20 de dezembro de 2018

Dicas para a saúde e beleza da pele


Amores, boa noite!

Nossa pele está exposta a vários agentes que podem acabar por prejudicar sua saúde e aparência. Invariavelmente, por conta da rotina corrida ou de problemas particulares, deixamos de tomar alguns cuidados que vão em desencontro com sua correta manutenção e conservação. A seguir, apresentarei 4 dicas para que sua pele permaneça sempre bela e saudável.
1 – Não dormir de maquiagem


Chegar em casa cansada depois do trabalho ou mesmo da balada faz com que muitas vezes acabemos por ir dormir sem antes termos feito a correta remoção da maquiagem. Mas como isso pode prejudicar a nossa pele?

A maquiagem, por si só, forma uma película na pele que resulta na obstrução dos poros. Isso acaba por dificultar a respiração cutânea, o que acarreta na deficiência da renovação celular que é realizada pela epiderme. Como consequência, as glândulas sebáceas começam a produzir mais sebo do que o normal, o que resulta no aumento da oleosidade do rosto. Isso funciona como um mecanismo de defesa do organismo.

Para que isso não ocorra, é importante que façamos a correta remoção da maquiagem antes de dormir. Devem ser utilizados sabonetes e produtos específicos para remoção de maquiagem, que vão de acordo com o tipo de sua pele.


2 - Controle da oleosidade da pele


Uma pele oleosa em excesso, além de apresentar uma aparência gordurosa,  resulta no aparecimento de acnes e cravos que podem resultar em pequenas manchas ou cicatrizes. Além disso, o excesso de oleosidade na pele deixa os poros dilatados, principalmente próximos a região do nariz.  

Para que haja um controle da oleosidade da pele, deve-se lavar o rosto com sabonetes anti-sépticos indicados justamente para essa finalidade (oil control), de três a quatro vezes ao dia. Mais do que isso, pode deixar a pele muito seca, o que acaba por provocar o chamado “efeito rebote”: quando o organismo detecta que a pele está muito seca e, como um mecanismo de defesa, aumenta a produção de sebo, o que deixa o rosto mais oleoso do que o normal, indo em desencontro com o objetivo inicial.


3 - Manter a pele hidratada


Uma pele hidratada é sinônimo de uma aparência jovem e saudável. Portanto, a mais importante dica a ser dada é a seguinte: beba água. Além de contribuir para que a pele apresente uma consistência firme e sedosa, a água também realiza um papel fundamental no organismo: a eliminação de toxinas.

O excesso de toxinas também podem se manifestar na aparência da pele, através da coloração ou pequenas manchinhas. Portanto, para a saúde da pele (e de todos os órgãos do corpo humano) é importante que se consumam 2 litros de água por dia.


4 – Manter a pele protegida


Um erro muito comum às pessoas é o hábito de usar protetor solar apenas quando vão a praia ou a algum lugar em que estarão expostas ao sol. Na realidade, até mesmo as lâmpadas fluorescentes dos escritórios podem acabar atuando no ressecamento e envelhecimento da pele.

Por isso é importante que se use protetor solar com certa regularidade. Aqui cabe uma dica valiosa: para pessoas que possuem uma pele oleosa, é importante que se utilize um protetor solar que não contenha óleo em sua fórmula (oil free). Isso porque o protetor solar também atua como um hidratante, o que nume pele oleosa, acabaria por aumentar o sebo, causando assim todas as desvantagens já descritas anteriormente.

E você mulher, o que está esperando para começar a cuidar da sua pele?

10 comentários:

  1. Eu tenho lavado bem a pele, e estou tentando hidratar mais, amei as dicas
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, fico feliz por ter gostado! Está certinha, tem que se cuidar mesmo.. Beijo

      Excluir
  2. Manter a pele hidratada é o essencial!!! Quando comecei a hidratar, foi só glória!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente, essas dicas fazem a diferença. Amei! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quanta dica boa!!
    minha pele é muito oleosa entao precisa mesmo de um cuidado a mais.beijos, boas festas!
    www.paaradateen.com
    youtube.com/LuanaAndradeVideos

    ResponderExcluir
  5. Tenho a pele mista! Adorei a tua postagem!! Obrigada por tudo!

    Vamos; Viver o Natal com a Diferença. [Poetizando e Encantando]
    ***
    Como todos os dias vão ser de festa e trabalhosos até ao Natal, regressarei no dia 26. DESEJO-VOS UM SANTO E FELIZ NATAL, extensivo a familiares e amigos. Abraço-vos com carinho e fraternidade

    ResponderExcluir