22 de agosto de 2019

Tintura x queda de cabelo: Saiba como cuidar dos fios após a mudança de cor

Olá, amores!!

Se os cabelos estiverem saudáveis, a tintura não deve causar danos que resultem na queda dos fios. Entretanto, sabemos que o cenário nem sempre é esse.

A coloração é sempre uma agressão aos fios e pode resultar na perda do brilho e contribuir para a quebra por danificar as queratinas que protegem naturalmente os fios.

Dessa forma, após a tintura é necessário adotar diversos cuidados com o cabelo para reduzir as chances de ressecamento, quebra, queda e desbotamento da cor.

A seguir confira algumas dicas de cuidados a serem realizados após a coloração para garantir fios mais saudáveis e bonitos.

6 cuidados com o cabelo após a mudança de cor

A adoção dos cuidados é importante tanto para manter a saúde dos fios, reduzindo as chances de quedacomo também para que os resultados permaneçam satisfatórios por mais tempo, reduzindo a frequência das tinturas. Saiba mais!


1. Use produtos específicos para cabelos tingidos

É fundamental que após a coloração você adote uma rotina de cuidados utilizando produtos específicos, como o shampoo e condicionador para cabelos tingidos.

Após essa química, os fios ficam mais suscetíveis ao ressecamento o que pode ser evitado utilizando-se o produto adequado a esse tipo de cabelo.

Destaca-se ainda que é melhor optar por shampoo sem sal, pois eles são mais leves e reduzem o ressecamento dos fios. Versões com sal podem fazer com que a cor desbote mais rápido.


Mesmo um shampoo adequado pode prejudicar os resultados da coloração, afinal, o produto é destinado a retirar as impurezas dos fios.

Uma das opções é alternar o uso do shampoo para cabelos tingidos com creme de limpeza capilar. Essa alternativa faz a higiene dos cabelos agredindo menos os fios e garantindo maior hidratação.


2. Invista em cauterização capilar

Essa dica é especialmente importante para pessoas que passaram por uma transformação mais radical que inclua o processo de descoloração antes de aplicar a nova tonalidade.

Os produtos usados para descolorir os cabelos são muito agressivos, fazendo com que os fios fiquem ressecados e quebradiços.

Por essa razão, após um procedimento dessa natureza pode ser interessante realizar uma cauterização capilar.

O tratamento consiste em uma hidratação profunda realizada com queratina líquida, obtendo um fio mais brilhoso, saudável e com menos chances de quebra e queda.


3. Faça hidratações toda semana

Após processos químicos como coloração, progressiva ou relaxamento os fios perdem a água, ficando ressecados e sem vida.

O uso da química torna o cabelo mais propenso à quebra, queda e pontas duplas, de forma que a hidratação periódica é fundamental.

O ideal é usar hidratantes, máscaras ou ampolas específicas para fios danificados ou coloridos, visando à restauração, hidratação do fio e maior resistência, prevenindo a queda de cabelo.


4. Use produtos com proteção solar

Se você acredita que o uso do protetor solar é restrito ao rosto está na hora de superar essa ideia.

O sol, assim como a poluição e umidade, ajuda no ressecamento dos fios, principalmente dos coloridos que já são mais frágeis.

Assim, o ideal é optar por um finalizador com proteção UV que garante que os cabelos continuem protegidos do Sol e vai evitar o desbotamento da cor.


5. Use os produtos de fixação da cor

O sachê de fixação da cor acompanha a maior parte das tinturas disponíveis no mercado – e não é à toa.

Esse produto ajuda a proteger a tintura recém aplicada e também contribui para hidratação dos fios que passaram por um processo químico.

Portanto, sempre que for pintar o cabelo lembre-se da importância desse produtinho muitas vezes desprezado, mas fundamental à saúde capilar pós-pintura.


6. Reduza o uso da chapinha, do secador e babyliss

Mesmo com todos os cuidados antes e depois da coloração é preciso vê-la como um tipo de agressão aos fios, sendo importante dar tempo para que eles se recuperem.

É por essa razão que após pintar o cabelo a recomendação é evitar o uso de aparelhos térmicos como secador, chapinha e babyliss.

Eles contribuem para retirar a água dos fios, podendo agravar o quadro de ressecamento e resultar em uma intensa quebra e queda dos fios.

Portanto, em geral, a tintura não é uma responsável direta da queda de cabelo, mas esse processo químico pode contribuir para a quebra principalmente quando o fio já estiver fragilizado anteriormente.

Destaca-se que os cuidados pós-coloração, o uso de uma tintura de confiança e a aplicação correta por parte de um profissional são etapas importantes para reduzir as chances de queda de cabelo depois da tintura.
E aí, gostaram das dicas de hoje? Conta pra mim nos comentários!!

10 comentários:

  1. Nossa que boas dicas, não sabia disso
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Mulher, que dicas maravilhosas!
    estava precisando mesmo, meu cabelo ta caindo tantooooo
    beijinhos
    Taty
    https://www.tatycampos.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Beautiful post <3

    Have a nice day,
    http://makeyourperfectstyle.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. sao mesmo cuidados que a gente precisa ter na hora de pintar os cabelos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Encontrei o que estava procurando, informações muito importantes! Obrigada por compartilhar! Beijos!

    Meu Blog: Paraíba de Prêmios

    ResponderExcluir
  6. Dicas muito importantes!
    Beijos!
    jenifercruuz.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei suas dicas minha linda!
    Vou até mostrar para minha mãe. *--*
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, Fernanda!
    Quando eu pintava meu cabelo eu tinha mais trabalho do que agora com luzes, acredita? rs

    Beijos querida, boa semana para você!

    www.cuidadosevaidades.com.br

    ResponderExcluir