27 de março de 2025

Ploc! Splash! Zum! Livro infantil mergulha no universo divertido das onomatopeias


Em Bzzz! O livro das onomatopeias, o escritor Raul Marques e a ilustradora Elma abrem as portas do universo mágico das palavras que representam sons naturais, ruídos ou barulhos de objetos, animais e ações para encantar e educar crianças desde os primeiros meses de vida. 

Ferramentas essenciais para o desenvolvimento da comunicação, da alfabetização e do estímulo cognitivo dos pequenos, as onomatopeias são tão importantes quanto divertidas. Geradas a partir de sons simples e fáceis de imitar, como "miau", "au-au" e "vrum-vrum", elas contribuem para a articulação verbal e representam o primeiro passo na construção do vocabulário. 

Nos bebês, a imitação de sons na linguagem ajuda a aprimorar a escuta, estimular a fala e facilitar a associação entre sons e significados. Na fase pré-escolar, ela amplia o vocabulário, melhora a comunicação e incentiva a criatividade por meio de histórias, músicas e brincadeiras. Já crianças em idade escolar aproveitam as onomatopeias para tornar a leitura mais dinâmica, especialmente nas histórias em quadrinhos e narrativas interativas. 

Ao longo das páginas, os leitores-mirins exploram situações inesperadas e bem-humoradas acompanhadas por sons de batidas do coração (tum-tum), de latidos de cachorros (au-au), de espirros (atchim), do contar das horas no relógio (tique-taque), de uma gargalhada gostosa (kkkkkk) e muitos outros. Uma verdadeira aventura que fortalece a expressão oral e estimula uma comunicação mais eficaz para o futuro. 

Jornada sonora recheada de descobertas vibrantes, Bzzz! O livro das onomatopeias é um recurso valioso para diferentes momentos de aprendizado e diversão. Seja em casa, onde pais e filhos podem brincar com os sons do cotidiano, ou na escola, onde educadores podem utilizar a obra para incentivar a oralidade, o livro se adapta a múltiplos ambientes e idades para estimular a leitura desde cedo. 

Ficha técnica 

Livro: Bzzz! O livro das onomatopeias 
Autoria: Raul Marques 
Ilustração: Elma 
Editora: Matrix Editora 
ISBN: 978-65-5616-548-6 
Páginas: 48 
Preço: R$ 56,00 
Onde encontrar: AmazonMatrix Editora 

Sobre o autor 

Raul Marques é jornalista e escritor. Apaixonado por histórias, sempre gostou de viver aventuras e de conviver com personagens extraordinárias nas páginas dos livros. Como repórter, escreveu mais de 500 matérias, inclusive sobre a guerra civil no Haiti, país que visitou em 2009. Finalista do prêmio Destaques Literários 2024 da Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB), é pai da Isabela e do João Pedro. Assina obras como “A menina que adora perguntar”, “A revolução das crianças” e o lançamento “Bzzz! O livro das onomatopeias”, publicado pela Matrix Editora.

Redes sociais: LinkedIn / Instagram  

Sobre a ilustradora 

Elma sempre teve a criatividade como marca registrada, algo que, desde a infância, era observado por sua avó. O talento para a arte se manifestou em bordados, pinturas e esculturas, evoluindo naturalmente para a ilustração. O interesse pela literatura infantil surgiu com a maternidade. Aa estreia como ilustradora aconteceu ao criar histórias bordadas, o que lhe rendeu o selo Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Com mais de 65 obras publicadas, incluindo sete autorais, seu trabalho já foi traduzido para diversas línguas.

Redes sociais: Instagram 

Sobre a Matrix Editora  

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.000 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.  

Outono pede cuidados com a alimentação e fortalecimento imunológico

 

Apesar do conforto climático, uma das características do outono é o declínio na umidade relativa do ar, o que favorece a ocorrência de doenças respiratórias, gripes e alergias. Para que o organismo não sofra com as mudanças da estação, a nutricionista Laiz Saragiotto recomenda a manutenção de uma dieta saudável, associada a alimentos ricos em vitaminas A e C, ferro e zinco para o fortalecimento do sistema imunológico. “Também devemos estar atentos ao fato de que no outono temos uma dificuldade aumentada em perder peso. Neste ponto, alguns alimentos, como o vinagre de maçã, podem auxiliar no emagrecimento”, afirma.

No outono, especialmente em dias e noites mais frias, o brasileiro tende a consumir mais gordura e alimentos com alto índice calórico. A vontade de ingerir pratos mais pesados diante de temperaturas mais amenas se explica. No frio, o corpo requer um aporte calórico para se manter aquecido. Mas esta adaptação metabólica, em muitos casos, especialmente quando combinada com sedentarismo, se converte em quilos adicionais na balança.

A tendência à ingestão de massas, doces e outros carboidratos refinados nas estações mais frias do ano faz com que a glicose entre rapidamente na corrente sanguínea. A nutricionista explica que para equilibrar os níveis de açúcar desses alimentos, o pâncreas produz insulina e a circulação deste hormônio reduz a taxa de glicose no sangue. “No entanto, quando esses picos de insulina ocorrem com frequência, as células deixam de responder com eficácia e o organismo desenvolve o que chamamos de resistência à insulina”, destaca Laiz. Os alimentos que favorecem os picos de insulina dificultam o controle do apetite e contribuem para aumentar o ganho de peso e o acúmulo de gordura.

Na nova estação, uma das indicações de Laiz Saragiotto é por saladas que combinem frutos e folhas. “Podemos abusar do consumo de abacate, caqui e goiaba para ajudar no aporte de fibras, de vitaminas do complexo B, vitamina A, ácido fólico, magnésio, zinco e potássio”, recomenda. Entre as folhas verdes-escuras, a nutricionista destaca a rúcula. “É um alimento muito importante no outono por fornecer aporte de vitaminas A e C.”

O tempero ideal para as saladas, segundo a especialista, é o vinagre de maçã. “Este alimento ajuda a controlar a carga glicêmica dos alimentos, diminuindo a produção de insulina”, diz. 

A ingestão diária de shots de vinagre de maçã diluído em água antes das refeições também é recomendada por Laiz. Segundo ela, este hábito contribui para melhorar a imunidade, especialmente no outono e inverno, e ajudar a controlar a liberação de glicose no sangue.

Especialista em vinagres e sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Rodrigo Margoni chama a atenção para a importância de escolher um produto de qualidade que respeite os cuidados no processo de fabricação.

“O Vinagre de Maçã Almaromi que produzimos é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização. Seja no outono ou em qualquer outra estação do ano, este é um fator a ser considerado na escolha do consumidor que preza por uma alimentação mais saudável”, afirma Margoni.

Com uma receita doce e outra salgada, Laiz Saragiotto ensina o preparo fácil de dois pratos que incluem vinagre de maçã.

 

RECEITAS

 


GELATINA DE VINAGRE DE MAÇÃ

 

Ingredientes

- 1/2 xícara (chá) de água

- 1 xícara e meia (chá) de suco de maçã

- 5 colheres (sopa) de gelatina incolor em pó sem açúcar e incolor

- 1/2 xícara (chá) de Vinagre de Maçã Almaromi

 

Modo de preparo

- Misture a água, o suco e o vinagre de maçã em uma panela grande.

- Adicione a gelatina e misture bem.

- Deixe a mistura repousar por dois minutos.

- Leve a panela em fogo médio-baixo.

- Use uma colher de pau para mexer.

- A gelatina deve ser completamente dissolvida.

- Em seguida, a mistura deve ser colocada em formas de cubo de gelo e deixada na geladeira por uma hora.




MOLHO ORIENTAL

 

Ingredientes

 

- 1 cenoura descascada e picada

- 2 colheres (sopa) de Vinagre de Maçã Almaromi

- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

- 1/2 colher (sopa) de óleo de gergelim

- 1 colher (sopa) de mostarda

- 1 colher (sopa) de molho de shoyo de coco

- 1 colher (sopa) de gengibre ralado sem casca

- 2 colheres (sopa) de cebola picada

 

Modo de preparo

 

- Misture todos os ingredientes em uma tigela. Não há necessidade de bater no liquidificador.


Programa de influenciadores internos da Nestlé evolui e transforma colaboradores em embaixadores das marcas

 


 

O Programa Influencer Nestlé, lançado em 2022 para fortalecer a marca empregadora, evoluiu em 2024 ao transformar colaboradores em embaixadores de marcas como Dolce Gusto, Nescafé e Receitas Nestlé. A mudança ampliou o alcance e o impacto do programa, que já conta com mais de 1.500 participantes em todo o Brasil. Nos últimos três anos, as publicações de participantes do programa alcançaram 47 milhões de visualizações orgânicas, geraram mais de 4 mil conteúdos publicados e mais de 2 milhões de engajamentos.

“O Programa Influencer Nestlé transforma o talento e o engajamento de nossos colaboradores em uma força poderosa, capaz de impulsionar nossas marcas e estabelecer conexões genuínas. Esta iniciativa amplifica a voz de pessoas comuns que, no dia a dia, contribuem para a construção da Nestlé, facilitando a identificação do público com nossas mensagens. Os resultados vão além de números e geram conversas autênticas, além de um impacto real e duradouro”, comenta Felipe Custódio, Gerente de Marketing de Influência da Nestlé.

Ao longo dos últimos três anos, foram realizadas 60 ações com as marcas parceiras, consolidando uma rede ativa e engajada de influenciadores internos.

Encontros periódicos se tornaram um pilar fundamental do Programa em 2024 com a participação de nomes como Ana Paula Xongani, Criadora de Conteúdo, e Vitor Ambrosio, diretor criativo do TikTok, que inspiraram os participantes com dicas práticas e insights sobre criação de conteúdo. 

As ações se diversificaram ao longo dos anos, abrangendo desafios como lançamentos de produtos, participações em eventos, cupons de desconto, visitas às fábricas, divulgação de receitas, entre outros impulsos. Essas iniciativas inspiraram os colaboradores a criarem seus próprios quadros, como o “#ExperimentandoComALau” e “#30Dias30Dicas para futuros Trainess”. 

“Faço parte do Programa Influencer Nestlé há três anos e vejo o quanto evoluímos. Antes, eu publicava stories ou reels falando sobre o meu dia a dia e sobre o orgulho em trabalhar na Nestlé. Hoje, participo de treinamentos frequentes como parte do Programa, sou convidada para grandes eventos das marcas, recebo e experimento produtos que serão lançados em primeira mão. No ano passado, me tornei embaixadora de Nescafé Dolce Gusto NEO”, conta Aline Garcia, Trainee de Marketing. 


De olho no futuro

Para 2025, os planos incluem criar novos formatos para os desafios e encontros ainda mais dinâmicos. Além de Dolce Gusto, Nescafé e Receitas Nestlé, as marcas Nestlé Health Science, Brasil Cacau, Purina, Professional e Maggi entraram para o Programa e prometem selecionar novos embaixadores.

“Nosso objetivo é aprofundar ainda mais a conexão dos colaboradores com as marcas, fornecendo ferramentas que os capacitem a continuar produzindo conteúdos relevantes. Ver o engajamento espontâneo dos participantes é uma grande realização. No início, eles compartilhavam apenas momentos do dia a dia na Nestlé. Hoje, chegam a receber produtos das marcas regularmente para amplificar essa presença nas redes sociais”, destaca Felipe Custódio.

 

Sobre a Nestlé

 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

 

AMMA inaugura loja na Vila Madalena com o lançamento exclusivo de caixas presenteáveis, chocolates a granel e experiências de Páscoa

 


A AMMA, reconhecida por seus chocolates orgânicos e veganos de alta qualidade, inaugura sua primeira loja temporária na Vila Madalena em São Paulo, localizada na Rua Medeiros de Albuquerque, 325. Este espaço temporário, aberto até o dia 27 de abril, traz uma proposta inovadora e sensorial, proporcionando ao público uma experiência imersiva no universo do cacau, da floresta à Páscoa. 

O grande destaque da loja será a nova linha de bombons, barrinhas, caixas presenteáveis, drágeas a granel e experiências relacionadas ao chocolate, trazendo uma nova proposta de sabor inovadora para a AMMA. Comprometida com o uso de ingredientes naturais e sustentáveis, a marca desenvolveu esses bombons para proporcionar uma nova experiência de sabor, ampliando os horizontes do chocolate para diversos públicos. Com dez variações de recheios, todos baseados em oleaginosas, açúcar de coco, leite de coco e caramelos naturais, sem leite animal, os bombons incluem sabores como castanha-de-caju, castanha-do-Pará, amendoim, baru, nibs de cacau e nibs de café.

A produção do cacau na AMMA vai além da simples fabricação de chocolate. "O cacau é um dos alimentos mais completos da natureza, e na AMMA seguimos o conceito 'tree to bar' – da árvore à barra –, pois cuidamos do cultivo desde o início", explica Diego Badaró, fundador da marca. Ele destaca ainda o papel ambiental dessa produção: "A árvore do cacau é um verdadeiro guardião da floresta. Para que ela prospere, é necessária uma biodiversidade rica ao seu redor. O cacau consolida vidas: onde há cacau, há diversidade e equilíbrio ecológico. Mais do que uma marca, a AMMA é um movimento que valoriza essa conexão entre natureza, sustentabilidade e impacto social”.

Ao contrário dos bombons tradicionais, esses novos são cobertos com chocolate AMMA e decorados com detalhes especiais. Os sabores inovadores incluem caramelo de maracujá, praliné de coco e marzipã de castanha-do-Pará. As caixas, bombons, barrinhas e drágeas são exclusivas da loja, oferecendo uma experiência única e cheia de sabor. 

Esses bombons e barrinhas também estão disponíveis em caixas presenteáveis, ideais para quem deseja presentear nesta Páscoa. O Sabores da Floresta inclui bombons com sabores como caramelo de cupuaçu, marzipã de castanha do Pará, caramelo de maracujá e creme de biscoito de especiarias. O Reconexão na Floresta combina barrinhas de amendoim com cupuaçu, castanha de caju com caramelo e coco crocante, além de bombons de ganache praliné de amendoim e café. Já o Vivência na Floresta oferece bombons de ganache praliné de castanha de caju, mel, baru e castanha do Pará, acompanhados de barrinhas e outras surpresas exclusivas.

Além disso, os bombons e as drágeas também podem ser comprados a granel, permitindo a personalização de sabores. A loja oferece opções de drágeas de baru e castanha de caju, proporcionando uma experiência mais prática e direta com esses sabores exclusivos. 

A parceria entre AMMA e Flávia Aranha traz o kit especial com duas barras de chocolate AMMA de 500g, embaladas em tecido de algodão produzido pela estilista e designer brasileira, reconhecida por seu trabalho no campo da moda sustentável. O tecido, tingido com corantes naturais como catuaba, urucum e cebola, é proveniente de espécies nativas e de agricultura familiar, agregando sofisticação e significado ao produto. Além disso, a coleção inclui uma elegante caixa de madeira, que reúne barras e squares de chocolate, criando uma experiência completa e exclusiva. Tanto a linha especial Flávia Aranha quanto a caixa de madeira podem ser adquiridas no e-commerce, junto à linha regular de produtos AMMA.

A experiência gastronômica é outro grande atrativo. Os visitantes poderão desfrutar de croissants artesanais, folhados tradicionais, bolos caseiros e cafés especiais, harmonizados com chocolate AMMA, criando a atmosfera perfeita para um momento de pausa e sabor. O menu foi cuidadosamente elaborado para complementar a experiência sensorial, proporcionando um prazer completo para os sentidos.

