25 de maio de 2023

Alergia à maquiagem é desafio para as noivas em seu grande dia

 Olá, lindezas!

Gabriela Ferreira Melo - MaquiadoraDivulgação Alergoshop

Diversas mulheres sonham que o dia de seu casamento seja um momento especial em que estejam radiantes. No entanto, para algumas o desejo de um visual impecável pode ser afetado por uma condição comum, mas desafiadora: a alergia a maquiagem.

A pele sensível é uma realidade para muitas pessoas e, infelizmente, pode causar reações adversas quando em contato com certos produtos cosméticos. Para noivas que enfrentam alergias a maquiagem, a ansiedade de experimentar um visual perfeito pode se transformar em preocupação com irritações cutâneas, vermelhidão e coceira no grande dia.

A Coordenadora de Alergia e Imunologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Marta Guidacci, alerta sobre os riscos do problema. “Os sintomas mais comuns envolvem alterações na pele: lesões avermelhadas que coçam (podendo apresentar bolhas), descamação, hiperpigmentação e até liquenificação, quando a pele se torna espessa e dura”. De acordo com Organização Mundial de Alergia (WAO) cerca de 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia.

Para evitar complicações e garantir uma aparência perfeita, é essencial que noivas com alergias tomem algumas precauções. A primeira delas é consultar um médico especialista para entender quais componentes desencadeiam as reações alérgicas e, em seguida, um profissional de maquiagem experiente, com conhecimento sobre pele sensível e alergias cutâneas. Esses especialistas são capazes de identificar e utilizar produtos adequados, minimizando o risco de reações alérgicas e proporcionando uma aparência deslumbrante às noivas.

A maquiadora profissional e expert em noivas, Gabriela Ferreira Melo, compartilha sua visão sobre a importância do uso de produtos hipoalergênicos para assegurar a segurança e durabilidade das maquiagens em um dos dias mais especiais da vida. Com uma vasta experiência de oito anos na área, ela entende a preocupação de suas clientes em relação aos produtos utilizados. "É fundamental garantir a durabilidade da maquiagem, mas, acima de tudo, a segurança de minhas clientes, evitando qualquer risco de alergias", comenta.

Gabriela ressalta que trabalhar com noivas é uma responsabilidade que vai além da estética, já que o dia do casamento é um sonho de muitas mulheres e por isso, a segurança e a durabilidade da maquiagem são aspectos essenciais. "Quando trabalho com noivas, compreendo que aquele dia é um dos mais especiais da vida. A responsabilidade é totalmente minha em assegurar que a maquiagem seja linda e não cause nenhum tipo de reação alérgica", relata.

Embora esse tipo de alergia possa representar um desafio para as noivas, é importante lembrar que existem soluções disponíveis para ajudá-las a alcançar o visual desejado, sem comprometer a saúde da pele. A linha Eclat, da Alergoshop, por exemplo, traz uma boa diversidade de produtos, entre eles bases, corretivos, delineadores, sombras, batons, entre outros, com um extenso catálogo de cores. A rede, pioneira em produtos hipoalergênicos no Brasil, traz ativos que comprovam a qualidade das makes, garantindo hidratação, excelente pigmentação e fixação, com a vantagem de serem menos agressivos à pele, sendo recomendados por médicos dermatologistas e alergistas.

Por fim, é fundamental que as noivas alérgicas ou que apresentem alguma sensibilidade a maquiagem estejam atentas aos ingredientes presentes nos produtos, optando por fórmulas livres de substâncias irritantes, garantindo uma experiência única e segura em um dos dias mais especiais de suas vidas.

 

Sobre a Alergoshop

Referência em desenvolvimento e comercialização de produtos hipoalergênicos, a Alergoshop é a primeira empresa do país a entender as necessidades das pessoas alérgicas e sensíveis.

A marca surgiu em 1993, quando Sarah Lazaretti, uma das sócias, enfrentando dificuldades para atender a demanda de sua filha alérgica, em sociedade com a sua irmã Julinha, vislumbrou um novo e promissor mercado.

Desde então, segue comprometida com a qualidade de seus mais de 200 produtos, que são livres de cerca de 95 substâncias agressivas e causadoras de alergias, acrescidos de ativos que garantem resultados excelentes, com embalagens biodegradáveis e cruelty free.

Indicados para pessoas alérgicas, de pele sensível e para quem busca produtos não agressivos e alta eficácia.

Acer expande seu portfólio Premium para jogos com o novo Predator Triton 16

 Olá, lindezas!

  • O notebook para jogos Predator Triton 16 é equipado com os mais recentes processadores Intel® Core de 13ª geração e GPU NVIDIA® GeForce RTX 4070 para notebooks, juntamente ao Windows 11 e a 32 GB de memória DDR5 para não faltar desempenho na hora de jogar
  • Duas ventoinhas AeroBlade 3D de 5ª geração, tecnologia Vortex Flow e graxa de metal líquido são recursos de resfriamento avançados no chassi ultrafino do notebook
  • O produto oferece jogabilidade vívida e sem tearing em sua tela WQXGA de 16 polegadas com molduras finas e uma incrível taxa de atualização de 240 Hz

A Acer anuncia novo Predator Triton 16 (PT16-51), o mais recente modelo da sua poderosa linha para jogos. Esse notebook para jogos e trabalho está equipado com os mais recentes processadores Intel® Core de 13ª geração, GPU NVIDIA GeForce RTX 4070 para notebook e até 32 GB de RAM DDR5, além de recursos para deixar os gamers com os olhos brilhando. Para garantir que os componentes vitais sejam mantidos resfriados durante as sessões de jogo, as soluções térmicas avançadas do notebook combinam ventoinhas duplas de 5ª geração AeroBlade 3D, otimização Vortex Flow e graxa térmica de metal líquido na CPU, tudo alojado em um design de chassi de metal fino.

Evoluções em desempenho e resfriamento

Com apenas 19,9 mm (0,78 polegadas), o elegante e poderoso Predator Triton 16 tem um sofisticado corpo de metal com acabamento prateado brilhante, dando aos gamers a confiança e a portabilidade para jogarem em qualquer lugar. O novo notebook fino para jogos oferece enorme capacidade de performance, pois possui processadores de 13ª geração Intel, suportando até Core i9 13ª, equipados por uma nova arquitetura de núcleo híbrido com frequência turbo máxima de 5,4 GHz. A CPU trabalha em paralelo com a GPU NVIDIA GeForce RTX 4070, além do NVIDIA DLSS 3.0 e seu pacote de recursos da tecnologia Max-Q, para ray tracing otimizado e desempenho geral. Os gamers também podem ter um aumento de desempenho ainda maior, pois o notebook pode ser configurado com até 32 GB de memória DDR5 5200 MHz e SSDs PCIe M.2 de até 2 TB na configuração RAID 0.

O Predator Triton 16, que inclui um mês de Xbox Game Pass Ultimate, oferece experiências visuais imersivas com sua tela WQXGA 2560 x 1600 IPS de 16 polegadas (16:10), com brilho máximo de 500 nits e uma taxa de atualização de 240 Hz entre suas molduras estreitas. Ele também oferece uma gama de cores DCI-P3 100% e suporte para NVIDIA Advanced Optimus e NVIDIA G-SYNC fornecendo imagens suaves e vibrantes, capturando toda a intensidade dos jogos visualmente mais exigentes.

Para ajudar os gamers a ficarem prontos para a batalha, o notebook conta com recursos térmicos de ponta, cujo destaque é um sistema de duas ventoinhas de metal 3D AeroBlade de 5a geração. O Predator Triton 16 leva as coisas ainda mais longe, graças à tecnologia Vortex Flow da Acer, que consiste em tubos de calor e saídas de ventilação dedicados para manter a parte interna resfriada, enquanto a graxa de metal térmico na CPU deixa a emissão de calor ainda melhor, mantendo a máquina no desempenho máximo.

Conectividade total, controle total

Os gamers têm controle total, com a tecla PredatorSense para habilitar a personalização suave da iluminação RGB por tecla, a interface do usuário, os sistemas de controle de gerenciamento e muito mais no utilitário PredatorSense dedicado. Contando com o Windows 11, o Predator Triton 16 vêm com o Intel® Killer DoubleShot Pro (E2600+Wi-Fi 6E 1675i), juntamente a uma quantidade generosa de portas funcionais, incluindo duas USB 3.2 Gen 2, HDMI 2.1, uma USB Type-C com Thunderbolt 4 e um leitor de cartões Micro SD. E, por fim, seu leitor de impressão digital com suporte ao Windows Hello oferece mais proteção e acessibilidade.

Preços e disponibilidade

As informações exatas sobre especificações, preço e disponibilidade variam conforme a região. Para informações sobre disponibilidade, especificações e preços de produtos em mercados específicos, entre em contato com o escritório da Acer mais próximo via www.acer.com.

Acesse o kit de imprensa da Acer para obter imagens e especificações de produtos ou visite a sala de imprensa next@acer para ver todos os anúncios.

 

SOBRE A ACER 

Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7,7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 12 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico. 

Para mais informações:

Site: acer.com.br 

Facebook: https://www.facebook.com/AcerdoBrasil/ 

Instagram: https://www.instagram.com/acerdobrasil/ 

Twitter: https://twitter.com/acerdobrasil 

 

© 2023 Acer Inc. Todos os direitos reservados. Acer e o logotipo Acer são marcas comerciais registradas da Acer Inc. Outras marcas comerciais, marcas comerciais registradas e/ou marcas de serviço indicadas ou referenciadas de outra forma pertencem a seus respectivos proprietários. Todas as ofertas estão sujeitas a alterações sem aviso ou obrigação, e podem não estar disponíveis em todos os canais de vendas. Os preços indicados são preços de varejo sugeridos pelo fabricante e podem variar conforme o local. Um imposto sobre vendas é aplicável.

Guia para aproveitar momentos de lazer e turistar em viagens de negócios

 Olá, lindezas!


Durante uma viagem a trabalho, o mais comum é que você passe a maior parte do tempo em reuniões importantes ou centros de convenções, porém, é possível organizar algumas escapadas nos momentos livres para conhecer os encantos do destino, assim como, o melhor da gastronomia local.

“Com planejamento e um roteiro bem definido, até mesmo com pouco tempo, é possível visitar os principais pontos turísticos e se divertir, sem voltar para casa com a sensação de que você não aproveitou nada do que aquele local tinha para oferecer”, diz Silvio Sallowicz, CEO da Duo & Ecco e especialista em viagens de incentivo e negócios.

Confira, a seguir, dicas de Sallowicz para você aproveitar o máximo possível em uma viagem de trabalho:

  • Planeje-se com antecedência: estruturando bem a sua programação diária será mais fácil encontrar um tempinho extra para o lazer. “Coloque na agenda todos os seus afazeres de trabalho e tente organizá-los para sobrar algum período livre no começo ou no fim do dia, dependendo do que você deseja conhecer no lugar”, recomenda Sallowicz. “Caso o destino seja especial e tenha muito a oferecer, uma ótima ideia é tentar agendar o voo com um intervalo de dois dias antes ou depois dos compromissos profissionais, dedicando um período para fazer turismo no local”, destaca o especialista.
  • Calcule deslocamentos e, se possível, escolha o bairro da hospedagem: estudar antecipadamente sobre as principais atrações da cidade que você vai visitar vai otimizar seu tempo no local. “Antes da viagem, é fundamental já ter separado um roteiro com tudo que você quer conhecer, sabendo, de antemão, as distâncias, os melhores meios de locomoção e calculando também os deslocamentos. Isso será fundamental na hora de encaixar um ou outro passeio no meio das tarefas de trabalho”, afirma o CEO. “Além disso, se for possível, escolher o hotel onde vai ficar, pesquise qual a localização mais estratégica para conseguir visitar os pontos de interesse com mais tranquilidade”, aconselha Silvio Sallowicz.
  • Acorde mais cedo: manter o sono em dia é essencial, mas nessas ocasiões, acordar uma hora mais cedo já vai lhe proporcionar um tempo precioso para turistar. “A dica é sair logo da cama para desfrutar o destino”, recomenda Sallowicz. “Fazer um exercício à beira mar ou, até mesmo, tomar um café da manhã em um lugar especial serão, sem dúvida, atividades que vão melhorar seu humor e aumentar a disposição para o dia que virá pela frente”, indica o especialista.
  • Aproveite o tempo livre à noite: após o horário do expediente, durante as viagens a trabalho, geralmente, não existem tantos compromissos agendados, por isso, esse também pode ser um dos melhores momentos para passear e curtir o local. “As grandes metrópoles, por exemplo, costumam ter uma vida noturna interessante, com gastronomia, shows e espetáculos que podem ser os pontos altos da sua estada no local”, conta o CEO da Duo & Ecco. “E é válido reforçar que, organizando tudo com antecipação, será possível reservar para conhecer um restaurante badalado, por exemplo, ou mesmo comprar ingresso para um evento bacana que acontece na época da viagem. Fazendo assim, pode-se aproveitar muito da diversão que o destino oferece. Porém, sem fazer muitos excessos, claro, afinal, o dia seguinte ainda será de trabalho”, lembra Sallowicz.

Sobre a Duo & Ecco: com atuação no Brasil e no mercado internacional, a empresa é referência em viagens de incentivo, eventos corporativos, premiações de colaboradores e live marketing. No mercado brasileiro, sua reputação é reconhecida amplamente, sendo que faturou 22 Prêmios Caio, conhecido como o Oscar brasileiro das viagens de incentivo. É a empresa pioneira em seu modelo de negócios, com a inovação como pilar central de seus negócios, e também a primeira do segmento a receber a certificação internacional SITE Crystal Awards. No DNA do grupo está a inovação e a personalização, além da empatia e do apoio à diversidade e à inclusão. Recentemente, as viagens de capacitação executiva entraram no portfólio de serviços. Com grande reputação e credibilidade, a empresa comemora seus 28 anos com o lançamento de uma marca única, a Duo & Ecco, fusão das duas organizações fundadas pelo CEO Silvio Sallowicz e seu sócio Gerson Palmeira. A atenção aos detalhes, a criatividade e o planejamento impecável são características que a Duo & Ecco adota para criar experiências memoráveis.

 

Microsoft se adapta em meio maior demanda por eficiência, diz estudo TGT/ISG

 Olá, amores!


As empresas nacionais vêm buscando proporcionar a melhor experiência para os usuários, maior agilidade, rápida criação de aplicativos direcionados aos modelos de negócio das organizações e composição modular dos ambientes em nuvem. A Microsoft demonstra maturidade neste quesito, se adaptando à medida que o mercado demanda mais eficiência e melhor eficácia. É o que revela o novo estudo ISG Provider Lens™ Microsoft Cloud Ecosystem 2023 para o Brasil, lançado esta semana pela TGT/ISG.

O estudo deste ano indica que o aumento no interesse e capacidade de entrega na oferta do Power Platform é um destaque, como explica Mauricio Ohtani, analista da TGT/ISG e autor do estudo. “Uma área que tem apresentado alto interesse é a oferta Power Platform, que entrega soluções desenvolvidas em low-code/no code. No ano passado, tivemos dificuldade em encontrar parceiros Microsoft preparados e engajados no tema, o que não aconteceu no relatório deste ano. Outro destaque é a plataforma Microsoft 365, que junta as soluções de produtividade com colaboração, e tem apresentado grande aderência às necessidades de mercado”.

De acordo com o relatório ISG Index divulgado em janeiro de 2023, os gastos globais com TI e serviços associados diminuíram no quarto trimestre de 2022, com uma fraqueza particular em serviços de infraestrutura baseados em nuvem que registraram os valores em contratos anuais (ACV) mais baixos desde o segundo trimestre de 2021, indicando uma queda de 7% em relação ao ano anterior. No entanto, as empresas continuam comprometidas com arquiteturas em nuvem e estão mudando para serviços gerenciados para economizar custos e aprovar projetos de duração mais curta, com ROI mais rápido.

Baseado no resultado do segundo trimestre fiscal, terminado em dezembro de 2022, a receita do Intelligent Cloud (Azure) da Microsoft aumentou 18% em relação ao ano anterior, alcançando US$21,5 bilhões, o que mostra que a proposta de valor da empresa está alinhada com a demanda do mercado. A receita em Produtividade e Processos de Negócios também aumentou em 7%, impulsionada pelo Office Commercial e Serviços em Nuvem, que cresceram 7% (Office 365 cresceu 11%). O Dynamics e os Serviços em Nuvem também tiveram um aumento significativo, com o Dynamics 365 crescendo 21% e os Serviços em Nuvem crescendo 13%. Apesar dos sinais de desaceleração do crescimento em nuvem, as ações da Microsoft subiram 5% após a divulgação desses resultados.

Além disso, o relatório revela uma tendência em verticalização das plataformas de nuvem, que cresce entre empresas que buscam melhorar a experiência do usuário e criar aplicativos mais rapidamente. Essas plataformas oferecem benefícios de SaaS, PaaS e IaaS em um único lugar, entregando aplicações de negócios com soluções específicas para diferentes setores. O futuro lançamento da Financial Services Cloud Platform no Brasil no segundo semestre de 2023 indica um forte alinhamento da Microsoft com esta tendência.

O estudo informa que, em uma pesquisa com associados do ISG, verificou-se que as empresas estão levando em consideração preocupações ambientais ao escolherem fornecedores de serviços de TI, com 67% dos consultores tendo relatado que rastrear e reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono são metas importantes para seus clientes. Cerca de 16% mencionaram a redução do uso de energia como um critério relevante em seus negócios, enquanto 14% disseram que os acordos visam especificamente a redução das pegadas de carbono.

No Brasil, o autor revela que os parceiros da Microsoft estão se aproximando dos fornecedores globais no quesito tempo de preparação e entrega dos novos produtos Microsoft. “Seja pelo interesse do mercado ou pela pressão da Microsoft, essas empresas parceiras estão mais ágeis para aprender e entregar serviços de implementação e suporte nas novas soluções. A quantidade de parceiros Microsoft é imensa e são milhares espalhados por todo o país. É um desafio que demanda esforço para encontrar aqueles que podem atender às necessidades específicas de cada cliente, além de empenho para acompanhar as mudanças contínuas do mercado e da própria Microsoft”, explica o autor.

A Microsoft anunciou demissão de 10 mil funcionários até junho de 2023 devido à situação econômica fraca e queda nas vendas de computadores pessoais. Apesar disso, a empresa continua contratando em áreas importantes e estratégicas, assim como outras grandes empresas de tecnologia que reduziram o quadro de funcionários e escritórios pelo mundo. No Brasil, os parceiros têm muitas vagas em aberto e estão interessados em absorver esses recursos, devido à alta demanda em áreas como Managed Services for Azure, Microsoft 365, SAP on Azure, Dynamics 365 e Power Platform, investindo em desenvolvimento de talentos para atender a essa necessidade, como revela o estudo.

relatório ISG Provider Lens™ Microsoft Cloud Ecosystem 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 49 fornecedores em sete quadrantes: Managed Services for Azure – Large Enterprises, Managed Services for Azure – Midmarket, Microsoft 365 Services – Large Enterprises, Microsoft 365 Services – Midmarket, SAP on Azure Services, Dynamics 365 Services e Power Platform Services.

O relatório nomeia Accenture e SoftwareONE como Líderes em cinco quadrantes cada, enquanto Dedalus, Kumulus e Venha Pra Nuvem são nomeados como Líderes em quatro quadrantes cada. Ingram Micro, Lattine e TIVIT são nomeados Líderes em três quadrantes cada, enquanto AlfaPeople, Capgemini, L3, Logicalis, Processor, Smart Consulting, Solo Network e Teltec são nomeados Líderes em dois quadrantes cada. 4MSTech, Best.Projects, BlueShift, DXC Technology, GRVPPE, ITCore, Nexer, Pentare, SOU.cloud, T-Systems e Vivo são nomeados líderes em um quadrante cada.

Além disso, a Processor é nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em dois quadrantes. Best.Projects, Kumulus, Kyndryl, Lanlink, Qualiserve e Vivo são nomeados como Rising Stars em um quadrante cada.

Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Best.Projects e na Qualiserve.

Do streaming para casa: séries e vídeos que fazem sucesso nas plataformas influenciam consumidores e impulsionam vendas

 Olá, amores!

Do streaming para casa: séries e vídeos que fazem sucesso nas plataformas influenciam consumidores e impulsionam vendas
Divulgação Circana

Os sucessos exibidos em plataformas de streaming têm influenciado as vendas de diferentes produtos e demonstraram relevante impacto nas indústrias de beleza e de brinquedos. Informações da Circana, empresa líder global em tecnologia de dados para análise do comportamento do consumidor, mostram como a grande audiência de algumas das principais séries lançadas nos últimos anos chamou a atenção de importantes marcas e fabricantes.

Os brinquedos lançados em 2022 com a licença do filme Jurassic Park/World, foram os que trouxeram o maior faturamento incremental para o mercado de brinquedos nos EUA. Dados da Circana mostram que as vendas de brinquedos licenciados de Jurassic aumentaram 73%, em relação ao ano anterior. Em 2022 foram transmitidas quase 15 milhões de horas do filme Jurassic World Domínio, na plataforma Amazon, apenas nos Estados Unidos. Logo nos primeiros seis meses, desde seu lançamento, o filme teve quase 9 milhões de visualizações, somente nessa plataforma.

No Brasil, as vendas de brinquedos licenciados de Jurassic superaram os R$ 65 milhões em 2022. Este valor representa um crescimento de 122% em relação ao ano anterior. Das mais de 650 licenças monitoradas pela Circana no Brasil, Jurassic cresceu seis posições no ranking e foi a terceira mais vendida no mercado no ano passado, ficando atrás somente de FIFA e Spider-Man.

Na indústria de beleza a influência se repete. Somente em 2022 a M.A.C., marca da Estée Lauder Companies, fez parceria com duas grandes franquias, Pantera Negra, da Marvel, e Stranger Things, que foi a segunda série mais vista na Netflix nos Estados Unidos, com quase 2 bilhões de visualizações. Segundo dados da Circana, somente a última temporada obteve mais de 800 milhões de visualizações. Outra marca que se uniu com a Netflix para lançar produtos foi a brasileira O Boticário. A companhia trabalhou em edição limitada de skincare, corpo e banho, maquiagem e perfumaria com as temáticas: Stranger Things; Sex Education – que no lançamento da sua última temporada em 2021, teve 300 milhões de visualizações e em 2022 mais de 70 milhões - e La Casa de Papel, que desde abril de 2018, um ano após sua estreia, já foi vista quase 1,5 bilhão de vezes.  Já a influenciadora Kylie Jenner, que já havia lançado uma parceria com Batman (DC Comics) em 2022, lançou para o Natal de 2022 uma coleção com o filme O Mágico de Oz.

Daniel Morimoto, Vice President, General Manager Brazil da Circana, afirma que o monitoramento da companhia indica que uma linha de produtos licenciados chega a vender 40% a mais do que uma linha de edição limitada regular. “Essa relação, muitas vezes, se transforma em parceria para o lançamento de novos produtos”, afirma Daniel.

 

Sobre a Circana

Circana é a empresa líder global em tecnologia de dados para análise do comportamento do consumidor. Por meio de tecnologia incomparável, análises avançadas, dados de diversas indústrias e profunda experiência no setor, fornecemos informações confiáveis e objetivas que ajudam quase 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a tomarem as melhores decisões e alavancarem seus negócios. Temos conhecimento 360º sobre o consumidor, do ponto de venda e da intenção de gasto, para apoiar nossos clientes a irem além dos dados e atuarem com insights precisos, acelerarem a inovação, atenderem à demanda do consumidor e ultrapassarem a sua concorrência. Saiba mais em www.circana.com.

24 de maio de 2023

A sua tireoide está funcionando corretamente?

 Olá, lindezas!

Um cansaço recorrente, inchaço nas pernas, trânsito intestinal lentificado são alguns dos sintomas de que a tireoide pode estar com alguma disfunção, ou funcionando em marcha lenta. Essa glândula endócrina, no formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço, produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo, agindo em órgãos como coração, cérebro, fígado e rins. Também podem interferir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, nos ciclos menstruais, no peso, na memória, na concentração, e no controle emocional.

O Dia Internacional da Tireoide é celebrado no dia 25 de maio, com intuito de conscientizar sobre os problemas que podem afetar essa glândula endócrina, como hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças autoimunes (Tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves), tireoidites (doenças inflamatórias que afetam essa glândula); hipotireoidismo congênito, diagnosticado pelo Teste do Pezinho; e o câncer de tireoide.  

As disfunções mais comuns são o hipertireoidismo, quando a tireoide libera hormônios em excesso, e o hipotireoidismo, quando a quantidade de hormônio produzida é insuficiente.

Nas últimas décadas, os avanços da medicina permitiram um melhor diagnóstico no que diz respeito às doenças da tireoide, devido à disseminação dos exames de ultrassonografia.  Quando o exame de imagem revela algo suspeito, na ocasião é feita uma punção biópsia aspirativa com agulha fina (PAAF), com a retirada de uma amostra de tecido vivo para análise posterior feita por um médico patologista, para averiguar os nódulos tireoidianos.

O laudo anatomopatológico dessa punção fornece informações importantes para a escolha da terapia adequada, se necessária. Vale ressaltar que cerca de 70% desses nódulos são benignos. A disseminação dos exames de ultrassom e o aumento das solicitações de punções têm proporcionado o diagnóstico de tumores de tireoide cada vez menores. O tumor mais frequente é o carcinoma papilífero da tireoide, que tem um prognóstico muito bom, quando tratado adequadamente.

Apesar da baixa incidência, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima 16.660 casos novos de câncer de tireoide para cada ano do triênio 2023-2025, ou seja, 7,68 por 100 mil habitantes, sendo 2.500 em homens e 14.160 em mulheres. No mundo foram relatados cerca de 590 mil casos novos de câncer de tireoide em 2020, ou seja, 3% de todos os casos de câncer estimados.

Sintomas 

Entre os sintomas que podem estar relacionados ao câncer de tireoide, merecem destaque os nódulos na parte anterior do pescoço que persistem por mais de 20 dias; dor na parte da frente do pescoço que pode alcançar os ouvidos; rouquidão, alterações da voz por longo período; dificuldades de deglutição na ingestão de alimentos sólidos ou líquidos e a sensação de algo preso na garganta; falta de ar; tosse persistente, se não for acompanhada de resfriado ou gripe.

A atenção aos sintomas é muito importante. No que se refere às doenças genéticas, que terá o Simpósio de Síndromes Hereditárias do Câncer no Rio de Janeiro nos dias 16 e 17 de junho, a síndrome de Gardner e polipose familiar aumentam o risco de câncer em vários órgãos, incluindo o de tireoide. Já a síndrome de Cowden, considerada rara, também aumenta o risco de câncer de tireoide.  

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia. E em maio de 2024 acontecerá a sua 34ª edição, em Belém. A SBP também produz a publicação “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.

Dia do Orgulho Nerd | Han Solo e Leia Organa são os personagens de Star Wars favoritos dos adúlteros

 Olá, amores!

No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, devido tanto a ser o nascimento de Douglas Adams, o criador do Guia do Mochileiro das Galáxias, quanto por ser a data de lançamento de Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 1977. 

Por esse motivo galáctico, a plataforma Ashley Madison realizou uma pesquisa*, que mostra que 63% de seus membros dizem gostar da saga criada por George Lucas e 4% deles se classificam como fãs “extremos”. Além disso, 73% viram pelo menos um dos filmes da franquia espacial e 20% assistiram a todos eles. Mas, fãs ou não, todos os usuários mostraram ter uma paixão cósmica que inspira suas fantasias de Star Wars.

Além disso, no estudo, descobrimos que os personagens que fizeram parte da trilogia clássica, lançada entre 1977 e 1983, são os mais populares. Entre os homens, o favorito é Han Solo, o personagem de Harrison Ford, com 38% escolhendo o contrabandista e capitão da Millenium Falcon. Em segundo lugar está Luke Skywalker, interpretado por Mark Hamill, com 21% e na terceira posição temos um personagem da trilogia prólogo, que foi lançada no final dos anos 90 e começo de 2000, Qui-Gon Jinn, personagem de Liam Neeson, sendo a opção de 10% dos entrevistados. 

Já entre as mulheres, a mais votada também pertence a trilogia clássica, Leia Organa, que foi interpretada por Carrie Fisher aparece em primeiro lugar sendo a escolha de 43% dos respondentes. Em segundo lugar, aparece a personagem de Natalie Portman, Padmé Amidala, com 28% seguida por Rey Skywalker, interpretada por Daisy Ridley com 9%.


*Baseado em uma pesquisa com 2105 membros da Ashley Madison

Da Terrinha ensina a preparar nhoque sem glúten para comemorar o "Dia do Nhoque"

 Olá, amores!

No dia 29 de cada mês é comemorado o Dia do Nhoque da Sorte (ou Nhoque da Fortuna). E, para quem tem intolerância ao glúten não perder a oportunidade de saborear um delicioso nhoque nesta data, a Da Terrinha Alimentos sugere uma receita de nhoque especial, com a Tapioca Da Terrinha, que é naturalmente isenta de glúten, e o delicioso toque do Manjericão desidratado Da Terrinha incorporado à massa.

O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como farinha de trigo e cevada. Em pessoas com intolerância ao nutriente ou doença celíaca, esta proteína causa graves problemas digestivos. Mas o nutriente não está presente em raízes como a mandioca. Como é produzida a partir da mandioca in natura e não tem a adição de conservantes ou qualquer outro ingrediente, a Tapioca Da Terrinha é totalmente livre de glúten.

O costume de comer nhoque todo dia 29 do mês nasceu da lenda de São Pantaleão. Peregrino e aparentemente pobre, ele teria sido acolhido na casa de uma família, que o convidou para jantar. Como havia poucos nhoques, o dono da casa serviu apenas sete em cada prato, dividindo igualmente entre todos. São Pantaleão foi embora satisfeito e deixou moedas sob os pratos para que a família pudesse comprar grande quantidade de alimentos.

E é por isso que, todo dia 29, muita gente degusta, no jantar, um nhoque delicioso com moedas sob o prato, para dar sorte. Não é porque você não pode comer alimentos com Glúten que vai perder a tradição, certo?

Nhoque sem glúten com manjericão Da Terrinha

 Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de goma de tapioca hidratada Da Terrinha
  • 2 xícaras de chá de batata doce ou inglesa cozida e amassada
  • 1 colher de sobremesa de manjericão desidratado Da Terrinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

  1. Misture a tapioca, a batata doce, o azeite, o sal e o manjericão até obter uma massa homogênea;
  2. Molde o nhoque em bolas com cerca de 3 cm de diâmetro;
  3. Em água, ferva as bolas de nhoque em pequenas quantidades, até que subam para a superfície.
  4. Grelhe levemente os nhoques na manteiga, arrume nos pratos e cubra com molho bem quente de tomate pelado em cubos (napolitano) ou tradicional (sugo). Sirva em seguida.

 Sobre a Da Terrinha Alimentos

A Da Terrinha® Alimentos foi fundada em 2008, inicialmente como uma empresa de representações. Logo os empreendedores compreenderam o potencial da tapioca, categoria de produtos que começava a surgir nos lares brasileiros em função da tendência da saudabilidade.

Em 2011 nasceu o Grupo Da Terrinha®, que tem como carro-chefe a goma de tapioca, mas conta em seu portfólio com mais de 170 produtos alimentícios, entre farofas, especiarias, grãos e temperos. Está presente em todas as regiões do país e, também, exporta seus produtos. Visite o site e saiba mais: https://www.daterrinhaalimentos.com/