5 de abril de 2022

Os principais mantras budistas: o que são, mecanismo, benefícios e mais!

Namastê! 🙏

Mantras, no Hinduísmo e Budismo, são enunciados sagrados. Composto por sílabas, palavras ou versos, cada mantra possui uma vibração específica que reverbera em diferentes níveis no corpo, no espírito, na mente e nas emoções.

Shiva Shambo

O funcionamento dos mantras parte do princípio que prega que onde há vibração, existe vida, pois a existência por completo é um tipo de som, já que a vida é permeada por eles. Neste ponto de vista, a vida das pessoas é uma coletânea de inúmeros mantras. 

No Budismo, os mantras também possuem efeitos místicos e espirituais e por isso eles podem tanto serem repetidos de maneira interna e silenciosa, como de forma contínua por um longo ou curto período. 

Neste período, se usados de maneira adequada, eles se alinham com o pensamento de quem os entoa, servindo como chaves que dão acesso a diferentes dimensões e experiências que residem dentro de você.

Os benefícios de entoar mantras budistas 

Incluir a prática de mantras budistas traz inúmeros benefícios para a sua vida. Dentre elas, é possível citar:

·       Maior autoconhecimento

·       Menos estresse

·       Maior senso de paz interior e harmonia interna

·       Aumento da compaixão interna

·       Uma perspectiva mais positiva sobre a própria vida

Por fazer parte de uma tradição religiosa e espiritual específica, os mantras no budismo fazem parte de um sistema que estabelecerão uma atmosfera específica para você que poderão provocar efeitos na sua fisiologia e psicologia. Portanto, eles são bastante aliados de todos aqueles que desejam aprimorar a sua passagem durante esta existência.

Entenda mais sobre os mantras budistas 

Já se perguntou o que é um mantra budista e como eles funcionam? Nesta seção você encontrará as respostas que procura. Além delas, descubra também como os mantras surgiram e qual é a sua relação com o Yoga e a Meditação. Confira. 

O que é um mantra budista? 

Mantras budistas fazem parte da religiosidade e espiritualidade da tradição budista. Quando entoados em sânscrito ou tibetano, eles possuem o poder de despertar sensações positivas, como o dom da compaixão e promover purificação ou transmutação. 

Cada mantra da tradição budista está associado a um mestre (Buddha) e a uma qualidade específica. De acordo com o budismo, os mantras devem ser repetidos e guiados a partir do auxílio de um mala, uma espécie de rosário tibetano que possui 108 contas. 

Mecanismo de funcionamento de um mantra

Existem diferentes tipos de mantras. Cada um deles ativa uma energia específica em diferentes partes do corpo. Embora repetir sons traga à tona a aridez da mente, entoar mantras da maneira adequada, com percepção adequada, funciona como uma maravilhosa fonte de poder, a partir da qual é possível estabelecer uma dimensão apropriada para manifestar ou transmutar energias. 

O mantra atua através do som. Através das ondas sonoras produzidas pelas sílabas ou palavras que são entoadas, é possível provocar mudança na mente, no corpo e no espírito de quem os entoa. 

Como surgiram os mantras budistas?

Os Mantras, de maneira geral, surgiram através do som primordial conhecido por Om, o som da criação. Foi a partir de sábios e sábias que visitaram e revisitaram o desdobrar dos sons no processo de criação que perceberam que é possível adquirir conhecimento através deles, divulgando, então, os ensinamentos milenares que são ensinados até hoje.

No caso do Budismo, os mantras fazem parte de suas práticas espirituais e religiosas em conjunto com a meditação. Eles foram trazidos pelos Buddhas e usados como guias para a visão interior, no qual o mantra torna uma maneira de observar como a vida se desdobra. 

Maha Mantra 

Maha Mantra é bastante conhecido como mantra Hare Krishna. Constituído de 16 palavras, ele é composto do nome em sânscrito de duas divindades hindu conhecidas por Krishna e Rama, e uma terceira palavra, o nome sagrado de Hari, dispostos em poesia astunubh. Desde os anos 1960, este mantra tem se tornado parte fundamental do Movimento Hare Krishna: 

“Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare

Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.”

Este mantra invoca a energia de Deus e está presente em inúmeras canções populares.

Mantras no yoga

Os mantras também figuram como uma parte importante de muitas práticas do yoga. Além de auxiliarem na concentração, repetir mantras permite que os sons externos fiquem em segundo plano, aumentando os benefícios do yoga. 

Ao entoá-los, é muito importante que você encontre os sons ou os mantras que emitam as vibrações mais adequadas para os seus objetivos. Desta maneira, você irá alinhar o corpo, mente e espírito num só propósito e potencializará os seus resultados. 

Mantras na meditação 

Muitos praticantes de meditação acreditam que alinhar de maneira harmônica os exercícios de respiração e as vibrações dos mantras entoados podem propiciar um estado meditativo mais profundo. Por sua vez, a meditação mais profunda pode auxiliar a liberar energias bloqueadas que perturbam o bem-estar.

Ao meditar, você pode escolher uma frase ou até mesmo palavra específica que descreve o motivo pelo qual você está dedicando o seu tempo para meditar naquele momento. Se preferir, você pode usar afirmações como “Eu tenho compaixão por todos os seres vivos da Terra” para expor as suas intenções. Isso te deixará mais leve e despertará em você o sentimento de felicidade e leveza.

Os mantras budistas mais comuns

Agora que já tratamos das bases norteadoras dos mantras e seus benefícios, chegou o momento de apresentar os 6 mantras budistas mais utilizados. Em cada um deles, você encontrará o seu propósito, significado ou função, para que você possa incorporá-los em suas práticas de desenvolvimento pessoal. Confira.

Om ah hum 

Om Ah Hum se trata de um antigo mantra do Budismo Tibetano utilizado para purificar a mente, o corpo, a fala e o coração. É excelente de ser entoado diariamente, seja durante o dia ou à noite. O propósito de cada palavra é dado a seguir: 

Om: branco como a água, seu poder está focado no chakra da coroa e sua vibração sonora purifica o corpo; 

Ah: vermelho como o fogo, seu poder está centrado no chakra da garganta e sua vibração purifica a fala; 

Hung: azul como o ar e o céu, o foco desta palavra reside no chakra do coração. Seu som purifica as emoções. 

Quando entoado, este mantra tem o poder de aquietar a mente, reduzindo o barulho mental especialmente em estados meditativos. 

Ram yam Kham

Este mantra é muito utilizado para purificação e é geralmente encontrado no início de muitos textos tibetanos conhecidos por Sadhanas. O Significado de cada sílaba é dado a seguir:

·       Ram: é uma sílaba raiz que representa o fogo e a cor vermelha. Ambos purificam e queimam todas as impurezas.

·       Yam: é uma sílaba raiz que representa o ar e a cor azul. Ambos purificam soprando todas as impurezas.

·       Kham: é uma sílaba raiz que representa a água e a cor branco. Ambos purificam lavando as impurezas.

Combinados, fogo, água e ar auxiliam a purificar tudo através da fala e da visualização, não somente o seu ser, como também o ambiente que o cerca durante a sua prática. Recite-o: Ram yam Kham. 

Om vajrasattva hum

Om vajrasattva hum é a versão curta de um poderoso mantra de purificação que originalmente possuía 100 sílabas. Vajrasattva é o Bodhisattva conhecido como o Ser Adamantino, o príncipe de todos os Buddhas. Por isso, ele invoca consigo todos os fluxos mentais de todos os Buddhas. 

O ideal é que você aprenda a entoar sua versão completa de cor, mas sempre que tiver pouco tempo para realizar esta prática, a versão mais curta funciona muito bem. Ele deve ser entoado 21 vezes por dia para purificar o Karma negativo. 

Om tare tuttare ture soha 

Se você deseja pedir auxílio para liberar os seres vivos do sofrimento, medos, problemas ou até mesmo de samsara, o ciclo da existência, este é o mantra que você deve entoar. Ele está associado com Tara, a Matrona de Todos os Buddhas. Seu significado é: “Eu me prostro à Libertadora, Mãe de todos os Vitoriosos”. Entoá-lo também fará com que Tara, a Verde se manifeste. 

Om ah hum vajra guru padme siddhi hum 

Conhecido como mantra dourado, “Om ah hum vajra guru padme siddhi hum” é o mantra de Padma Sambhava, o fundador do Budismo Tibetano. O ato de entoar este mantra atua em três diferentes dimensões do corpo humano: externa, interna e secreta. Por isso, ele é constantemente entoado para harmonizar a mente, o corpo e o espírito, fazendo com que a energia flua com mais equilíbrio. 

Além disso, ele auxilia a transição das trevas para a luz, e, durante essa transição, ele remove impurezas que existem agregadas no corpo. Ele é excelente para evitar doenças, pobreza, fome e guerra. Além disso, ele acaba com sentimentos como orgulho, luxúria, inveja, ódio, ciúmes, ignorância, os quais são considerados inimigos interiores. 

Om mani padme hum 

Considerado um dos mantras mais populares, Om mani padme hum promove compaixão e misericórdia. Segundo o Budismo, este mantra foi concebido pela Buddha Kuan Yin. No entanto, este mantra se perdeu no tempo e foi resgatado e popularizado pelo Buddha Padmasambhava, em sua jornada da Índia até o Tibete. 

Ele pode ser usado para transmutar espíritos de natureza malévola, convertendo-os em protetores do Dharma. Por isso, ele é utilizado para transmutar energias. 

Entoe mantras budistas e entre em contato com a sua espiritualidade! 

Uma vez que os mantras budistas surgiram num contexto sagrado, eles podem ser utilizados para estabelecer e estreitar o seu contato com a sua espiritualidade. Quando entoados de maneira adequada e com um propósito claro, eles são capazes de agir como chaves para planos mais elevados, além de provocar efeitos perceptíveis em diferentes níveis no seu corpo físico, bem como reverberar no local em que você os entoa.

Através de suas vibrações, você poderá desencadear elos energéticos capazes de provocar uma verdadeira transformação interna, purificando seu corpo das impurezas do mundo e projetando-o para uma vida repleta de leveza, espiritualidade e maior autoconhecimento. 

Tudo da criação é som e vibração, até mesmo qualidades que expressamos como felicidade e amor. Embora possa levar uma vida inteira para aprimorar sua prática, tudo começa com um pequeno passo, que já foi dado por você ao ler este artigo. 

Use este artigo como um guia e ponha suas informações em prática. Em breve você verá como você ressoará em harmonia e paz e partirá numa jornada espiritual capaz de mudar completamente a sua vida!

Um comentário: