6 de março de 2023

Conheça Carol Lamaita, a ceramista que atende restaurantes badalados no Brasil

 Olá, amores!

Carol Lamaita trabalha com cerâmica há 20 anos

Há mais de 20 anos trabalhando com cerâmica, a artista Carol Lamaita se especializou em cerâmica utilitária de alta temperatura. Desta forma, ela desenvolveu práticas sustentáveis de produção, a fim de atender exigentes clientes do mercado gastronômico sem abrir mão dos cuidados com o meio ambiente.

Atualmente, ela não usa nenhum componente sintético para fazer os esmaltes de finalização das peças, apenas óxidos minerais para criar as cores, além de reciclar todo o material proveniente da produção.

Lamaita atende restaurantes de alto nível e badalados, como a Frutaria, Botanikafé, Fábrica de Dengos Chocolates, Ema e Miado em São Paulo, Elixir em Campinas e o Nez Bistrô em Recife, trabalhando com chefs renomados como Renata Vanzetto e Sanae Mattos e Bruno Mylla. 

“Muitas escolhas estéticas têm a ver com a pegada natural sustentável desses estabelecimentos. No caso de alguns chefs, foram criados pratos exclusivos para atender cada menu”, explica a ceramista. 

A personalização é um dos pontos fortes de Lamaita, que captura a essência do local e dos pratos para traduzi-la em peças de cerâmica exclusivas e de alta qualidade: “Tudo pode ser personalizado, o que vai além de simplesmente estampar um logo nas peças”, afirma. 

É importante ressaltar que toda peça produzida, utilitária ou não, é autoral, artesanal e sustentável. “A sustentabilidade é marca registrada aqui do ateliê, dos materiais à embalagem, todo processo produtivo passa por esse olhar”, garante Lamaita. 

Quem é Carol Lamaita

Artista plástica e ceramista especializada em cerâmica utilitária de alta temperatura.

Há 20 anos trabalha com cerâmica, desenvolvendo práticas sustentáveis de produção e atendendo exigentes clientes do mercado gastronômico e empresas de grande porte, além de ensinar cerâmica a muitos alunos e alunas. “Hoje tenho orgulho de chamá-los de colegas de profissão”, afirma Carol.

Atualmente, produz peças para chefs que admira, além de empresas como Natura, Dengo Chocolates, The Body Shop, etc, em projetos nacionais e internacionais.

A artista finaliza: “A cerâmica tem o poder de transformar os ambientes, as experiências e até mesmo a vida de quem produz! Por isso tem sido um grande prazer formar novos ceramistas e perceber um mercado cada vez mais comprometido e qualificado!”

Contato

Instagram: @carollamaita

Rafael Terra lança o primeiro livro sobre Autoridade Digital do Brasil

 Olá, amores!

Como se tornar uma marca pessoal valorizada, conquistar mais visibilidade e oportunidades através da web, sem enlouquecer ou ficar refém das redes sociais? Responder a esta pergunta é a proposta do livro Autoridade Digital, lançamento da DVS Editora. Escrita por Rafael Terra, um dos maiores especialistas em tendências digitais do Brasil, a obra é a primeira publicação sobre o assunto do país. Ao apresentar o passo a passo de como agem as marcas pessoais bem-sucedidas na internet, o autor mostra como construir um posicionamento online vencedor.

Vídeos curtos ou longos, dancinhas, fotos, trends e outras ferramentas fazem das redes sociais o grande palco do marketing e, também, daquele conteúdo que não agrega e é facilmente esquecido.  Neste sentido, o livro reúne estratégias para quem está perdido nas plataformas e dependente dos algoritmos. Em 272 páginas, Terra mostra como tirar o máximo de proveito para o crescimento de profissionais nas principais plataformas digitais: Instagram, Tik Tok, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google, entre outras.

A obra oferece não só os fundamentos dessa construção, mas também os detalhes técnicos e dá o acesso a capítulos que mostram como ter uma marca autêntica no digital, os conteúdos indicados parar aumentar reputação e audiência, além de apresentar novas possibilidades para geração de receita a partir da construção de autoridade.

“É comum encontrar gente que faz de tudo e até viraliza com algum post, mas não possui autoridade em nenhum assunto. Autoridade Digital é o que faz as pessoas prestarem atenção na sua mensagem e recomendá-las aos outros. É estar no patamar da não barganha. E é este caminho que ensino no livro”, conta Rafael Terra.

O jogo nunca está ganho no mercado nem nas redes sociais. Isso pode
causar ansiedade, mas também pode servir para que você encontre o
equilíbrio necessário para saber que não existe isso de “chegar ao topo”
e parar porque acha que será uma marca eternamente relevante.
O digital muda muito rápido, e isso impacta todos os mercados.
(Autoridade Digital, p. 241)

 Autor do livro Instagram Marketing, que apresenta os quatro pilares para traçar uma estratégia de sucesso na plataforma, e com a experiência, a didática e a linguagem acessível de quem está acostumado a falar para imensas plateias, Rafael Terra está à frente de mais uma obra destinada a auxiliar negócios a prosperar, gerar valor e melhorar a vida das pessoas.

Autoridade no assunto, ele atua como professor de MBA de marketing digital e redes sociais nas principais instituições de ensino do Brasil, incluindo USP, ESPM e FIA. Além de ter ajudado mais de 600 grandes empresas a melhorarem sua performance no digital, como Mercado Livre, Bradesco, Braskem, Unimed, Redbull, Intelbras, STIHL, Sicredi, Santander Cultural, entre outras.  

Ficha técnica

Título: Autoridade Digital
Autor: Rafael Terra
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556950792
Páginas: 272 
Preço: R$ 79,00
Onde encontrar: Amazon 

Sobre o autor 

Rafael Terra é um dos maiores conhecedores de tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil. Com 20 anos no mercado digital, já realizou consultorias e gestão de projetos digitais para mais de 600 grandes marcas nacionais, incluindo Mercado Livre, Bradesco, Braskem, Unimed, Redbull, Intelbras, STIHL, Sicredi, Santander Cultural, entre outras. É autor do livro Instagram Marketing e presença frequente como palestrante nos principais eventos de marketing e inovação do país. Acumula participações no palco do RD Summit, o maior evento de marketing e vendas da América Latina. Atua como professor de MBA de marketing digital e redes sociais nas principais instituições de ensino do Brasil, incluindo USP, ESPM e PUC. Entre cursos online e presenciais, já teve mais de 50 mil alunos satisfeitos. 

Redes sociais do autor

Sobre a DVS Editora 

Fundada em 2001, a DVS Editora se consolidou como referência no mercado editorial ligado à carreira, inovação e negócios, oferecendo conteúdo diferenciado sobre orientação pessoal e profissional. Ao longo dos anos, lançou dois novos selos: Abajour Books, literatura para o público adulto; e Catatau Livros Infantis, voltada ao público mirim. A editora segue com o objetivo de publicar e promover conteúdo criativo e inovador em busca do crescimento pessoal e profissional. 

Redes sociais da editora 

Números mostram recuperação de fôlego do setor de Food Service

 Olá, amores!

O setor de Food Service recuperou-se totalmente da crise ocasionada pela COVID-19 e ainda apresentou um crescimento exponencial em relação ao período de ápice da pandemia. É o que mostra o levantamento realizado pela ACOM Sistemas, empresa de tecnologia especializada em soluções para o Food Service, em uma amostra da sua base de clientes. 

O ERP EVEREST, sistema desenvolvido pela ACOM, extraiu os valores de dois importantes indicadores de desempenho: o volume de comandas processadas e o total de vendas realizadas entre os anos de 2019 e 2022. A amostra contemplou empresas como restaurantes, bares, casas noturnas e distribuidoras, foco de atendimento do EVEREST Food Service.  

O levantamento expôs um cenário que a ACOM pôde acompanhar de perto nos últimos anos, e também reafirmou o movimento de recuperação que o mercado vem percebendo nos últimos meses. Começando pelo segundo trimestre de 2020, quando a pandemia estava em processo de consolidação, houve uma redução de 68% no volume de comandas processadas, se comparado ao mesmo período de 2019, ano pré-pandemia, quando o Food estava alçando voos importantes. 

Em relação ao volume de vendas dentro do mesmo recorte temporal, a redução é de 86%, algo inimaginável para muitos empresários do setor. Tanto que muitos deles fecharam suas portas no decorrer dos meses subsequentes. De acordo com a análise da ACOM, 2020 fechou com uma redução de 35% no total das vendas em relação ao ano de 2019.    

Já em 2021, segundo ano da pandemia, o setor começou a ensaiar um retorno, e apresentou um crescimento gradual no decorrer dos trimestres. Pode-se dizer que isso foi possível graças a uma reinvenção e à construção de estratégias comerciais por parte dos empresários que mantiveram suas operações em pleno funcionamento. 

O resultado foi um fechamento com um crescimento no volume de comandas 42% maior em comparação a 2020 e 5% maior que em 2019. Ou seja, os resultados obtidos já se mostravam melhores que o período pré-COVID. O volume de vendas seguiu o mesmo caminho, com um resultado financeiro 87% maior em relação a 2020 e 22% maior que em 2019.  

Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas

"Se houve um setor que passou por enormes transformações nos últimos anos e aprendeu com as adversidades foi o Food Service. A pandemia despertou uma crise econômica que impactou diretamente o poder de compra dos consumidores, o seu modelo de consumo e a capacidade de os estabelecimentos garantirem custos saudáveis dentro de suas operações. Quem entendeu essa nova realidade e buscou formas alternativas de garantir as vendas foi recompensado com bons resultados”, opina Eduardo Ferreira, CCO da ACOM Sistemas. 

Entrando em 2022, temos um cenário mais favorável com a consolidação das vacinas contra a COVID-19 e as práticas de prevenção muito mais internalizadas por consumidores e estabelecimentos. O movimento de retorno mostrou-se ainda mais forte que no ano anterior, representados pelos números obtidos na conclusão do ano. Em relação às comandas processadas, o levantamento da ACOM apontou um crescimento 6% superior a 2021 e 12% maior que em 2019, ano pré-pandemia. No volume de vendas, 2022 supera o ano anterior em 49% e 2019 em 82%. 

O que mostra o mercado? 

Outro levantamento, agora realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), também no período entre 2020 e 2022, confirma o que apurou a ACOM, revelando um crescimento do setor: o salto ficou em torno dos 10% no ano passado ante a retração de 27,5% em 2020, ano de pico da pandemia.  

Tecnologia como agente da transformação 

Essa melhora está muito relacionada com a mudança de mindset a que os empresários do Food Service tiveram de aderir para, em primeiro lugar, manter suas operações ativas diante do isolamento social; e, em segundo lugar, ainda buscar resultados positivos. O investimento em tecnologia foi uma das principais receitas para a retomada dos rumos. 

"Como muita coisa mudou de uma hora para outra, foi preciso uma rápida adequação ao novo mercado e ao novo modelo de consumo. Muitos empreendimentos precisaram reforçar ou até mesmo implementar sistemas de delivery e take out, enquanto outros apostaram em modelos de negócio em ascensão, como as dark kitchens. Mas, independentemente do caminho, a tecnologia foi um grande facilitador desse processo”, explica Ferreira. 

Entre as inúmeras soluções que esse mercado apresenta, os ERPs ou Sistemas de Gestão Integrada tiveram papel de destaque entre os empresários que desejavam atender a esse novo modelo de negócio. Dotados de muita tecnologia, como machine learning, automatizações e operacionalização em nuvem; ferramentas estratégicas, como business intelligence; e indicadores, como CMV e Engenharia de Cardápios, um sistema de gestão gera os números necessários para que o empresário possa entender sua realidade e construir estratégias para atingir seus objetivos. 

Apoiados por um ERP estão, por exemplo, a gestão de estoque do restaurante, ajudando o empresário a eliminar desperdícios, reduzir perdas operacionais, criar margens para negociações com fornecedores e aumentar a eficiência no controle de insumos. Outra contribuição pode ser percebida nos processos financeiros, por meio da automatização de atividades e da criação de rotinas que elevam a produtividade da operação e a segurança nas informações dos fluxos internos. 

“A gestão inteligente e integrada oferecida por um ERP proporciona ao empreendedor um fortalecimento do seu negócio graças à compreensão de seus pontos fortes e dos processos que merecem uma maior atenção; e a uma operação que está sempre alinhada aos seus objetivos. Com as informações geradas pelo sistema, o empresário consegue construir estratégias que ajudam a impulsionar suas vendas e a entregar um serviço de excelência aos seus clientes”, diz o CCO da ACOM. 

3 de março de 2023

U+ Festival acontece de 8 a 12 de março e é dedicado a homenagear as mulheres maduras, com informações e soluções para suas necessidades

 Olá, amores!

U+Festival acontece entre 08 e 12 de março
Divulgação

Fatos, pesquisas e dados demográficos chegam para provar que a maturidade vive um momento especial e de grande expansão.  Hoje já temos mais avós do que netos sobre a face da Terra e, mais do que números, essa curiosa estatística reflete uma realidade de protagonismo econômico e social para as mulheres 50+. Foi pensando nisso, e com inclusão, superação e reinvenção, que nasceu o Universo + Festival, uma iniciativa que conspira a favor da mulher madura e apresenta soluções para as necessidades reais deste público.

E é na semana do Dia Internacional da Mulher que acontece o U+ Festival, o primeiro festival brasileiro feito por mulheres maduras e que receberá as gerações de avós, mães e netas. Com foco exclusivo nos cuidados, atenção e protagonismo da mulher 50+, o evento será realizado de 8 a 11 de março de forma on-line, e dia 12 de março no formato presencial, em São Paulo.

De acordo com Bete Marin, cofundadora do U+Festival, o objetivo é abordar temas relevantes para o bem-estar, sem tabus e preconceito, respeitando a individualidade e trazendo profundo conhecimento sobre hábitos e soluções para as necessidades das mulheres maduras. “Esse é um momento único, uma experiência capaz de promover descobertas, expansão e transformação, com foco exclusivo no protagonismo das mulheres 50+. Estudos mostram que a atual geração de mulheres maduras, cada vez mais heterogênea, tem em comum desejos e necessidades não atendidas e que os temas menopausa e sexualidade precisam ser mais debatidos, com informações úteis e relevantes disponíveis. Estamos envelhecendo de forma totalmente diferente das nossas mães e avós, e abrindo caminhos para as próximas gerações ganharem ainda mais autonomia e liberdade, assim como mais oportunidades e espaço de voz na sociedade, na mídia e no mundo dos negócios. Nosso trabalho deve gerar benefícios para todas as mulheres e esperamos que seja o nosso legado”, declara.

Para iniciar as atrações do evento que foi preparado por grandes profissionais, dia 08, logo após a abertura, que acontece às 18h30, a antropóloga, escritora, professora e pesquisadora sobre maturidade feminina há 30 anos, Mirian Goldenberg, lança seu novo livro chamado “A arte de gozar - amor, sexo e tesão na maturidade”. No dia seguinte (09), às 19h, Leila Rodrigues, autora do projeto @menospausamaisvida lança um estudo inédito, batizado de “Os bastidores menopausa.”

Programação
Divulgação

Programação
Divulgação

E às 19h45, o ginecologista Igor Padovesi, também especialista em reposição hormonal, encontra as renomadas médicas Patrícia Valentini, ginecologista, mastologista, com abordagem integrativa e Esthela Oliveira, médica do esporte e especialista em atendimento de mulheres em fase menopausal. Juntos vão debater sobre prevenção e tratamentos aos sintomas da menopausa. O encontro terá moderação de Camila Fause, cocriadora da SHE_t.

Já no dia 10, às 19h, a psicóloga e sexóloga Ana Canosa se une à ginecologista e sexóloga, Aline Ambrósio, e à mediadora Isabel Dias, para juntas responderem como transformar o tabu e a invisibilidade em oportunidades de mercado. Às 19h45, o médico e neurocientista, Dr. Lucas Medeiros encontra a influenciadora Rosangela Carvalho, do perfil It Avó para desbravarem o que acontece com o cérebro na menopausa.

No dia 11, o tema principal será “Emagrecimento na Menopausa - Como fechar essa conta?”. A endocrinologista Tassiane Alvarenga, e a nutricionista Bianca Naves vão destacar os mitos e verdades sobre o emagrecimento nesta fase.

No dia 12, o encontro se torna ainda mais especial, alterando o formato para presencial. Quem recebe o grande time é a Unibes Cultural, na capital paulista, e o evento tem início às 13h, com previsão de encerramento para às 19h40.

Na agenda, abertura com os fundadores do U+ Festival, Bete Marin, Juliana Schulze, Letícia Stankus e André Stoll, que recebem os convidados com o brunch natural, da Agrobonfim.

Em seguida, às 14 horas, a apresentação de standup “Aos 60: uma comédia da puberdade à menopausa”, protagonizada pela atriz, escritora e humorista Angela Dippe.

Na mesma data acontece o lançamento do projeto 3 Gerações 2023, com exposição de fotos e histórias de mulheres de três gerações, seja avó, mãe e filha, ou amigas que desfrutam dos aprendizados da intergeracionalidade, com Carla Leirner e Sylvia Loeb, criadoras de conteúdo do @minhaidadenaomedefine.  

Uma intervenção artística com Maria do Céu Formiga tambpem faz parte da programação, além de atendimento da consultora de estilo Sandra Carvalho, que abordará os modelos de óculos que mais combinam com cada rosto e estilo, com oferecimento das Óticas Mitani, e um momento especial de prática guiada “Como seu estilo de vida pode fazer você viver mais e melhor?”, com as doutoras Juliana Schulze e Louise Montesanti.

A participação nos dias 08 a 11 é gratuita, e as atrações serão transmitidas pelo canal do U+ Festival no Youtube @universofestival. Para o dia 12, os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://www.sympla.com.br/evento/u-festival/1876752 .

 

SERVIÇO:

U+Festival

Data: De 8 a 11 de março em formato on-line

Disponível: Canal do Youtube – @universofestival

Data: 12 de março, em formato presencial

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/u-festival/1876752

Endereço: Unibes Cultural – Rua Oscar Freire, 2.500 – São Paulo | SP

Mais informações e programação completa: www.umaisfestival.com.br   

2W lança nova marca e serviços em evento no Jockey Club

Olá, amores! 

A 2W Energia irá realizar na próxima quinta-feira, 09, às 19h, no Jockey Club, em São Paulo, um evento para discutir “O papel da sustentabilidade e finanças verdes na competitividade das empresas”, que terá a participação do economista Ricardo Amorim e do CEO da 2W Energia, Claudio Ribeiro, com mediação do jornalista Felipe Siani. Após o painel haverá um show de drones que irá marcar os lançamentos da nova 2W Energia, seguido por um coquetel para imprensa e convidados. 

De acordo com relatório da Itaú Asset, com base em estudos de consultorias como a McKinsey, empresas que adotam práticas ESG conseguem aumentar sua receita, reduzir custos, minimizar problemas legais, aumentar a produtividade e ainda otimizar seus investimentos. E ainda há mais: uma pesquisa recente de sustentabilidade da Anbima mostrou que 85,4% dos gestores de investimentos no Brasil já entendem a importância do tema ESG e usam esses critérios para tomar decisões sobre ações. 

Essas preocupações estão atreladas, principalmente, a metas de redução da emissão de carbono das próprias empresas e de suas cadeias de fornecedores. “Após diversas revoluções industriais, podemos dizer que estamos vivendo uma revolução verde. A sustentabilidade deixou de ser um acessório para as empresas e passou a desempenhar papel estratégico para competitividade no mundo corporativo”, afirma Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia.

 

SERVIÇO:

Evento de lançamento 2W Energia 

Horário: 19h às 23h

Data: quinta-feira, 09 de março

Local: Restaurante Ferra Jockey (Jockey Club – Portão 1 - Estacionamento)

Endereço: R. Dr. José Augusto de Queiroz, 93 - Cidade Jardim, São Paulo - SP

 Sobre a 2W 

A 2W está democratizando o acesso à energia renovável no Brasil com soluções inovadoras, tecnológicas e disruptivas. A 2W tem dois parques eólicos em construção, no Rio Grande do Norte e no Ceará. Sua estratégia multicanal inclui a maior plataforma de venda do setor elétrico, com mais de 1.600 consultores, presentes em todos os estados brasileiros. A 2W é a Segunda Onda do Setor Elétrico e leva informação para ajudar a sociedade a alcançar um consumo mais consciente, limpo e inteligente.  

Applebee's celebra o dia internacional da mulher com stand up

 Olá, lindezas!

Stand up dia internacional da mulher Applebee's AtibaiaDivulgação

A cada ano que passa é nítido perceber que as mulheres não querem apenas flores, chocolate e cosméticos no dia 8 de março, é claro que todos esses agrados são bem-vindos, mas as mulheres também querem se divertir, sair para beber com as amigas, dar boas risadas e poder curtir essa data em um ambiente seguro. Por isso o Applebee's Atibaia realiza às terças feiras, o Ladie Nights, um happy com direito a dj, karaokê e muita descontração feito especialmente para a mulherada. 
 
Mas para comemorar o dia internacional da mulher em grande estilo, o Applebee’s Atibaia, localizado na Alameda Profº Lucas Nogueira Garcez, promoverá um evento especial no dia 8 de março, o Stand up especial Mulheres, terá a participação das humoristas de Stand up comed, Viviana Freitas e Danúbia Lauro.
 
Viviana Freitas começou a carreira em 2013, a humorista se apresenta nas principais casas de shows de humor do Brasil,  com seus roteiros hilários e autênticos, mostrando o ponto de vista de uma mulher nascida na Bahia, criada no Grajaú região periférica de São Paulo, mãe solteira e muito mais. Além de humorista, Viviana atua como roteirista, empresária e produtora e atualmente faz parte do casting como atriz da Praça é Nossa e do “Juntas”, projeto da Bruna Louise, além de realizar shows por todo país com o Humorista Igor Guimarães.
 
Danubia Lauro é atriz, comediante, apresentadora, e há cinco anos compõe elenco das principais casas de comédia de São Paulo. Com seu estilo de humor ácido, os vídeos de Danubia nas redes sociais somam milhões de visualizações. A comediante utiliza a música como recurso cômico e tem o ukulelê como sua marca registrada. Apresentadora do Talk Show “Comediando” pela Polo Cultural, Danubia entrevista no YouTube semanalmente comediantes de todo Brasil. Na SBT foi integrante do FDP- Fight de Piadas no The Noite com Danilo Gentili, e faz parte do Elenco do Fritada com Diogo Portugal.
 
Os ingressos custam R$100,00 e metade desse valor poderá ser consumido durante a noite. Além da programação diferenciada para comemorar o dia internacional da mulher, o público poderá contar com um cardápio variado que atende todos os gostos, são porções, saladas, carne vermelha, peixe, hambúrgueres, sobremesas, entre outras opções individuais ou para compartilhar enquanto curte o Stand Up.
 
 
Danubia Laura, uma das humorista realizou uma chamada, convidando o público para o evento. O material está disponivel no link: https://we.tl/t-IA8EZQ5Wfq
 
 
Serviço:
 
Evento: Stand Up especial Mulheres
 
Quando: 08/03/2023
 
Hora: A apresentação tem início às 20h
 
Onde: Applebee's Atibaia
 
Endereço: Alameda Lucas Nogueira Garcês, 1597, Atibaia (SP).
 
Contato: 11 3402-0800. WhatsApp: 11 96634-2868
 
Valor do Ingresso: R$100,00 – 50% poderão ser consumidos durante a noite.
 
Para mais informações acesse o Instagram: @applebeesatibaia

O marketing por trás do Dia Internacional da Mulher

 Olá, amores!

Shutterstock

Nos aproximamos do dia 8 de março, data em que se celebra mundialmente o Dia Internacional da Mulher. Neste dia, nossas mídias tradicionais e sociais ficam lotadas de homenagens e elogios a todas as mulheres, mas sabemos das dificuldades enfrentadas globalmente pelo gênero feminino.

Em países árabes o papel da mulher ainda é de inferioridade em relação ao homem, isso sem contar que outras opções de gênero sequer são aceitas. Mulheres somente podem viajar se autorizadas por seus maridos e conta-se como grande vitória terem sido recentemente autorizadas a dirigir automóveis ou ir a um estádio de futebol, mediante certas regras restritivas, obviamente.

No regime talibã, atualmente no poder no Afeganistão, a mulher deve estar sempre coberta e em qualquer infração às normas impostas, estará sujeita a penalidades inclusive físicas, como chicotadas em público. No mundo ocidental, felizmente, as condições não são medievais, mas estão longe de proporcionar uma igualdade entre homens e mulheres.

De acordo com relatório da Bloomberg para 2023 apenas 8% dos cargos de CEOs são ocupados por mulheres nas companhias de capital aberto. E nos cargos de gestão sênior (gerências ou diretorias) a participação feminina é de 30%, enquanto nos cargos de gestão média a participação é de 38%. O Brasil encontra-se dentro da média mundial com a participação de 37,4% de mulheres em cargos de liderança (sênior e média) de acordo com levantamento efetuado pela Fundacred.

Ocupamos a 78ª posição no ranking que mede a igualdade de gênero em 144 países, de acordo com o índice de gênero ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) desenvolvido pela Equal Measures 2030, um relatório global apresentado na ONU (Organização das Nações Unidas).

Em contrapartida ao cenário, no Dia Internacional da Mulher, o marketing das empresas sempre diz que operam em condições igualitárias, inclusivas e que estimulam a diversidade. Mesmo as companhias que patrocinam eventos em países que discriminam as mulheres (como foi na Copa do Mundo), dizem atuar com igualdade entre os gêneros, ainda que se em seus Conselhos de Administração a participação feminina seja minoritária.  Entretanto, difundir a ideia de igualdade, ainda que insuficiente, auxilia na formação de uma cultura igualitária, tem seu aspecto positivo.

Só não podemos deixar de mencionar, além da desigualdade, a violência física e psicológica que as mulheres sofrem, a violência doméstica, violência das ruas e tantas outras. Temos alguns fatos emblemáticos em 2023, como a prisão de Daniel Alves, acusado de estupro e que aguardará o julgamento detido, ao contrário de Robinho, condenado em definitivo na Itália por estupro e que permanece em liberdade no Brasil. São casos que ganharam repercussão pelo fato do agressor ser famoso, mas são milhares de casos que ocorrem todos os anos por todo o país.

E temos a violência processual que atinge atualmente a apresentadora Titi Muller, proibida judicialmente de falar do seu ex-marido, Tomás Bertoni, nas mídias sociais em um caso de aparente censura prévia judicial. Titi separou-se após sofrer violência física e psicológica e vinha se manifestando, debatendo a participação de pais separados na criação dos filhos, mas entendeu-se a princípio que suas postagens seriam ofensivas ao ex-marido (o processo está em sigilo e, portanto, as informações não são conclusivas).

Mas o fato de uma mulher conhecida publicamente, que possui articulação e opinião, além de independência financeira, estar sendo calada, deve ser motivo de profunda reflexão. Se uma mulher nessas condições não pode expor suas opiniões nas redes sociais, imagine-se a que condições estão submetidas mulheres que não possuem recursos financeiros e meios de expor suas opiniões e angústias. 

Que possamos mudar o mais rápido possível essa realidade e que no próximo ano os dados sobre as condições de igualdade demonstrem um avanço. E que, por mais que seja um clichê, que todos os dias sejam da mulher.

Francisco Gomes JuniorDivulgação

Francisco Gomes Júnior - Advogado Especialista em Direito Digital. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Autor da obra “Justiça sem Limites”. Instagram: @franciscogomesadv

Passagens para os Estados Unidos já estão à venda

 Olá, lindezas!

 Já estão à venda as passagens para Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos – novas operações da Azul Linhas Aéreas, partindo do BH Airport. O voo de Fort Lauderdale ocorre em junho de 2022, com valores a partir de R$ 3.698, ida e volta, com taxas. A frequência será de três voos por semana. No caso da rota para Orlando, o mês inicial do voo é setembro deste ano, e os preços estão a partir de R$ 4.063, ida e volta, com taxas. Serão dois voos semanais.

O início das vendas das passagens para os dois destinos foi celebrado por Herlichy Bastos, diretor de Operações e Infraestrutura do BH Airport. “É a concretização dos planos e da parceria entre o aeroporto e a Azul. Estamos dedicados em ampliar a conectividade de Minas Gerais com o Brasil e o mercado global, e esses voos têm forte potencial entre os mineiros. Estamos certos que serão operações de sucesso em Belo Horizonte, além de contribuírem para as tantas conexões que passam diariamente pelo terminal. Somos um hub pronto para encurtar distâncias e conectar destinos”, avalia.

As novas rotas internacionais operadas pela Azul também incluem o destino inédito para Curaçao, a partir de junho. Essa é uma expansão histórica para os mineiros, que também passarão a contar com as ligações regionais da Azul para as cidades de Araxá e São João del Rei. O BH Airport inaugurou 2023 operando o triplo de voos internacionais em relação ao ano passado. O aeroporto já contava com voos para Portugal (TAP) e Panamá (Copa Airlines). Completando os seis destinos internacionais, a conexão direta entre Belo Horizonte e Bogotá, na Colômbia, operacionalizada pela Avianca, está próxima de entrar em operação: dia 26 deste mês.

A novidade chega a Minas aprimorando a experiência de viagem dos passageiros para o berço turístico-cultural de cidades históricas, como Medellín e Bogotá, e o paradisíaco Caribe colombiano, em Cartagena. As opções de partidas da rota Belo Horizonte-Bogotá compreendem os horários de 17h25, durante as quartas e domingos; 9h05, às terças e sábados; e 1h25, às sextas. Já de Bogotá para Belo Horizonte, os voos serão às 7h20, durante as terças e sábados; 22h30 às segundas e sextas; e 14h, às quintas. A nova rota entre Brasil e Colômbia será operada em aeronaves da família A320, com capacidade para até 180 passageiros.

De acordo com Herlichy Bastos, além de ampliar a oferta e disponibilidade de voos, expandir a conectividade a partir do terminal potencializa o turismo, fomenta a criação de novas oportunidades de negócios e movimenta a economia no estado. “Seguimos em evolução, colocando Minas Gerais em evidência no cenário nacional da aviação, e buscando nos consolidar como o melhor aeroporto do país, nos fortalecendo como hub de conectividade doméstica e internacional”, declara.

Conexão com a Rota das Emoções também já começou

A partir de hoje, os mineiros contam com mais uma opção de conectividade doméstica. A Azul já está ligando Belo Horizonte à cidade de Parnaíba, no Piauí, com escala em Jericoacoara, no Ceará. Localizada no extremo norte, o principal atrativo turístico do populoso município é o Delta do Parnaíba, que proporciona o vislumbre para a imagem do rio desaguando no oceano. A exuberância da paisagem piauiense destaca ainda a biodiversidade presente nos mangues, lagoas, dunas, praias desertas e a grande variedade de fauna e flora. 

O destino contempla a Rota das Emoções, um circuito que passa pelos principais pontos turísticos do litoral cearense, piauiense e maranhense. Aracati, no Ceará, atrai turistas para as praias de Canoa Quebrada, Majorlândia e Quixaba. Fortaleza, cidade mais procurada no Brasil em 2021, é considerada um destino completo e inclui as praias de Iracema, Meireles, Sabiaguaba e do Futuro, além dos pontos turísticos históricos, como o Teatro José de Alencar, as Estátuas de Iracema e a Catedral Metropolitana.

A Rota das Emoções também destaca uma das principais praias nordestinas, Jericoacoara. Jeri, como é conhecida, reserva tanto opções de esportes radicais, como kite e windsurfe, quanto cenários naturais únicos, como a Duna do Pôr do Sol e as lagoas Tatajuba, do Paraíso e o Buraco Azul. Barreirinhas é famosa pelas paisagens de tirar o fôlego e como porta de entrada para o “deserto brasileiro”, situado nos Lençóis Maranhenses. São Luís integra o circuito, com roteiro para locais turísticos como a Casa do Maranhão, Palácio dos Leões, Casa do Tambor de Crioula, Museu do Reggae e o Monumento aos Pescadores. 

O voo AD4510 para o Piauí parte do BH Airport às quintas e domingos, 9h20, pousando em Jericoacoara, às 12h05. O mesmo voo decola do município cearense às 12h55, chegando em Parnaíba às 13h40. Logo em seguida, o AD 4510 sai da cidade piauiense às 14h30 e retorna ao BH Airport, com chegada prevista para 17h35.  Os voos são realizados por aeronaves Embraer E2, com capacidade para transportar até 136 passageiros.

Sobre o BH Airport 

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 60 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.