17 de julho de 2020

Dia Nacional de Proteção às Florestas: O Boticário fica "invisível" no Instagram para alertar sobre o risco de desaparecimento das florestas

Olá, lindezas!!

Neste dia 17 de julho, data em que é comemorado o Dia de Proteção às Florestas, o perfil de O Boticário no Instagram amanhecerá vazio para impactar e alertar seus mais de 8 milhões de seguidores sobre o risco de desaparecimento das florestas. O objetivo da ação é conscientizar a audiência sobre a importância de proteger essas áreas, que cobrem 58% do território nacional e têm no desmatamento a sua maior ameaça.

O único post encontrado por quem acessar o perfil da marca trará um pequeno trecho de floresta. “A sensação de ‘vazio’ e ‘perda’ que geramos com a ação é uma provocação: nossas florestas, que garantem inúmeros benefícios sociais e econômicos, podem sumir de uma hora para outra”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes, ressaltando que a causa do meio ambiente é abraçada pela empresa há 30 anos, quando foi criada a Fundação.
Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, ressalta que a causa do meio ambiente é abraçada pela empresa há 30 anos, quando foi criada a Fundação.

Florestas

Dados do Relatório de Avaliação Global dos Recursos Florestais de 2020 da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), apontam que 12% das florestas do mundo estão no Brasil, totalizando 497 milhões de hectares. Somente em 2019, de acordo com o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, do MapBiomas, cerca de 1,2 milhão de hectares foram desmatados em todos os biomas. Mais de 60% estão relacionados à Amazônia (770 mil hectares), seguido pelo Cerrado (408,6 mil), Pantanal (16,5 mil), Caatinga (12,1 mil) e Mata Atlântica (10,6 mil).
 A Reserva Natural Serra do Tombador, em Cavalcante (GO), é uma área com cerca de 9 mil hectares de Cerrado protegida e mantida pela Fundação Grupo Boticário.

Considerando apenas as áreas com vegetação nativa, a economia das florestas gerou, em 2018, 11.638 empregos formais no Brasil. Em 2017, produtos coletados sem a necessidade de derrubada de árvores movimentaram R$ 1,3 bilhão. Os dados são do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). “Diante deste contexto, o Grupo Boticário almeja que sociedade, empresas e órgãos públicos entendam a importância das florestas em pé e defendam a sua conservação em todo o País. Além do âmbito econômico, elas minimizam o impacto de gases de efeito estufa, estocam carbono, oferecem serviços ambientais e garantem maior resiliência e mais saúde para a população. Pessoas e negócios vivem mais e melhor com florestas conservadas”, afirma Malu.
 A Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), é uma área com 2.253 hectares de Mata Atlântica protegida e mantida pela Fundação Grupo Boticário
José Paiva.

Impacto

As pessoas impactadas pela ação serão conduzidas à página da Fundação Grupo Boticário, onde compreenderão mais e melhor a relevância do trabalho conduzido pela instituição – uma história que reflete a causa ambiental abraçada pelo Grupo Boticário como um todo. A iniciativa foi construída em parceria com a Fundação e a agência W3Haus, responsável pelos canais digitais da Fundação e O Boticário. “Esse projeto de conteúdo traz como aprendizado o papel que a discussão em prol da proteção da natureza pode ter no meio digital, aproximando as conversas sobre o meio ambiente de uma forma contemporânea”, destaca o diretor de criação da W3Haus, Andrey Dutra.

Com três décadas de atuação a favor da proteção do meio ambiente, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera.

O que podemos fazer para construir um futuro melhor? Conta pra mim nos comentários!!

15 comentários:

  1. Boa tarde:- Portugal, este ano, já começou a arder. Nunca houve tantos fogos como agora. Também não haviam aviões (não podem estar parados) para os combater
    Triste, muito triste.
    .
    Abraço poético

    ResponderExcluir
  2. Oh, que nem sabia que era dia nacional da proteção das florestas, mas cá está um caus porque tem lugares que estão a ader
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. a O Boticário sempre arrasa, uma ótima campanha

    beijo
    A mina de fe

    ResponderExcluir
  4. A publicação é fantástica, a imagens são um mimo!:)) 🌹🌹
    ~~
    Rosas, espinhos, e missões

    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. What a nice post 😊 thanks for your sharing 😊

    ResponderExcluir
  6. é preciso mesmo alertar consciências....

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  7. Me encantó el post, gracias por compartirlo. Besos. Te sigo para no perderme nada.

    ResponderExcluir
  8. Ola! Fenanda adorei a matéria, muito importante. Agradecida.

    ResponderExcluir
  9. Agora que trabalho com a Boticário, eu tenho mais noção do que ela faz pela natureza e a cada dia venho me apaixonando mais por essa marca.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  10. Eu acompanhei a publicação deles no instagram e admiro cada vez mais a marca.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  11. É tão triste pensar que estamos destruindo um presente não incrível que nos foi dado.
    A natureza precisa ser protegida.
    É muito bom ver a O Boticário se posicionar e conscientizar as pessoas.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fernanda!
    Essa questão ambiental é de suma importância, mas tem muita gente nem liga.
    O modo como a falta do meio ambiente nos afeta tem sido mais evidente a cada ano que passa. Ainda bem que sempre aqueles que ajudam a preservar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Uau, uma temática tão importante e eu só fiquei sabendo a partir do seu post sobre esse movimento do Boticário. Realmente, precisamos fazer algo para salvar o meio ambiente.
    Visite-nos: Make Beauty Close | Instagram | Portal Emagrecer
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Educando nossas crianças a serem mais respeitosas com as outras. Fiquei de cara com a atitude da O Boticário. Não fazia ideia disso.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O JOVEM JORNALISTA está em quarentena de 22 de julho à 31 de agosto, mas comentarei nos blogs amigos nesse período.

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir