Como se adaptar às demandas logísticas do varejo brasileiro, sem perder a eficiência no setor calçadista? Uma parceria da DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, com a Alpargatas, companhia global detentora de marcas famosas como Havaianas e Rothy’s, mostra caminhos importantes. A DHL assumiu o planejamento, supervisão e gestão de fornecedores logísticos do Centro de Distribuição (CD) da Alpargatas em Campina Grande (PB), formato que no mercado logístico é conhecido como LLP (Lead Logistics Partner). O objetivo é dar mais eficiência e confiabilidade às entregas realizadas a diversos varejistas em todo o País.
Uma parte importante deste projeto é que todas as entregas em território nacional passaram a contar com monitoramento integral da Torre de Controle da DHL, localizada na Grande São Paulo. A operadora é responsável também pelo agendamento das entregas – atendendo às especificidades de cada varejista –, a gestão das transportadoras e o acompanhamento dos indicadores de eficiência.
“Neste projeto, aportamos três práticas/recursos importantes. Implementamos um mecanismo mais robusto de confirmação de entrega (POD), item fundamental para o correto faturamento no setor. Como já tínhamos relacionamento com muitos dos varejistas que receberão os calçados da Alpargatas, estamos utilizando essa experiência para deixar procedimentos pré-desenhados, agilizando os tramites. Por fim, trouxemos uma forte cultura de desenvolvimento contínuo, utilizando os dados gerados pelo monitoramento para realização de aprimoramentos”, afirma Fábio Miquelin, Vice-presidente de Operações de E-commerce, que recentemente também assumiu a posição de Head Latam de LLP - Supply Chain Orchestration.
“Desde o início da nossa parceria, já pudemos ver melhorias em todo o processo de logística, que ficou ainda mais assertivo, alavancando nossa eficiência operacional. Estamos também aproveitando melhor nossos recursos, otimizando o atendimento aos nossos clientes e acompanhando-as de ponta a ponta. Com as informações centralizadas, automação dos processos e integração dos sistemas, temos visibilidade em tempo real e conseguimos antecipar qualquer imprevisto”, ressalta Jayvison Amorim, diretor de Operações Logísticas da Alpargatas.
Na área de tecnologia, além da visibilidade online de ponta a ponta via plataforma MySupplyChain, a DHL desenvolveu bots de RPA para automatizar o processo de emissão de notas fiscais junto a alguns grandes varejistas, economizando tempo e evitando erros.
Em Transportes, foi realizada uma consolidação dos fornecedores nesta área, passando de 15 para 6 transportadoras mais alinhadas aos requerimentos do novo desenho logístico. A DHL realiza então a gestão dessas transportadoras, incluindo a administração de ocorrências (quando há alguma inconformidade, como atrasos) e a auditoria de fretes.
“Na área de distribuição, implementamos outro aprimoramento muito importante: padronizamos os indicadores de qualidade e acompanhamento das entregas, permitindo assim uma gestão unificada e comparativa dos desempenhos. Em resumo, o planejamento logístico que implementamos visa combinar eficiência nas operações, com agilidade e qualidade nas entregas. Com a tecnologia sendo a base para um maior controle e gestão mais ativa”, ressalta Miquelin.
DHL – A empresa logística para o mundo
A DHL é a marca global líder na indústria logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços, que incluem desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, soluções de envio e gestão (fulfillment) para e-commerce, remessas expressas internacionais, transporte terrestre, aéreo e marítimo, até a gestão da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 400.000 funcionários em mais de 220 países e territórios, a DHL conecta pessoas e empresas de forma segura e confiável, possibilitando fluxos comerciais sustentáveis em nível global. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento – incluindo tecnologia, ciências da vida e saúde, engenharia, manufatura e energia, mobilidade automotiva e varejo –, a DHL se consolida como “A empresa logística para o mundo”.
A DHL faz parte do Grupo DHL, que registrou uma receita de aproximadamente 84,2 bilhões de euros em 2024. Com práticas empresariais sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o Grupo contribui positivamente para o mundo e tem como meta alcançar uma logística com zero emissões líquidas até 2050.
Nenhum comentário:
Postar um comentário