4 de setembro de 2025

Governo de SP apresenta 2ª edição do Orgulho Nerd SP com fim de semana de programação gratuita

 



Crédito: Divulgação

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, promove o Orgulho Nerd SP 2025, evento recheado de cultura pop, tecnologia, música, games e muita diversão. Toda a programação é gratuita e acontece nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 20h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. O evento conta com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

“O Dia do Orgulho Nerd foi um sucesso no ano passado, por isso, neste ano ampliamos e agora temos dois dias de evento com uma programação cheia de novidades. Reforçamos nosso compromisso com a política pública voltada para a cultura pop, que é uma grande indústria com muito potencial”, destacou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Com a ampliação da programação nesta 2ª edição, o evento contará como uma série de atividades como a Praça Gamer, com 20 estações de PS5 e destaque para o novo Astro Bot. Além disso, a Praça Diversão Offline com jogos de tabuleiro, RPG, card games e muito mais, também vai garantir a diversão do público.

Os apaixonados pela cultura pop também poderão participar do Escape Room – O Segredo do Último Shogun, para encarar o desafio de salvar o Japão. Haverá também um Pokemon Stop para que os fãs da franquia possam trocar de cards e viver muitas experiências incríveis.

Outro ponto alto do evento será o Palco Orgulho Nerd SP, que terá uma programação ampla e diversificada, comandada pelos carismáticos cosplayers Siul e Lu Himura, que vão apresentar todos os shows, palestras e concursos.

Para acompanhar a divulgação da programação completa basta acessar o site:

amigosdaarte.org.br/programas/orgulho-nerd.

Serviço:
Orgulho Nerd SP 2025
Data: 13 e 14 de setembro de 2025
Horário: 10h às 20h
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera | Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo - SP

Entrada gratuita
Acompanhe a divulgação da programação completa pelo site:
amigosdaarte.org.br/programas/orgulho-nerd

Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

 Instagram | Site 

3 de setembro de 2025

Chico Rei celebra o mês do aniversário de Tarsila do Amaral com nova coleção


 

Coleção celebra o legado de Tarsila do Amaral - Foto: Divulgação

 

Em celebração aos 139 anos de história da pintora e desenhista brasileira Tarsila do Amaral, a Chico Rei lança uma coleção que exalta as obras da artista. Tarsila é uma figura central do modernismo no Brasil e do movimento antropofágico, que visava criar uma identidade cultural nacional. Suas obras são marcadas pelo uso de cores vibrantes, formas geométricas inspiradas no cubismo e temas que valorizam a brasilidade, as paisagens, a fauna e a flora do país.

 

Dentre suas obras mais famosas estão o quadro que deu nome ao movimento antropofágico, Abaporu (1928), e A Negra (1923).

 

Vitor Vizeu, diretor de marketing da Chico Rei, pontua que a coleção explora o princípio de brasilidade da marca. "Trabalhamos junto a artistas brasileiros, em ascensão ou consagrados, na criação de coleções que refletem a essência e a marca da nossa cultura. Evidenciar Tarsila do Amaral mais uma vez em uma coleção é uma grande honra para o nosso time", afirma.

 

Todas as peças têm garantia de qualidade e preocupação com o meio ambiente, marcas registradas da Chico Rei. A coleção já está disponível no site chicorei.com e nas lojas físicas em Juiz de Fora, Belo Horizonte e Tiradentes.

 

Serviço:


 

Boné Manifesto Antropofágico - 159,90 reais

 

Boné de aba reta, na cor preta, com bordado do texto Manifesto Antropofágico na parte frontal. O boné Chico Rei é fabricado em Tecido Brim 100% algodão de alta qualidade. Medidas: 16 cm de altura x 19 cm de largura. 53 cm de circunferência. Aba com 6 cm a 10 cm de comprimento.

 



 

 

Camiseta Oversized Manifesto Antropofágico - 169,90 reais

 

A camiseta oversized Manifesto Antropofágico é feita com 5% de Elastano e 95% de fibra natural de algodão sustentável. Esse material é trazido de plantações do nordeste brasileiro, tingidos e tecidos no sul do país, e produzidos artesanalmente em Minas Gerais. A preocupação com o que vestimos parte desde o momento do plantio, em produção 100% consciente, com certificado de algodão sustentável.

 

 



 

 

Camiseta Oversized Autorretrato  - 169,90 reais

 

A camiseta oversized Autorretrato é feita com 5% de Elastano e 95% de fibra natural de algodão sustentável. Esse material é trazido de plantações do nordeste brasileiro, tingidos e tecidos no sul do país, e produzidos artesanalmente em Minas Gerais. A preocupação com o que vestimos parte desde o momento do plantio, em produção 100% consciente, com certificado de algodão sustentável.

 



 

Camiseta Oversized Abaporu - 169,90 reais

 

A camiseta oversized Abaporu é feita com 5% de Elastano e 95% de fibra natural de algodão sustentável. Esse material é trazido de plantações do nordeste brasileiro, tingidos e tecidos no sul do país, e produzidos artesanalmente em Minas Gerais. A preocupação com o que vestimos parte desde o momento do plantio, em produção 100% consciente, com certificado de algodão sustentável.

 



 

Camiseta Operários - 84,90 reais

 

A camiseta operários, com malha tradicional, possui material sustentável e é feita com 100% de fibra natural de algodão sustentável. E é estampada em processo de serigrafia.




 

 

 

Sobre a Chico Rei

 

A Chico Rei é uma marca brasileira de moda acessível que acredita no impacto positivo do consumo consciente. Com produtos criativos e de alta qualidade, a marca conta com milhares de criações inéditas. A matéria-prima das camisetas é certificada pelos selos Better Cotton Initiative e PETA Approved Vegan. Também abraça a iniciativa Zero Plástico em todos os pedidos, o incentivo a reciclagem por meio de cooperativas. Desde 2020, mantém uma fábrica na Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora, em que capacita e oferece oportunidade de trabalho para pessoas privadas de liberdade.


2 de setembro de 2025

Nova marca comemora 35 anos da Conceito Comunicação

 

Sócios da Conceito Comunicação, agência de relações públicas com sede em Ribeirão Preto

Em comemoração aos 35 anos de atuação no mercado de relações públicas, a Conceito Comunicação, apresenta a sua nova marca, alinhada ao slogan “Atual Há 35 Anos”, que celebra essas mais de três décadas de atividades com mais de duas centenas de clientes atendidos a partir de Ribeirão Preto (SP). 

Com identidade visual atualizada e estratégia renovada, a agência pioneira no mercado de comunicação corporativa no interior de São Paulo, reforça a importância e capacidade de se reinventar, sempre fiel aos seus valores de conectar pessoas, empresas e marcas, compartilhando boas ideias e histórias por meio de soluções completas e integradas de comunicação.

“É com muita alegria e gratidão que celebramos os 35 anos da Conceito Comunicação. No ano que a agência figurou entre finalistas nas categorias TOP 10 Brasil e TOP 5 Sudeste do prêmio TOP Mega Brasil de Comunicação Corporativa, uma das principais premiações do setor no país, iniciamos esse ciclo celebrando nossas longevas parcerias de sucesso com nossos clientes e as novas relações que seguimos construindo com nossos parceiros”, ressalta a Relações Públicas Sonia Maggiotto, que em 1990, em parceria com o jornalista Gustavo Junqueira Júnior, fundou a Conceito Comunicação. 

Hoje com sete sócios executivos, que somam com experiências e talentos múltiplos - Juliana Caliento, Laura Ravagnani, Rodrigo Pinto, Sérgio Nogueira e Marcela Barbin, além dos fundadores, e sede em Ribeirão Preto, a Conceito Comunicação desenvolve projetos de comunicação estratégica, Relações Públicas e gestão de reputação para empresas de diversos setores. Ao longo de sua história, acumulou conhecimento em campanhas institucionais, lançamentos de produtos, posicionamento de marca e gestão de crise.

Nova identidade visual

Nova marca comemora 35 anos da Conceito Comunicação



Mais sobre a Conceito Comunicação no site www.conceitocomunic.com.br

Desenvolvida pelo designer Alan Barbosaa nova logo, com tipologia moderna, cortes fortes e agradáveis e de fácil leitura, atualiza a marca e o posicionamento da empresa, refletindo a evolução e essência do negócio. “Uma nova identidade visual e uma estratégia de comunicação renovada são ferramentas poderosas, pois reforçam os diferenciais, relevância e solidificam a imagem da empresa junto ao mercado”, afirma Alan Barbosa.

1 de setembro de 2025

De Volta a Hogwarts: Confira os melhores Easter eggs presentes em Hogwarts Legacy

 

O dia 1 de setembro marca um evento muito importante para os fãs de Harry Potter: a celebração anual De Volta a Hogwarts, data simbólica em que o Expresso de Hogwarts parte da estação de King’s Cross rumo à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O movimento surgiu como uma forma de comemorar o universo mágico, reunir a comunidade de fãs e reviver a nostalgia da saga. 

Nos últimos anos, o evento ganhou destaque principalmente no formato digital e home video, com maratonas de filmes, especiais comemorativos como o “Comemoração de 20 Anos de Harry Potter: De Volta a Hogwarts”, conteúdos exclusivos online e interações virtuais, permitindo que fãs se reconectem à magia de Hogwarts sem precisar estar fisicamente no local.  

Neste ano, selecionamos os Easter eggs mais incríveis de Hogwarts Legacy para você explorar dentro do castelo e em seus arredores, vivendo a magia de descobrir cada detalhe e deixar sua marca nessa celebração. Também te convidamos para assistir à saga, disponível para compra e aluguel nas plataformas digitais, e mergulhar de vez nesse universo. Para completar, no canal do Warner Play você encontra diversas curiosidades sobre os filmes e jogos de Harry Potter, deixando sua experiência ainda mais completa. Seja bem-vindo a Hogwarts. 

Confira abaixo as localizações e referências: 

Poção Polissuco no Banheiro  

Na última porta do banheiro feminino próximo à sala de aula do Professor Fig, é possível encontrar um caldeirão com uma poção verde em preparação, fazendo uma clara referência à Poção Polissuco criada por Hermione no segundo filme da franquia, Harry Potter: e a Câmara Secreta, quando o trio usou o disfarce para investigar os ataques do Basilisco no dormitório da Sonserina. 

Passagem Secreta da Bruxa Caolha 

Em Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter descobre, com ajuda dos gêmeos Weasley, a passagem secreta atrás da estátua da Bruxa Caolha, revelada pelo Mapa do Maroto e usada para chegar a Hogsmeade. Essa mesma referência aparece em Hogwarts Legacy em uma missão secundária, na qual o jogador precisa se infiltrar na loja Dedos de Mel em busca de doces proibidos e acaba encontrando a passagem que mais tarde seria utilizada por Harry.  

Os Gatos da Umbridge 

Os gatos nos pratos decorativos no escritório da professora Umbrige, personagem de Harry Potter e a Ordem da Fênix, também estão presentes no game. Eles podem ser encontrados em baús e usados na Sala Precisa. 

Entrada da Câmara Secreta 

Dentro do banheiro feminino da Sonserina, é possível encontrar a icônica entrada da Câmara Secreta, criada por Salazar Sonserina. Assim como nos filmes, a torneira possui um desenho de uma pequena cobra. No entanto, o protagonista não consegue acessá-la, já que seria necessário falar a língua das cobras. 

Uma homenagem aos gêmeos Weasley 

Durante uma de suas visitas a Hogsmeade, é possível notar um par de gêmeos ruivos espiando pela janela da loja de travessuras Zonko. A cena é uma referência carinhosa a Fred e George Weasley, que no futuro seguiriam o mesmo caminho, abrindo sua própria loja de mágicas e pegadinhas no Beco Diagonal. 

Quadro de Richard Harris 

Os desenvolvedores prestaram uma homenagem ao ator Richard Harris, o primeiro a interpretar Dumbledore, que faleceu após as filmagens de Harry Potter e a Câmara Secreta, e foi substituído pelo ator Michael Gambon, que permaneceu como o diretor de Hogwarts até o último filme da saga. Seu retrato pode ser encontrado como um dos quadros vivos na Torre da Corvinal. 

Cálice de Fogo 

O famoso Cálice de Fogo, conhecido por selecionar os competidores do Torneio Tribruxo em que Harry participou no quarto filme (e livro) da saga, e que resultou na morte de Cedrico Diggory, pode ser encontrado como um objeto decorativo na sala de troféus, no topo da Grande Escadaria de Hogwarts.   

Por que aranhas?! Por que não podia ser “sigam as borboletas”? 

Em uma das missões secundárias de Hogwarts Legacy, chamada Siga as Borboletas, o jogador precisa seguir um grupo de borboletas que acabam revelando um tesouro escondido. A missão faz referência ao segundo filme da saga, quando Rony comenta que preferiria seguir borboletas em vez de aranhas. 

Relíquias da Morte 

Em Hogwarts Legacy, as Relíquias da Morte aparecem em uma missão principal em que o jogador precisa encontrar os três itens lendários criados pelos irmãos Peverell. A missão é estilizada em preto e branco e retrata a história contada por Hermione no sétimo filme, desafiando o jogador a usar as relíquias para escapar da morte, conectando o jogo diretamente aos eventos que culminariam na guerra contra Voldemort. 

Memorial de Hagrid 

Apesar de Hogwarts Legacy se passar muito antes dos acontecimentos de Harry Potter, o jogo traz referências marcantes, como a cabana de Hagrid, localizada na Saída Sul do mapa. Embora o personagem ainda não exista no contexto da história, atrás da cabana há uma lápide com o desenho de um hipogrifo, que muitos acreditam ser uma homenagem ao ator Robbie Coltrane, ator que deu vida ao gigante Hagrid nos filmes, e faleceu em 2022. 

Neste ano, o De Volta a Hogwarts vai além da celebração: é um verdadeiro convite para revisitar o lugar onde a magia nasceu, relembrando histórias, personagens e memórias que encantam gerações. Além de descontos de até 80% em Hogwarts Legacy para PC, os fãs também podem aproveitar promoções especiais nos filmes da saga. Assim, dá para maratonar todos os longas e depois explorar o castelo no jogo, vivendo uma experiência completa dentro do Mundo Bruxo. 

Sobre a Warner Bros. Games  

Warner Bros. Games é a principal editora, desenvolvedora, licenciadora e distribuidora mundial de conteúdo de entretenimento para o espaço interativo em várias plataformas, incluindo consoles, portáteis, mobile e jogos para PC de títulos próprios e de terceiros. Para mais informações sobre a Warner Bros. Games, acesse aqui

Sobre a Portkey Games 

O selo Portkey Games da Warner Bros. Games, se dedica a criar novas experiências no Mundo Bruxo para games e plataformas mobile, colocando o jogador no centro de sua própria aventura. A Portkey Games oferece aos jogadores a oportunidade de fazer suas próprias escolhas narrativas e interagir com o cenário do Mundo Bruxo para criar experiências inéditas e únicas. O selo foi criado para trazer aos jogadores e fãs novas experiências de jogo que lhes permitam viver a magia do Mundo Bruxo de maneira imersiva, de forma que possam definir nele sua própria história. 

Sobre o Avalanche Software 

Fundado em 1995 em Salt Lake City, o Avalanche Software vem criando experiências interativas para fãs das maiores franquias do mundo há mais de duas décadas. O estúdio juntou-se à Warner Bros. Games em 2016 e foi a desenvolvedora principal de Hogwarts Legacy, um RPG de ação em mundo aberto ambientado no Mundo Bruxo. Informações adicionais sobre o Avalanche podem ser encontradas em https://www.avalanchesoftware.com

 
Sobre o Warner Play 

O Warner Play é o hub oficial de conteúdo geek da Warner Bros. Brasil dedicado a games, filmes, séries e muito mais. Disponível desde 2020, o canal conta com presença ativa no YouTube, TikTok, Instagram, Twitch TV e X, com foco em notícias, trailers, entrevistas, gameplays, curiosidades, torneios e conteúdos exclusivos para os fãs. Somando mais de 2 milhões de seguidores nas plataformas, o Warner Play utiliza uma linguagem descontraída e próxima da comunidade geek. 

30 de agosto de 2025

Cristallux lança campanha "Vale-Viagem" com prêmios de R$ 7 mil para arquitetos e lojistas

 


cristallux_arandelas (1).jpg

Foto: Divulgação


Cristallux (@cristalluxled), referência em soluções de iluminação LED, apresenta a campanha “Vale-Viagem”, voltada a arquitetos, designers de interiores, engenheiros e lojistas parceiros no estado do Rio Grande do Sul. A ação tem como objetivo valorizar projetos que explorem o design e a inovação dos produtos da marca, premiando os participantes com dois vales-viagem no valor de R$ 7.000,00 cada.


A dinâmica da campanha é simples e direta: os profissionais devem enviar fotos de projetos executados com produtos da Cristallux, destacando o uso dos itens com detalhes, além da nota fiscal e das informações da loja parceira.


“Queremos reconhecer a criatividade e a parceria dos profissionais que confiam na Cristallux para transformar ambientes. Essa campanha é uma forma de celebrar e incentivar o uso consciente e criativo da nossa linha de produtos”, ressalta Danielly Oliveira, gerente de marketing e trade da empresa.


Além de contemplar o profissional com um vale-viagem, a campanha também premia o lojista responsável pela venda dos produtos. Cada novo projeto diferente enviado garante uma nova chance no sorteio, ampliando as possibilidades de premiação.


Os trabalhos devem ser enviados via WhatsApp para o número (51) 99162-2994. A campanha vai até 30 de outubro, e o sorteio será transmitido ao vivo no Instagram da marca (@cristalluxled), no dia 31/10, às 11h. Mais informações estão disponíveis no site da marca gaúcha: www.cristallux.com.br/artigo/seu-projeto-vale-uma-viagem



Serviço – Campanha “Vale-Viagem Cristallux”

Até 30/10/2025

Envio de projetos: WhatsApp (51) 99162-2994

Público-alvo: arquitetos, designers de interiores, 

engenheiros e lojistas do RS

Prêmios: dois vales-viagem de R$ 7.000,00 

(um para o profissional, outro para o lojista)

Sorteio: 31/10/2025, às 11h, ao vivo no

Instagram @cristalluxled



CRISTALLUX

Site: cristallux.com.br 

Instagram: @cristalluxled

Cristallux participa da 7ª edição da Mostra Glass

 


_cristalluxled_10anos_ (1).jpeg

Mais informações no perfil da marca no Instagram: @cristalluxled


Referência nacional em soluções de iluminação LED, a Cristallux marca presença na 7ª edição da Mostra Glass, que ocorre de 30 de agosto a 2 de novembro, em Novo Hamburgo (RS). Com o tema “Viva”, o evento reúne projetos assinados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas, e promete surpreender os visitantes com propostas que celebram a vida, o bem-estar e o morar contemporâneo.


Os produtos da Cristallux estarão em destaque em ambientes projetados pelas profissionais Marilia Warken, Stella Maris e Brenda Carvalho, agregando sofisticação, tecnologia e funcionalidade a espaços que exploram todo o potencial da luz na arquitetura. O público também poderá conhecer soluções da marca no Pátio Betonart.


Durante a mostra, a empresa promoverá workshops e encontros exclusivos, compartilhando tendências, novas tecnologias e aplicações criativas da iluminação LED. Com um portfólio de mais de 1.500 produtos, a Cristallux oferece perfis, fitas, arandelas, pendentes, plafons e outras soluções que unem estética, eficiência energética e alta durabilidade.


“Participar da Mostra Glass é uma oportunidade de apresentar, na prática, como a iluminação transforma ambientes e cria experiências sensoriais únicas”, destaca Danielly Oliveira, gerente de marketing e trade da Cristallux



SERVIÇO:

Mostra Glass 2025 | @mostraglass

Rua Almirante Barroso, 241, Centro, Novo Hamburgo

30 de agosto a 2 de novembro

Segunda a Sábado, das 14h às 20h30

Domingos e Feriados, das 14h às 20h



SOBRE A CRISTALLUX


Fundada em 2014, a Cristallux oferece soluções em iluminação LED para projetos residenciais e comerciais. O portfólio, com mais de 1.500 produtos, apresenta itens minimalistas, modernos e sofisticados, atendendo a diferentes estilos e necessidades. Com sede em Santa Cruz do Sul (RS), a empresa também possui um moderno centro de distribuição em Cachoeirinha (RS) e um time formado por especialistas de diversas regiões do país.



CRISTALLUX

Site: cristallux.com.br 

Instagram: @cristalluxled


29 de agosto de 2025

[29 DE AGOSTO] Dia Internacional do Gamer: Brasil consolida posição entre potências globais dos e-sports

 

O Dia Internacional do Gamer é celebrado nesta sexta-feira, 29 de agosto, e o Brasil tem motivos de sobra para comemorar na data sua posição no cenário mundial dos e-sports. O mercado gamer brasileiro se destaca entre os maiores da América Latina, com expectativa de alcançar US$ 3,5 bilhões até o final de 2025. Além disso, o segmento global  deve atingir US$ 3,18 bilhões em 2025, com impressionante CAGR de 23,2% até 2034, de acordo com dados da Abragames.

No Brasil, o número de estúdios de games saltou de 133 em 2014 para mais de 1.000 em 2024, um crescimento de 683%, com destaque para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, segundo a Abragames

"O Dia Internacional do Gamer, data criada pela própria comunidade, representa muito mais que uma celebração: é o reconhecimento de uma indústria que movimenta bilhões e gera oportunidades reais de carreira para jovens brasileiros. Vemos diariamente como o cenário competitivo evoluiu, não apenas em termos de estrutura, mas principalmente na mentalidade profissional dos atletas", afirma o CEO do Team Solid, Marcos Guerra.

Mais de 80% dos brasileiros jogam algum tipo de jogo digital 

De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2025 (PGB), 82,8% dos brasileiros têm algum tipo de jogo digital como hábito rotineiro. O público que consome jogos digitais, seja jogando, criando ou apenas acompanhando, reconhece que o setor tem gerado diversas oportunidades. 

Apesar da expansão do mercado, a visão sobre as possibilidades de carreira ainda é limitada, geralmente reduzida a funções como jogador profissional, criador de conteúdo, programador, publicitário ou desenvolvedor.

"Este cenário é extremamente vasto, temos desde players, coach, analistas, manager, marketing, financeiro, influenciador, administrativo, comercial, etc. Todos os cargos de uma indústria convencional, somados às particulares deste mercado", comenta Marcos.

Apesar do crescimento do setor, quem busca seguir carreira nos e-sports enfrenta obstáculos como forte concorrência, pressão contínua, desafios de saúde física e mental e instabilidade financeira. Para o CEO do Team Solid, porém, o maior inimigo ainda é a zona de conforto. "Acredito que a zona de conforto seja um dos grandes vilões deste cenário. Vejo muitas jovens promessas ficando pelo caminho, e isso se dá, entre outros fatores, pela falta de disciplina e dedicação. Na minha opinião, esses são pilares que devem ser fortificados para que se construa uma carreira de sucesso, pois durante a mesma, diversos desafios se apresentarão e muitos serão de fato difíceis de superar", afirma Marcos.

Games são fonte de renda para quase 1/3 dos brasileiros  

Um dos aspectos mais significativos do cenário atual é a democratização dos jogos eletrônicos como fonte de renda. O levantamento da PGB 2024 mostra que 27,9% dos gamers brasileiros já ganharam dinheiro no cenário competitivo, evidenciando como a modalidade transcendeu o entretenimento para se tornar oportunidade econômica real.

A realização de grandes eventos envolve uma engrenagem complexa, que abrange desde a logística até a negociação com patrocinadores. Não à toa, empresas de tecnologia, marcas de consumo e plataformas de streaming investem cada vez mais nos games para ampliar sua audiência.

"Vemos uma mudança fundamental na percepção dos e-sports. Antes era visto como um passatempo e hoje, famílias inteiras apoiam filhos que escolhem esta carreira, acompanham os atletas nos campeonatos presenciais com camisa do time, músicas e torcidas organizadas. A geração de renda real e as oportunidades de crescimento profissional mudaram completamente o cenário", acrescenta Marcos.

Brasil constrói infraestrutura de classe mundial 

A profissionalização dos eventos tem levado à criação de arenas próprias como a Arena Pública Gamer, no Rio de Janeiro, instalada na Nave do Conhecimento do Engenhão. Com capacidade para 100 pessoas, é a primeira arena pública do tipo no país. A MAX Arena, em São Paulo, considerada uma das maiores e mais tradicionais do país, já sediou grandes campeonatos como CBCS e MAX5 Invitational, e a On e-Stadium, também em São Paulo, com capacidade para cerca de 500 espectadores (mais 100 em camarotes), é um espaço moderno e modular, que recebe eventos variados além das competições de jogos eletrônicos.

Os grandes campeonatos internacionais transformaram os e-sports em espetáculos de massa, reunindo milhões de fãs ao vivo e online. League of Legends World Championship, Esports World Cup 2024 e Free Fire World Series são exemplos de torneios que, além de premiações milionárias, movimentam patrocínios, direitos de transmissão e novas oportunidades em marketing e tecnologia.

"Quando clubes brasileiros participam de competições internacionais, eles não apenas colocam nossos atletas no mesmo nível dos melhores do mundo — eles inspiram uma nova geração. Cada título conquistado por um brasileiro no exterior abre portas, mostra que é possível, e fortalece a presença e a reputação do e-sport nacional no cenário global", completa Guerra.

Regulamentação e reconhecimento oficial são apostas do setor

Com novas arenas, centros de treinamento e iniciativas de formação de atletas, o Brasil fortalece sua posição no mercado de e-sports. A regulamentação e o reconhecimento oficial da modalidade abrem caminho para um crescimento acelerado.

"O Dia Internacional do Gamer não é apenas uma celebração do presente, mas um marco para o futuro. Estamos construindo as bases para que o Brasil seja reconhecido mundialmente além da figura de consumidor de e-sports, mas como produtor de conteúdo, talentos e inovação no setor," finaliza o CEO do Team Solid.

Team Solid

Fundada em 2019, a Team Solid surgiu como uma organização profissional de eSports e rapidamente conquistou seu espaço no cenário competitivo. A trajetória começou no Clash Royale, onde a equipe foi campeã brasileira e venceu a prestigiada NoTilt, uma das principais competições internacionais da modalidade. Com o sucesso inicial, a Solid expandiu sua atuação para outros jogos mobile, como PUBG MobileMobile Legends e Free Fire, alcançando as ligas mais importantes de cada jogo e acumulando títulos como: campeã das Américas no PUBG Mobile, campeã da 515 Blitz no Mobile Legends, além de campeã da Série B e da Copa FF no Free Fire. Em busca de novos desafios, a organização também investiu no cenário de jogos de PC, com passagens de destaque pelo Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Counter-Strike 2 (CS2). Durante esse período, conquistou títulos relevantes como o RES Latin American Series #2DBE 2024: Open Qualifier #1 e ESL Challenger Katowice 2024: South American Open Qualifier, além de boas colocações em competições globais. Em 2025, a organização anunciou uma pausa estratégica nas operações de CS2 para reavaliar prioridades e focar em novas frentes. Atualmente, a Team Solid amplia sua presença no universo gamer com a entrada no GTA RP (Roleplay), um dos segmentos mais populares e em ascensão no entretenimento digital. A estreia marca um novo momento para a organização, que aposta no potencial narrativo e cultural do RP para se conectar com novas audiências, expandir sua produção de conteúdo e fortalecer sua atuação multiplataforma. Com um crescimento acelerado e sustentável, a Team Solid se consolida como uma organização sólida, inovadora e confiável. Seus sócios possuem ampla experiência em empreendedorismo, investimentos e gestão em empresas multinacionais, o que garante uma visão estratégica para o futuro da marca no cenário de eSports e entretenimento digital. Saiba mais 

Converse Cons apresenta Louie Lopez Pro 2

 


 

Foto: Divulgação/Converse

 

A forma única de Louie Lopez, andar de skate foi a inspiração para o segundo modelo assinado pela Converse Cons: o Louie Lopez Pro 2. O tênis combina referências dos arquivos da marca com o olhar criativo do do próprio Louie Lopez de Los Angeles (EUA), de 30 anos e que, aos 5, já se equilibrava na prancha e aos 15 venceu seu primeiro campeonato. Sua parceria com a Converse resultou numa silhueta enxuta que equilibra conforto, durabilidade e controle absoluto.

 

O modelo conta com cupsole de alta performance, que garante estabilidade e precisão, além de reforço duplo costurado em áreas de maior desgaste e um sistema de calcanhar que proporciona encaixe seguro sem abrir mão da leveza. Com design low-top clean e versátil, o Louie Lopez Pro 2 expande os limites da performance em peças de skate, sem perder a essência atemporal do Chuck Taylor.

 

As cores da nova série foram selecionadas pessoalmente por Louie. Os acabamentos reforçam sua identidade: assinatura aplicada, arte exclusiva na palmilha e o clássico branding Chevron Star, agora em detalhes sutis.

Mais do que um tênis de skate, o Louie Lopez Pro 2 é a representação do estilo refinado e da dedicação de Louie, consolidando sua visão como um dos grandes nomes da cena.

 

O modelo já está disponível em converse.com.br e em lojas selecionadas.

Para mais informações:

Converse Brasil – Loja online


Sobre a Converse


Fundada em 1908, a Converse é uma marca de calçados e roupas mundialmente reconhecida por sua herança e estilo icônico. Com colaborações criativas e produtos inovadores, a Converse continua a inspirar gerações de criadores e inovadores ao redor do mundo.