27 de março de 2020

#ficaemcasa

Olá, amores!!

A população brasileira ainda desconhece, ou não cumpre, a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), endossada pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Infectologia de: em caso de sintomas leves, fique em casa.

Essa semana, sumi das redes sociais pelo fato de uma colega de trabalho ter saído de casa resfriada e com um histórico de viagem para São Paulo nos últimos dias. Entrei em pânico! Em casa, meus pais e minha irmã são do grupo de risco e como eu voltaria para a casa? Fiquei 2 dias em um apartamento isolada de todos me cuidando pois apresentei alguns sintomas do Covid-19. Graças a Deus, não era nada! 

Os sintomas são parecidos como a de uma gripe comum como febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. De acordo com o Ministério da Saúde, boa parte das pessoas vão apresentar sintomas leves e apenas uma minoria vai apresentar complicações.

O Ministério da Saúde orienta para que as pessoas permaneçam em casa, assim a proliferação do vírus diminui – evitando um colapso no sistema público de saúde nos próximos 60 dias. Para quem pode, trabalhar em casa e evitar ao máximo a exposição em locais públicos continua sendo a melhor forma para combater a pandemia. 

E se por um acaso, num pequeno descuido, você contrair a Covid-19, é preciso entender como agir. Pois quebrar a corrente de contaminação é a melhor forma de combater a doença. Por essa razão, entenda como é o ciclo da doença e quando é necessário procurar atendimento médico.

Primeiros sintomas


A pessoa com a doença apresenta os primeiros sintomas: dor de garganta, tosse seca, febre, dor de cabeça e dor no corpo. Pode haver também casos com coriza, falta de ar e até diarreia

A recomendação do infectologista da Universidade Positivo, Mauro Tamessawa é observar a evolução dos sintomas. “Se você não tem nenhum problema de saúde e apresentar só febre e tosse, o ideal é ficar em casa para evitar uma sobrecarga ao sistema de saúde”, sugere. Caso o paciente sentir falta de ar, dor no peito, tontura e febre que não passa, aí sim a recomendação é procurar uma unidade de saúde.

Duração da infecção

Na grande maioria dos casos, os sintomas podem durar em média de cinco a sete dias. Nesse período, é preciso ficar em casa. “A recomendação é para que não se use ibuprofeno, já que alguns estudos mostram que o remédio pode trazer complicações em casos de coronavírus”, orienta o médico. Para aliviar as dores, dipirona e paracetamol são as medicações mais adequadas, segundo Tamessawa. 

Existe também a recomendação para que não se use corticoides. “Claro que não se deve parar de tomar o medicamento se a pessoa já estiver usando, mas é prudente evitar corticoides nesse caso”, comenta o médico.

Fim dos sintomas e risco de contágio

O médico infectologista Mauro Tamessawa alerta que, depois do fim dos sintomas a pessoa infectada ainda pode continuar transmitindo o vírus por mais sete dias. “Por isso que a recomendação é que a pessoa fique em isolamento por 14 dias”, alerta o médico. Nesse período, a pessoa com coronavírus passa por todo ciclo da doença com a segurança de não transmitir o vírus a outras pessoas.

É possível pegar coronavírus mais de uma vez?

De acordo com o médico infectologista Jaime Rocha, essa pergunta ainda não tem uma resposta científica clara. “Provavelmente a melhor resposta é baseada em outras doenças que a gente faz analogia. A gente cria uma imunidade específica”, comenta Rocha. Para ele, é como o caso da Dengue, em que você pega sempre um tipo diferente do vírus. “Então provavelmente quem faz Covidi-19, não pega o Covidi-19 de novo, mas pode pegar outros tipos de coronavírus no futuro”, finaliza.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

* Lavar as mãos com frequência/ ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento;

* Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

* Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

* Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

* Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

* Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

* Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações;

* Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória (cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e depois lavar as mãos).

Lembre-se a sua saúde em primeiro lugar!

9 comentários:

  1. Infelizmente as pessoas desconhecem a triste realidade :s


    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Interesting post my dear, thank you for sharing )  

    ResponderExcluir
  3. mt bom esse post, a gente precisa mt tomar tds os cuidados e procurar ficar em casa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. É preciso se cuidar e proteger o próximo mas infelizmente ainda vemos muitas pessoas desrespeitando as recomendações
    Beijinhos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  5. Muito bem. Já todos sabemos as regras. Porém, nunca são demais! Ainda há gente que brinca com a Saúde. O Bolsonaro parece querer brincar coma população e a saúde das pessoas. Já bastam os que são responsáveis! Por aqui também os há e não são poucos!
    As suas melhoras!

    Beijos e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Great and informative post. Thank you for sharing.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/03/mon-guerlain-eau-de-parfum-onecklace_25.html

    ResponderExcluir
  7. Things are getting really scary and so many people dying :-(

    ResponderExcluir
  8. Eu amei sua postagem!
    Nesse tempo de pandemia, o que devemos fazer é ficar o máximo de tempo em casa.
    Mas quando preciso sair, não tem jeito, mas me cuido sempre!
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo post tão bem claro e informativo.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir