses dados, uma vez observadas a quantidade de contas falsas, bem como a quantidade de golpes de roubos de contas. Vê-se urgência na criação de tratamento eficiente para os dados pessoais e sensíveis coletados pelas redes sociais, porém ainda estamos em fase de adaptação, as empresas estão conhecendo e se adaptando a LGPD.

Ocorre que além da fase de adaptação temos o lado das pessoas naturais, que por muitas vezes, não possuem conhecimento de que os dados fornecidos são dados pessoais e sensíveis, que devem ser protegidos para que não haja a violação de privacidade. Se faz necessário que haja uma conscientização dos direitos dos titulares dos dados.

Na LGPD temos o capítulo III denominado como Dos Direitos do Titular, começando no art. 17 e finalizando no art. 22, e nele constam diversos meios de controlar e saber como seus dados estão sendo utilizados, como por exemplo o art. 19, que aborda a possibilidade do titular dos dados pessoais requisitar a confirmação e acesso aos seus dados, sendo possível receber um relatório simples para acesso imediato, ou um mais elaborado no prazo de até 15 (quinze) dias.

E, ainda, se prevê a possibilidade de ajuizamento para manutenção de seus direitos, como se vê no artigo 22 “A defesa dos interesses e dos direitos dos titulares de dados poderá ser exercida em juízo, individual ou coletivamente, na forma do disposto na legislação pertinente, acerca dos instrumentos de tutela individual e coletiva”.

Se, em caso da má execução de tratamento de dados, houver dano patrimonial, moral, individual ou coletivo, em violação à legislação de proteção de dados pessoais, é obrigado a repará-lo. Sendo que, além da reparação dos danos causados, a empresa responsável poderá ser responsabilizada administrativa de diversas maneiras, definidas no artigo 52, como por exemplo, advertência, multas, proibição total ou parcial de atividades relacionados ao tratamento de dados.

Ao observar a realidade das fraudes cometidas nas redes sociais se esclarece a urgência na aplicação de um tratamento mais assertivo e início das aplicações de sanções para que as empresas responsáveis pelas redes sociais passem a cumprir a LGPD e tantas outras legislações sobre proteção de dados.

Diante da atual situação, podemos concluir que as empresas de tratamento de dados não estão preparadas para o desenvolvimento deste novo mundo virtual, ao olhar a perspectiva de proteção de dados.  Entretanto, com a devida aplicação do tratamento de dados e seguindo à risca o disposto na LGPD o metaverso será uma realidade mais segura.

As leis nacionais de proteção de dados incidirão na manipulação de informações pessoais no mundo virtual, e os agentes de processamento precisarão cada vez mais transparência, além da adoção de políticas e garantir o cumprimento de requisitos legais para esses dispositivos, como LGPD do Brasil. Dessa forma, as empresas devem assumir a responsabilidade ao processar os dados de inúmeros usuários, prestando contas e cumprindo os princípios trazidos pelas regras, garantindo o processamento transparente com finalidades legítimas, não excessivas e não violando os direitos dos titulares previstos na lei.

Por isso, será de extrema importância fortalecer as autoridades de proteção de dados, assumir uma postura proativa e preventiva sobre as tendências das novas tecnologias e monitorar as atividades, principalmente para as empresas que se beneficiam da produção de dados no mundo virtual. Além disso, a cooperação internacional entre essas entidades para desenvolver diretrizes, procedimentos e parâmetros para a aplicação de sanções terá um papel importante na padronização das boas práticas de privacidade e proteção de dados no cenário mundial.

Portanto, o Metaverso vai revolucionar a tecnologia e alterar a realidade, com efeitos colaterais positivos e negativos, que podem ser monitorados e fiscalizados por meio de ações conjuntas das autoridades competentes para regular a privacidade e a proteção de dados previsto na nossa LGPD. 

Cristiano Souza – Sócio e Head de Arquitetura na AP

Um programador e empreendedor apaixonado pela profissão, hoje atua como Head na área de Arquitetura na AP INTERACTIVE, área responsável por estruturar soluções utilizando as melhores tecnologias do mercado com alto padrão de qualidade. A área também é responsável por apoiar os times de produto a entregar soluções seguindo as boas práticas de cada tecnologia.

Autodidata desde os 14 anos de idade, ama compartilhar conhecimento, participou de projetos de alta complexidade em grandes empresas do Brasil e exterior. Possui experiência em várias áreas da tecnologia, entre elas programação, IA, Devops, Arquitetura de Software/Sistemas e Cloud Computing. Tem o sonho de tornar o ensino da programação acessível a comunidades e pessoas de baixa renda.

Autoras: Julia Peranovich - Advogada Jr na AP Interactive

Mirian Zampieri - QA Trainee na AP Interactive

Sobre a AP

Empresa consultora de tecnologia e desenvolvedora de software que através da criação de soluções/produtos digitais leva ao cliente soluções de design, implantação de processos ágeis e engenharia de software/tecnologia, utilizando as mais inovadoras ferramentas e técnicas disponíveis no mercado.

O Metaverso já está entre nós, expandindo, evoluindo e sim, veio para ficar! Conta pra mim nos comentários