9 de outubro de 2020

Cadeia produtiva é um dos pilares dos cosméticos orgânicos

Olá, lindezas!!

Processos produtivos que promovam a sustentabilidade ganham cada vez mais relevância na economia de mercado ao redor do mundo. Os consumidores se dividem entre os que já adotaram práticas sustentáveis no seu dia a dia e os que em breve o farão, diante da urgência de promover a preservação do planeta e dos recursos naturais.

A sustentabilidade tem sido uma jornada também para empresas e meios de produção. Atento a essa tendência, o Boticário, a marca de beleza mais amada e preferida pelos brasileiros, se prepara para lançar a linha de cosméticos Nativa SPA Orgânicos, que chega ao mercado em outubro e já conta com a certificação Ecocert/Cosmos.

Um produto orgânico deve ter uma cadeia de fabricação bem estruturada, que promove as melhores condições tecnológicas e produtivas. Ele é elaborado com ingredientes naturais e minerais, validados por uma certificadora, além de serem livres de GMO (ingredientes geneticamente modificados), e não deve ser testado em animais. Os benefícios devem impactar a todos os agentes envolvidos, desde o pequeno produtor, até a sua comercialização.

É a certificadora que valida os parâmetros exigidos para qualificar a cadeia produtiva como orgânica. No Brasil, a instituição Ecocert concede o selo, controlando protocolos e exigências desde os produtores das matérias-primas até o fabricante, chegando ao envase.

Exigências

A cadeia começa no plantio dos insumos, com agricultores orgânicos que utilizam tecnologias adequadas para preservação do solo, clima, água e biodiversidade. Esses fornecedores homologados também passam pela auditoria da certificadora, que inclui análise das áreas físicas do plantio, tipo de equipamento e do adubo utilizados.

Após a colheita, completamente livre de agrotóxicos, a matéria-prima passa por um processo de seleção e limpeza, para garantir que não haja nenhum contágio, como plantas, pedras ou outro tipo de resíduo. Em seguida, os ingredientes são encaminhados para depósitos exclusivos, em que são armazenados em condições adequadas para manter a qualidade do material, evitando qualquer tipo de contaminação, até chegar ao seu destino para, então, haver a formulação dos cosméticos.

Durante a fabricação de qualquer tipo de produto orgânico são necessários procedimentos bastante específicos. As matérias-primas devem estar sempre separadas das convencionais, por exemplo. Este foi um dos motivos para que a fábrica do Boticário, em São José dos Pinhais, passasse por uma reformulação e adaptações, cumprindo exigências para a certificação.

Parte do protocolo de fabricação, a higienização ao final da produção é feita com o uso de detergente e sanitizante permitidos pela certificadora. “Desde o recebimento das matérias-primas, até o processo de expedição do produto envasado, a fábrica possui um ambiente exclusivo, para evitar contaminação cruzada, além de protocolos de higienização diferenciados e utensílios específicos para cada tipo de produto”, comenta Paulo Roseiro, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.

Para assegurar a rastreabilidade de toda essa cadeia, a certificadora gerencia todas as etapas e procedimentos, por meio de auditorias anuais e validação de documentações, como técnicas e processo de plantio, adubos utilizados, até a fabricação e transformação da matéria prima em produto para o consumidor final. Garantindo que o fluxo seja 100% de acordo com os referenciais estabelecidos pela instituição.

Além da cadeia do produto certificado, a empresa também cumpre exigências paralelas, como não realizar testes em animais. O Boticário tem o selo Beauty Without Bunnies da certificadora People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), reconhecida organização de direitos dos animais. Em 2019, a marca conquistou também a aprovação pelo programa Leaping Bunny, que estabelece padrões cruelty free superiores aos exigidos pela legislação. Também conta o programa de logística reversa da marca, o Boti Recicla, um dos maiores do país em pontos de coleta – em todas as lojas os consumidores podem devolver as embalagens vazias, que são encaminhadas para a reciclagem correta.

A linha Nativa SPA Orgânico estará disponível nas lojas em outubro, mas você pode conferir sobre outros os produtos e temas no blog Dicas de Beleza, no site do Boticário.

#OndeTemAmorTemBeleza 

*** 

Sobre O Boticário     

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.  

*Fonte: Kantar, LinkQ Online, Total Brasil, 2.500 lares compradores de perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem, Dezembro de 2019. 

**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma Nov/2017 

www.oboticario.com.br 

Instagram | YouTube | Facebook | Twitter 

E aí, gostaram desta novidade do o Boticário? Conta pra mim nos comentários!!

3 comentários:

  1. Oi Fernanda, Adoro os produtos do Boticário e gostei muito da notícia, sou vegetariana não vegana, e procuro sempre os produtos cruelty free de preferência, se forem orgânicos, melhor ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Publicação muito interessante!! :))
    -
    Flores que sublimam o olhar
    -
    Beijos e uma excelente noite.

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Sônia Nogueira

    ResponderExcluir