25 de maio de 2023

Do streaming para casa: séries e vídeos que fazem sucesso nas plataformas influenciam consumidores e impulsionam vendas

 Olá, amores!

Do streaming para casa: séries e vídeos que fazem sucesso nas plataformas influenciam consumidores e impulsionam vendas
Divulgação Circana

Os sucessos exibidos em plataformas de streaming têm influenciado as vendas de diferentes produtos e demonstraram relevante impacto nas indústrias de beleza e de brinquedos. Informações da Circana, empresa líder global em tecnologia de dados para análise do comportamento do consumidor, mostram como a grande audiência de algumas das principais séries lançadas nos últimos anos chamou a atenção de importantes marcas e fabricantes.

Os brinquedos lançados em 2022 com a licença do filme Jurassic Park/World, foram os que trouxeram o maior faturamento incremental para o mercado de brinquedos nos EUA. Dados da Circana mostram que as vendas de brinquedos licenciados de Jurassic aumentaram 73%, em relação ao ano anterior. Em 2022 foram transmitidas quase 15 milhões de horas do filme Jurassic World Domínio, na plataforma Amazon, apenas nos Estados Unidos. Logo nos primeiros seis meses, desde seu lançamento, o filme teve quase 9 milhões de visualizações, somente nessa plataforma.

No Brasil, as vendas de brinquedos licenciados de Jurassic superaram os R$ 65 milhões em 2022. Este valor representa um crescimento de 122% em relação ao ano anterior. Das mais de 650 licenças monitoradas pela Circana no Brasil, Jurassic cresceu seis posições no ranking e foi a terceira mais vendida no mercado no ano passado, ficando atrás somente de FIFA e Spider-Man.

Na indústria de beleza a influência se repete. Somente em 2022 a M.A.C., marca da Estée Lauder Companies, fez parceria com duas grandes franquias, Pantera Negra, da Marvel, e Stranger Things, que foi a segunda série mais vista na Netflix nos Estados Unidos, com quase 2 bilhões de visualizações. Segundo dados da Circana, somente a última temporada obteve mais de 800 milhões de visualizações. Outra marca que se uniu com a Netflix para lançar produtos foi a brasileira O Boticário. A companhia trabalhou em edição limitada de skincare, corpo e banho, maquiagem e perfumaria com as temáticas: Stranger Things; Sex Education – que no lançamento da sua última temporada em 2021, teve 300 milhões de visualizações e em 2022 mais de 70 milhões - e La Casa de Papel, que desde abril de 2018, um ano após sua estreia, já foi vista quase 1,5 bilhão de vezes.  Já a influenciadora Kylie Jenner, que já havia lançado uma parceria com Batman (DC Comics) em 2022, lançou para o Natal de 2022 uma coleção com o filme O Mágico de Oz.

Daniel Morimoto, Vice President, General Manager Brazil da Circana, afirma que o monitoramento da companhia indica que uma linha de produtos licenciados chega a vender 40% a mais do que uma linha de edição limitada regular. “Essa relação, muitas vezes, se transforma em parceria para o lançamento de novos produtos”, afirma Daniel.

 

Sobre a Circana

Circana é a empresa líder global em tecnologia de dados para análise do comportamento do consumidor. Por meio de tecnologia incomparável, análises avançadas, dados de diversas indústrias e profunda experiência no setor, fornecemos informações confiáveis e objetivas que ajudam quase 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a tomarem as melhores decisões e alavancarem seus negócios. Temos conhecimento 360º sobre o consumidor, do ponto de venda e da intenção de gasto, para apoiar nossos clientes a irem além dos dados e atuarem com insights precisos, acelerarem a inovação, atenderem à demanda do consumidor e ultrapassarem a sua concorrência. Saiba mais em www.circana.com.

24 de maio de 2023

A sua tireoide está funcionando corretamente?

 Olá, lindezas!

Um cansaço recorrente, inchaço nas pernas, trânsito intestinal lentificado são alguns dos sintomas de que a tireoide pode estar com alguma disfunção, ou funcionando em marcha lenta. Essa glândula endócrina, no formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço, produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam o metabolismo, agindo em órgãos como coração, cérebro, fígado e rins. Também podem interferir no desenvolvimento de crianças e adolescentes, nos ciclos menstruais, no peso, na memória, na concentração, e no controle emocional.

O Dia Internacional da Tireoide é celebrado no dia 25 de maio, com intuito de conscientizar sobre os problemas que podem afetar essa glândula endócrina, como hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças autoimunes (Tireoidite de Hashimoto e Doença de Graves), tireoidites (doenças inflamatórias que afetam essa glândula); hipotireoidismo congênito, diagnosticado pelo Teste do Pezinho; e o câncer de tireoide.  

As disfunções mais comuns são o hipertireoidismo, quando a tireoide libera hormônios em excesso, e o hipotireoidismo, quando a quantidade de hormônio produzida é insuficiente.

Nas últimas décadas, os avanços da medicina permitiram um melhor diagnóstico no que diz respeito às doenças da tireoide, devido à disseminação dos exames de ultrassonografia.  Quando o exame de imagem revela algo suspeito, na ocasião é feita uma punção biópsia aspirativa com agulha fina (PAAF), com a retirada de uma amostra de tecido vivo para análise posterior feita por um médico patologista, para averiguar os nódulos tireoidianos.

O laudo anatomopatológico dessa punção fornece informações importantes para a escolha da terapia adequada, se necessária. Vale ressaltar que cerca de 70% desses nódulos são benignos. A disseminação dos exames de ultrassom e o aumento das solicitações de punções têm proporcionado o diagnóstico de tumores de tireoide cada vez menores. O tumor mais frequente é o carcinoma papilífero da tireoide, que tem um prognóstico muito bom, quando tratado adequadamente.

Apesar da baixa incidência, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima 16.660 casos novos de câncer de tireoide para cada ano do triênio 2023-2025, ou seja, 7,68 por 100 mil habitantes, sendo 2.500 em homens e 14.160 em mulheres. No mundo foram relatados cerca de 590 mil casos novos de câncer de tireoide em 2020, ou seja, 3% de todos os casos de câncer estimados.

Sintomas 

Entre os sintomas que podem estar relacionados ao câncer de tireoide, merecem destaque os nódulos na parte anterior do pescoço que persistem por mais de 20 dias; dor na parte da frente do pescoço que pode alcançar os ouvidos; rouquidão, alterações da voz por longo período; dificuldades de deglutição na ingestão de alimentos sólidos ou líquidos e a sensação de algo preso na garganta; falta de ar; tosse persistente, se não for acompanhada de resfriado ou gripe.

A atenção aos sintomas é muito importante. No que se refere às doenças genéticas, que terá o Simpósio de Síndromes Hereditárias do Câncer no Rio de Janeiro nos dias 16 e 17 de junho, a síndrome de Gardner e polipose familiar aumentam o risco de câncer em vários órgãos, incluindo o de tireoide. Já a síndrome de Cowden, considerada rara, também aumenta o risco de câncer de tireoide.  

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia. E em maio de 2024 acontecerá a sua 34ª edição, em Belém. A SBP também produz a publicação “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.

Dia do Orgulho Nerd | Han Solo e Leia Organa são os personagens de Star Wars favoritos dos adúlteros

 Olá, amores!

No dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, devido tanto a ser o nascimento de Douglas Adams, o criador do Guia do Mochileiro das Galáxias, quanto por ser a data de lançamento de Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 1977. 

Por esse motivo galáctico, a plataforma Ashley Madison realizou uma pesquisa*, que mostra que 63% de seus membros dizem gostar da saga criada por George Lucas e 4% deles se classificam como fãs “extremos”. Além disso, 73% viram pelo menos um dos filmes da franquia espacial e 20% assistiram a todos eles. Mas, fãs ou não, todos os usuários mostraram ter uma paixão cósmica que inspira suas fantasias de Star Wars.

Além disso, no estudo, descobrimos que os personagens que fizeram parte da trilogia clássica, lançada entre 1977 e 1983, são os mais populares. Entre os homens, o favorito é Han Solo, o personagem de Harrison Ford, com 38% escolhendo o contrabandista e capitão da Millenium Falcon. Em segundo lugar está Luke Skywalker, interpretado por Mark Hamill, com 21% e na terceira posição temos um personagem da trilogia prólogo, que foi lançada no final dos anos 90 e começo de 2000, Qui-Gon Jinn, personagem de Liam Neeson, sendo a opção de 10% dos entrevistados. 

Já entre as mulheres, a mais votada também pertence a trilogia clássica, Leia Organa, que foi interpretada por Carrie Fisher aparece em primeiro lugar sendo a escolha de 43% dos respondentes. Em segundo lugar, aparece a personagem de Natalie Portman, Padmé Amidala, com 28% seguida por Rey Skywalker, interpretada por Daisy Ridley com 9%.


*Baseado em uma pesquisa com 2105 membros da Ashley Madison

Da Terrinha ensina a preparar nhoque sem glúten para comemorar o "Dia do Nhoque"

 Olá, amores!

No dia 29 de cada mês é comemorado o Dia do Nhoque da Sorte (ou Nhoque da Fortuna). E, para quem tem intolerância ao glúten não perder a oportunidade de saborear um delicioso nhoque nesta data, a Da Terrinha Alimentos sugere uma receita de nhoque especial, com a Tapioca Da Terrinha, que é naturalmente isenta de glúten, e o delicioso toque do Manjericão desidratado Da Terrinha incorporado à massa.

O glúten é uma proteína presente em alguns cereais, como farinha de trigo e cevada. Em pessoas com intolerância ao nutriente ou doença celíaca, esta proteína causa graves problemas digestivos. Mas o nutriente não está presente em raízes como a mandioca. Como é produzida a partir da mandioca in natura e não tem a adição de conservantes ou qualquer outro ingrediente, a Tapioca Da Terrinha é totalmente livre de glúten.

O costume de comer nhoque todo dia 29 do mês nasceu da lenda de São Pantaleão. Peregrino e aparentemente pobre, ele teria sido acolhido na casa de uma família, que o convidou para jantar. Como havia poucos nhoques, o dono da casa serviu apenas sete em cada prato, dividindo igualmente entre todos. São Pantaleão foi embora satisfeito e deixou moedas sob os pratos para que a família pudesse comprar grande quantidade de alimentos.

E é por isso que, todo dia 29, muita gente degusta, no jantar, um nhoque delicioso com moedas sob o prato, para dar sorte. Não é porque você não pode comer alimentos com Glúten que vai perder a tradição, certo?

Nhoque sem glúten com manjericão Da Terrinha

 Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de goma de tapioca hidratada Da Terrinha
  • 2 xícaras de chá de batata doce ou inglesa cozida e amassada
  • 1 colher de sobremesa de manjericão desidratado Da Terrinha
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

  1. Misture a tapioca, a batata doce, o azeite, o sal e o manjericão até obter uma massa homogênea;
  2. Molde o nhoque em bolas com cerca de 3 cm de diâmetro;
  3. Em água, ferva as bolas de nhoque em pequenas quantidades, até que subam para a superfície.
  4. Grelhe levemente os nhoques na manteiga, arrume nos pratos e cubra com molho bem quente de tomate pelado em cubos (napolitano) ou tradicional (sugo). Sirva em seguida.

 Sobre a Da Terrinha Alimentos

A Da Terrinha® Alimentos foi fundada em 2008, inicialmente como uma empresa de representações. Logo os empreendedores compreenderam o potencial da tapioca, categoria de produtos que começava a surgir nos lares brasileiros em função da tendência da saudabilidade.

Em 2011 nasceu o Grupo Da Terrinha®, que tem como carro-chefe a goma de tapioca, mas conta em seu portfólio com mais de 170 produtos alimentícios, entre farofas, especiarias, grãos e temperos. Está presente em todas as regiões do país e, também, exporta seus produtos. Visite o site e saiba mais: https://www.daterrinhaalimentos.com/

Dia do Hambúrguer: confira 4 receitas práticas e saborosas

 Olá, amores!

No próximo dia 28 de maio é celebrado o dia do lanche mais queridinho não só do Brasil, mas do mundo todo: o hambúrguer. A combinação de pão, carne e as inúmeras possibilidades de complementos tornam a experiência gastronômica deliciosa. Com origem na cidade de Hamburgo, na Alemanha, o prato segue sendo um dos mais consumidos globalmente e, pensando na versatilidade do alimento, o time de especialistas em alimentação da Ajinomoto do Brasil separou algumas maneiras diferentes de prepará-lo.

Para começar, separamos a receita “Hambúrguer Vegetariano” que amplia a opção de consumo não só para o público ovolactovegetariano (que exclui apenas as carnes da alimentação), mas flexitariano também, ou seja, aqueles que querem diminuir o consumo de carne no dia a dia. Preparada com TERRANO® Veggie Burger sabor Carne, produto fonte de proteínas 100% vegetais, fibras e zero colesterol, a nossa indicação ganha um sabor especial, além de ser de fácil preparo, por já ser deliciosamente temperado. Além disso, o prato apresenta uma explosão de sabor com maionese verde feita com Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®.

Para quem gosta de um sabor agridoce, a combinação do “Hambúrguer com Relish de pimentão” é a escolha certa. A receita conta com o toque especial do Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® AJI-NO-MOTO®, proporcionando o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde.

Se você prefere algo mais básico, o “Hambúrguer” tradicional é a melhor pedida. Ele é feito a partir de dois cortes bovinos: patinho e fraldinha. São cortes que, quando combinados, proporcionam sabor especial e um teor de gordura equilibrado para o hambúrguer. E, para deixá-lo ainda mais gostoso, o prato é temperado com AJI-SAL®, que é mais do que um sal, promovendo o gosto umami às preparações.

Por fim, o “Hambúrguer com Pasta de Abacate” é uma opção diferente e deliciosa que leva folhas de rúcula e tomate nos ingredientes, preparado com SAZÓN® Tempera & Dá Liga Sabor Tradicional que, além de deixar muito saborosa, também dá liga à carne, entregando praticidade e conveniência no preparo.

Você encontra essas e outras receitas, preparadas pelo time de especialistas em alimentação da Ajinomoto do Brasil, no portal Sabores Ajinomoto

HAMBÚRGUER VEGETARIANO - Sabores Ajinomoto 

Tempo de Preparo: 35 minutos 

Rendimento: 5 porções

Elaboração: Sabores Ajinomoto

Ingredientes:

 Maionese verde

  • 4 colheres (sopa) de leite
  • meia colher (sopa) de vinagre de maçã
  • meia xícara (chá) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO® (100 ml)
  • 3 colheres (sopa) de folhas de salsa
  • 1 pitada de sal

Hambúrguer

  • 1 embalagem de TERRANO® Veggie Burger sabor Carne
  • 1 e meia xícara (chá) de água gelada (300 ml)
  • 1 colher (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®
  • 5 fatias de muçarela
  • 5 pães de hambúrguer, cortados ao meio
  • 5 folhas de alface crespa
  • 1 tomate grande, em rodelas finas

Modo de preparo:

  1. Faça a maionese verde: no copo do liquidificador, coloque o leite e o vinagre, e bata em velocidade média por 30 segundos. Abra a tampa e junte aos poucos e em fio, sem parar de bater, o Azeite TERRANO®, por 2 minutos, ou até acabar o Azeite TERRANO®. Acrescente a salsa e o sal, e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo e verde. Cubra e reserve na geladeira até o momento de servir.
  2. Prepare o hambúrguer: em uma tigela média, coloque o TERRANO® Veggie Burger e a água gelada, e misture até obter uma massa homogênea com textura adequada para moldar. Divida em 5 porções e modele hambúrgueres.
  3. Em uma frigideira grande, coloque 1 fio do Azeite TERRANO® e leve ao fogo alto para aquecer. Frite os hambúrgueres aos poucos, por 2 minutos, ou até dourar. Vire, cubra cada hambúrguer com 1 fatia de muçarela, tampe e deixe por mais 2 minutos, ou até a muçarela derreter, repondo o Azeite TERRANO® quando necessário. Retire do fogo e reserve aquecido.
  4. Na mesma frigideira, passe um papel-toalha para retirar os resíduos, unte-a com o Azeite TERRANO® restante e volte para o fogo alto. Disponha os pães com a parte cortada voltada para baixo, e deixe por 30 segundos, ou até tostar levemente.
  5. Montagem: em cada metade do pão, espalhe a maionese verde e, na base do pão, disponha 1 hambúrguer com o queijo derretido, parte da alface e do tomate. Cubra com a outra metade do pão e sirva em seguida.

Dicas: 

  1. Se preferir preparar apenas 1 porção do hambúrguer, utilize meia xícara (chá) do TERRANO® Veggie Burger (32 g) e 4 colheres (sopa) de água gelada (60 ml).
  2. Experimente também TERRANO® Veggie Burger sabor Frango e TERRANO® Veggie Burger sabor Original.
  3. Se preferir, substitua o Azeite TERRANO® por óleo no preparo da maionese verde.

HAMBÚRGUER COM RELISH DE PIMENTÃO E SÓDIO REDUZIDO - Sabores Ajinomoto   

Tempo de Preparo: 30 minutos

Rendimento: 6 porções

Elaboração: Sabores Ajinomoto

 

Ingredientes:

Relish de pimentão

  • 2 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®
  • 2 pimentões vermelhos médios, cortados em tiras finas
  • meia colher (chá) de sal
  • meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®
  • 1 pimenta dedo-de-moça pequena, sem sementes, picadinha
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã
  • 1 colher (chá) de açúcar

Hambúrguer

    • 400 g de fraldinha bovina moída
    • 200 g de miolo de acém bovino limpo e moído
    • meia colher (chá) de sal

 

  • meia colher (chá) de AJI-NO-MOTO®

 

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 6 pães de hambúrguer cortados ao meio
  • 12 folhas de alface americana, rasgadas

Modo de preparo:

  1. Faça o relish: em uma panela média, coloque a Azeite TERRANO® e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o pimentão e refogue por 2 minutos, ou até que fique “al dente”. Adicione o sal, o AJI-NO-MOTO®, a pimenta, o vinagre e o açúcar, misture e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por 3 minutos, ou até o líquido secar. Retire do fogo e reserve para esfriar.
  2. Prepare o hambúrguer: em uma tigela média, coloque as carnes moídas, o sal, e o AJI-NO-MOTO®, e misture. Divida em 6 porções e modele cada uma delas no formato de hambúrguer com 9 centímetros de diâmetro.
  3. Em uma frigideira grande, coloque metade do óleo e leve ao fogo alto para aquecer.
  4. Junte os hambúrgueres, aos poucos e frite por 10 minutos, virando na metade do tempo e reponha com o óleo restante quando necessário. Retire-os da frigideira e ainda quente, faça a montagem. Retire da frigideira e reserve aquecido.
  5. Montagem: disponha os hambúrgueres grelhados nas bases dos pães, distribua o relish e a alface, cubra com a outra metade do pão e sirva em seguida

Dica:

Relish é um tipo de picles de sabor mais delicado servido como acompanhamento de carnes e aves.

HAMBÚRGUER - Sabores Ajinomoto 

Tempo de Preparo: 20 minutos 

Rendimento: 4 porções

Elaboração: Sabores Ajinomoto

Ingredientes:

  • 250 g de patinho bovino moído
  • 250 g de fraldinha bovina moída com a própria gordura
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 colher (chá) de AJI-SAL® 
  • 1 pitada de pimenta-do-reino
  • 4 fatias de muçarela (80 g)
  • 4 pães de hambúrguer cortados ao meio, no sentido horizontal
  • 4 folhas pequenas de alface
  • 1 tomate médio, cortado em rodelas finas

 

Modo de preparo:

  1. Em uma tigela média, coloque as carnes e misture. Divida em 4 porções e, retire o ar, passando de uma mão para outra, modele cada uma delas no formato de hambúrguer.
  2. Em uma frigideira grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte os hambúrgueres, salpique metade do AJI-SAL® e a pimenta-do-reino, e frite por 4 minutos, ou até dourar. Vire, distribua o AJI-SAL® restante e as fatias de queijo, tampe e deixe por mais 4 minutos, ou até o queijo derreter. Retire da frigideira e reserve aquecido.
  3. Passe um papel-toalha na mesma frigideira e volte para o fogo alto. Disponha os pães com a parte cortada voltada para baixo, e deixe por 1 minuto, ou até tostar levemente.
  4. Montagem: disponha a base do pão, em uma superfície lisa, coloque a alface, o hambúrguer com o queijo derretido e o tomate. Cubra com a outra metade do pão e sirva em seguida.

HAMBÚRGUER COM PASTA DE ABACATE  - Sabores Ajinomoto 

Tempo de Preparo: 30 minutos 

Rendimento: 5 porções

Elaboração: Sabores Ajinomoto

Ingredientes:

Pasta de abacate 

  • polpa de 2 avocados médios maduros (220 g)
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 2 pitadas de pimenta-do-reino preta

Hambúrguer 

    • 500 g de patinho bovino moído

 

  • 1 embalagem de SAZÓN® Tempera & Dá Liga Sabor Tradicional

 

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 5 pães de hambúrguer tipo brioche australiano, cortados ao meio no sentido horizontal
  • 1 tomate grande cortado em rodelas finas
  • folhas de meio maço de rúcula 

Modo de preparo:

  1. Faça a pasta de abacate: em uma tigela média, coloque o avocado e amasse, com o auxílio de um garfo. Junte o suco de limão e a pimenta-do-reino, e misture. Cubra com filme-plástico e leve para a geladeira, até o momento de servir.
  2. Prepare o hambúrguer: em uma tigela média, coloque a carne moída e o SAZÓN® Tempera & Dá Liga, e misture. Molde 5 hambúrgueres de 12 cm de diâmetro. Em uma frigideira média grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte os hambúrgueres e grelhe-os, aos poucos, por 8 minutos, virando na metade do tempo. Retire do fogo.
  3. Montagem: disponha todas as bases dos pães em uma superfície lisa, espalhe metade da pasta de abacate, os hambúrgueres, as rodelas de tomate, a pasta de abacate restante, as folhas de rúcula e feche com a outra metade dos pães. Sirva em seguida.

Dica:

  1. Se preferir, substitua o pão de hambúrguer australiano, pela mesma quantidade de pão de hambúrguer tradicional, com gergelim. 2. Para que após montado o hambúrguer fique mais firme e não desmonte durante o consumo, toste os pães. Para isso, em uma frigideira grande, coloque a parte interna dos pães já cortados e leve ao fogo alto, para grelhar por 1 minuto, ou até ficar levemente tostada.

Sobre a Ajinomoto do Brasil 

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

MMV aposta em vinhos exclusivos e inusitados e projeta crescimento estratégico em 2023

 Olá, lindezas!

Desde o seu início, a MMV Importadora teve como premissa um objetivo: “garimpar” e descobrir vinícolas ao redor do globo que ofereçam produtos exclusivos, inusitados e, claro, com muita qualidade a preços acessíveis.

Assim, desde 2005, quando a empresa foi fundada por Francisco Madalosso e Gustavo Martins, após visita à vinícola Cinco Sentidos na Argentina, que chamou muito a atenção dos dois apaixonados por vinhos dada a preciosidade dos rótulos apreciados na vinícola, a MMV tem buscado parcerias em diversos locais diferentes, como Chile, Itália, Portugal, além do próprio Brasil, pois sempre entendeu que havia um mercado interessante para ser explorado em solo nacional, especialmente como fornecedora para bares, restaurantes, supermercados e lojas especializadas.

Ao longo desse tempo, a empresa trouxe ao mercado nacional vinhos muito interessantes, de muitas vinícolas que prezam por produções em menores escalas, porém com processos voltados à sustentabilidade e em busca de produtos mais orgânicos, com menos interferências de produtos industrializados.

Após uma grande reformulação de rumos em 2018, com Gustavo Martins atuando como sócio único da importadora, que atualmente tem mais de 100 rótulos diferentes e 10 vinícolas parceiras, a MMV tem procurado também entender como o mercado flutua e quais são os rumos que ele tem tomado, seja em termos de tendência, seja também na questão de acessibilidade, nunca, é claro, deixando as premissas da empresa.

“Crescemos 23% em 2022, o que estava dentro de uma média esperada, e projetamos saltos maiores para 2023, com a meta de 30% no aumento de faturamento, pois entendemos que temos força para isso”, explica Jonas Martins, gerente comercial da MMV. Ele foi um dos responsáveis pela reestruturação da MMV e, para isso, se apoia em alguns pilares que considera estratégicos para os negócios.

Jonas Martins, gerente comercial da MMV

Um deles é a busca pelo aumento de portfólio, tanto em termos de novos rótulos, como também de novas parcerias com vinícolas de lugares diferentes. Na busca, um ponto chama muito atenção quanto ao modus operandi da MMV. A importadora tem como premissa sempre explorar vinícolas de menor porte, muitas vezes de tradição familiar, com produções mais exclusivas e orientadas para uma sustentabilidade maior em relação ao meio ambiente, além de preços que sejam justos, de acordo com a qualidade do produto.

Para 2023, pretende firmar parceria com mais um produtor chileno, a empresa tem buscado produtos da Espanha, Portugal, da África do Sul e da França, atendendo aos requisitos listados acima.

“Tem uma vinícola portuguesa da região de Setúbal, chamada Adega de Palmela, com a qual iniciaremos a parceria perto do final de abril, com uma linha chamada Pedras Negras, que vai poder oferecer ao mercado um preço muito atrativo para um vinho português.”

O rótulo tem previsão de chegar ao consumidor final a um preço em torno de 30 a 40 reais. Isso também faz parte de uma nova estratégia adotada este ano pela a MMV: buscar novos públicos.

Com o Pedras Negras, a empresa abre as portas não apenas para explorar novos mercados, como distribuidoras de bebidas e lojas de conveniências, para quem busca uma opção mais barata e de mais fácil acesso, já que wine bares e lojas especializadas muitas vezes assustam alguns consumidores pelo requinte.

Outro desafio para a MMV em 2023 é gerenciar o estoque. Processos de exportação nem sempre são simples, pois envolvem uma série de burocracias, desde a saída do produto da vinícola até a chegada ao cliente da importadora. Por essa razão, a empresa quer processar toda a informação extraída no último ano e garantir que os estoques estarão sempre abastecidos.

“Existem vinhos da moda, demandas de mercado que começam a aparecer e virar tendência, seja por conta de um programa de TV, por conta de filme, redes sociais e influenciadores digitais, e se a gente não se atentar a isso, pode perder importantes fatias de mercado”, finaliza Jonas Martins.

Especialista dá dicas de como fugir dos clichês e montar uma adega especial em casa

 Olá, amores!

Sonho de muitas pessoas, ter uma adega de vinhos em casa pode parecer algo muito chique e requintado, porém é preciso cuidado na hora de começar a comprar rótulos e fugir de alguns modismos que efetivamente não têm nada a ver com o mundo dos vinhos.

Por isso, é preciso estar atento a alguns pontos muito importantes na hora de começar a montar a sua adega em casa, e caso você seja um iniciante no mundo dos vinhos, contar sempre com pesquisa e ajuda de profissionais para não gastar um dinheirão em rótulos que demandam mais conhecimento e jornada nesse caminho.

Jonas Martins, professor de enologia e gerente da MMV

“O primeiro ponto é escolher bem o local onde os vinhos serão armazenados, pois essa bebida é muito suscetível ao ambiente externo”, explica Jonas Martins, professor de enologia e gerente da MMV Importadora de Vinhos.

Escolha um local adequado

Jonas até brinca dizendo que, na sua casa, os vinhos ficam guardados no guarda-roupa, pois, segundo ele, esse é um ambiente muito favorável. Isso porque existem três fatores que afetam diretamente o vinho: temperatura, luz e vibração.

Por isso, colocar a sua adega na cozinha é um problema, por conta de ser um local onde existe grande variação de temperatura, ou mesmo por juntar gordura na garrafa, prejudicando a saúde do vinho. Por isso é melhor sempre manter uma temperatura constante e fresca.

Outro local inadequado e que é a escolha de muitas pessoas, é colocar os vinhos embaixo da escada. Por ser um local de movimentação, o vinho acaba vibrando e tem as suas características alteradas, mesmo sendo um local fresco. Evite deixar as garrafas em contato com a luz. Se for usar algum tipo de iluminação na adega, use luzes frias, como LED, para evitar também a amplitude térmica.

Quais vinhos comprar no começo?

Vinho e identidade nacional sempre fazem um par indissolúvel. Para começo de conversa, é legal ter os clássicos de cada país, até mesmo para o consumidor entender quais são as suas preferências.

“É legal ter alguns vinhos ícones, referências dos países”, diz Martins. O Chile, por exemplo, tem na Cabernet Sauvignon a uva mais plantada, mas a uva ícone é a Carménère. Para vinhos brancos da Argentina, por exemplo, são os Torrontés, do Norte; e claro, não pode faltar um Malbec do país “hermano” também. Ainda: Tannat do Uruguai e Tinto do Alentejo de Portugal. Todos vinhos de fácil acesso.

Como exemplo de vinhos que são encontrados na MMV e estão nessas categorias: o Varela Zarranz Roble Tannat, do Uruguai; o Fortunatus Carménère, chileno; o Cinco Sentidos Torrontés, branco argentino; o Cinco Sentidos Malbec. Para quem quer investir um pouco mais, Pinotage da África do Sul, um Riesling da Alemanha ou um Pinot Noir da Borgonha também agregam nacionalidade e variedade à sua adega.

Conte com a ajuda profissional

Vá em lojas, mercados ou distribuidoras que tenham um sommelier. Depois de decidir qual tipo de vinho você quer, é importantíssimo contar com a ajuda do profissional para entender o que você está levando para casa.

“Se você quer comprar um Pinotage da África do Sul, vá numa loja que tem uma variedade bacana, fala que você deseja comprar um Pinotage e prove. O sommelier vai ajudar você a entender o que lhe agradou e o que não gostou, e assim levar a garrafa certa para casa”.

Cuidado com a internet, que pode trazer propagandas enganosas. Se existe um rótulo em promoção, de 100 reais por 30, acredite, esse rótulo nunca custou mais do que 25 reais. Por isso o profissional vai te ajudar a esclarecer dúvidas e não trocar gato por lebre.

Dica de ouro

Uma dica especial de Jonas Martins é não ter várias garrafas de um mesmo rótulo. Variabilidade é um dos segredos para uma boa adega. Mesmo que você adore muito um vinho, compre uma garrafa dele e as outras cinco garrafas diferentes.

Por exemplo, se você gostou do Felitche Pinot Noir, prove outros Pinot Noir e outras uvas também. Só o Felitche tem nove uvas diferentes, e cada rótulo pode trazer uma nova experiência. Esteja sempre variando, comprando uvas diferentes, de várias vinícolas, de países diversos.

“Imagine que legal a oportunidade de receber alguém em casa e tomar três garrafas de vinho diferentes, para ir dividindo a experiência com as pessoas, colhendo opiniões. Não dá para perder tempo repetindo sempre as mesmas marcas e as mesmas uvas”, ressalta Martins.

Consumo de vinho no Brasil diminui, mas CEO aponta como movimentação esperada de mercado

 Olá, amores!

CEO da RAR, Sergio Martins Barbosa

O consumo de vinhos no Brasil diminuiu em 2023. Segundo dados da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) o consumo per capita de vinho no Brasil é cerca de dois litros por ano, valor abaixo dos últimos anos quando atingiu a marca de 2,8 litros por ano, em 2020. O CEO da RAR, Sergio Barbosa, também destaca que 2022 marcou uma queda na importação do produto, mas que está dentro de uma normalidade. “Tivemos uma queda de 4% na importação de vinhos no último ano. Mas é preciso entender que a relação do brasileiro com esta bebida mudou e tivemos um crescimento muito grande durante os anos de pandemia, é normal a retração no mercado em função das grandes altas recentes”, explicou. 

O CEO da RAR afirma que a mudança no perfil do consumidor de vinhos também está atrelada a diminuição do consumo. Segundo dados da Product Audit, os vinhos com preços mais acessíveis tiveram um aumento na procura comparado aos rótulos premium e atualmente ocupam 85% do market share neste segmento. “O valor de mercado de importação de vinhos acessíveis é quase 8 bi. Esse movimento também abre caminho para vinhos nacionais que possuem um custo benefício excelente ocuparem essa posição”, expôs Sergio Barbosa. 

Na RAR, a distribuição dos rótulos produzidos nos Campos de Cima da Serra, em Vacaria, no Rio Grande do Sul, tiveram desempenho melhor em 2022, quando comparado ao ano anterior. No último ano foram mais de 128 mil rótulos vendidos, registrando um aumento de 10%, tendo como destaque o RAR Avvento Moscatel, um espumante com custo médio.

RAR

A RAR foi idealizada por Raul Anselmo Randon na década de 1970, com origem na fruticultura, especialmente o cultivo e a exportação de maçã. Atualmente é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil. Já em 1990 a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, com a marca Gran Formaggio. O portfólio possui uma linha de importados composta por queijos e acetos italianos, charcutaria italiana e espanhola, além de azeites de oliva chilenos. A parte de derivados é constituída por creme de leite pasteurizado, manteiga e queijo parmesão. 

A empresa, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 31 vinhos e espumantes, sendo 18 rótulos de produção Nacional e 13 rótulos importados da Itália e da Argentina, fruto da parceria com a vinícola MASI. A RAR também produz azeite de oliva extra virgem de alta qualidade e vinagre orgânico de maçã. Esses e outros produtos com a qualidade RAR podem ser encontrados na loja virtual www.spacciorar.com.br