18 de outubro de 2022

Carrinho bar: inspire-se nessas 4 ideias para inserir no ambiente

 Olá, amores!

O carrinho de bar é um móvel decorativo com um design atrativo. Ele pode ser colocado em qualquer ambiente que desejar: escritório, sala de estar, sala de jantar ou qualquer ambiente que você deseja harmonizar com o restante de sua casa. Ele é ideal para ser usado como barzinho, cantinho do chá ou café deixa o ambiente mais descolado, além de dar mais praticidade a você e aos seus convidados, na hora de servir. Vem ver os modelos disponíveis do Atelier Clássico:

1) O carrinho de bebida, pode trazer um charme à mais em um espaço que seria deixado em branco na residência.

2) Em um ambiente minimalista e contemporâneo, a opção por um design mais rústico, remetendo ao campo, não poderia ser mais certeira. Não tenha medo de ousar e contrastar estilos.

3) O carrinho de bebida é muito versátil, podendo acomodar livros ao invés de bebidas. Resultando em uma composição cheia de estilo.

4) O móvel pode cumprir a função principal e se tornar um grande aliado na hora de preparar as refeições: toma o lugar da tradicional fruteira e ajuda a adicionar estilo e personalidade.

Os tons e subtons de madeira maciça criam um ambiente inusitado e atraente ao espaço.

O Atelier Clássico é uma loja virtual de móveis de luxo com foco no design clássico e fabricação própria. Apresentam coleções encantadoras de móveis de luxo, com designs clássicos e icônicos, feitos por mestres artesãos e fabricantes de alto padrão.

A empresa tem como propósito satisfazer as necessidades dos clientes, proporcionando praticidade, beleza e conforto. Além de atender com excelência as requisições dos clientes, oferecem peças de design refinado a preços acessíveis e de qualidade superior.

Escolha o modelo que mais lhe agrada e decore o ambiente com o melhor e mais moderno carrinho de bebida, tenho certeza que o móvel ficará perfeito para a sua casa.

E aí, vai investir em um carrinho de bebidas? Conta para mim nos comentários o que achou!

Natura, a Casa de Perfumaria do Brasil, apresenta Luna Coragem

 Bom dia, amores!

A nova fragrância inspirada na exuberância da flor Protea, é um convite para as mulheres aflorarem sua coragem e assim promoverem mudanças em si mesmas e no mundo

Natura Luna traz em sua essência a libertação feminina, a ousadia e o protagonismo de mulheres para contar sua história e celebrar as conquistas de cada uma delas no dia a dia. Com o seu lançamento, Luna Coragem, Natura, a Casa de Perfumaria do Brasil, convida às mulheres a aflorarem sua coragem, que se permite ser afetuosa e ganha força na generosidade, para promoverem mudanças, em si mesmas e no mundo.  

Com protagonismo do chipre brasileiro, um clássico da perfumaria que combina Patchouli, musgo e notas cítricas, desenvolvido pela Natura junto à perfumista exclusiva da marca, Verônica Kato, Luna Coragem traz força e sofisticação e faz florescer a autoconfiança presente em cada mulher. A fragrância envolvente e marcante é inspirada na exuberância da Protea, flor que simboliza resistência e esperança, combinada ao calor envolvente da pimenta rosa. A potência amadeirado do Patchouli completa a fragrância que encoraja as mulheres a conquistarem tudo o que elas desejam. 

Para oferecer uma experiência completa com um ritual de autocuidado para perfumação mais marcante e duradoura, o lançamento vem acompanhado do Desodorante Hidratante Corporal Luna Coragem, que possui textura cremosa, de rápida absorção que hidrata e perfuma, além de ressaltar o brilho natural da pele – uma pele hidratada mantém a perfumação por mais tempo. 

Toda mulher tem um ritual que a prepara para momentos importantes e a reconecta com sua autoconfiança, e Luna Coragem a incentiva a viver sem vergonha de sua coragem.  

Os produtos Luna Coragem já podem ser adquiridos com as Consultoras Natura, também em ambiente digital, no e-commerce da Natura, nas franquias Aqui Tem Natura ou nas lojas próprias da marca. 

Dica de uso 

 Passo 1 - Hidratação: espalhe o hidratante por todo o corpo e sinta a sua textura cremosa, de rápida absorção que hidrata, perfuma e que ressalta o brulho natural da sua pele 

 Passo 2 - Perfumação: finalize com a fragrância envolvente e marcante que te encoraja a conquistar tudo o que você deseja, comprovada pela ciência. 

 Sobre os produtos  

Desodorante Colônia Luna Coragem – 300ml – R$146,90

A fragrância é inspirada na exuberância da Protea, flor que simboliza resistência e esperança, combinada ao calor envolvente da pimenta rosa e a potênca amadeirada do Patchouli. A cremosidade da Copaíba, ingrediente da biodiversidade brasileira, traz um contraste ao chipre brasileiro, caminho olfativo da marca Luna.  

Desodorante Hidratante Corporal Luna Coragem– 300ml – R$70,90  

Desodorante hidratante corporal perfumado com textura cremosa, hidratação por até 48 horas e rápida absorção. 

Sobre a Natura 

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram. 

 Sobre a Casa de Perfumaria do Brasil 

Com um jeito único de fazer fragrâncias, a Natura é a Casa de Perfumaria do Brasil. Suas criações revelam a alma brasileira em identidades olfativas inéditas, combinadas com o que há de mais especial na perfumaria mundial. Por meio de uma perfumaria sustentável, criativa e com toque autoral, a Casa de Perfumaria do Brasil busca sua inspiração na natureza do país, aliada à conexão entre seus ingredientes, ambientes e pessoas. Atualmente, mais de 20 óleos essenciais únicos dão corpo e alma à perfumaria da Natura. Pioneira nas bioprospecções de ingredientes nas florestas, a Natura já descobriu a priprioca e o breu branco, que fazem parte da paleta olfativa da perfumista exclusiva da Casa de Perfumaria do Brasil, Veronica Kato. Para mais informações, visite a página. 

E aí, gostaram do lançamento? Conta pra mim nos comentários.

17 de outubro de 2022

Hoje é o Dia Nacional da Vacinação; nunca se falou tanto sobre vacinas; médico aponta a importância em especial para as crianças


Amores, boa noite.

Hoje, 17 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Vacinação. A data tem como objetivo trazer conscientização sobre o tema, fazendo um alerta sobre a importância da imunização promovida pelas vacinas, que são capazes de erradicar ou pelo menos diminuir a incidência de doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas salvam a vida de 3 milhões de pessoas a cada ano. O desenvolvimento das vacinas representa um avanço na medicina, pois diminuem os gastos com internações e medicamentos, e melhoram a qualidade de vida das pessoas. Entretanto, além da vacinação das doenças tradicionais, que devem começar desde cedo com os recém-nascidos, também é preciso estar alerta para as Imunodeficiências Primárias ou Erros Inatos da Imunidade.

Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e Coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP, explica que Imunodeficiências Primárias ou Erros Inatos da Imunidade são um grupo composto por cerca de 450 doenças de origem genética, classificadas em 10 grupos, e que demandam diagnóstico e tratamento precoce para evitar complicações, sequelas e mortes.

Segundo Condino-Neto, que também é sócio-fundador da Immunogenic, primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, essas doenças podem afetar a imunidade logo no início da vida dos bebês e gerar uma série de complicações. “Isso faz com que os recém-nascidos se tornem suscetíveis às infecções de repetição graves ou alergias e doenças autoimunes, também tendo risco de desenvolverem câncer”, afirma.

As Imunodeficiências Primárias ou Erros Inatos da Imunidade são descobertas por meio do teste do pezinho, que é feito em crianças recém-nascidas, a partir das gotas de sangue coletadas do calcanhar do bebê, permitindo assim identificar precocemente tais doenças graves assintomáticas ao nascimento. O exame é considerado obrigatório em todo o território brasileiro.

A inclusão da triagem das imunodeficiências primárias foi possível graças à ampliação do teste do pezinho, que agora envolve até 50 novas doenças raras. Antes, o exame englobava apenas seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O Governo Federal sancionou o Projeto de Lei em maio de 2021 e o Sistema Único de Saúde (SUS) ficou responsável pela implementação, que deve durar quatro anos.

Por essa razão, Condino-Neto ressalta que deve-se sempre priorizar o teste do pezinho ampliado, para testar a imunidade da criança antes mesmo que comece a vacinar ou vá para casa após o nascimento. “O principal objetivo do teste é detectar o grande grupo das chamadas imunodeficiências graves combinadas e agamaglobulinemia congênitas, que é quando a criança não produz anticorpos”, finaliza o médico.

Vacinação de crianças contra a Covid-19

No último mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da vacina da Pfizer para a imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. Após análises e estudos realizados pela equipe técnica da Agência em laboratório, a vacina é considerada segura e eficaz para a faixa etária. E já aprovada, está oficialmente permitido o início da aplicação no Brasil.

Condino-Neto acredita que a medida tomada foi correta e necessária para proteger as crianças contra as possíveis complicações da COVID, incluindo a síndrome inflamatória multissistêmica, grave e potencialmente fatal.

Segundo o médico, a vacinação continua sendo de extrema importância para contribuir para o processo de imunização da comunidade, pois ao conseguir abranger todas as faixas etárias, é possível estabelecer uma rede de proteção entre as pessoas. Afinal, se bebês e crianças menores tivessem se vacinado antes, mortes e sequelas poderiam ter sido evitadas.

Sobre a Immunogenic

A Immunogenic é o primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho. A empresa é resultado do processo de spin-off do Laboratório de Imunologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo.

A experiência e conhecimento no meio acadêmico tornam a Immunogenic a única no segmento da saúde a oferecer uma linha de cuidado médico e científico na área de imunodeficiências primárias. A empresa lidera ainda um avançado programa de pesquisa neonatal no Brasil e é referência em análises, diagnósticos e pesquisa científica em imunodeficiências primárias.

O programa conta com o apoio da Fundação Jeffrey Modell de imunodeficiências, nos Estados Unidos, e colaboração com Universidade de Massachusetts e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos; da Universidade de Leiden, na Holanda; e da Universidade Karolinska, na Suécia. O laboratório, inicialmente incubado no CIETEC, polo de startups da Universidade de São Paulo (USP), atualmente integra o programa de aceleração Eretz.bio, do hospital Albert Einstein. Mais informações no site.

Tecnologia é fundamental para que indústrias de alimentos possam retomar o crescimento

Olá, amores!
Especialista mostra como o uso de tecnologia integrada aos sistemas de gestão e produção de indústrias pode aumentar lucratividade e reduzir gastos desnecessários

Dados recentes divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial teve crescimento de 0,6% em julho se comparado com o mês de junho. Porém, se comparado com o mesmo período de 2021, a indústria teve recuo de 0,5%.

Dentro de um cenário econômico instável e flutuante, que ainda sofre grande impacto da política internacional, com a alta dos combustíveis e guerra da Rússia e Ucrânia, e tentando se recuperar depois dos anos em pandemia, o setor industrial tem buscado soluções para tornar processos mais eficientes, reduzir gastos e evitar perda de capital.

Por isso, o uso de tecnologia tem sido peça-chave para que empresas e indústrias possam retomar o quadro de crescimento. Com o advento da indústria 4.0, muitos processos passaram a ser integrados, e tudo isso é possível por conta de como a tecnologia tem chegado no mercado focada em resolver problemas e aumentar a eficiência, tanto de gestão como de produção das indústrias.

“Um processo de informatização pode aumentar muito a produtividade e reduzir as perdas em uma indústria. A porcentagem varia de empresa para empresa, quanto de seu processo está automatizado e quanto pretende investir para aumentar a produtividade. Dependendo da situação, a melhoria pode chegar, no mínimo, em 10% em produtividade, mas temos uma média de 30 a 40% na redução de perdas e aumento de efetividade”, diz Áureo Bordignon, CEO da Golden IT.

A empresa tem desenvolvido, há  mais de 20 anos, soluções inteligentes para empresas e indústrias, especialmente do ramo de Food Service. Ele aponta alguns fatores preponderantes de como um processo bem integrado pode rapidamente encontrar os gaps e aumentar a produção e lucratividade.

Tudo começa na gestão. Muitos gestores, às vezes, caem em uma rotina e não têm tempo para fazer melhorias nos processos. Para isso, é preciso ter ferramentas, como um ERP, que o permita “enxergar” onde estão os problemas nos processos. É fundamental e faz uma diferença muito grande quando o gestor tem a informação que precisa na hora em que precisa. 

No caso de empresas de Food Service, um dos nichos de expertise da Golden IT, existem processos e rotinas específicas para esse ramo, e o ERP e soluções implementadas devem levar isso em conta. Com mais de 200 indústrias atendidas, a empresa foi desenvolvendo soluções que atuam desde a gestão de estoques, roteirização de entregas,  automação de forma de vendas. No último ano, por exemplo, eles desenvolveram uma solução que permite o pagamento por Pix aos clientes, como na entrega de um produto, integrado já com a parte financeira da empresa, na qual o sistema faz a baixa automática no sistema e alerta o entregador via push notification. Isso reduziu drasticamente os erros manuais e trouxe agilidade aos processos.



“Quando você começa a fazer customizações para adequar o sistema ao processo é onde começam a aparecer os custos e as dores de cabeça. Falando em indústrias alimentícias, hoje nosso sistema está parametrizado para centenas de cenários, então, do início da implantação até a informatização de 90% da empresa, não precisamos adaptar nada. Isto significa redução de custos e tempo de implantação. Já conseguimos implantar o sistema em uma empresa em menos de 30 dias”, explica o CEO da Golden IT.

Um case emblemático para a empresa foi com a Cymco Alimentos. Mesmo com a pandemia, a empresa conseguiu bom crescimento nas vendas e precisava aumentar a capacidade produtiva, mas não sabia exatamente como. Como a construção de uma fábrica nova é um processo bem demorado, a Cymco precisava resolver problemas pontuais na fábrica atual.

Com uma empresa parceira, a Golden IT desenvolveu a automatização do chão de fábrica, iniciando o processo de digitalização dos apontamentos. Como a Cymco já tinha o ERP da Golden, buscar os dados e trabalhar em cima da automação cortou muitos caminhos. Já na primeira fase, durante a análise, foram identificados os gargalos da produção e feito investimentos assertivos. Desde o início do processo, a empresa teve crescimento de 30% das vendas, conseguindo atender com tranquilidade a demanda. Com isso, a construção da nova fábrica pode ser feita com mais tranquilidade.

Saiba mais sobre a Golden IT em: https://www.goldenit.com.br/

Jojo Todynho e Matheus Mazzafera comandam a festa de aniversário da Época Cosméticos

Boa tarde, amores!!
A cantora e apresentadora estrela a campanha comemorativa do maior site de beleza do Brasil, trazendo a energia do país para marcas de luxo internacionais

A Época Cosméticos, maior e-commerce de beleza do Brasil, completa, neste mês, 16 anos e prepara uma festa de aniversário no Rio de Janeiro com a presença de grandes influenciadores. A Festa do Rosa vai acontecer no dia 20 de outubro, no Morro da Urca, e será comandada pela atriz, cantora e apresentadora Jojo Todynho. Além de ser o rosto da campanha da marca nas redes sociais, ela também fará um show durante o evento com os sucessos da sua carreira garantidos no repertório. Já o Pink Carpet será conduzido pelo entrevistador e youtuber Matheus Mazzafera, que recepcionará nomes como Fernanda Paes Leme, Rômulo Arantes Neto, Roberta Rodrigues, os ex-BBB Mari Gonzalez e Arthur Picoli, entre outros.

O evento ainda contará com a presença e ativações das marcas Jean Paul Gaultier, Givenchy, Kenzo, MAC, além de um line-up completo com DJs - destaque para Jesus Luz - e outras atrações.

Desde 2013, a marca carioca faz parte do grupo Magazine Luiza, que tem um compromisso claro em sua missão: levar ao acesso de muitos, o que é privilégio de poucos. Com mais de 25 000mil produtos e 500 marcas, o site ofereceleva produtos dos principais nomes de beleza nacionais e internacionais para as cinco regiões brasileiras.

Confira o line-up do palco da Festa do Rosa:

20h - 21h - DJ Jhmal

21h - 22h - Carol Emerick

22h - 23:30h - DJ Thai + Bateria da Mangueira

23:30h - 0h - Jojo Todynho

0h - 2h - Loucos Djs

2h - 3h - DJ Jesus Luz

Amei a campanha e o line-up, está demais!! 

O rosa é o novo preto!


Olá, lindezas!

As gravações do filme Barbie, que tem estreia prevista para junho de 2023, fizeram com que o rosa se tornasse a cor indispensável no guarda-roupa de qualquer mulher

Inspirado na famosa boneca Barbie, ícone dos anos 90, o Barbiecore segue como forte tendência no verão 2023. Tanto que, há quem diga que o rosa é o novo preto. Geralmente remetida ao romantismo e a delicadeza, agora é usada em produções poderosas, ousadas e cheias de atitude. Seja nos acessórios, nas roupas, nos calçados, em tons mais escuros ou mais suaves, ele dá um toque todo especial ao look. Então confira algumas opções da coleção de verão da Usaflex.










Mais sobre a Usaflex:

Fundada em 1998, na cidade de Igrejinha, Rio Grande do Sul, a Usaflex é pioneira e líder na fabricação de calçados e bolsas de couro que priorizam a inovação, estilo e conforto para mulheres. Com produção de até 28 mil pares de calçados por dia, a marca se destaca por agregar tecnologia em mais de 50 diferentes linhas de produtos, que podem ser adquiridos pela loja virtual, multimarcas ou em uma das mais de 262 franquias espalhadas por todo território nacional. Até 2023, a Usaflex deve alcançar o número de 350 lojas no Brasil. 

www.usaflex.com.br

IG: @usaflex

E o seu favorito, qual foi? Conta pra mim nos comentários.

Inovação e sabor: diCapri aposta no cappuccino vegano

 Amores, bom dia!

Empresa fundada em 1992, tem como marca registrada a produção de blends especiais e mix instantâneos para bebidas, compostos por superfoods e ingredientes premium.

A diCapri, conhecida por seu pioneirismo na produção de cappuccinos aromatizados no Brasil, está em franca expansão. O plano de crescimento da empresa passa por um aumento na produção e na consolidação de produtos voltados para o público vegano, com a utilização de ingredientes mais saudáveis e com muito sabor.

“Eu me apaixonei pelo coco”, diz Renata Fleury, proprietária da diCapri. “Desde os primeiros cappuccinos que produzi, a base sempre foi mais saudável, com mais leite do que outros ingredientes, como o açúcar. Depois de uma experiência pessoal, quando descobri ter intolerância à lactose, foi o sinal para iniciar essa virada. Hoje, produzimos os nossos produtos com ingredientes derivados do coco, entre eles o leite e o açúcar produzidos com a fruta. Com isso, conseguimos um produto muito saboroso e saudável”, afirma a empresária. 

Entre os produtos está o Cappuccino Original Vegan, a versão vegana do cappuccino tradicional, produzido com leite de coco em pó, açúcar de coco e cacau orgânico da Amazônia, com sabor e textura diferenciado, rico em nutrientes, vitaminas e com baixo índice glicêmico. Esse produto é ideal para quem não faz ingestão de nenhum ingrediente de origem animal e intolerantes à lactose. Também pode ser consumido por pessoas que estão fazendo dietas low carb. 

“Esse é um dos muitos produtos que fazem parte da inovação da diCapri. Sempre olhei para o mercado, acompanhando suas inovações. Temos hoje um portfólio muito extenso de bebidas saudáveis que atende a todos os tipos de consumidores, com produtos comfort até as novidades veganas”, completa Renata.

E aí, gostaram de conhecer a diCapri? Conta pra mim nos comentários.

Com 2 milhões de novos casos no mundo - 66 mil no Brasil - câncer de mama responde por 1 entre 4 tumores malignos em mulheres

 Bom dia!

Com mais de 2 milhões de novos casos anuais, o câncer de mama é, depois dos tumores malignos de pele não-melanoma, o câncer mais comum entre as mulheres e a quinta maior causa de morte no mundo entre todos os tipos de câncer. São registrados 626 mil óbitos/ano, segundo o IARC, braço de pesquisa do câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) 1. No Brasil, o cenário é semelhante. A estimativa para 2022 é de 66 mil novos casos de câncer de mama no país, representando 29% de todos os tumores malignos no sexo feminino. É um número de casos superior à soma da incidência entre as mulheres de câncer de pulmão, colo do útero, colorretal e tireoide2.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, em alusão ao Outubro Rosa – mês de conscientização mundial sobre câncer de mama - chama a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce e assertivo de cada subtipo desta doença, que poderá ter um aumento exponencial de novos casos nos próximos anos por conta de casos represados durante a pandemia de Covid-19. Uma ferramenta do IARC/OMS, que leva em conta mudanças demográficas e perfil da doença para avaliar a incidência de câncer e carga de mortalidade em todo o mundo, prevê que no ano de 2040 a incidência de novos casos/ano de câncer de mama ultrapasse a marca de 3 milhões e o número de mortes salte dos cerca de 600 mil para quase 1 milhão3.

Embora o câncer de mama não seja uma exclusividade do sexo feminino - ocorre 1 caso em homens para cada 100 em mulheres4 - o maior risco para desenvolver câncer de mama, portanto, é ser mulher. Uma análise da American Cancer Society mostra que as mulheres têm um risco médio de 12% de receber o diagnóstico da doença ao longo da vida5.

COMO SURGIU O OUTUBRO ROSA? - A história do Outubro Rosa remete ao ano de 1980, quando Nancy G. Brinker prometeu à sua irmã Susan Komen, então diagnosticada com câncer de mama, que se dedicaria integralmente a promover a conscientização da sociedade sobre os temas relacionados à doença. Em 1982, Brinker lançou a Susan G. Komen®, organização que, em 1990, promoveria a Corrida pela Cura, evento que se tornou o marco que deu início ao Outubro Rosa. No Brasil, a campanha Outubro Rosa teve uma primeira sinalização em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de cor de rosa. Seis anos depois, o movimento se fortaleceu no país, atingindo diferentes cidades brasileiras, com múltiplas ações.

CIRURGIA EM CÂNCER DE MAMA

A indicação de cirurgia do câncer de mama depende do estágio em que a doença foi detectada. De maneira geral, a maioria das mulheres diagnosticadas passam por esse procedimento, ainda que com objetivos distintos. Essa definição com relação ao procedimento mais indicado fica a cargo do cirurgião oncológico e de sua equipe, que avaliam cuidadosamente a extensão da doença e quais as medidas de tratamento a serem adotadas. É importante contar com o acompanhamento de profissionais qualificados, em centros oncológicos de referência para o tratamento do câncer de mama.

Viviane Rezende de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) na Regional Brasília, explica que há diferentes tipos de cirurgia do câncer de mama. A definição ocorre de acordo com o objetivo do procedimento e com as condições — tanto da paciente quanto do tumor —, haverá uma cirurgia mais adequada. 

Cirurgia conservadora da mama - Esse procedimento é conhecido como mastectomia parcial ou segmentar, mas também é chamada de lumpectomia ou quadrantectomia. A quantidade de tecido mamário removido varia de acordo com o tamanho e localização do tumor, além de outros fatores, como a probabilidade de dissipação de células tumorais. Na prática, se dá pela retirada do segmento ou o setor da mama onde está localizado o tumor. Neste caso, o cirurgião oncológico deve extrair o tumor com uma porção de tecido saudável adjacente, como margem de segurança.

Mastectomia - Nesse procedimento é feita a retirada completa da mama, incluindo todo o tecido mamário. No caso da chamada mastectomia radical, podem ser removidos outros tecidos próximos como os músculos que se localizam abaixo da mama com os gânglios axilares – geralmente indicada para grandes tumores em que já há ínguas comprometidas ou o risco de disseminação é elevado.

Há, ainda, a chamada Mastectomia Total com utilização da pesquisa de linfonodo sentinela (a íngua que inicialmente drena estes tumores). Este procedimento é indicado, muitas vezes, para poupar a paciente de tratamentos complementares como a Radioterapia. O objetivo é minimizar os efeitos colaterais do tratamento oncológico.

Mastectomia preventiva

Esse procedimento, chamado de mastectomia profilática, ganhou mais visibilidade na última década, depois de adotada por algumas celebridades. O procedimento cirúrgico é indicado basicamente em duas situações:

- Alto risco de câncer de mama: mulheres com predisposição hereditária ao câncer de mama (alterações nos genes BRCA1 e BRCA2) podem fazer a remoção profilática para evitar ou minimizar os riscos de desenvolvimento de tumores, e

- Pacientes já diagnosticadas: mulheres com diagnóstico de câncer em uma das mamas —com tumores específicos que apresentem risco de bilateralidade, como o carcinoma lobular — podem optar, caso haja concordância médica, pela remoção dupla para reduzir as chances de ser acometida pela doença.

É importante ter em mente que, para pessoas sem histórico familiar de câncer nem mutação genética, detectada por rastreamento, ainda não existem estudos conclusivos sobre o benefício da mastectomia preventiva. Antes de passar pelo procedimento, é fundamental ser avaliada por um especialista em cirurgia oncológica e, ainda, estar ciente dos efeitos colaterais dessa intervenção.

Como são os cuidados antes e depois da cirurgia? - O tratamento do câncer de mama não se restringe à cirurgia e envolve aspectos emocionais muito fortes, com abalo significativo da autoestima. Por esse motivo, a atenção em todos os momentos do processo de cura é realizada por uma equipe multidisciplinar.

Antes da cirurgia - É importante realizar todos os exames solicitados e conversar com os profissionais envolvidos no tratamento (de enfermeiros a psicólogos) sobre suas apreensões e dúvidas. Essa fase de esclarecimentos é essencial para passar pelo procedimento com mais tranquilidade.

Pós-cirúrgico - A recuperação da cirurgia de câncer de mama segue o padrão de boa parte dos pós-operatórios. Quando o procedimento transcorre normalmente, é comum que a paciente já possa retomar suas atividades normais no prazo de duas semanas.

Dependendo de cada caso, podem ser iniciadas terapias complementares, como radioterapia e/ou quimioterapia.

OS DIFERENTES TIPOS DE CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama não é único. Existem diferentes tipos da doença e são as características específicas de cada um, juntamente com o perfil de cada paciente, que determinam o tipo de tratamento mais adequado e a provável evolução em cada caso.  

O carcinoma de mama é dividido em “in situ” e invasivo. O carcinoma “in situ” tem origem dentro do ducto/lóbulo mamário e não ultrapassa a sua parede, não invadindo o estroma da mama e, por isso, não tem a capacidade de disseminar para outros órgãos e estruturas (não origina metástases). São categorizados em carcinoma ductal in situ (mais comum) e carcinoma lobular in situ, com taxa de cura em torno de 95%.

Outro grupo é o dos carcinomas invasivos, que também se originam nos ductos/lóbulos. Porém, esses invadem o estroma mamário e podem se disseminar para outros órgãos (metástases). A grande maioria dos casos de carcinomas invasivos da mama são representados pelo carcinoma invasivo tipo não-especial (também denominado carcinoma ductal invasivo), seguido pelo carcinoma lobular invasivo. Além desses, existem alguns outros tipos histológicos de carcinomas que são menos comuns: carcinoma tubular, carcinoma cribriforme, carcinoma metaplásico, carcinoma micropapilar, carcinoma adenoide cístico, entre outros. Cada um desses tipos de câncer de mama apresenta aspectos clínicos, morfológicos, moleculares e evolutivos distintos, impactando na decisão terapêutica.

POR QUE A QUESTÃO HORMONAL É IMPORTANTE?

 As mamas são glândulas que se desenvolvem de forma mais proeminente na adolescência (puberdade). São altamente sensíveis ao estímulo hormonal, principalmente do estrógeno, um hormônio que, embora presente nos homens, tem uma produção que se dá principalmente pelos ovários, sendo assim predominantemente feminino. O fato de 99% dos tumores de mama acometer as mulheres aponta que estes hormônios atuam no processo de desenvolvimento da doença6

Os fatores endócrinos e história reprodutiva estão associados sobretudo ao estímulo estrogênico, endógeno ou exógeno, com aumento do risco quanto maior for a exposição. Tanto o estrógeno quanto a progesterona atuam no parênquima mamário, ligando-se a moléculas situadas nas células, conhecidas como receptores. Esses receptores têm o papel de controlar a multiplicação celular, mas, com a interferência hormonal, além de outros fatores, podem gerar uma multiplicação desordenada.  Além dos tumores que são positivos para receptores de estrógeno e progesterona, há também os casos HER2-positivos e os triplo-negativos (que são negativos para receptor de estrógeno, receptor de progesterona e HER-2)7.

Dentre os subtipos de carcinomas invasivos da mama há, portanto, uma subdivisão relacionada ao perfil molecular do tumor, ou seja, baseada na expressão de genes e proteínas pela neoplasia. Os principais grupos moleculares de câncer de mama são: luminal A, luminal B, superexpressor de HER2 e triplo-negativo. A identificação de cada subtipo molecular pode ser determinada pela expressão de quatro marcadores: receptor de estrógeno, receptor de progesterona, HER2 e o Ki-67, um marcador de proliferação celular. Tal estudo é realizado através da imuno-histoquímica, técnica aplicada no tecido da mama. Enquanto pacientes com tumores luminais A e B são tratadas com hormonioterapia, aquelas com carcinomas superexpressores de HER2 receberão drogas bloqueadoras direcionadas especificamente contra essa molécula (terapia anti-HER2).

MEDICINA DE PRECISÃO

O melhor entendimento dos diferentes perfis moleculares de câncer de mama faz parte do contexto do que chamamos de “medicina de precisão”, que tem o potencial de oferecer tratamentos mais específicos, menos invasivos e de menor toxidade. Desta forma, auxilia na redução das taxas de mortalidade e melhora a qualidade de vida das pacientes. Saber sobre qual tumor se está falando, em cada caso, é primordial para se oferecer a melhor forma de tratamento. Além disso, é essencial haver acesso a estas terapias, tanto no SUS quanto na Saúde Suplementar. As principais modalidades terapêuticas preconizadas para câncer de mama, cuja indicação é feita caso a caso, são cirurgia, radioterapia, incluindo a radioterapia intraoperatória e tratamento sistêmico (hormonioterapia, quimioterapia, terapias-alvo e imunoterapia).

COMO PREVENIR O CÂNCER DE MAMA

Quando o assunto é prevenção do câncer de mama vale diferenciar entre fatores modificáveis e não-modificáveis. Identificar cada um deles é importante para conduzir as pacientes para a prevenção primária e secundária8

PREVENÇÃO PRIMÁRIA - A prevenção primária consiste em intervir nos fatores modificáveis, capazes de reduzir o risco da doença se desenvolver:

Praticar atividade física. Mulheres sedentárias têm maior risco.

Ter níveis de IMC dentro da normalidade (peso/altura). Estar acima do peso ou obesa após a menopausa aumenta o risco em relação às mulheres com peso adequado. É recomendável seguir uma dieta equilibrada, que inclua frutas e hortaliças.

Não fazer terapia hormonal sem indicação médica. Algumas formas de terapia de reposição hormonal – TRH (aquelas que incluem estrogênio e progesterona) tomadas durante a menopausa podem aumentar o risco de câncer de mama quando feitas por mais de cinco anos. Já o uso de pílulas anticoncepcionais também aumenta o risco de câncer de mama em relação as mulheres que nunca usaram, porém este risco é menor quando comparado ao da TRH, e tal risco volta ao normal após a interrupção do uso dos contraceptivos.

Ao ter filhos, amamentar. As mulheres que já tiveram filhos, principalmente com a primeira gravidez antes dos 30 anos, têm menor risco quando comparado as mulheres nulíparas (que não tiveram filhos). Ao gerar um filho, é recomendável amamentar, pois o aleitamento também é redutor de risco de câncer de mama.

Não beber em excesso. O risco de uma mulher desenvolver câncer de mama aumenta conforme a quantidade de bebida alcoólica que ela ingere.

Não fumar. Embora o cigarro e outras formas de tabagismo sejam a principal causa de câncer, principalmente de pulmão, não há evidência de sua ligação com o desenvolvimento de câncer de mama.

PREVENÇÃO SECUNDÁRIA

O exame mais indicado para prevenção secundária (diagnóstico precoce) do câncer de mama, é a mamografia, que, segundo as Sociedades Brasileira de Cirurgia Oncológica e Sociedade Brasileira de Mastologia, deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos em todas as mulheres. Ao contrário do exame físico e do autoexame, a mamografia é capaz de detectar lesões ainda não palpáveis9.

Como alguns fatores de risco não são modificáveis, é importante que se promova a prevenção secundária. Esses fatores, segundo o CDC, são:

Envelhecimento - O risco de câncer de mama aumenta com a idade. A maioria dos cânceres de mama é diagnosticada após os 50 anos.

História pessoal de câncer de mama - Mulheres que tiveram câncer de mama são mais propensas a ter câncer de mama pela segunda vez (recidiva). Algumas doenças pré-malignas da mama, como as hiperplasias atípicas, também estão associadas a um maior risco de câncer de mama.

História familiar e Hereditariedade - Cerca de 30% das pacientes com câncer de mama tem história familial de um ou mais parentes de primeiro grau com a mesma neoplasia. Todo câncer é genético (células que se multiplicam de forma desordenada), mas em 5% a 10% dos casos o carcinoma mamário está associado com alterações genéticas que foram herdadas (mutações germinativas), como as encontradas em genes como o BRCA1 e BRCA2. Mulheres com vários casos de câncer de mama ou de ovário na família, particularmente em idade jovem e sobretudo na mãe, irmãs, filhas ou homens, podem ter predisposição genética ao câncer de mama e serem portadoras da Síndrome de Câncer de Mama e Ovário Hereditário, entre outras.

História reprodutiva - A menarca precoce (menstruação antes dos 12 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade e menopausa tardia (fim do ciclo de menstruação após os 55 anos) expõem as mulheres a hormônios por mais tempo, aumentando o risco de ter câncer de mama.

Mamas densas - Algumas mulheres têm nas mamas mais parênquima glandular e tecido conjuntivo do que tecido adiposo, o que às vezes dificulta a visualização de tumores em uma mamografia. É recomendável associar outros exames, como a ressonância magnética e o ultrassom. 

Radioterapia prévia - Mulheres que receberam radioterapia no tórax (como no tratamento do linfoma de Hodgkin) antes dos 30 anos de idade têm um risco maior de desenvolver câncer de mama ao longo da vida.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Os sintomas do câncer de mama variam de pessoa para pessoa, porém a manifestação mais comum é o achado de um “caroço” (nódulo ou massa) no local. Além disso, muitos carcinomas mamários são encontrados através da mamografia antes que qualquer sintoma apareça ou seja palpável. Outros sinais menos frequentes incluem alterações da pele da mama (áreas de retração, vermelhidão, feridas ou inchaço) e do mamilo (inversão, erosão, ulceração, secreção). Por isso, é recomendado que a mulher se familiarize com suas mamas para que saiba como é a aparência e a sensação “normais”. Se notar alguma modificação, é importante procurar o médico. Os principais sintomas do câncer de mama são11:

- Nódulo único endurecido.
- Irritação ou abaulamento de uma parte da mama.
- Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo).
- Edema (inchaço) da pele.
- Eritema (vermelhidão) na pele.
- Inversão do mamilo.
- Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas.
- Sensação de nódulo aumentado na axila.
- Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
- Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
- Inchaço do braço.
- Dor na mama ou mamilo.

 Referências bibliográficas

1 - Bray F, Ferlay J, Soerjomataram I, Siegel RL, Torre LA, Jemal A. Global cancer statistics 2018: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin. 2018 Nov; 68(6):394-424.

2 - INCA. Estimativa 2018: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. – Rio de Janeiro: INCA, 2020.

3 – IARC/WHO. https://gco.iarc.fr/tomorrow. Disponível em 30 set 2022.

4 - Zehr KR. Diagnosis and Treatment of Breast Cancer in Men. Radiol Technol. 2019Sep;91(1):51M-61M.

5 – CDC. <www.cdc.gov/cancer/breast/basic_info/risk_factors.htm>. Acesso em 30 out 2020.

6 - Harbeck N, Gnant M. Breast cancer. Lancet. 2017 Mar 18;389(10074):1134-1150. doi: 10.1016/S0140-6736(16)31891-8. Epub 2016 Nov 17.

7 - Howlader N, Altekruse SF, Li CI, Chen VW, Clarke CA, Ries LA, Cronin KA. US incidence of breast cancer subtypes defined by joint hormone receptor and HER2 status. J Natl Cancer Inst. 2014 Apr 28;106(5).

8 – CDC. https://www.cdc.gov/cancer/breast/basic_info/risk_factors.htm. Acesso em 30 set 2020.

9 - Urban LABD, Chala LF, Bauab SP, Schaefer MB, Santos RP, Maranhão NMA, Kefalas AL, Kalaf JM, Ferreira CAP, Canella EO, Peixoto JE, Amorim HLE, Camargo Junior HSA. Recomendações do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia para o rastreamento do câncer de mama. Radiol Bras. 2017 Jul/ Ago;50(4):244–249.

10 – CDC. https://www.cdc.gov/cancer/breast/basic_info/symptoms.htm. Acesso em 30 set 2022.

Sobre a SBCO - Fundada em 31 de maio de 1988, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, que agrega cirurgiões oncológicos e outros profissionais envolvidos no cuidado multidisciplinar ao paciente com câncer. Sua missão é também promover educação médica continuada, com intercâmbio de conhecimentos, que promovam a prevenção, detecção precoce e o melhor tratamento possível aos pacientes, fortalecendo e representando a cirurgia oncológica brasileira. É presidida pelo cirurgião oncológico Héber Salvador (2021-2023).