19 de maio de 2023

São Paulo recebe importantes nomes do mercado da Moda

 Olá, lindezas!

O curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina realizará do dia 22 a 26 de maio, a 7ª edição do Encontros da Moda da Instituição. A abertura do evento terá a participação de Grazi Cavalcanti, consultoria de imagem e estilo e responsável pelo desenvolvimento das coleções comerciais e conceituais do SPFW e Fashion Rio e Marcio Banfi, stylist e professor do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina. A mesa será mediada por Walquiria Caversan, docente do curso de Moda.  

Segundo Simone Mina, coordenadora do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, a iniciativa dos encontros é a busca pela transversalidade onde criação, metodologias e diversos pontos de vista friccionam entre os participantes. “A criação e a reflexão livre com parâmetros éticos, mas passível de sonhar, é o que nos norteia e motiva em nossa prática diária e é o que queremos ressaltar ao longo do evento”, disse.  

Especialistas do setor, estilistas e professores convidados contribuirão com suas experiências no mercado da Moda, deixando e evento ainda mais envolvente e enriquecedor. Os debates serão conduzidos por profissionais prestigiados como Sofia Kamatani, Chico Rivers, Mateus Cardoso, Nadia Rezende, Leandro Marques e Juliana Bastos.

O evento, com vagas limitadas, acontecerá no Teatro Laura Abrahão da unidade Perdizes em São Paulo, localizada na Rua: Dr. Emílio Ribas, 89. Para realizar a inscrição e ver a programação completa do evento, acesse o link: https://bit.ly/42KD0cy

Serviço:

7º Encontros da Moda

Data: 22 a 26 de maio

Local: Teatro Laura Abrahão

Endereço: Rua: Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes – São Paulo

Entrada gratuita

Especialista aponta cinco soluções tecnológicas de baixo custo para auxiliar empreendimentos

 Olá, amores!

O empreendedorismo está cada vez mais presente na vida das pessoas e com a evolução constante da tecnologia, muitos empresários estão percebendo a importância de contar com soluções tecnológicas para seus negócios.

No entanto, empresários e gestores ainda acreditam que para ter acesso a essas soluções é necessário gastar muito dinheiro. “Felizmente, essa não é mais uma verdade absoluta. Com o surgimento de novas ferramentas e recursos, é possível encontrar soluções tecnológicas eficientes e acessíveis para diferentes tipos de empreendimentos”, afirma Rafael Franco, CEO da Alphacode, empresa que atua em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA), responsável pelo desenvolvimento de aplicativos para marcas como Habib’s, Madero e TV Band.

Franco ressalta ser importante os empreendedores estarem sempre atualizados sobre as opções disponíveis no mercado e saberem como aproveitar ao máximo essas soluções em seus negócios, sem precisar gastar muito.

De acordo com o CEO da Alphacode, existem cinco maneiras simples para empreendedores aproveitarem a tecnologia no dia a dia, maximizando lucros e produtividade. “A primeira dica é utilizar ferramentas de gerenciamento de projetos, como o Trello, Asana ou Monday.com. Essas soluções permitem que os gestores organizem as tarefas, acompanhem o progresso de cada projeto e mantenham a equipe alinhada, evitando as constantes falhas de comunicação”, revela.

O especialista aponta a automação de marketing como mais uma das principais soluções tecnológicas que não exigem um grande investimento. “Essa estratégia permite que as empresas criem e gerenciem campanhas de marketing de forma automatizada, reduzindo a necessidade de intervenção manual e tornando o processo mais eficiente. Plataformas como o Mailchimp, HubSpot e RD Station oferecem uma série de recursos, como a criação de e-mails personalizados e automatizados, segmentação de clientes de acordo com seus interesses e comportamentos, além da geração de leads de forma mais eficiente. Essas ferramentas possibilitam o monitoramento de desempenho de suas campanhas em tempo real, permitindo ajustes e otimizações para obter os melhores resultados”, relata.

Para Franco, ferramentas que auxiliam na comunicação interna se encaixam como a terceira solução de baixo custo e são um aspecto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. “Uma equipe que se comunica bem pode trabalhar de forma mais integrada e produtiva, o que resulta em melhores resultados para a empresa. Uma das soluções mais populares para comunicação interna são aplicativos como o Slack e o Microsoft Teams. Essas plataformas permitem que as pessoas se comuniquem com agilidade por meio da troca de mensagens instantâneas, compartilhamento de arquivos e colaborações em tempo real. Com esses aplicativos, os empreendedores podem criar canais específicos para cada projeto, o que facilita a comunicação e o trabalho em equipe”, pontua.

Em quarto lugar, o especialista aponta as soluções de armazenamento em nuvem. “São ferramentas que se tornaram extremamente populares nos últimos anos, principalmente por sua praticidade e segurança. Ao adotar plataformas como Google Drive, Dropbox ou OneDrive, os empreendedores podem armazenar seus documentos e arquivos na nuvem, o que torna o acesso e o compartilhamento desses dados muito mais fácil e seguro”, declara.

Por último, mas não menos importante, Rafael Franco aponta a importância da utilização de ferramentas de análise de dados. “Com soluções como o Google Analytics e o Power BI é possível coletar e analisar dados de diversas fontes, como o site da empresa e redes sociais, entendendo o comportamento dos clientes. Com essas informações em mãos, os empreendedores podem tomar decisões mais embasadas, identificando áreas que precisam ser melhoradas, oportunidades de crescimento e estratégias mais eficazes para a empresa”, finaliza.

Sobre Rafael Franco

Empresário que atua no mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software. Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba (PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.

Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @Alphacode

Darwinismo empreendedor: A adaptação é fundamental nos negócios

 Olá, amores!

Charles Darwin mostrou que não são as espécies mais fortes que sobrevivem no ecossistema, nem as mais inteligentes, mas sim as que melhor se adaptam. Será que os princípios do darwinismo podem ser usados para o mundo empresarial? A resposta é sim. 

De acordo com João Fernando Saddock, especialista em inovação e growth marketing e marketing Manager na divisão de educação da H-FARM, maior polo de inovação europeu, localizado na Itália, a complexidade e a interdependência estão na essência do processo de seleção natural e podem ser consideradas no mundo dos negócios também. “Bem-vindo ao universo do darwinismo empreendedor. Em um mundo onde a única constante é a mudança, a habilidade de se adaptar rapidamente a novas condições é algo crítico para o sucesso nos negócios”, afirma. 

Para exemplificar, Saddock cita alguns casos. O primeiro é a Netflix. “A companhia começou como um serviço virtual de aluguel de DVDs, mas ao reconhecer o crescimento dos streamings digitais, rapidamente se adaptou e se transformou em um gigante da indústria. O que aconteceu com a Netflix foi resultado de uma clara visão de futuro e de uma liderança que estava disposta a correr riscos e investir em inovação”, diz.

Outro exemplo positivo de adaptação empresarial, segundo o especialista, é a Amazon, que começou como uma livraria online, mas, ao longo dos anos, expandiu os negócios para diversos produtos e serviços, como logística, hosting, inteligência artificial, streaming e entretenimento. “A Amazon investiu pesado em tecnologia, automatizou centros de distribuição e criou sua própria estrutura de serviços na nuvem. Sua habilidade em se adaptar e diversificar o portfólio fez com que a empresa se tornasse uma das maiores e mais bem sucedidas no mundo”. 

Por outro lado, Saddock explica que o contrário aconteceu com a BlockBuster, que já tinha uma marca forte e recursos necessários para realizar mudanças estratégicas, mas falhou ao não se adaptar às transformações do mercado. “A Blockbuster permaneceu fiel ao seu modelo tradicional de negócios, focado em lojas físicas para aluguel de filmes. A companhia falhou ao não se adaptar às rápidas mudanças no comportamento do consumidor e a transição no consumo de conteúdo digital, perdendo a oportunidade de se reinventar”, avalia. 

Ele também cita a Kodak como uma empresa que não conseguiu se adaptar. A companhia era líder no mercado de fotografia, mas não conseguiu lidar com a transição para o digital. “A empresa acabou perdendo a posição de liderança no mercado e nunca voltou aos tempos de glória”, diz.

Para o especialista em inovação, a adaptação nos negócios envolve a habilidade de aprender com erros e quedas. “As companhias devem ser capazes de experimentar e correr riscos calculados, ainda que nem todas as iniciativas sejam bem sucedidas. Aprender com os erros e ajustar as estratégias com base no aprendizado é crucial para melhorar e seguir adiante em um mundo empresarial que muda o tempo todo e isso é o fundamento base da adaptação”, conclui.


Sobre João Fernando Saddock

João Fernando Saddock é um apaixonado por inovação e Growth Hacking, com vasta experiência em marketing, implementação e avaliação de estratégias de marca e comunicação de alta performance. Trabalhando com uma ampla variedade de clientes internacionais em empresas renomadas como Bedouin CC, Publicis, Leo Burnett, CCZ e Competence, João gerou valor para marcas como Heineken, General Motors/Chevrolet, Carrefour, Fiat, Samsung, Kellogg's, Disney, Volkswagen, Fly Emirates, entre outras.

Recentemente, João deixou sua posição de Head de Marketing na Zharta.io, uma empresa de empréstimo de criptoativos com sede em Portugal que utiliza NFTs como colateral, para se tornar Marketing Manager na divisão de educação da H-FARM. Localizada na Itália, a H-FARM é o maior hub de inovação e empreendedorismo europeu que apoia startups em diversos setores, além de oferecer aceleração de negócios e programas educacionais internacionais para todas as idades. Para mais informações, acesse https://www.linkedin.com/in/jsaddock/?locale=en_US 

iCON Hub: Inteligência Artificial na construção civil será debatida no dia 31 de maio

 Olá, amores!

As potenciais aplicações, as oportunidades e os riscos da Inteligência Artificial (IA) Generativa para a cadeia produtiva da construção civil serão apresentados e debatidos no 3º Seminário iCON Hub de Inovação.

Realizado pelo iCON Hub do SindusCon-SP, o evento híbrido será em 31 de maio, das 13h30 às 17h30 (participação presencial na sede da entidade, à rua Dr. Bacelar 1.043, São Paulo). É aberto a todo o público empresarial, profissional e acadêmico interessado no ecossistema da construção civil.

O seminário tem o propósito de contribuir para que todos os agentes da cadeia produtiva da construção possam explorar novas oportunidades proporcionadas pela IA Generativa, separando a “espuma”, ou seja, o que não passa de entusiasmo pela novidade, de suas aplicações efetivas.

No primeiro bloco, voltado às aplicações da IA em marketing, vendas e atendimento, Guilherme Ribeiro, especialista em inovação, tecnologia e mercado imobiliário, fará a palestra principal sobre a IA Generativa aplicada à experiência do cliente.

Apresentarão as experiências de suas empresas: Camilo Barros, vice-Presidente Latam Client Partnerships da VidMob, e Ramon Azevedo, CEO da Morada. Os debates serão moderados por Ricardo Paixão, CEO do iCONATUS.

No segundo bloco, que discutirá as aplicações dos sistemas generativos em arquitetura, engenharia e construção, Gabriela Vivan, diretora da UNA Arquitetura, fará a palestra principal.

Lucas Batista, sócio do Generativo e fundador da BIMLab, e Alexandre Kuroda, cofundador da ArqGen, apresentarão as experiências de suas empresas. Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente do SindusCon-­SP, mediará o debate.

A abertura será feita por Guilherme Rosa, head do iCON Hub.

As inscrições já estão abertas para a opção remota e a presencial, que será na Rua Doutor Bacelar, 1043, com vagas limitadas.

Em um mercado de trabalho com modelos híbrido e remoto, manter a sincronia de informações é fundamental

 Olá, amores!

O trabalho híbrido já é o principal modelo em diversas companhias do Brasil. Uma pesquisa da IDC mostrou que 82% dos entrevistados se revezam entre dias presenciais e remotos, enfatizando o quanto o modelo está consolidado. Mas para garantir sucesso e integração de funcionários, com acesso completo de informações em tempo real, é fundamental contar com apoio da tecnologia. 

"As empresas precisam olhar as movimentações do mercado e realizar as adaptações necessárias para oferecer o melhor ao funcionário. É preciso lembrar que as ferramentas de trabalho afetam diretamente no dia a dia e, por consequência, nos resultados. Por promover performance, sincronicidade, agilidade e flexibilidade, a computação em nuvem ganhou espaço nos últimos anos e, inclusive, posicionou o país no ranking da Asia Cloud Computing Association (ACCA), que elege as nações que oferecem  as melhores condições para a disponibilização sob demanda de recursos do sistema de computador”, conta Vinícius Gallafrio, especialista em tecnologia e CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital. 

A computação em nuvem permite que se acesse a distância softwares, arquivos e processamento de dados através da internet. Isso significa que o acesso pode ser feito a qualquer hora, de qualquer lugar, mostrando que é uma excelente alternativa para empresas que adotam modelos totalmente remotos ou híbridos. 

"É funcional para empresas de todos os portes. O grande destaque fica por conta do backup em tempo real, já que todos os arquivos são sincronizados da máquina diretamente para a rede automaticamente, facilitando a comunicação entre colaboradores. Isso protege de acidentes. Então se a máquina sofrer qualquer dano, como uma colisão no período de deslocamento ao escritório, não há preocupação quanto aos arquivos ali salvos", pontua o especialista. 

A nuvem também permite adaptações em tempo real, o que é positivo quando se fala em empresas em expansão. O redimensionamento para mais ou menos da capacidade da infraestrutura pode ser feito para atender as demandas atuais. 

permite utilizar os recursos necessários. Isso significa que é possível redimensionar para mais ou menos a capacidade da infraestrutura seguindo as demandas atuais. 

E tudo isso com um custo mais baixo do que em infraestruturas tradicionais. “Por incrível que pareça, a modernidade é mais econômica. O que acontece é que os servidores locais geram muitos gastos. As atualizações e substituições de máquinas são pontos de atenção, sem falar do custo de instalação. Na nuvem, o único responsável é o fornecedor. O dever do contratante é usufruir das vantagens em termos de agilidade e melhorias constantes”, esclarece. 

Uma solução sustentável

Uma pesquisa realizada pela Gartner mostrou que 53% dos funcionários querem que suas organizações assumam ações sobre questões com as quais se preocupam. E entre os principais temas estão o meio ambiente e a sustentabilidade. 

Levando em consideração essa realidade, a computação em nuvem mostra mais uma vez sua eficiência, já que um estudo realizado pela Accenture apontou que a mudança de dados para a nuvem reduz a emissão de 59 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Em comparação com a infraestrutura convencional, as migrações iniciais são capazes de reduzir as emissões em mais de 84% e podem ser ainda maiores com o desenvolvimento de aplicações específicas, chegando a 98%.

“A cultura organizacional é muito importante dentro das empresas, e fomentado pelo RH.  Se pensarmos nas vantagens de negócio oferecidas pelo cloud em termos de economia e eficiência, somados aos benefícios ao funcionário, percebemos que a tecnologia está cada vez mais criando mecanismos de potencialização de resultados, sem impactar tão profundamente a natureza, o que é bem visto dentro e fora da organização. Precisamos ficar atentos ao surgimento das novidades e nos adaptar para aumentar ainda mais a competitividade”, conclui o CEO da MadeinWeb. 

Sobre a MadeinWeb

A MadeinWeb é uma provedora de serviços de TI com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Portugal, com mais de 20 anos de atuação no setor de tecnologia. Como parceira de grandes empresas, a Made possui a capacidade de entregar projetos sob medida para os seus clientes, ajudando na inovação tecnológica. 

A empresa possui squads dedicados para realizar projetos, usando a inteligência artificial voltada para negócios. Também oferece consultoria corporativa e utiliza a nuvem para garantir escalabilidade em cada processo de implementação tecnológica e cibersegurança, com serviços que ajudam a expor potenciais lacunas ou ameaças.

20 de maio - Dia do Pedagogo: a felicidade e os desafios desta profissão

 Olá, lindezas!

O Dia do Pedagogo é comemorado no dia 20 de maio, e tal data foi instituída segundo a Lei nº 13.083/2015, com o intento de trazer o debate e o diálogo entre a família e a escola, bem como, o diálogo entre as duas quanto ao papel que cada uma deve exercer no desenvolvimento educacional das crianças e jovens estudantes.

Diante disso, ao refletirmos sobre a data, torna-se relevante lembrar que a profissão de pedagogo, traz constantes desafios, principalmente no dias de hoje, em que temos um novo perfil de estudantes, dentro de uma realidade após a Pandemia do Covid-19, além das demais tensões que envolvem a escola no Brasil. No contraponto dessa realidade, vemos que o trabalho de pedagogos e professores, em suas atribuições, leva conhecimento e esperança capazes de modificar os rumos da vida de nossos estudantes, de transformar seus  futuros de forma que possam enfrentar a sociedade e alcançar seus sonhos.

No entanto, é importante compreender o quanto a escola precisa chamar à responsabilidade aos pais e responsáveis pelos estudantes ao desenvolvimento social e educacional destes. Tem sido uma constante na vida dos professores o empenho em buscar o diálogo, a parceria e o trabalho colaborativo entre a família e a escola, com a finalidade de transformar a vida de seus estudantes.

O pedagogo não atua por ser essa uma ‘missão’, como muitos delimitam sua atuação, fazendo com que seus profissionais, nas diversas circunstâncias, sejam chamados de missionários, ou voluntários da educação, mas não, não é essa a atuação do profissional. Vale recordar, as lutas desses educadores, os pedagogos, que tanto voltam às salas de aula, não como professores, mas como estudantes, sejam nos cursos de licenciatura, sejam em cursos de especialização Lato-sensu, ou Stricto-senso, ou nas formações continuadas, com o propósito de buscar melhores perspectivas de ensino.

Destaca-se que, essa profissão pode ser feita com amor sim, no entanto, a sua formação, sua especialização, suas responsabilidades e atribuições devem acontecer com o máximo de responsabilidade, conhecimento e competências possíveis, pois lidarão com seres humanos. A atividade requer envolvimento e seriedade, e os profissionais devem ser valorizados e respeitados.

Enfim, além de todos os desafios enfrentados, e que apesar de não ser por amor, deve ser realizada com amor e entusiasmo. Deste modo, cabe a nós educadores, pais e toda a sociedade, valorizar o pedagogo, conscientizando-nos da sua grande relevância nas transformações sociais e principalmente na sua atuação quanto a formação humana de nossos estudantes.

Parabéns a todos os pedagogos e um feliz 20 de maio!

Professora Mestra Mariane Della Coletta Savioli.

Professora Mestra Mariane Della Coletta Savioli.
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharel em Direito pelo Unitoledo de Araçatuba.
Professora Universitária do Curso de Pedagogia do Unitoledo Wyden.

7ª Edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos oferece mais de 100 mil oportunidades em 72 horas de programação

 Olá, amores!

Fernanda Centurion, Gerente Nacional de Carreiras e Desenvolvimento do Aluno da Wyden

Entre os dias 23 e 25 de maio, pessoas de todo o Brasil poderão participar gratuitamente da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos da Estácio. Durante a realização do evento, serão ofertadas mais de 100 mil vagas em grandes companhias de todo o País, com oportunidades presenciais, hibridas ou até mesmo remotas, além de vagas com e sem exigência de diploma. Alunos, ex-alunos, estudantes de todas as partes do país - mesmo sendo de outras instituições - e profissionais que buscam recolocação ou até mesmo quem deseja ficar antenado com às tendências do mercado de trabalho vão concorrer a uma das oportunidades de empregos ou estágios. Para acessar o conteúdo, os interessados devem fazer o pré-cadastro por meio do link: https://www.carreirasedu.com.br/feiradeestagio. A feira será transmitida via Zoom, totalmente acessível por meio de celular, notebook ou desktop.  

“Nesta 7ª edição consecutiva, queremos encorajar nossos alunos e os demais candidatos, afirmando que é possível vencer as adversidades do mercado e que existem sim vagas e oportunidades de estágios e empregos. A Feira trata-se de um ambiente virtual, criada com inteligência artificial em uma plataforma inovadora que permite à interação entre estudantes e empresas que disponibilizam oportunidades de estágios e empregos, promovendo o desenvolvimento e colocação profissional no mercado de trabalho. Ela é destinada para profissionais que desejam uma nova oportunidade e almejam uma evolução em sua jornada profissional”, afirma Fernanda Centurion, Gerente Nacional de Carreiras e Desenvolvimento do Aluno da Wyden.  

Durante 72 horas de feira, será possível conversar com o RH das marcas empregadoras e assistir às 12 lives, que darão ferramentas para que os participantes possam se preparar para os processos seletivos. As pessoas poderão se candidatar às vagas em uma plataforma de oportunidades profissionais que já conta com as empresas IBM, Brasil Center, Dasa, Cia de Talentos, McDonald’s, Multivision, Spread, Infojobs, CIEE, NUBE, Arcos Dourados, 99Jobs, UnitedHelth, Deloitte, Agência de Integração Empresa Escola, BRMED, ICONIC, Clear Sale, TMF Group, Cinemas São Luiz, Symplicity, Super Estágio, Empodera, Vale, Som Livre, Rede D1000, Pepsico, Universia, entre outras. A programação conta com palestrantes expressivas, como Bruna Castilhos, Head de Customer Sucess e R&S da Gupy; Mauren Faria, da Multivision; Renata Gusmon, Diretora Executiva de Pessoas da UnitedHealth Group; Isadora Costa, Especialista em Atração de Talentos da Ambev; Arthur Hinrichsen, Analista da área de inovação do SEBRAE Pernambuco;  Karuna Daswani Lopes, Head de Comunicação para a América Latina e Ibéria do LINKEDIN; Arturo Edo, Cofundador na Reserva INK. Elas abordarão temas relevantes em todos os pilares do conhecimento como: o impacto das tecnologias nas carreiras, autodesenvolvimento, autoconhecimento, empreendedorismo, dentre outros.

Com 12 estandes, 12 painéis e mais de 50 empresas participantes, a programação da 7ª edição da Feira Virtual de Estágios e Empregos promete superar as expectativas em relação ao ano anterior, auxiliando milhares de pessoas a potencializar a carreira, e candidatar-se a diversas oportunidades através de conteúdos para inserção e recolocação no mercado de trabalho. Este ano as parceiras, Elements, Netshoes e Buser ofertarão prêmios para os participantes mais ativos com 3 passagens para viagens nacionais, 1 Voucher da Netshoes e 1 Cadeira Gamer.

18 de maio de 2023

Anel Solitário: Clássico que nunca sai de moda e simboliza o amor eterno

 Olá, amores!

O solitário - um aro em ouro com um único diamante - é uma peça singela e clássica, usada especialmente como anel de noivado. Esses anéis há muito são associados ao amor eterno, possivelmente porque os diamantes são as pedras preciosas mais consistentes, assim colaborando para esse simbolismo. 

Além disso, curiosamente, a palavra “diamante” é derivada do grego antigo “adamas”, que significa eterno ou imbatível. Reza a lenda que a tradição sobre os solitários tenha iniciado com o arquiduque Maximiliano, da Áustria, em 1477. Na época, ele ordenou a busca pelo maior e mais puro diamante para presentear sua noiva, Maria de Borgonha, simbolizando seu comprometimento e amor. Ele pediu ao ourives um anel liso e simples com essa única pedra cravada ao meio, criando assim o modelo padrão mais conhecido do solitário. 

Atualmente, a tradição em presentear a pessoa amada com um solitário na hora do pedido de casamento é muito comum nos Estados Unidos e Europa, porém está ganhando cada vez mais força no Brasil. 
 

Mês das noivas 
 

Considerado o mês das noivas, maio ganhou essa alcunha mediante um costume vindo do Hemisfério Norte. Países com baixas temperaturas permaneciam longos períodos sem a luz do sol e o frio só diminuía por volta de maio. Com temperaturas mais altas, havia flores disponíveis para a decoração, assim como a menor incidência de chuvas, então maio tornou-se propício para casamentos, já que permitia a celebração ao ar livre.
 

 
Porém, engana-se quem pensa que tal acessório se limita à representação do noivado. Muito versátil, o solitário é símbolo de empoderamento, conquistas e início de uma fase especial da vida. 

Segundo dados da Orit, empresa especializada em joias e relógios de luxo secondhand no Brasil, em 2022, as vendas de anéis solitários representaram 70% das vendas ao público feminino, sendo 25% desse total adquiridos pela geração Y. Também segundo a pesquisa, a busca pela venda de anéis aumenta nos meses de janeiro, maio, julho e outubro e nem sempre estão associadas a compromissos. 
 

4C’s do diamante
 

Para entender os critérios de avaliação sobre o valor de um diamante é preciso ter atenção à sua classificação, que é baseada em 4 características, os chamados 4 C’s do diamante, padrão de classificação criado pelo Gemological Institute of America (GIA). Ele é aceito internacionalmente e foi desenvolvido com base em 4 aspectos para avaliar o valor da pedra. São eles:

  • Carat – quilate em português, refere-se ao peso do diamante. A regra quando se trata de diamantes é: quanto mais quilates uma pedra tem, maior, mais rara e valiosa ela é.
     
  • Color – a cor da pedra representa o tom natural. O padrão para classificar a cor é avaliar cada pedra ao lado de um conjunto de outros padrões, com iluminação específica e designar a classificação entre as letras “D” - incolor - a “Z” - amarelo-claro. Quanto menos cor a pedra tiver, mais rara será.
      
  • Clarity – é sobre a pureza do diamante que deve ter um brilho inigualável e é isso que esta classificação vai determinar. Tal grau refere-se à presença (ou não) de inclusões internas e manchas.
     
  • Cut – em português, talhe ou corte, é a lapidação que a gema recebe. Corte não é sinônimo de formato do diamante, ele diz respeito à qualidade de sua lapidação. Lapidar a gema consiste em seguir dois parâmetros: as proporções, que remetem aos ângulos e alturas da pedra e o acabamento, que engloba o grau de simetria e polimento. Quanto mais bem feito o corte, melhor o retorno da luz e, consequentemente, maior o seu valor.

Escolhendo seu solitário
 

Na Orit, empresa especializada em joias e relógios de luxo secondhand, é possível tanto vender quanto comprar solitários. As peças compradas passam por um processo que contempla ajuste e polimento, quando necessários, higienização e recebimento de um certificado de garantia e originalidade emitido pelos avaliadores especialistas Orit que são gemólogos certificados pelo GIA, mais importante instituição certificadora de diamantes e pedras preciosas.

“Após todo esse processo a peça é disponibilizada para venda, sendo uma excelente opção para quem busca um bom negócio nos mais elevados níveis de segurança e qualidade. Temos um estoque composto por peças únicas adquiridas de coleções particulares, excelente opção para quem quer fazer um upgrade no solitário para comemorar o aniversário de casamento, por exemplo”, finaliza Giovanna Landi, gerente de produtos.

Portanto, se você deseja adquirir um solitário de diamante, é importante prestar atenção nos 4C’s e procurar um local confiável para fazer sua compra.
 

 Confira alguns modelos de solitários disponíveis para compra

  1. Anel solitário alto com 0,10 ct diamante em ouro branco, por R$ 1.431,00  na Orit



 

 

  1. Anel solitário flor com diamantes em ouro branco, na Orit, por R$ 1.971,00 
 
 

  1. Anel solitário com 0,20 ct de diamante em ouro rosé, por R$ 3.591,00 na Orit 


 

 



  1. Anel solitário com 0,73 ct de diamantes em ouro amarelo, por R$ 5.391,00, na Orit
 




  1. Anel solitário com 0,10 ct de diamante em ouro branco, na Orit, por R$ 3.051,00 
 

  1. Anel solitário vintage com 0,10 ct de diamante em ouro branco, na Orit, por R$ 2.691,00



 

 

  1. Anel solitário com 0,10 ct de diamante em ouro branco na Orit, por R$ 1.791,00 
 



  1. Anel vintage solitário com 1,30 ct de diamante em ouro rosé, por R$ 14.301,00 na Orit. 


 

 




  1. Anel solitário Tiffany & Co com 0,20 ct de diamante em platina, por R$ 7.461, na Orit 
 





  1. Anel solitário fino com diamante em ouro branco, na Orit, por R$ 981,00