18 de novembro de 2025

C&A avança na agenda climática e adere ao Movimento Conexão Circular do Pacto Global da ONU

 


 

Durante a COP30, em Belém, a C&A Brasil anuncia sua adesão ao Movimento Conexão Circular, iniciativa do Pacto Global da ONU - Rede Brasil que incentiva empresas a acelerar a transição para uma economia circular e de baixo carbono. A companhia é a primeira varejista de moda a integrar o movimento, reforçando sua posição de liderança em sustentabilidade no setor. A assinatura será realizada nesta terça-feira (11), em evento oficial do Pacto Global na capital paraense.

 



Cyntia Kasai, Gerente Sênior de comunicação e ASG da C&A, participa da cerimônia de assinatura do Movimento Conexão Circular

A entrada da C&A no movimento representa o aprofundamento da agenda de circularidade, uma das principais da companhia. Com a adesão formal ao Movimento Conexão Circular, a C&A também se torna uma das embaixadoras do Movimento e reforça seu objetivo de integrar a circularidade ao modelo de negócios e inspirar o setor a repensar o ciclo de vida da moda, do design ao pós-consumo.

 

“A circularidade é uma das metas da nossa estratégia. A assinatura deste compromisso simboliza a maturidade de uma agenda construída com consistência, que agora ganha ainda mais escala e articulação setorial. Queremos ser exemplos da transição da moda brasileira para um modelo de negócio regenerativo, que gera valor econômico e ambiental”, afirma Paulo Correa, CEO da C&A Brasil.

 

Essas iniciativas se somam a metas já públicas da companhia como atingir 50% dos produtos com atributos de circularidade até 2030, meta que já alcança 34% de avanço, chegar a 80% de matérias-primas mais sustentáveis e reduzir em 42% as emissões absolutas de gases de efeito estufa no mesmo período, compromisso validado pela Science Based Targets initiative (SBTi).

 

“Essa adesão demonstra a liderança e a seriedade necessárias em um segmento onde direitos humanos e condições de trabalho são, inegavelmente, pilares da atuação ESG. Este é um sinal potente para o mercado. Em um segmento como o da moda, a circularidade não é apenas questão ambiental, mas também vetor para cadeias de valor mais éticas, transparentes e justas. No Pacto Global, por meio do nosso Grupo de Trabalho de Moda e Têxtil, buscamos de forma coletiva e colaborativa fortalecer as políticas e as boas práticas em toda a cadeia produtiva. Essa adesão é um passo essencial para a promoção e efetivação de todos esses direitos, construindo um futuro mais justo, regenerativo e sustentável para a indústria de moda brasileira”, explica Monica Gregori, Diretora de Impacto do Pacto Global da ONU - Rede Brasil.

 

O que se expande na prática
A partir do compromisso firmado, a C&A ampliará o uso de matérias-primas recicladas e regenerativas, fortalecerá a logística reversa e a remanufatura de produtos, e expandirá o design de peças com princípios de circularidade, priorizando durabilidade, reuso e reciclabilidade. O engajamento da rede de fornecedores será intensificado, com foco em inovação, rastreabilidade e escalabilidade.

 

Os compromissos de circularidade da C&A são acompanhados por meio de um processo de mensuração transparente e auditado. Os avanços são publicados anualmente no Relatório Integrado da companhia, verificado por terceira parte independente e supervisionado trimestralmente pelo Conselho de Administração.

Desde 2017, com o lançamento do Movimento ReCiclo, a empresa vem incorporando práticas de circularidade em sua operação, como o reaproveitamento de peças usadas e o desenvolvimento de produtos com design voltado para o reuso e a reciclagem. Em 2021, esse compromisso evoluiu com o Jeans Circular, criado a partir de algodão reciclado e matérias-primas certificadas, ampliando o uso de fibras mais sustentáveis e processos de baixo impacto.

 

Sobre a C&A Brasil - A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera em mais de 330 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e offline dos seus clientes. Com cerca de 15 mil associados em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças.  Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A emsala de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário