7 de maio de 2025

Semana Fashion Revolution 2025 mobiliza mais de 100 mil pessoas e fortalece rede de transformação da moda brasileira

 


A Semana Fashion Revolution 2025, maior campanha de moda ativista do mundo, encerrou sua programação nacional com uma rede cada vez mais fortalecida. Entre os dias 22 e 27 de abril, foram realizadas 720 ações gratuitas em todas as regiões do Brasil, reunindo atividades que dialogaram com os três pilares da campanha deste ano: saberes locais, direitos dos trabalhadores e emergência climática.

Com o tema “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?”, a mobilização convidou a sociedade a mapear os desafios e as soluções para uma indústria da moda mais responsável. A força dessa construção coletiva ficou evidente no engajamento de 109 representantes locais101 estudantes embaixadores e 103 docentes embaixadores, que organizaram debates, oficinas, painéis, exibições de filmes e outras atividades em 184 instituições de ensino.

A realização da campanha foi possível graças à dedicação de uma ampla rede de apoio, formada por 517 voluntários de equipes locais13 colaboradores do núcleo nacional e 15 integrantes do Comitê Racial, além de parceiros estratégicos de diferentes setores. Entre os destaques, estiveram as parcerias com o Itaú Cultural PlayColetivo Mulheres do PoloOAB São PauloSebrae e Senac, que contribuíram para ampliar o alcance e a diversidade das ações.

“Consolidar mais de 700 ações em uma semana é um reflexo da maturidade e da potência do movimento no Brasil. O mapeamento promovido neste ano revelou não só os desafios, mas também as inúmeras soluções que brotam em nossos territórios”, destaca Marina de Luca, Coordenadora de Mobilização e da Semana Fashion Revolution.

Para a Diretora Executiva Fernanda Simon, o resultado expressivo da mobilização demonstra o protagonismo do Brasil na construção de uma moda mais justa e regenerativa. “O engajamento comunitário foi a peça-chave para alcançarmos esse resultado. O Brasil, como gigante têxtil, mostrou que tem imenso potencial para inspirar a cadeia global da moda. Agora, seguimos ampliando esse movimento com foco em justiça social, climática e valorização dos saberes ancestrais”, afirma.

Sobre o Fashion Revolution


O Fashion Revolution é um movimento global e, no Brasil, é registrado desde 2018 como uma organização da sociedade civil que luta para acelerar a transição da moda brasileira rumo à justiça social e climática, com o objetivo de ser uma força para o bem. Atuamos por meio da comunicação, educação, colaboração e mobilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário