15 de maio de 2025

Dia Mundial do Celíaco: 5 itens de beleza glúten free para usar sem medo

 

Não é só da alimentação que as pessoas celíacas devem cuidar. Cosméticos como esmaltes e batons podem conter glúten, proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada, que causa inflamações no intestino, gerando sintomas que vão de náuseas à diarreias. O problema pode afetar também a pele por meio de dermatite herpetiforme.

O Dia Mundial do Celíaco, celebrado em 16 de maio, é uma oportunidade para ampliar informações sobre a condição que atinge 2 milhões de brasileiros, segundo estimativa da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). No universo dos cosméticos é importante estar atento aos rótulos e aos sinais do organismo e pele depois de utilizar os itens.

A Maria Pomposa, marca brasileira de cosméticos veganos e glúten free, desenvolvida por Marcela Goulart - que descobriu ser celíaca aos 21 de idade -, notou a necessidade de levar ao mercado produtos que fossem seguros além do rótulo. “Nossos itens são pensados de celíaco para celíaco e são livres de glúten de verdade!”, afirma a fundadora, que indicou cinco itens de beleza que celíacos podem usar sem medo:  

1) Batom Líquido Soft Matte
Primeiro batom 15FREE do mercado, desenvolvido para atender pessoas com alergias e sensibilidades. Sua fórmula é vegana, livre de glúten (e de contaminação cruzada) e de 15 substâncias potencialmente alergênicas, como parabenos, cânfora e formaldeído. Disponível em seis cores, é testado dermatologicamente, oferece alta pigmentação, acabamento matte confortável e não transfere após a secagem. O aplicador em formato de coração facilita a aplicação.

2) Base Unha Blindada
A Base Unha Blindada é formulada para fortalecer e proteger as unhas, criando uma camada resistente que ajuda a prevenir quebras e descamações. Sua composição também é vegana, 15FREE e livre de glúten, tornando-a segura para pessoas com sensibilidade. Além disso, proporciona uma superfície lisa para a aplicação do esmalte, melhorando a aderência e a durabilidade da cor.

3) Esmalte Suco de Pitaya
Com uma tonalidade rosa vibrante inspirada na fruta tropical, o Suco de Pitaya é o queridinho da marca, sendo uma opção segura para pessoas com restrições ao glúten. O esmalte oferece alta cobertura, secagem rápida e longa durabilidade.

4) Super Secante
Composto 100% por Disiloxane, um ativo que acelera a secagem do esmalte, o Super Secante da Maria Pomposa é ideal para quem busca praticidade e não pode perder tempo. Além da formulação segura, é oil-free, evitando a oleosidade nas unhas. O item ajuda a prolongar a durabilidade do esmalte. 

5) Esmalte Cup Cake
Parte da coleção Love Candy, que traz cores candy colors com brilho intenso, o Cup Cake traz personalidade e segurança para as mãos. Com tom de roxo vibrante, a cor foi uma das 10 mais procuradas em 2024.

 

Sobre a Maria Pomposa
A Maria Pomposa é uma marca de cosméticos veganos, 15FREE e glúten free. Fundada em 2018 por Marcela Goulart, que descobriu ser celíaca aos 21 anos de idade, a empresa prioriza qualidade e a saúde das unhas, sem abrir mão das tendências e da sofisticação. Seu portfólio conta com esmaltes de longa duração, alta cobertura e secagem rápida, atendendo às necessidades de manicures e consumidoras exigentes e antenadas. Mais informações: www.e-mohda.com.br 

14 de maio de 2025

Papo João Rock discute sobre música, cultura e transformação social, em edição especial em São Paulo Com grandes nomes da cena cultural do país, o evento aconteceu nesta terça-feira, 13, no Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

 


Um espaço para debater cultura, música, comportamento e transformação. Foi com esse objetivo que o Papo João Rock desembarcou em São Paulo para a sua primeira edição na capital paulista. O evento aconteceu nesta terça-feira, 13 de maio, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB SP) e reuniu nomes como Fioti, MC Soffia, Valen Bandeira, Marina Person, Claudia Assef e Alexandre Nickel.

 

Mediado por Titi Müller e MariMoon, o encontro contou com três painéis temáticos que colocaram gerações, ideias e experiências em diálogo. Na abertura, Paula Sayão, diretora de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, destacou a importância de iniciativas como essa para aproximar o público da produção cultural nacional.

 

Os painéis

 

O primeiro painel, "Gerações: A ressignificação de formatos clássicos", trouxe Marina Person e Valen Bandeira para um bate-papo sobre como diferentes gerações consomem, produzem e se conectam com a música. A troca entre a ex-VJ da MTV e a criadora de conteúdo que representa a nova geração de comunicadores gerou reflexões sobre identidade, memória afetiva e novos hábitos culturais.

 

"A internet virou uma ferramenta facilitadora para as mais variadas profissões. Quando se fala de música, agora existe um acesso facilitado e democrático aos acervos - o que é engrandecedor tanto para quem produz quanto para quem consome. Afinal, a música e a língua são vivas e beber das fontes criativas de anos, décadas, tempos atrás é trazer memória e frescor para as novas faixas", pontuou Valen Bandeira.

 

Na sequência, o tema do segundo painel foi "O Futuro dos Festivais: Música, Cultura e Experiências", com a participação de Claudia Assef e Alexandre Nickel.

 

"A forma de consumir e se relacionar com a música mudou e se transforma a todo momento, mas as necessidades e complexibilidades de conexão humana sempre vão estar balizando e direcionando essas mudanças, mesmo que muitas vezes seja difícil de perceber", Alexandre Nickel.

 

Fechando a noite, o painel "Música e Transformações Sociais" emocionou a plateia ao discutir a potência da arte como ferramenta de mudança social. MC Soffia e Fioti compartilharam suas trajetórias e destacaram a importância da representatividade e do discurso nas produções musicais contemporâneas.

 

"A música salva vidas de verdade, assim como salvou a minha. É uma plataforma potente de transformação, impacto social, inovação, e está sempre pautando e colocando a sociedade em um lugar que olha para o futuro com menos desigualdade e oportunidade para todos. Me sinto muito abençoado de poder ter esse dom, de ver a música nesse lugar e poder fazer tão bem para as pessoas a partir do meu ofício", completou Fioti.

 

Durante o evento, o coletivo Cria Graffiti realizou uma intervenção artística ao vivo, traduzindo visualmente os debates em um painel vibrante e simbólico. A arte, criada em tempo real, será exposta em uma ação especial do festival, que acontece dia 14 de junho, em Ribeirão Preto/SP.

 

Além dos painéis, o público pôde participar de ativações de marcas parceiras e curtir um pocket show surpresa, encerrando a noite em clima de celebração.

 

Na próxima terça-feira, 20 de maio, a edição São Paulo do Papo João Rock estará disponibilizada no canal do festival no YouTube.

 

Braze realiza webinar gratuito sobre Campanhas de Marketing

 


Cerca de 85% dos executivos de marketing ao redor do mundo acreditam que suas campanhas não estão alcançando os resultados esperados, segundo o Relatório Global de Engajamento do Cliente 2025 da Braze, uma das principais plataformas de engajamento com o cliente.

Diante desse cenário, a Braze realizará seu primeiro webinar em português, “Engajamento do Cliente 2025”, no dia 21 de maio. Totalmente digital e gratuito, o evento é voltado para profissionais de marketing e oferece insights valiosos e dicas sobre desempenho de campanhas e engajamento com o cliente. “Queremos que os profissionais de marketing entendam como a criatividade é um componente essencial das estratégias que geram resultados bem-sucedidos”, destaca Raquel Braga, diretora regional de marketing para a América Latina na Braze.

Entre os temas do webinar estão:

  • Como moldar sua mensagem integrando conteúdo e tecnologia

  • A importância de construir confiança por meio da transparência na personalização avançada

  • Aprimorando a experiência do cliente com a ajuda da IA, entre outros.

As inscrições estão abertas por tempo limitado. Inscreva-se através deste link.

Sobre a Braze
A Braze é uma plataforma líder em engajamento com o cliente que capacita as marcas a serem absolutamente envolventes™. A plataforma permite que qualquer profissional de marketing colete e aja com base em qualquer quantidade de dados, de qualquer fonte, para interagir criativamente com os clientes em tempo real, por meio de múltiplos canais e em uma única plataforma. Com recursos como mensagens multicanal, orquestração de jornadas e experimentação e otimização com inteligência artificial, a Braze permite que as empresas construam e mantenham relacionamentos profundos e duradouros com seus clientes, promovendo crescimento e lealdade.

A empresa foi reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar nos EUA 2024 pelo U.S. News & World Report, uma das Melhores Pequenas e Médias Empresas para Trabalhar na Europa 2024 pela Great Place to Work®, uma das Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem 2024 pela Fortune e Great Place to Work®, além de ter sido nomeada Líder no Quadrante Mágico da Gartner® 2024 para Hubs de Marketing Multicanal e como Desempenho Forte no relatório The Forrester Wave™: Provedores de Serviços de Email Marketing, 3º trimestre de 2024. A Braze tem sede em Nova York e 15 escritórios distribuídos pelas regiões AMER, LATAM, EMEA e APAC. Saiba mais em braze.com.

13 de maio de 2025

Jade Picon muda o visual com Eudora Siàge e mostra que cabelos bem tratados enfrentam qualquer mudança

 


Créditos: Lucas Mennezes

 

Nesta terça-feira (13), Jade Picon surpreendeu os internautas ao surgir nas redes sociais com um novo visual. Depois de um período com os fios loiros para viver sua primeira personagem no cinema nacional, a atriz e embaixadora de Eudora Siàge voltou a um tom mais natural e investiu no Mocha Dream TRUSS, um moreno chocolate criado e assinado por TRUSS Professional em primeira- mão para Jade, em uma transformação que carrega mais do que apenas uma escolha estética: marca uma nova fase e reforça o poder de um cabelo saudável e bem cuidado com os melhores aliados, mantendo a vitalidade, o brilho e a autenticidade dos fios com segurança e tecnologia.

“Gosto de pensar no cabelo como extensão do que estou sentindo. E para isso fazer sentido, ele precisa estar saudável e bem tratado com os produtos certos. Só consigo me sentir segura para essas mudanças porque sei que Eudora Siàge cuida do meu cabelo de verdade, mesmo após mudanças radicais que incluem coloração e fontes de calor. Dessa vez, quis trazer à tona uma versão mais conectada comigo mesma, com mais presença e autenticidade. A coloração nova representa esse reencontro com minha essência, algo mais natural. Me inspirei em visual que expressa força e elegância com naturalidade, que é exatamente o que eu queria traduzir neste momento", conta a atriz, conhecida pelo cuidado minucioso durante as suas mudanças e cuidados capilares.

Para garantir que os fios estivessem saudáveis e prontos para a transformação, Jade usou, antes da mudança, a linha Eudora Siàge Pro Cronology, primeiro cronograma capilar com resultados em 14 dias que fortalece os fios ao interromper o desgaste e tratar os danos mais profundos. Já durante e após a transformação, ela aposta, com exclusividade, em uma nova linha da marca que chega em breve ao mercado e conta com nutrientes essenciais e formulação potente para manter o cabelo bem nutrido. O tom Mocha Dream TRUSS, desenvolvido com exclusividade pelo time de educação da marca para o novo visual de Jade, foi conquistado a partir da coloração TRUSS Color Semi-Permanente combinando o louro escuro, para esfumar a raiz; o louro médio, no comprimento e nas pontas; e o louro médio marrom, para as mechas. Na pré-pigmentação, antes do processo, foi usado o matizador natural cobre dourado.

“Eu nunca arriscaria uma mudança dessas se não estivesse confiante nos cuidados que venho tendo. Não é só mudar a cor - que ficou exatamente como eu imaginava em uma combinação super exclusiva que TRUSS fez para mim! Eu tenho todo um cuidado em escolher as marcas e os produtos certos antes, durante e depois. Uso Eudora Siàge há anos e em todas as minhas transformações porque entrega tudo que eu preciso: força, brilho, nutrição e recuperação rápida. É assim que cabelo aguenta qualquer transformação e continua lindo, forte e do jeitinho que eu gosto", completa.

 

Créditos: Lucas Mennezes



Sobre EUDORA
No mercado desde 2011, EUDORA tem como principal missão ser espelho das mulheres que são protagonistas das próprias vidas e correm atrás de seus sonhos. A marca reforça e valoriza que cada pessoa se reconheça como especial e singular, porque o brilho de cada uma é único. O glamour, a sofisticação e a qualidade dos produtos se destacam em categorias, como maquiagem, perfumaria, cabelos, corpo, banho, cuidados faciais e infantis. Hoje a marca conta com um portfólio de mais de 600 SKUs. Presente em todo o território nacional, Eudora chega até os consumidores por meio de representantes, e-commerce, farmácias e perfumarias, entregando experiências e sensações únicas em produtos de alta performance.

EUDORA. Seu brilho é único.
FALE COM EUDORA: 0800 727 45 35
Conheça a loja virtual: www.eudora.com.br

Havaianas e Copacabana Palace inauguram experiência de praia exclusiva nas areias mais icônicas do Brasil

 


Havaianas e Copacabana Palace inauguram experiência nas areias de Copacabana no Rio de Janeiro
 

 

A Havaianas, uma das marcas mais amadas pelos brasileiros e ícone nacional de estilo e liberdade, inaugura, no dia 10 de maio, em parceria com o Copacabana Palace, um espaço à beira-mar, nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. O local, já disponibilizado pelo hotel há anos, agora ganha as cores e estilo da marca com cadeiras de praia e guarda-sóis customizados.

 

A experiência é fruto de uma parceria com o tradicional Copacabana Palace e une dois ícones do Rio: o hotel e a essência vibrante e solar da Havaianas. A iniciativa proporcionará momentos de descontração e conforto com estilo à beira-mar, convidando os hóspedes do hotel a vivenciarem o lifestyle leve e vibrante que define a marca. O projeto do espaço foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Manga Rosa, que traduziu o espírito da Havaianas em uma ambientação descontraída, colorida e integrada à paisagem da orla carioca.

 



 

A parceria com o Copacabana Palace simboliza a união entre elegância e casualidade. As duas marcas brasileiras e reconhecidas internacionalmente, já mantêm uma relação de longa data: atualmente, os hóspedes do hotel recebem chinelos Havaianas personalizados como gift nos quartos, a marca também proporciona ativações em datas especiais. Agora, essa sinergia se amplia com uma experiência exclusiva, que leva essa conexão direto para a praia.

 

“Essa ação da Havaianas nas areias de Copacabana, em parceria com um ícone como o Copacabana Palace, proporciona uma experiência autêntica, solar e culturalmente relevante. Queremos que as pessoas vivenciem a energia do nosso lifestyle de forma real e sensorial, e não há lugar mais simbólico para isso do que a praia mais famosa do Brasil”, comenta Juliana Soncini, diretora de marketing da Havaianas Brasil.

 



 

A proposta reforça o compromisso da Havaianas com a criação de experiências culturalmente relevantes e de alto impacto emocional, aproximando ainda mais o público de seu universo.

 

“Estamos muito felizes em expandir a longa parceria entre dois ícones brasileiros, o Copa e a Havaianas, para além do hotel. Nossa expectativa é elevar ainda mais a experiência dos hóspedes com um espaço único e inovador e plena praia de Copacabana”, afirma Julia Dannemann, gerente de marketing da Belmond Brasil.
 

O espaço da ativação funcionará até o final do ano e promete se tornar um novo hotspot da temporada carioca, reafirmando o potencial das marcas brasileiras de criarem experiências inovadoras e conectadas com a cultura do país.

 

Havaianas no Rio

 

A experiência segue uma série de ações em solo carioca, que reforça a essência da marca ao promover momentos de leveza e conforto, um convite para desacelerar e aproveitar o momento com tranquilidade. Entre esses momentos, estão incluídas ativações no Rock in Rio, em que foi desenvolvido um produto licenciado em comemoração a edição de 100 anos, durante o Carnaval, na Barra da Tijuca, uma Kombi Havaianas foi transformada em loja pop-up repleta de produtos icônicos.

 

Na Sapucaí, também no Rio, a marca marcou presença no Camarote Arpoador, presenteando os foliões com produtos que garantem conforto para curtir cada segundo da festa em grande estilo. Além disso, no Carnaval deste ano, a Havaianas esteve presente nos blocos de rua da cidade com influenciadores e ações de conteúdo, celebrando a cultura popular de forma autêntica, leve e alinhada ao seu lifestyle descontraído e democrático.

O Boticário cria estratégia pioneira de review de produto sem produto para lançamento de EGEO Cogu

 


Já imaginou fazer um review de produto sem o produto? Foi com este insight que o Boticário, a marca de perfumaria preferida dos brasileiros*, trouxe sua expertise de mais de 40 anos em perfumaria para propor uma nova forma de experimentar a novidade de EGEO: com o envio de um kit inusitado — sem frascos, sem amostras, mas com estímulos sensoriais e imersivos, inspirados na fragrância, que podem despertar memórias e emoções conectadas a imaginação do cheiro que o produto tem, criando uma estratégia pioneira de review de produto sem produto no Brasil. Essa experiência inédita chega para apresentar ao mercado um olfativo igualmente inesperado: uma fragrância que traz o cogumelo como ingrediente principal. 
 
Para isso, a marca uniu estudos de neurociência e tecnologia realizados pelo centro NeuroSenses, e trouxe a tendência internacional do shifting – prática que vem se popularizando entre a Gen Z que usa elementos gráficos para despertar a imaginação e transportar o consumidor para uma realidade diferente. O conteúdo audiovisual, desenvolvido pelas empresas Pródigo e Canja, combina som, imagens e uma navegação guiada para provocar sensações e deixar que a imaginação flua. A ideia é criar novas descobertas, incluindo imaginar “qual seria o cheiro de EGEO Cogu?” e compartilhar nas redes sociais como foram as suas percepções da experiência.  

A materialização da inovação vem em forma de uma caixa enigmática, que não traz o produto em si, o que estimula ainda mais a curiosidade e criatividade. O press kit será enviado a criadores e formadores de opinião, que precisarão acessar por meio do sistema de leitura por aproximação no celular - NFC (Near Field Communication) - o shifting imersivo. Após a leitura da tag, o público acessa o filme sensorial desenvolvido em parceria com o time do Núcleo de Inteligência Olfativa do Grupo Boticário, capaz de transportar quem assiste para uma jornada sinestésica única. 

“Um lançamento tão ousado quanto uma fragrância de cogumelo pede uma campanha igualmente inusitada. Enviar um kit sem nenhum produto e convidar o consumidor a imaginar um cheiro com a gente é a nossa forma de reinventar como os envios orgânicos de beleza são feitos no Brasil. Com muita pesquisa e tecnologia a favor de uma tendência de comportamento emergente – o shifting –, elevamos o sensorial e a inovação olfativa de EGEO Cogu a um novo patamar. E esse é apenas o início de uma campanha nunca antes vista e que promete surpreender ainda mais”, comenta Carolina Carrasco, diretora de Branding & Comunicação do Boticário.  

Criada pela agência SoWhat, a ativação inédita reforça o papel da marca em transformar o mercado de beleza, sempre acompanhando o comportamento de consumo – desta vez, antecipando o lançamento antes mesmo da comunidade pedir, como foi com EGEO Melancia. 
 
“Partimos de dois princípios fundamentais para estruturar essa campanha: hoje, ninguém consome um produto sem antes acessar um review — e com EGEO Cogu, esse desafio foi ainda mais instigante, considerando que estamos falando de uma fragrância criada a partir do cogumelo. Precisávamos despertar desejo por algo inédito e foi assim que nasceu o primeiro review de produto sem produto. Para torná-lo viável, unimos ciência e criatividade: colaboramos com especialistas em neurociência para desenvolver testes capazes de mapear as áreas cerebrais ativadas ao sentir a fragrância e, a partir disso, criamos estímulos que replicam essa experiência sensorial. O shifting foi nosso ponto de partida, um movimento cultural emergente que nos permitiu inaugurar uma nova linguagem para lançamentos de beleza: mais provocadora, imaginativa e nativa das redes”, afirma Sofia Ricciardi, Diretora Executiva da SoWhat.  
 
Ao final do vídeo imersivo, o público encontrará a revelação do novo EGEO Cogu - fragrância frutal amadeirada ambarada, feita com cogumelo exclusivo. Em edição limitada, a novidade chega ao Boticário no dia 12 de maio, com vendas focadas no e-commerce e lojas selecionadas por todo o Brasil. Após o lançamento, os participantes que receberam os kits shifting, receberão uma versão com a novidade da perfumaria.  

*Fonte: Kantar, Worldpanel Division, PanelVoice, campo realizado durante o mês de Dezembro de 2024. Total Brasil, 3.470 lares. P3 – Como você se sente em relação às marcas de Perfumes e Fragrâncias* abaixo? *Colônias, Body Splashes, EDP (Eau de Parfum), EDT (Eau de Toilette). 

 
Sobre O Boticário 
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais. 
 
Fontes:  
*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total no Brasil: 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos, como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 
** Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022. 

 
Site  
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@oboticario 
#EgeoCogu 

Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e Naturaltech lançam o primeiro prêmio dedicado à beleza limpa no Brasil


Em junho deste ano será realizada a primeira edição do Award Clean Beauty, premiação inédita no Brasil dedicada a reconhecer e valorizar marcas e produtos voltados para a beleza limpa, que se destacam por práticas sustentáveis, uso de fórmulas limpas e inovação no setor de cosméticos, higiene e cuidados pessoais.   

Idealizado pela Bio Brazil Fair | Biofach América latina Naturaltech, maiores feiras da América Latina voltadas aos setores de bem-estar, produtos orgânicos e sustentáveis, a cerimônia de premiação acontece durante o evento, no dia 11 de junho às 19h, na arena principal das feiras, no Distrito Anhembi, em São Paulo. 

O prêmio contará com três categorias: Sustentabilidade e Impacto Ambiental (práticas ecológicas e responsabilidade socioambiental), Inovação (soluções e tecnologias que transformam o setor) e Mercado (marcas que impulsionam o crescimento e a popularização do clean beauty). Exclusivo para os expositores, o prêmio garantirá visibilidade ampliada às marcas finalistas, com reconhecimento especial durante as feiras. O produto com a maior pontuação geral será eleito o Melhor Produto do Ano

Uma das grandes novidades desta edição é o Espaço Beleza, Saúde e Bem-Estar — uma área dedicada à clean beauty, com experiências como degustações, palestras e a exposição dos produtos finalistas do prêmio. 

O conceito de Clean Beauty (beleza limpa) engloba produtos livres de substâncias químicas nocivas, com o uso de ingredientes naturais e um compromisso genuíno com o meio ambiente e processos éticos de produção. O segmento tem apresentado crescimento acelerado: segundo dados da Grand View Research, o mercado global de clean beauty deve ultrapassar US$ 15 bilhões até 2028, impulsionado por consumidores cada vez mais atentos à transparência e à sustentabilidade nos cosméticos. 

Esse movimento também se reflete no universo das feiras: a edição de 2025 da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina e da Naturaltech reforça seu compromisso com os princípios da beleza limpa. Marcas como Alva Personal Care, Herbia, Khor Cosmetics, Pink Cheeks e Orgânico Natural já representam essa nova geração de cosméticos alinhados à sustentabilidade e à transparência. 

O primeiro Award Clean Beauty surge como um reconhecimento fundamental da relevância do assunto e do amadurecimento do mercado, reforçando o papel das feiras como plataformas de transformação e incentivo ao consumo consciente no universo de beleza – que tem conquistado um espaço expressivo no evento. 

O júri será composto por especialistas reconhecidos no universo da beleza e sustentabilidade. Entre os nomes confirmados estão Vânia Goy, jornalista e consultora de beleza, e Cris Dios, especialista em saúde dos cabelos e produtos naturais. A influenciadora Marcela Rodrigues (A Naturalíssima) também estará presente, fazendo cobertura das feiras em sua rede social.  

“Criar um prêmio exclusivo para o universo da beleza limpa é uma forma de reconhecer e valorizar marcas que estão realmente comprometidas com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar do consumidor. Cada vez mais, o mercado exige transparência, propósito e responsabilidade – e premiar essas iniciativas é também incentivar que outras sigam o mesmo caminho.”, afirma Valeska Ciré, head de portifólio das feiras.  

 

Sobre a Bio Brazil Fair | Biofach América latina 
Reconhecido como maior evento da América Latina dedicado exclusivamente a produtos orgânicos certificados, a Bio Brazil Fair | Biofach América latina apresenta anualmente as novidades dos maiores players do mercado de orgânicos brasileiro, abrangendo alimentos, bebidas, cosméticos, moda, entre outros. Sob a organização da Francal Feiras, sua intensa programação estimula conexões nacionais e internacionais, através das rodadas de negócios, e aproxima produtores, lojistas, profissionais do setor e consumidores das últimas tendências do mercado.  

Sobre a Naturaltech  
Promovida pela Francal Feiras, a Naturaltech se destaca como o maior evento da América Latina dedicado exclusivamente a produtos naturais, exibindo o que há de mais inovador no setor de naturais e fomentando negócios na área. A feira promove produtos de diversos setores de consumo com impacto positivo no meio ambiente, acreditando que o futuro do consumo está na conexão genuína com a natureza, sem excessos ou aditivos

A ciência por trás dos perfumes: entenda como as fragrâncias evoluem na pele

 

Ligado à memória e às emoções, o perfume funciona quase como uma fala: ele comunica sensações, marca presença e cria lembranças inesquecíveis. Para se ter ideia, a pesquisa “Magic Moments”, conduzida pela dsm-firmenich, revelou que, no Brasil, os consumidores têm uma forte relação emocional com os perfumes. Jovens de 18 a 34 anos, por exemplo, escolhem opções que transmitem confiança e positividade em momentos de celebração.
 

Algo que muitos não sabem é que por trás de cada fragrância, há uma composição complexa composta por diferentes camadas, chamadas de notas olfativas. Isso por que os perfumes são construídos dentro de uma pirâmide olfativa, que organiza suas notas em três camadas: saída, coração e fundo. Cada uma dessas etapas contribui para a evolução do perfume na pele, tornando a experiência ainda mais envolvente.
 

Olindo Junior, especialista em fragrâncias e diretor geral da Água de Cheiro, explica que é importante conhecer as notas de um perfume para entender sua evolução e impacto. "As pessoas costumam escolher um perfume pelo primeiro cheiro, mas a verdadeira essência está na combinação de todas as notas. O perfume não é estático, ele conversa com a pele e se transforma ao longo do dia e das estações do ano, por exemplo", diz.


Essas três camadas influenciam como sentimos as fragrâncias ao longo do tempo. Conheça, a seguir, um pouco mais sobre cada uma delas e entenda como escolher o perfume ideal.
 

O primeiro cheiro não é o que fica – As notas de saída são as primeiras a serem sentidas, trazendo frescor com toques cítricos (limão, bergamota) ou herbais (hortelã, lavanda). No entanto, elas evaporam rápido, desaparecendo em poucos minutos para dar lugar às próximas camadas do perfume.


O coração da fragrância conta a verdadeira história – As notas de coração surgem logo após a saída e formam a identidade do perfume. São mais encorpadas e duram horas, sendo geralmente florais (jasmim, rosa) ou especiadas (canela, cravo). “Se um perfume te conquista, provavelmente é por causa dessa etapa”, explica Olindo.


As notas de fundo são as que permanecem na pele – As notas de fundo são as mais intensas e duradouras, podendo ser amadeiradas (sândalo, cedro), adocicadas (baunilha) ou terrosas (patchouli). Elas fixam a fragrância, deixando aquele cheirinho que pode durar o dia todo, ou até dias em tecidos.
 

Sobre a Água de Cheiro

Fundada em 1976, em Belo Horizonte, a Água de Cheiro é pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria. Responsável pela criação de grandes clássicos da perfumaria brasileira, como Absinto e Água Fresca, a marca é reconhecida pela qualidade de seus cosméticos e fragrâncias. Com mais de 180 pontos de venda e mais de 400 produtos em seu portfólio, Água de Cheiro trabalha com linhas próprias e produtos de marcas licenciadas conhecidas mundialmente. Ao longo de toda a trajetória, a marca trabalha para desenvolver produtos de qualidade que atendam aos mais diversos perfis de consumidor, tendo pluralidade e multiculturalidade como valores essenciais de sua história.