Além disso, a programação inclui eventos especiais, como workshops sobre cacau e chocolate, e uma vivência lúdica para as crianças, permitindo que explorem o processo de transformação do cacau em chocolate. Também serão realizados jantares degustativos, onde o cacau será explorado de diferentes formas, da entrada à sobremesa, com pratos harmonizados com vinhos selecionados, oferecendo uma experiência gastronômica ainda mais rica.

Curso de Cacau acontecerá todas segundas-feiras, das 14h às 18h, voltado para adultos e profissionais, com as seguintes datas: 17/03, 24/03, 31/03, 07/04 e 14/04. O valor para participação é de R$ 600 reais com capacidade para 10 a 14 pessoas.

Workshop Cacau Kids será realizado toda terça-feira, das 14h às 17h, com datas previstas para 18/03, 25/03, 08/04 e 15/04. O valor é de R$ 400 reais, com capacidade para 10 a 20 crianças.

Os Jantares Cacau ocorrerão toda quarta-feira, às 20h, com datas programadas para 26/03, 02/04, 09/04 e 16/04. O valor por jantar é de R$ 700 reais, com capacidade para 10 a 14 pessoas.

 

Serviço:

Loja AMMA na Vila Madalena

Endereço:  Rua Medeiros de Albuquerque, 325

De 13 de marçø a 27 de abril: quinta a domingo, das 10h às 18h

Telefone e WhatsApp: 11 3819-3998

 

Sobre a AMMA: 

A AMMA é uma marca brasileira de chocolates orgânicos que valoriza a sustentabilidade, a biodiversidade e a origem do cacau. Produzidos a partir de amêndoas cultivadas em sistemas agroflorestais, seus chocolates preservam os sabores autênticos e promovem o desenvolvimento de comunidades produtoras. Com um processo artesanal e ingredientes naturais, a AMMA se destaca pela qualidade, inovação e compromisso com um consumo mais consciente.

ammachocolate.com.br

 

Rádio Mix transmitirá ao vivo os shows de Shawn Mendes e Justin Timberlake diretamente do Lollapalooza 2025

 

A Rede Mix, a maior plataforma de entretenimento do Brasil, anuncia a cobertura  de todos os shows do Lollapalooza 2025, e a transmissão na íntegra dos shows de Shawn Mendes e Justin Timberlake, diretamente do autódromo de Interlagos. Como rádio oficial do  Lollapalooza 2025, a Mix levará aos ouvintes toda a emoção desses grandes espetáculos musicais, reforçando seu compromisso de estar presente nos principais eventos do país.

Os shows da edição de 2025 acontecem entre os dias 28 e 30 de Março. Com essa transmissão especial, a Mix reafirma sua parceria com o Lollapalooza, e como a rádio oficial dos grandes eventos musicais do Brasil.

Além da transmissão ao vivo pela rádio, a Mix também realizará, em todos os dias do festival a partir das 18h, uma live em seu canal oficial no YouTube. A apresentação ficará por conta da dupla Gisa e Caco, e contará com Jorge Ribeiro, que se juntará ao time no sábado.

As lives contarão com a participação de convidados muito especiais, como a cantora Wanessa Camargo, o produtor musical Dudu Marote, conhecido por seu trabalho com grandes nomes da música brasileira, como Skank, Jota Quest e Pato Fu, o jornalista, crítico musical e editor da Billboard Brasil, Sérgio Martins e o ator, cantor e multi-instrumentista André Frateschi. Os convidados participarão ativamente das lives, trazendo análises, opiniões e bastidores exclusivos sobre os destaques do festival.

A cobertura em tempo real nas redes sociais seguirá a tradição, trazendo conteúdos exclusivos, entrevistas e bastidores do evento.

"Estamos extremamente orgulhosos de trazer ao público brasileiro a experiência completa do Lollapalooza 2025. A parceria com um dos maiores festivais de música do mundo reafirma o compromisso da Mix em conectar nossos ouvintes com momentos culturais marcantes. Além da transmissão ao vivo dos shows de Shawn Mendes e Justin Timberlake pelo rádio, nossa cobertura multiplataforma com live no YouTube e conteúdos exclusivos nas redes sociais oferecerá uma imersão completa no festival. Esta é mais uma demonstração de como a Mix está sempre na vanguarda, levando as melhores experiências musicais para milhões de brasileiros, estejam eles onde estiverem", destaca Marcelo Braga, diretor geral da Rede Mix de Rádios.

O Lollapalooza Brasil 2025 na Rede Mix conta com a parceria de grandes marcas como CNA, OLLA, Coca-cola, Hellman's, Club Social, Cielo, Vivo e Bradesco. Para acompanhar os shows, basta sintonizar na Rádio Mix, através do digital ou no dial, a partir das 21 horas nos dias do Festival.

Sobre a Rádio Mix

Há mais de 25 anos no ar, a Rádio Mix pertence ao Grupo Mix de Comunicação, que conta com uma rede de 49 emissoras afiliadas em todo o Brasil, alcançando mais de 700 cidades em 20 estados, com um público potencial de mais de 12 milhões de pessoas. A Mix também é produtora de conteúdo digital, com mais de 20 podcasts originais que cobrem de entretenimento a notícias.

O aplicativo da Mix já ultrapassou 2 milhões de downloads, com 5,6 milhões de reproduções mensais e uma média de 50 mil ouvintes simultâneos entre 8h e 19h. Segundo dados da Triton Digital, a Mix figura entre as líderes no ranking global de aferição de streaming de áudio.

Referência em ativações em grandes shows e festivais como Rock in Rio, Lollapalooza, Primavera Sound e The Town, a Mix realiza ainda projetos exclusivos como o Avião da Mix, a Arena de Verão Mix e o projeto Álbuns Clássicos, oferecendo experiências únicas ao seu público. 

Mais informações: https://radiomixfm.com.br/

Youtube: https://www.youtube.com/radiomixfm

Com mais de 300 anos de tradição, fabricante japonesa Kikkoman participa da sexta edição da Anuga

 


Considerada uma das maiores feiras de alimentos e bebidas das Américas, a sexta edição da Anuga Select Brazil acontece entre os dias 08 e 10 de abril no Distrito Anhembi, em São Paulo. Ao longo dos três dias de evento, os visitantes terão acesso as novidades e as tendências do universo da gastronomia, expandir os negócios, vivenciar experiências gastronômicas exclusivas e muito mais.

Nesta edição, os amantes da culinária poderão conhecer de perto a fabricante japonesa Kikkoman, no stand D570, presente em mais um ano do evento como expositora.

Entre os produtos expostos haverá o shoyu de fermentação natural Kikkoman, produzido no Brasil com quatro principais ingredientes: soja, trigo, água e sal. Este método japonês é chamado “Honjozo”, e proporciona a experiência das características naturais e autênticas do shoyu tais como umami, quinto gosto do paladar humano e que significa saboroso em japonês, além do doce, salgado, amargo e azedo. A cor original do shoyu assemelha-se a de um rubi translúcido sem adição de corantes.

Kikkoman ainda possui um portfólio versátil de molhos, e entre os molhos disponíveis estão o Molho de Laranja, Molho Wasabi, Molho Inglês, Molho de Ostra, Molho de Soja para Sushi e Sashimi, Molho tarê, Molho Sweet chilli e o Molho Barbecue, lançado no ano passado e indicado para preparações de carnes, churrasco e finalização de hambúrgueres.

A marca irá promover degustações com preparações especiais de todos os produtos da Kikkoman, além de aulas de receitas com os embaixadores. Também poderão conhecer e experimentar as linhas de sake Azuma, bebida fermentada à base de arroz que virou estrela em coquetéis inovadores e harmonizações versáteis.

“A Anuga é uma importante vitrine para apresentar os nossos produtos e queremos deixar uma impressão duradoura por meio da experiência nos visitantes do evento, criando uma conexão que vai além do simples consumo de produtos, afirma Raquel Kohler, embaixadora da marca Kikkoman do Brasil.

Serviço

Anuga Select Brazil

Data: 08, 09 e 10 de abril

Horário: 10h às 19h

Onde: Distrito Anhembi

Rua Prof. Milton Rodrigues, s/n - Santana, São Paulo - SP, 02012-021

Para mais informações, acesse o site:

https://anuga-brazil.com.br/

Sobre a Kikkoman do Brasil

Kikkoman é uma empresa japonesa, com mais de 300 anos de tradição. Líder mundial em produção de shoyu, a marca tem um portfólio amplo de produtos para enriquecer as receitas do nosso dia a dia.

Atualmente, são 11 fábricas no total ao redor do mundo, avançando com produtos de alta qualidade. Em 2021, a Kikkoman iniciou a produção do shoyu no Brasil.

Site: https://www.kikkoman.com.br/

26 de março de 2025

Exuberância e cores vivas: o recado que a moda envia para o mundo neste 2025 cheio de conflitos

 


 

 

Ainda que hoje tenhamos bolhas de consumo muito bem definidas na moda, o que as grandes marcas fazem em seus desfiles ainda impactam no desejo coletivo. E essas grandes marcas, por sua vez, tentam adivinhar o que será o futuro do consumo, com base na observação dos movimentos da sociedade. 

Política, economia, redes sociais, artes... tudo entra numa equação bastante complexa, que tenta traduzir em vestuário e acessórios o espírito de um tempo. E, consequentemente, vender. E isso vai se desdobrando, se diluindo e se adaptando, até chegar em todos os consumidores. 

Partindo dessa fórmula, já podemos ter um vislumbre do que será este ano para a moda. 

A primeira grande pista é o declínio do “Quiet Luxury”. Ainda que as marcas de referência mundial estejam apostando em cortes quase monásticos, em tonalidades ultra comerciais como preto, bege e caqui, já se percebe um movimento oposto. Aqui e ali, as marcas já começam a trazer de volta as cores vivas, as modelagens exuberantes e um certo exagero que é o contrassenso do luxo discreto. É um movimento que busca um certo otimismo na moda, justamente num momento de tantas incertezas e conflitos mundiais. Basta ver alguns desfiles para isso ficar claro.  

Outro movimento, que está inserido nesse redirecionamento da moda, é o novo fascínio do mercado jovem pelos anos 2000. Um período em que a moda mostrou o corpo sem pudor, com calças de cintura baixa, inspiração nos esportes e muita inventividade nos cortes.  

As passarelas logo se atentaram para esse fenômeno e tratou de adotar códigos dessa era, corroborando a exuberância e a informalidade dessa época. Prova disso, são os jeans superdimensionados que já encontramos nas ruas e as cinturas que lentamente começam a ser deslocadas. 

 O MERCADO JEANSWEAR NO BRASIL 

Considerando esse cenário de mudança de códigos na moda, o jeans brasileiro já começa a absorver de forma visível essa influência, porém com nosso jeito. O conforto das calças superdimensionadas e as cores vivas voltam a aparecer nas ruas e nas lojas. Ainda que o jeans clássico reto com lavagem escura mantenha seu lugar intocado. 

A palavra de ordem é o conforto, e a versatilidade, uma vez que o mesmo jeans que vai ao trabalho pode ser usado também à noite para a balada. 

As novas tecnologias de lavanderia também propiciam acabamentos sofisticados e elegantes, com a vantagem de menor impacto ambiental. 

 

 *Eduardo Paixão - Gerente de Estilo da Cedro Textil  

Parceria sustentável entre a Damyller e Lepri é premiada

 

A Damyller, referência nacional em jeanswear sustentável, e a Lepri, reconhecida por suas soluções inovadoras em revestimentos ecológicos, reforçam sua parceria na Expo Revestir 2025. A colaboração entre as marcas ganha ainda mais relevância com o recente prêmio Best in Show conquistado pela Lepri na categoria Revestimentos Cimentícios, com a coleção Olaria Índigo – que utiliza resíduos de jeans em sua composição.

 

Esse mesmo revestimento sustentável foi escolhido para compor o projeto da nova loja da Damyller no Shopping Iguatemi Porto Alegre. Assinado pelo escritório Superlimão, o espaço reformulado reafirma o compromisso da marca com a inovação e a responsabilidade ambiental, reaproveitando materiais e explorando soluções ecológicas no design do espaço. Nas paredes dos provadores e bases expositoras, o revestimento Olaria Índigo se destaca, dando um novo propósito ao descarte têxtil. “O conceito da nossa nova loja traduz a essência da Damyller: unir tecnologia, estética e sustentabilidade em um espaço que proporciona uma experiência de compra diferenciada. A parceria com a Lepri fortalece esse compromisso, transformando resíduos da indústria da moda em design inovador”, explica Fernanda Webster, relações públicas da Damyller.

 

Premiada na Expo Revestir, a coleção Olaria Índigo se destaca não apenas pelo apelo estético, mas também pelo impacto ambiental positivo. Desenvolvida com sobras de resíduos denim enviados pela Damyller, ela contribui para minimizar os danos causados pelo descarte têxtil – um problema ecológico significativo no Brasil. O material versátil e de pequenas dimensões (7x7 cm) permite sua aplicação em diferentes superfícies, incluindo paredes curvas e detalhes arquitetônicos. “Nos sentimos muito honrados e felizes pelo fato do Olaria Índigo estar entre os vencedores, sobretudo neste ano em que comemoramos os 100 anos da empresa. A união entre design, sustentabilidade e qualidade de vida está na nossa essência”, afirma Ludmila Lepri, diretora de marketing da empresa.

 

Serviço Damyller - www.damyller.com.br Instagram: @damyller


O Brasil descarta 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano. Um problema muito sério para o meio ambiente, pois além da demora para se decompor (de mais de 20 anos), ainda existe o problema dos produtos químicos que são utilizados. A Lepri buscou inspiração neste problema e criou uma coleção que traz em sua essência este queridinho dos fashionistas para criar a Coleção Olaria Índigo em 2023. O foco na sustentabilidade faz parte da essência da empresa, que desde 2005 apresenta um produto novo que recicla, reutiliza ou que contribui para minimizar o impacto do homem na natureza . E na coleção Olaria Índigo a reutilização de resíduos têxteis contribui para diminuir o impacto deste descarte no planeta .
 

O Olaria Índigo está disponível no formato 7x7. É moderno e atemporal e pode ser usado nas paredes oferecendo um movimento suave e com toque agradável. Em função do pequeno formato das peças, oferece total flexibilidade aos projetos e pode ser aplicado, inclusive, em paredes curvas, em peças de alvenaria ou compondo o projeto, em paredes inteiras ou detalhes.


Sobre a Lepri Revestimentos Naturais e Sensoriais
Nossa essência arraigada na beleza e sustentabilidade

Estas são as palavras que guiam a Lepri, uma empresa centenária que está sempre atenta às mudanças de comportamento e oferece produtos atuais e inovadores. O princípio é respeitar cada pessoa e o meio ambiente, por meio de desenvolvimentos e ações positivas. Esta é a nossa paixão e uma atitude que faz parte do nosso DNA e do processo criativo. Nossos produtos são naturais e ecológicos. A terra oferece a vida. Nós procuramos proporcionar criatividade, movimento e experiência. Procuramos dar um novo significado para os resíduos. Há mais de 20 anos não medimos esforços para redescobrir possibilidades de colocar em nossa produção materiais reciclados, como por exemplo, lâmpadas fluorescentes, vidros, telas de computadores, plásticos que são retirados do mar, tecidos, entre outros. Com isso podemos criar espaços exclusivos que proporcionam bem-estar, aconchego e personalização com respeito ao meio ambiente.

 

Showroom Gabriel – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1064, Jardim Paulistano, São Paulo - SP, tel. (11) 3789-5050 – manobrista no local. D&D Shopping – Avenida das Nações Unidas, 12555, loja 207, piso térreo - Brooklin Novo - São Paulo – SP, tel. (11) 5506-1390 - Site – Facebook – Instagram: @leprioficial – Pinterest – Linkedin