12 de abril de 2022

Unicórnios brasileiros lideram a audiência digital na América Latina

 Olá, amores!

O ano de 2021 foi marcado por importantes rodadas de financiamento para startups na América Latina. O Brasil, por exemplo, fechou o período com 13 novos unicórnios (CBInsights Unicorns),  gerando US$ 21,4 bi em investimentos para a região. Os fluxos de capital, em grande parte, foram tomados por múltiplas fintechs e empresas focadas no comércio digital, razão pela qual a Comscore, parceira reconhecida para planejamento, transações e avaliação de mídia em diferentes plataformas, avaliou como essas empresas evoluíram em relação à audiência e ao consumo digital.

Atualmente, a Crunchbase indica que a região possui 31 empresas ou startups unicórnios avaliadas em mais de  US$ 1 bi - Brasil lidera o ranking, seguido pelo México -, com uma grande diversidade de indústrias. A análise da Comscore analisou as companhias que ingressaram no ranking entre 2018 e 2021, avaliando o perfil de seus públicos, e concluiu que as fintechs e os aplicativos de delivery assumiram grande relevância entre os consumidores.

O iFood, empresa brasileira de food delivery, é uma das propriedades digitais com mais audiência entre os unicórnios. Em nível global, durante novembro de 2021, a empresa registrou 38,9 milhões de visitantes únicos e um consumo mensal de 61,4 minutos em seu site e aplicativo móvel, apresentando um crescimento durante o ano de 2021 de 17%. No Brasil, o aplicativo alcança 29,6% da população digital.  Neste mesmo mercado, a Rappi, empresa colombiana, também se destaca com uma valorização de mais de US$ 5,250 bi, conquistando uma alta em audiência digital desde agosto de 2018.

“Ano após ano, as propostas disruptivas de engajamento com os consumidores se consolidam no universo digital e as empresas latino-americanas se destacam como benchmarks de inovação e tecnologia. O Brasil figura como forte participante na corrida de unicórnios, atraindo relevantes investimentos para a região. Nos próximos anos, continuaremos acompanhando sua evolução no ecossistema digital”, ressalta Ingrid Veronesi, diretora sênior da Comscore para Brasil.

Entre as empresas de comércio eletrônico, os unicórnios do Chile e da Argentina, Cornershop e Tienda Nube, são dois exemplos de marketplaces avaliados em mais de US$ 3 bilhões em 2021. No caso da Cornershop, o aplicativo de entrega porta a porta registrou mais de 4 milhões de visitantes globais únicos em dezembro de 2021, com usuários localizados principalmente nos Estados Unidos, Brasil e Canadá, representando um percentual de sua audiência total de 37%, 28% e 17%, respectivamente.

Já a Tienda Nube, também conhecida como Nuvemshop no Brasil, registrou 431 mil visitantes únicos globais em seu domínio tiendanube.com e mais de 555 mil em nuvemshop.com.br. O site ganhou grande audiência no Brasil durante o último ano, tendo uma variação de visitantes únicos de 35% entre janeiro e dezembro de 2021.

Na análise da Comscore, a Wildlife Studios, uma das maiores empresas de jogos para celular do mundo, também se destaca em audiência, com 13,5 milhões de usuários globais. Este unicórnio brasileiro registrou em solo nacional que 65% de sua audiência pertence ao público de 15 a 34 anos, e 66% de sua audiência digital total são homens.

Também é interessante notar que a lista de unicórnios é composta por várias empresas Fintech nos diferentes países da região, como Nubank, C6 Bank, Ebanx e Creditas no Brasil; Bitso, Clip, Konfio e Clara no México; e Ualá na Argentina.

O C6Bank, além de ser o banco digital com maior valorização entre os unicórnios fintech da região, também é uma das propriedades digitais com maior audiência, registrando 11,7 milhões de visitantes globalmente, com tendência de crescimento no último ano. Está atrás apenas do Nubank, que registra audiência expressiva de 48,3 milhões de usuários em todo o mundo. Na sequência aparecem a Ebanx e a Ualá, com 6,4 e 2,3 milhões de usuários, com uma linha de crescimento positiva.

Outro destaque no levantamento da Comscore foi a Kavak, empresa mexicana dedicada à venda e compra de carros usados, que em sua última rodada de investimentos dobrou sua avaliação, e aparece como uma das marcas mais comentadas nos últimos meses. A Kavak aumentou sua audiência digital global em 169% em 2021, passando de 1,7 milhão de visitantes únicos para 4,7 milhões registrados em novembro de 2021.

A análise mais detalhada da Comscore sobre esse tema pode ser acessada no link: https://bit.ly/3J9bESQ.

Sobre a Comscore

A Comscore (NASDAQ: SCOR) ajuda especialistas em marketing e empresas de mídia em cada etapa do ciclo de publicidade, em todas as plataformas. Com dados que combinam inteligência digital, TV ao vivo, visualizadores de filmes e OTT com informações avançadas sobre o público, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem o comportamento de várias telas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovado na medição de audiências digitais, audiências de set-top box e publicidade em escala, a Comscore é uma fonte independente, confiável e abrangente de terceiros para medição entre plataformas.

Para mais informações sobre a Comscore, visite o site Comscore.com.

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