28 de outubro de 2021

Exposição Ema e a Moda no século XX

Olá, amores!

Exposição Ema e a Moda no século XX

Abertura: 30 de outubro

Curadoria Brunno Almeida Maia

Além das obras de arte, artes decorativas e peças arqueológicas, a Casa Museu Ema Klabin também guarda um importante conjunto de roupas e acessórios usados pela colecionadora, que pela primeira vez será exposto.

De 30 de outubro a 19 dezembro de 2021, a Casa Museu Ema Klabin promove a exposição “Ema e a Moda no século XX - as roupas e a caligrafia dos gestos” com curadoria do pesquisador e escritor Brunno Almeida Maia. Em formato presencial e online, a mostra objetiva contar uma breve história da moda dos anos 20 aos anos 80 por meio de peças de vestuário, acessórios e fotografias da colecionadora e mecenas Ema Klabin.

Serão expostas 18 peças de vestuário da colecionadora, como vestidos, casacos, tailleurs, conjuntos de blazer e saia e trajes tradicionais chineses usados por Ema em festas a fantasia nos cruzeiros de navio. Marcas famosas de grandes estilistas franceses como Jean Patou, Christian Dior e Maggy Rouff estarão na mostra, além da marca espanhola Loewe.

A exposição também contará com bolsas, malas, binóculo, leques, sombrinhas, frascos de perfume acompanhados por um panorama de fotografias históricas do arquivo da instituição. “Uma das imagens mostra o desembarque de Ema Klabin de um navio, onde aparece com um tailleur Christian Dior no estilo New Look , que marcaria a feminilidade da mulher no pós-guerra”, informa o curador. A exposição também apresentará, no quarto de hóspedes, um conjunto Dior e acessórios pertencentes a Eva Klabin, irmã de Ema, que também criou sua casa museu no Rio de Janeiro, traçando um paralelo entre as trajetórias das duas irmãs.

Sobre o título da exposição

De acordo com Brunno Maia, a escolha do título da exposição homenageia a filósofa e socióloga Gilda de Mello e Souza, tomando de empréstimo o conceito de "caligrafia dos gestos" que ela propõe no livro O espírito das roupas – a moda no século dezenove. 

Cenários

A memória afetiva das roupas, a personalidade de Ema, seu modo de vida, e seu gosto pelas viagens, pelas artes e pelas festas, além de sua atuação como empresária, estão presentes na exposição, organizada em quatro eixos temáticos: “História, conceito e individualidade”, “Contexto sociocultural”, “Cultura material: história do objeto” e “Moda: linguagem estética”. Os diferentes cômodos da residência de Ema Klabin foram cenários cuidadosamente pensados para cada eixo. “Optamos por destacar não apenas a preocupação que Ema Klabin tinha com esses detalhes como a possibilidade de contarmos histórias por meio da cultura material. Há toda uma ‘cultura da feminilidade’ inscrita nesses objetos", salienta Brunno.

Outras Narrativas

"Esta exposição apresenta, pela primeira vez, o núcleo de moda da Coleção Ema Klabin, e se insere no tema anual Outras Narrativas, com uma forma inédita de abordar a história de Ema Klabin e da moda, considerando suas roupas simultaneamente como criações artísticas e como documentos do período em que viveu", informa Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin.

Unindo arte e tecnologia

O público também poderá assistir a um vídeo em realidade virtual que permite realizar um tour nos ambientes da casa museu e conferir detalhes da exposição. Realizado pelo multiartista Tadeu Jungle e sua produtora, a Junglebee, o vídeo permite uma imersão digital nos ambientes da casa museu, criando novas possibilidades de fruição das obras e peças da Coleção. Os óculos utilizados nessa ação serão higienizados, seguindo  os protocolos de biossegurança e proteção. O vídeo também estará disponível na plataforma YouTube VR.

Cursos e oficinas

A Casa Museu também promove, entre os meses de setembro e novembro, uma série de palestras, oficinas, cursos e mesa-redonda com grandes nomes da área. Assuntos como a história das roupas, a importância desses acervos em museus, o conceito de economia circular e sustentabilidade, o desfile nº 13 do estilista Alexander McQueen, a arte e a moda, a indumentária baiana, o fenômeno social da moda, e a presença negra em acervos de moda são alguns dos temas dos encontros.

A exposição Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC- ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, patrocínio da Klabin S.A. e apoio Texprima e Texprima LOF. A programação cultural associada à exposição integra o projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, que contou com o apoio do BNDES, a co-idealização de Benfeitoria e SITAWI e a parceria da Beenoculus. 

Serviço:

Casa Museu Ema Klabin

Exposição: Ema e a Moda no século XX: as roupas e a caligrafia dos gestos

Período: 30 de outubro a 19 de dezembro

Na abertura da exposição, 30/10/2021, das 11h às 16h (com permanência até as 17h), excepcionalmente, as visitas serão livres, com lotação respeitando as normas de biossegurança. 

Após a abertura:

Visitas mediadas: quarta a domingo, 11h, 14h e 16h - grupos de até cinco pessoas
Agendamento: emaklabin.org.br |(11) 3897-3232
Visitas ao jardim: quarta a domingo, das 11h às 16h, com permanência até as 17h - Lotação 70 pessoas.
Entrada franca
Classificação etária: Livre
Local: Casa Museu Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

Acesse as redes sociais:

Instagram: @emaklabin

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin

Twitter: https://twitter.com/emaklabin

Canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin

Site: https://emaklabin.org.br/

*Como em todos os eventos gratuitos, para quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e conseguir contribuir e apoiar a manutenção das atividades  com uma doação voluntária no site.

3 comentários:

  1. Uma publicação muito interessante. Obrigada pela partilha! :))
    *
    Não é fantasia nem invenção
    *
    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que esposição diferente, vale a pena ver.Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda, amei saber sobre essa exposição!
    Eu adoraria ver!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir