28 de outubro de 2022

Gestão financeira e precificação podem ser diferencial nas empresas

 Bom dia!

BM Finance Group, com matriz em Curitiba e filial em Nova York, abre unidade no Rio de Janeiro

Ao completar 10 anos com uma carteira que reúne clientes de todos os estados brasileiros, a BM Finance Group chega em outubro ao Rio de Janeiro. Com matriz em Curitiba (PR) e filial em Nova York, a consultoria de Beatriz Machnick e Renan Rabelo abre nova unidade na Cidade Maravilhosa para estar mais próxima de seus clientes cariocas, que a empresa atende desde 2013.

“Além da nova unidade com uma belíssima estrutura física, que sediará também novos eventos da BM, decidimos fixar residência na Barra da Tijuca para aliar qualidade de vida e maior proximidade nos atendimentos presenciais em consultoria e terceirização de departamentos financeiros, que sempre foram muito bem recebidos pelas bancas de advocacia do Rio de Janeiro”, explica Beatriz. A cidade também está na agenda de Beatriz como palestrante nas OABs há vários anos, incluindo congressos e comunicações em diversas subseções.

“Estamos falando de um lugar que reúne as principais bancas do Brasil, num mercado de grande representatividade para qualquer consultoria. O estado do Rio de Janeiro é o 2º maior PIB do país, e só a cidade do Rio somou R$ 355 bilhões em 2019”, explica.

Além de estarem chegando ao marco de 100 empresas e escritórios atendidos em consultoria e terceirização de departamentos financeiros, a BM realiza periodicamente o treinamento Método MAC, curso intensivo que traz os principais ensinamentos relacionados à gestão tanto das finanças quanto das emoções, que exigem muito de quem deseja empreender.

Num ano de grande expansão, a filial nos EUA foi aberta em maio de 2022, e o curso realizado em setembro em Nova York reuniu empresários de quatro países. Os próximos treinamentos do Método MAC acontecem em Curitiba (27 e 28 de outubro de 2022); Rio de Janeiro (26 e 27 de janeiro de 2023) e Nova York (8 e 9 de junho de 2023). Há uma lista de espera com mais de 120 nomes, porém, o curso se mantém com capacidade máxima de 50 participantes por turma, para manter a personalização e experiência que é vivenciada na imersão.

O serviço de consultoria traz uma reflexão valiosa para toda empresa, a partir de quanto se cobra de cada cliente e do tempo investido em cada tarefa, entre vários outros indicadores. “Esse é um trabalho em expansão, que já atinge todo o país. Agora com sede também no Rio de Janeiro, a ideia é ampliar a terceirização como serviço contínuo aos escritórios cariocas.”

A grande procura tanto pelo atendimento exclusivo quanto pelos cursos projeta para o último trimestre de 2022 um crescimento de 30% para o grupo BM.

*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e presença em 23 estados do Brasil. Pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia com a tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

Fortalecendo protagonismo feminino regional, Sicredi realiza 1.º Chá das Mulheres em São José do Rio Preto (SP)

Olá, amores!

Conectado aos princípios do cooperativismo, o Sicredi, primeira instituição financeira do país, atua para a promoção da igualdade de gênero e de lideranças femininas no cooperativismo de crédito e nas comunidades onde atua. Na Sicredi Noroeste SP, o Comitê Mulher foi formado em 2018 para fortalecer o protagonismo das associadas na  promoção de um desenvolvimento mais sustentável e igualitário. 

Com iniciativas pensadas para envolver novas associadas, parceiras e fornecedoras, o Comitê Mulher da cooperativa promove no dia 29 de outubro, às 15h, o 1.º Chá das Mulheres, em São José do Rio Preto (SP). O evento, que será realizado no Buffet Espaço Vitória, irá abordar temas como sororidade e diversidade com foco em empreendedorismo feminino. “O Sicredi integra o Pacto Global da ONU desde 2020 com fortalecimento de iniciativas que busquem igualdade e inclusão para uma sociedade mais próspera. Esse propósito está ligado à nossa essência como instituição financeira cooperativa e reflete na atuação no dia a dia das nossas agências, assim como nos programas desenvolvidos e apoiados por nossa cooperativa”, declara o presidente da Sicredi Noroeste SP, José Carlos Afonso Cuginotti.

Programação 

O evento terá a participação da professora de literatura e liderança feminina, Janine Durand. Outra presença confirmada é da líder comunitária e empreendedora social, Denise Maria. “Acreditamos no potencial das empreendedoras da nossa região e nada melhor do que se inspirar em boas práticas, favorecer a troca de ideias para um fortalecimento cada vez maior de mulheres líderes”, finaliza o presidente. 

Serviço:  

1.º Chá das Mulheres -  Comitê Mulher da Sicredi Noroeste SP 

Data: 29 de outubro

Horário: 15h às 18h

Local: Buffet Espaço Vitória (Av. Arthur Nonato, 6127 – São José do Rio Preto/SP)

Inscrições pelo site: https://doity.com.br/cha-das-mulheres

O evento é de graça e com vagas limitadas 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.300 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros. 

Site do Sicredi: www.sicredi.com.br 

Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube

O mundo conspira a favor da mulher madura

 Olá, amores!

Juliana Schulze e Bete Marin, cofundadoras do U+festival, que será lançado no dia 01/11, com um painel especial sobre um assunto importante para a saúde das mulheres 50+: Sexualidade e Maturidade.

Somente no Brasil já existem mais de 30 milhões de mulheres com 50 anos ou mais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso significa que a maturidade vive um momento de grande expansão e requer atenção. Hoje temos mais avós do que netos no planeta, curiosidade estatística que reflete, por exemplo, uma realidade de protagonismo econômico e social para as mulheres 50+.

Não é novidade falarmos que estamos todos envelhecendo, mas o que está mudando nos últimos anos é a rapidez com que a expectativa de vida vem aumentando em todos os países. A cada ano, um recém-nascido vive aproximadamente três meses a mais do que aqueles que nasceram no ano anterior. E no mundo, temos hoje 1.739 supercentenários validados, que são homens e mulheres que já chegaram aos 110 anos. Mas de acordo com o Aging Analytics: Supercentenarians Landscape Overview 2021, entre os supercentenários mapeados por distribuição de gênero estão 160 homens contra 1.579 mulheres.

Aliado a estes dados, a população está tendo menos filhos e o resultado é a famosa pirâmide etária, que deixa de ser um triângulo e passa a tomar um formato semelhante ao de uma pera, com nações identificadas como prateadas, onde os jovens não são mais a maioria. Já temos, por exemplo, mais pessoas acima de 50 anos no Brasil, do que adolescentes de até 17 anos.

Essa realidade traz preocupações como, quando vamos nos dar conta que precisamos de mais serviços, mais produtos, campanhas publicitárias e políticas públicas voltadas para os 50+? Afinal, o consumo já movimenta 15 trilhões de dólares por ano no mundo e não é nenhum tipo de exagero afirmar que as pessoas que fazem parte do grupo da população madura são e serão os principais consumidores de todos os setores da economia.

A fase dos 50+ traz também muitos desafios e requer inclusão, superação e reinvenção. Afinal, junto com a idade, essa fase traz grandes desafios, incluindo os hormonais. E foi pensando nisso e dando atenção para este público, que um movimento pioneiro da maturidade feminina se uniu no Brasil para criar o U+ FESTIVAL. Uma iniciativa de profissionais que atendem o universo das demandas das mulheres maduras e que vai realizar o evento de lançamento em São Paulo, trazendo um assunto de extrema importância especialmente para a saúde das mulheres 50+.

Sexualidade e Maturidade serão abordadas de forma transparente e natural, sem tabus, para evidenciar a diversidade e individualidade da mulher brasileira. O painel será comandado pelas especialistas Juliana Schulze, Ana Canosa e a convidada Isabel Dias, todas com um profundo conhecimento sobre o tema.

“A maneira que lidamos com emoções e sentimentos relacionados à sexualidade depende do conhecimento que temos da nossa própria sexualidade e também dos tabus que nos levam a insegurança e muitas vezes ao silêncio”, declara Juliana Schulze, fisioterapeuta, professora de educação física, trabalha com saúde da mulher e é especialista em fisiologia do exercício, medicina do estilo de vida, além de doutora em psicologia e mestre em ciências da saúde.

O lançamento do U+ Festival acontece no dia 1 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo, e será realizado de forma híbrida, com a participação presencial da imprensa e dos influenciadores, e transmitido via YouTube para todo Brasil.

Bete Marin, cofundadora do U+ Festival e investidora serial na economia prateada afirma, “nós estamos vivendo o boom da economia prateada no mundo (conjunto de produtos e serviços que atendem pessoas 50+). Nosso movimento pretende impactar 20 milhões de mulheres no Brasil até março de 2023. É preciso dar voz, entender e atender as demandas dessas mulheres que ainda se sentem invisíveis perante as marcas”, destaca Marin.

Sobre o U+ Festival

Após o grande sucesso do Beleza Pura, nasce o U+Festival, voltado para as mulheres com idade a partir de 50 anos, apresentando a expansão de temas e de formatos em um ambiente de alegria, ousadia, network e muito mais para garantir uma experiência única de positividade, generosidade e alegria de viver. O U+ Festival será realizado em março de 2023, simultaneamente presencial, com transmissão on-line e muita interatividade. A programação contará com palestras, painéis, roda de conversas, oficinas, experiências, desfile, exposições e muita diversão para falar sobre temas como menopausa, sexualidade, atualidades, descobertas e empoderamento da mulher madura, formando uma comunidade de acolhimento, escuta ativa, informações e dicas valiosas.

Para mais informações, acesse: http://umaisfestival.com.br/

Siga nas redes sociais:

https://youtu.be/lv04Uil53ys

https://www.linkedin.com/company/universofestival

https://www.instagram.com/universomaisfestival/

https://www.facebook.com/universofestival

SERVIÇO:

LANÇAMENTO U+ Festival

Data: 1º de novembro de 2022

Local: Youtube Universo+Festival

Abertura on-line: 16h45

Início evento: 17 horas

27 de outubro de 2022

Crie makes de arrepiar com Natura, Avon e The Body Shop para arrasar no Halloween

 Olá, amores!

Halloween é a data  perfeita para ousar na criatividade e brincar com looks mais dramáticas, usandotons mais escuros, misturados com cores como laranja e roxo que dão o tom das comemorações do período. Pensando nisso, NaturaAvon e The Body Shop selecionaram uma lista de produtos que vão ajudar você a dar aquele toque especial na sua maquiagem e celebrar o Halloween com um visual lindo de arrepiar. Confira abaixo: 

  Batom Cremoso Rock in Rio (R$ 17,90): Que tal uma boca colorida para deixar o seu look divertido? Complemente a sua make com o Batom Cremoso Rock in Rio, textura extra cremosa, cobertura cover up que garante uma nova intensidade de cor a cada aplicação e óleo de mamona e cera de arroz, ingredientes para hidratar e proteger os lábios. Sua embalagem prática acompanha um espelho na tampa.  


Gel Glitter Faces – 80g (R$32,90): no Halloween você também pode brilhar. Para um look dramático sem deixar o glam de lado, o produto vegano Gel Glitter Natura Faces vai te ajudar a conquistar um brilho intenso. De rápida absorção e fácil de espalhar, você sentirá hidratação refrescante para  se jogar sem preocupação, pois o glitter é livre de plástico e não mancha as roupas após a lavagem.
Caneta Delineadora para Olhos Preta Faces (R$29,90): Para você se jogar na make sem medo de errar, a Caneta Delineadora para Olhos Preta Faces é ideal para fazer o delineado gatinho ou acrescentar detalhes na make de Halloween, como um delineado de teias de aranha ou raios, já que seu aplicador versátil 2 em 1 permite que você faça traços precisos, finos ou marcantes com uma cor intensa. 
Paleta Big Pro Avon (R$376,98): as sombras são perfeitas para as makes de Halloween. Com a combinação correta de cores, você pode criar hematomas, profundidade, acabamentos horripilantes e até mesmo looks glamurosos e dramáticos. A Paleta Big Pro Avon é versátil e conta com 48 sombras e , blushes, iluminadores e pós bronzeadores que funcionam para todos os tons de pele. Entre cores vibrantes, terrosas e nudes de sombras, aposte nos tons de verde, roxo, vermelho, amarelo e preto para criar o seu look, finalizando com o seu tom favorito de blush e iluminador. 

Avon Máscara para Cílios Genius Multibenefícios (R$45,99): as makes de Halloween ficam ainda mais divertidas quando investimos em delineados temáticos e sombras coloridas bem esfumadas. Para complementar o look, nada melhor do que cílios volumosos. Você  consegue o efeito com  a Genius 5 em 1  que oferece megavolumão, mais comprimento, definição precisa, curvatura e cor preta intensa. Até os fios curtos e mais fininhos conseguem volume e curvatura, graças ao aplicador multiação com 200 cerdas que curvam, separam e alongam os cílios desde a raiz.  
 
Esmalte Avon Color Trend (R$6,49 cada)Esmalte Avon Color Trend Under The Sea (R$7,49 cada): as unhas decoradas não podem ficar de fora das produções de Halloween. Para produzir uma nail art de abóboras, use o Esmalte Under The Sea Bronze de Sereia e o Esmalte Color Trend Preto Todes; de fantasmas, aposte nos Esmaltes Color Trend Preto Todes e Saia de Tule; e para fazer o famoso personagem Frankenstein, o Esmalte Color Trend Sorvete de Pistache, Preto Todes e Saia de Tude. 


Mist Facial Edelweiss 60ml (R$209,90): Para uma maquiagem de Halloween impecável e com alta durabilidade é importante investir na preparação da pele. O Mist Facial Edelweiss mantém o rosto hidratado por 24h e oferece proteção contra a luz azul, além de sensação refrescante. O spray em gel funciona como primer, deixando a pele mais uniforme e auxiliando na fixação da maquiagem.  
Creme de Limpeza Facial e Demaquilante de Camomila 90 ml (R$149,90)Após arrasar nas fantasias de Halloween a pele pede por um cuidado extra para a remoção da maquiagem, principalmente as mais elaboradas. O Creme Demaquilante de Camomila hidrata a pele enquanto limpa e retira os resíduos, deixando-a mais macia e nutrida.  

Sobre a Natura: Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram. 

Sobre a Avon: Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com mais de um milhão de Representantes da Beleza Avon. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br. 

Siga a Avon:  
Instagram: @AvonBrasil 
Facebook: Avon 
Twitter: @AvonBR 
Tiktok: @AvonBrasil 
Pinterest: Avon Brasil  

Sobre a The Body ShopComo uma empresa B Corp, a The Body Shop está comprometida com metas sociais e ambientais ambiciosas. A The Body Shop investe fortemente em ativismo e possui uma equipe dedicada ao tema, focada em pesquisas e táticas, operando em todo o mundo. Muito antes de o ativismo ser um chavão da indústria, a The Body Shop pressionou por mudanças onde outras marcas viam riscos. A marca já mobilizou seu coletivo global e fez campanha por mais de 20 anos em questões como os direitos dos povos indígenas, direitos dos animais, tráfico sexual e a queima da floresta amazônica. 

Da "cinta da vovó" à diversidade de corpos: nova era das lingeries modeladoras como artigo fashion e de empoderamento

 Olá, amores!

Peça íntima que passou por gerações mudou seu propósito e hoje é símbolo de conforto e respeito às silhuetas

Do espartilho pesado e asfixiante, feito com material de tapeçaria e cordas, a modeladores que priorizam o conforto e entregam variedade de cores, formatos, estilos e tamanhos, há um novo comportamento de consumo que moldou o mercado. Como na moda outwear, foram traçadas infinitas possibilidades de design, modelagens e tecidos. 

Com mais de 100 anos desde a comercialização do primeiro sutiã, o jeito de pensar e fazer lingeries mudou e ganhou destaque, e todo esse universo se tornou parte do mundo fashionista. As roupas íntimas deixaram de ser antagonistas para ser tendência como parte de composições modernas, elegantes, casuais ou sexy, e possuem mais do que uma função estética, sendo acessórios funcionais. 

No mercado há mais de 20 anos, a Yang Modeladores é um exemplo de marca nacional que lá atrás decidiu dar um novo estilo ao acessório menos sensual do universo das lingeries: as cintas pós-cirúrgicas. “Nossas clientes diziam que gostavam do resultado do produto, mas não o achavam bonito, e tinham vergonha de comentar que usavam cinta. E, depois da recuperação, as peças ficavam sem uso”, relata Cristini Oliveira, diretora-executiva da Yang, responsável pela estratégia de desenvolvimento de produtos da empresa. 

Foi quando a fundadora, hoje conselheira da marca, Ângela Freire, abriu a fábrica própria e criou cintas com bojo, o que revolucionou o setor. Na época a peça impulsionou as vendas, mas o que colocou a Yang definitivamente no radar da moda foi a Linha Luxo, lançada em 2014, com modeladores que combinavam beleza e funcionalidade. 

“Ângela contratou uma estilista para desenvolver essa linha; antes disso nunca havíamos colocado renda em uma cinta modeladora. Lançamos sutiãs de sustentação, corpetes e calcinhas de cós alto, resgatando o estilo retrô e trazendo para o mercado um produto bonito, de uso diário, que modela e sustenta. Um artigo de moda íntima funcional”, relembra Cristini. “A funcionalidade fica a cargo da tecnologia do tecido, que contribui para a saúde do corpo. Ativa a circulação, trata a pele, corrige a postura e permite total transpiração e movimentação com segurança e conforto”, completa. 

Ao se renovar, o mercado nacional de peças íntimas cresceu 26% em 2021, e finalizou o ano com faturamento de R$10,8 bilhões, aponta o levantamento realizado pelo IEMI — Inteligência de Mercado. Não há dados públicos sobre a porcentagem de peças modeladoras produzidas no Brasil, mas é nessa brecha que a Yang concentra 70% da sua produção de lingeries funcionais, unindo o melhor dos dois mundos: modelagem e peças para o dia a dia. 

Mas para aproveitar os bons números do setor é necessário que as marcas ofereçam mais que o básico; em contrapartida, as consumidoras buscam beleza e conforto, além de variedade e representatividade, sendo este último um ponto que se fortaleceu nos últimos anos.   

“O empoderamento feminino é sobre descoberta, aceitação e amor-próprio. Em determinado momento nos questionamos como a Yang se encaixava nessa tendência. Foi quando mudamos nosso posicionamento. Reforçamos que as peças da Yang nascem para evidenciar o que já é bonito. Criamos lingeries modernas que sustentam e modelam, para serem usadas como peças íntimas ou acessórios. Atendemos dos tamanhos 42 ao 56 e também peças sob medida”, reforça Cristini. 

A diversidade fideliza clientes e torna esse mercado lucrativo. Algumas marcas já perceberam isso. Gigantes da moda íntima mundial sentiram o peso da falta de representatividade e receberam diversas críticas por ainda hoje exaltar corpos excessivamente magros em suas campanhas. 

A Yang faturou R$6,8 milhões em 2021, e prevê chegar aos R$10 milhões até o final de 2022. “Nós fazemos muitas pesquisas de tendência, viajamos, vamos a feiras do segmento. Mas estar atualizado com o que acontece no mundo é mais do que o produto pelo produto: é o que a gente comunica com ele, o benefício para além do consumo. É importante considerar as dores e os desejos do público que queremos atingir”, conclui a diretora da rede. 

Relicário: quem mais amamos perto do peito

 Lindezas, boa tarde!

Relicários são joias cheias de simbolismos: guardam memórias, amores, saudades e ficam bem perto do coração. De origem muito antiga, eram usados inicialmente para guardar imagens de santos e “relíquias” de pessoas amadas – como cabelo, um pouco do perfume favorito, um pedaço de uma carta enviada... O significado se mantém, e hoje guardamos fotos como um santuário pessoal.

A AeM Joias, especializada em peças em prata 925 e gemas naturais, criada pelas designers Ana Cecília Artiaga e Renata Mazzoni, aposta em uma linha que vai revisitar este clássico da joalheria.

A coleção conta com duas peças inéditas: o My Love - feito inicialmente para crianças, mas que é sucesso entre as mulheres - e o My Heart, que tem o mesmo facetamento de uma pedra preciosa.

“Celebramos o relicário como um lugar de amor, de presença”, conta Ana Cecília Artiaga. Renata Mazzoni complementa: “Nossa ideia é trazer para perto do peito o que mais amamos, e poder sentir a permanência dos que mais importam para nós”.

Veja abaixo mais detalhes da linha de Relicários:


Relicário My Heart em prata 925.

Corrente Elo Português de 65cm com extensor para 70cm.

R$1.190,00



Relicário My Love em prata 925 com banho de ouro amarelo.

Corrente Elo Português de 45cm com extensor para 50cm

R$980,00

Sobre a AeM


Colocando amor e arte em cada criação, a AeM nasceu com a missão de transformar a ideia ultrapassada de que joias só podem ser usadas em ocasiões especiais.

Criada pelas designers de joias Ana Cecília Artiaga e Renata Mazzoni – que, juntas, somam mais de 30 anos em expertise no mercado – a marca carrega espontaneidade e um frescor contemporâneo que é símbolo desta união, perfeitamente complementados pela curadoria de tendências apurada que é um traço forte dessa parceria.


São joias para usar em todas as ocasiões, celebrando os eventos festivos e também os casuais. São joias para colecionar, para variar todos os dias e deixar todas as produções marcantes e especiais.


A AeM é especializada na produção de joias em prata 925 com gemas preciosas.

AeM: (O)use como quiser!

No Dia Mundial do AVC: Coordenador de Doenças Cerebrovasculares do Hospital Icaraí explica como detectar a doença e prevenir sequelas

 Olá, amores!

No Brasil, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como isquemia ou derrame cerebral, é o responsável pela maioria das internações hospitalares, podendo acometer qualquer pessoa, independente de gênero, idade ou classe social.

Segundo a Sociedade Brasileira de AVC, a doença é a segunda que mais mata os brasileiros, e é a principal causa de incapacidade no mundo.

Estima-se que uma em cada quatro pessoas terá a doença ao longo da vida. São vários os fatores de risco, como obesidade, sedentarismo, alcoolismo, hipertensão arterial sistêmica, o tabagismo, a diabetes mellitus, as doenças cardiovasculares, entre outros.

De acordo com o coordenador de Doenças Cerebrovasculares do Hospital Icaraí – Hospital certificado com o Stroke Ready, certificação concedida pela Angels Awards que o coloca como centro de referência para o tratamento e manejo do AVC –, Dr. Guilherme Torezani, é extremamente importante conscientizar a sociedade para os riscos individuais do AVC, a partir do incentivo da prática de atividades físicas.

Para que as chances de sequelas diminuam, é importante que, ao menor sinal da doença, o paciente e seus familiares procurem ajuda especializada.

“Entre os sinais de que o paciente está tendo um AVC, atente-se para fraqueza dos braços e/ou pernas, formigamento ou perda de sensibilidade, principalmente se acometer todo um lado do corpo ou face, bem como para dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da fala, tonturas súbitas (vertigem/ver o mundo girar), desvio da boca para um dos lados, fala enrolada ou confusa, dentre outros sintomas que se iniciem de uma hora para outra”, alerta o médico.

Guilherme lembra que, nesses casos, o paciente deverá ser levado no menor espaço de tempo possível para um hospital capacitado no tratamento do AVC, a fim de possibilitar o tratamento.

“Temos poucas horas para intervir no AVC com chances de reverter a lesão e evitar sequelas permanentes. A cada minuto que passa, 2 milhões de neurônios morrem no cérebro do paciente com AVC", finaliza.

Outubro Rosa: 43% das brasileiras não sabem fazer o autoexame das mamas, diz estudo

 Boa tarde, amores!

Já conhecido pela campanha Outubro Rosa, o mês de outubro está acabando, mas o que não pode acabar mesmo é a conscientização sobre o câncer de mama. A doença é caracterizada pelo crescimento de células cancerígenas nessa região e, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o segundo tumor mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele, e o primeiro em letalidade.

Nesse contexto, algo fundamental é conhecer o próprio corpo para notar possíveis mudanças que indiquem que algo está errado. Todavia, segundo constatou o mais recente estudo da Famivita, 43% das mulheres não sabem fazer o autoexame das mamas, ou seja, proceder com a observação em frente ao espelho, palpando, de pé, a mama e repetindo, deitada, a palpação. Isso acontece especialmente quando se fala das mulheres na faixa etária que vai dos 18 aos 24 anos, com 57% respondendo negativamente. 

O estudo revelou, também, que 28% das mulheres desconhecem a referida orientação do Inca. Além disso, 28% delas não sabem identificar nenhum sintoma de câncer de mama. Ainda de acordo com o estudo, entre as mulheres que estão tentando engravidar, pelo menos 36% não têm ciência sobre como se realiza o autoexame. 

Os dados por estado demonstraram que no Amapá é onde a maioria das entrevistadas sabe fazer o exame das mamas e que as mulheres devem proceder com a mamografia a partir dos 50 anos, a cada dois anos, conforme preconizado pelo Inca. No Distrito Federal e em São Paulo, 61% e 62% das participantes, respectivamente, sabem efetuar o autoexame das mamas. Já no Rio de Janeiro e em Alagoas, 70% e 69%, respectivamente, afirmaram ter ciência que a mamografia precisa ser feita a partir dos 50 anos, como exame de rotina. 

Vamos falar sobre câncer?

Um artigo científico publicado em setembro na revista Public Health in Pratice, intitulado Does Pink October Really Impact Breast Cancer Screening? ("O Outubro Rosa realmente causa impacto nas mamografias?" - em tradução livre), apontou os resultados da campanha de prevenção do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho revelou que o número de mamografias aumenta em 33% em outubro - e permanece em alta nos meses seguintes (39% em novembro e 22% em dezembro), corroborando que as campanhas deveriam ser mais constantes, especialmente em nosso país, onde 40% dos casos só são diagnosticados em fase já avançada.

É, de fato, muito importante falar sobre o câncer, especialmente se lembrarmos que no Brasil de 20 anos atrás, por exemplo, muita gente nem pronunciava essa palavra, tal era o medo que existia ao redor da doença. Por todo preconceito que envolve a enfermidade, mesmo nos dias atuais, ainda há quem prefira esconder que tem, o que pode atrapalhar bastante o tratamento. Assim, iniciativas como o Outubro Rosa vêm ajudar, trazendo informações de qualidade para desmistificar a doença, afinal a taxa de cura chega a 95% se descoberto em estágio inicial.