27 de abril de 2020

Como organizar as finanças em casa durante a quarentena?

Olá, amores!!
Em meio ao cenário difícil que todos enfrentamos durante a pandemia do COVID-19, muitos têm perdido parte considerável de sua renda mensal. E como equacionar a economia doméstica para ultrapassar esse período de crise?
 
Luciana Port, com atuação de mais de 15 anos na área financeira de empresas industriais e de serviços, atualmente CFO da Gi Group Brasil, filial da multinacional italiana de recursos humanos, tem algumas dicas e está à disposição para falar sobre a saúde financeira das famílias nesse momento de crise.
 
Ela ressalta que, se houve algum tipo de perda devido ao declínio da atividade econômica, é muito importante ajustar os gastos pra este novo patamar de receita. 


Acompanhe algumas dicas: 


- Listar os gastos da casa - "O primeiro passo é listar todos os gastos da casa. Pode ser em uma planilha de Excel ou em papel mesmo". 


- Considerar o aumento de despesas - "É preciso observar com atenção os gastos que antes ocorriam dentro do ambiente profissional, como consumo de água e luz, por exemplo, cujas contas agora passam a fazer parte do consumo familiar e, portanto, virão em valor maior no próximo mês. Aliás, alguns consumos de água e luz, por exemplo, estão sofrendo desconto ou congelamento. Observe estas questões que podem trazer melhorias no fluxo de caixa". 


- Reduza as idas ao supermercado - "Além de evitar a exposição ao vírus, evita a lei da compensação. Por estar em processo de quarentena, por vezes, o supermercado passa a ser uma válvula de escape pra consumo. Evite a tentação! Vá com uma lista pronta. Procure comprar legumes, verduras e frutas da estação, que costumam ter preços melhores, e procure por promoções. Não compre nada que não seja necessário e que não será efetivamente consumido dentro da casa". 


- Dívidas - "Este não é o momento de buscar endividamento, mas se for necessário, analise as linhas de crédito que o Governo tem disponibilizado ou as condições especiais que os bancos têm proposto de refinanciamento de dívidas e alguns congelamentos de parcelas". 


- Investimentos - "Este não é o melhor momento para investir. Evite comprometer grande parte da renda em investimentos volumosos". 


- Evite o uso de cartões de crédito - "Use racionalmente observando a melhor data e evitando atrasos no pagamento. Não o utilize para se endividar, já que os juros são altos e a conta vem". 


- Separe recursos e tempo para diversão - "Em períodos como este, de crise, um dos pontos importantes para manter a saúde é conseguir se divertir. Procure incluir o lazer no seu planejamento econômico".

Sobre Gi Group
 
Uma das maiores companhias mundiais do segmento de recursos humanos, a Gi Group iniciou suas atividades em 1998, em Milão, Itália, como Générale Industrielle. Em 2007, a empresa iniciou o seu processo de expansão mundial e chegou ao Brasil em 2008, com a aquisição do grupo S&L. Atualmente o grupo está presente em 19 países, por meio de 450 filiais, totalizando mais de 12 mil clientes atendidos. No Brasil, a Gi conta com 16 filiais nos principais centros comerciais do país e atua por meio de cinco divisões de serviços - recrutamento e seleção de cargos efetivos, terceirização de serviços de apoio, administração de pessoal, executive search e assessment, marketing promocional.
 
Para saber mais, acesse o site clicando aqui!

7 comentários:

  1. Great post,very important topic.Thanks for sharing!
    beautyqueen000.blogspot.rs

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ler as dicas. Ficaram anotadas

    Cuide-se

    ResponderExcluir
  3. Como sempre fantástico! Adorei nas dicas!
    -
    O que diz o meu olhar
    Beijos e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  4. Oh que sim são umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  5. Aqui estamos gastando mais com supermercado e luz, mas de resto, diminuímos os gastos, então acho que "compensou" :(

    Beijinhos de longe!
    tipsnconfessions.blogspot.com
    @raquel_tips

    ResponderExcluir
  6. Nossa ótimas dicas. Eu só falto pagar o que falta mesmo até agora não gastei com nada kkkkk! Vamos continuar assim. Um beijo

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir