19 de maio de 2023

20 de maio - Dia do Pedagogo: a felicidade e os desafios desta profissão

 Olá, lindezas!

O Dia do Pedagogo é comemorado no dia 20 de maio, e tal data foi instituída segundo a Lei nº 13.083/2015, com o intento de trazer o debate e o diálogo entre a família e a escola, bem como, o diálogo entre as duas quanto ao papel que cada uma deve exercer no desenvolvimento educacional das crianças e jovens estudantes.

Diante disso, ao refletirmos sobre a data, torna-se relevante lembrar que a profissão de pedagogo, traz constantes desafios, principalmente no dias de hoje, em que temos um novo perfil de estudantes, dentro de uma realidade após a Pandemia do Covid-19, além das demais tensões que envolvem a escola no Brasil. No contraponto dessa realidade, vemos que o trabalho de pedagogos e professores, em suas atribuições, leva conhecimento e esperança capazes de modificar os rumos da vida de nossos estudantes, de transformar seus  futuros de forma que possam enfrentar a sociedade e alcançar seus sonhos.

No entanto, é importante compreender o quanto a escola precisa chamar à responsabilidade aos pais e responsáveis pelos estudantes ao desenvolvimento social e educacional destes. Tem sido uma constante na vida dos professores o empenho em buscar o diálogo, a parceria e o trabalho colaborativo entre a família e a escola, com a finalidade de transformar a vida de seus estudantes.

O pedagogo não atua por ser essa uma ‘missão’, como muitos delimitam sua atuação, fazendo com que seus profissionais, nas diversas circunstâncias, sejam chamados de missionários, ou voluntários da educação, mas não, não é essa a atuação do profissional. Vale recordar, as lutas desses educadores, os pedagogos, que tanto voltam às salas de aula, não como professores, mas como estudantes, sejam nos cursos de licenciatura, sejam em cursos de especialização Lato-sensu, ou Stricto-senso, ou nas formações continuadas, com o propósito de buscar melhores perspectivas de ensino.

Destaca-se que, essa profissão pode ser feita com amor sim, no entanto, a sua formação, sua especialização, suas responsabilidades e atribuições devem acontecer com o máximo de responsabilidade, conhecimento e competências possíveis, pois lidarão com seres humanos. A atividade requer envolvimento e seriedade, e os profissionais devem ser valorizados e respeitados.

Enfim, além de todos os desafios enfrentados, e que apesar de não ser por amor, deve ser realizada com amor e entusiasmo. Deste modo, cabe a nós educadores, pais e toda a sociedade, valorizar o pedagogo, conscientizando-nos da sua grande relevância nas transformações sociais e principalmente na sua atuação quanto a formação humana de nossos estudantes.

Parabéns a todos os pedagogos e um feliz 20 de maio!

Professora Mestra Mariane Della Coletta Savioli.

Professora Mestra Mariane Della Coletta Savioli.
Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharel em Direito pelo Unitoledo de Araçatuba.
Professora Universitária do Curso de Pedagogia do Unitoledo Wyden.

Nenhum comentário:

Postar um comentário