20 de março de 2023

O Boticário aposta na Inteligência Artificial para comunicar nova campanha

 Olá, amores!

Um dos maiores sucessos de público da perfumaria do BoticárioMalbec X está de volta. Na campanha, a marca conta aos consumidores mais detalhes do Fator X (ingrediente exclusivo, que aumenta o poder da atração) dessa fragrância, que é a mais sensual da linha Malbec, e aumenta a temperatura com o casal Paolla Oliveira e Diogo Nogueira em cenas picantes. Além disso, a novidade desperta o desejo com conteúdos direcionados para seu público no TikTok e Twitter, além de abusar de inovações com inteligência artificial generativa e uma ação inédita para os usuários do Twitter.

O relançamento, que chegou com tudo, traz o conceito de que “a chama não apagou” com um dos casais mais carismáticos do Brasil: Paolla Oliveira e Diogo Nogueira, conhecidos por sua super-química - elemento explorado em Malbec X. Eles protagonizam um roteiro assinado pela AlmapBBDO em um curta onde o cantor aparece se arrumando e usando a fragrância. No momento em que Diogo borrifa a fragrância, uma chama se acende. Por fim, as celebridades esquentam o clima até tirarem as roupas um do outro enquanto o pavio segue aceso até atingir o clímax. Assista aqui.

Entendendo formas de oferecer conteúdo para os diferentes grupos de consumidores, o Boticário aplicou o formato mais comentado do momento: a Inteligência Artificial Generativa, que sugere respostas e informações com dedução a partir de interações com os usuários. “Nós queremos conversar com os nossos consumidores de forma cada vez mais próxima, garantindo que aquele conteúdo é relevante para ele. Foi assim que entendemos que Malbec X conversava com cinco clusters muito interessantes: tímidos, envergonhados, ativos, exploradores e fetichistas.  A partir desse aprofundamento, aplicamos essa tecnologia, que permitiu que outras opções de mensagens fossem desdobradas em mais de 250 possibilidades – garantindo uma comunicação mais bem direcionada para diferentes audiências”, explica Marcela de Masi, Diretora de Branding e Comunicação do Boticário. “Isso porque, em 2022, quando lançamos o item pela primeira vez, observamos que peças ativadas em grupos direcionados tinham um engajamento superior em até duas vezes”, complementa a executiva. O projeto, que incluiu um pré-trabalho de “educação” da ferramenta sobre o que é o produto, usando exemplos de frases para a plataforma se inspirar nos guidelines da marca, foi realizado em parceria com os times de mídia, planejamento e criação da AlmapBBDO.

Para os adeptos das redes sociais, o Boticário segue na conversa com conteúdos exclusivos e relevantes: no TikTok, criadores provocam suas audiências sobre o que é o Fator X, que desperta o desejo e esquenta o clima a dois, enquanto no Instagram, a marca reativou a ferramenta Close Friends, onde fornece conteúdos exclusivos sobre o produto. A campanha, que conta com a participação da W3haus, também estreia o formato hashfetti no Twitter e, no dia 20 de março, todos os usuários que clicarem na hashtag #AChamaNaoApagou receberão uma reação da plataforma com o emoji de chamas, aquecendo a temperatura na plataforma.

A estratégia de divulgação foi construída com o objetivo de gerar conversa de qualidade com o público-alvo e despertar desejo pelo item. Ao longo das próximas semanas, o Boticário vai revelar celebridades em cliques inéditos, sob as lentes do fotógrafo Wendy Andrade para a GQ, com o “filtro do Fator X”, mostrando que o jogo da sedução é sobre confiança.

Ficha Técnica

TÍTULO: PAVIO A

PRODUTO: MALBEC

ANUNCIANTE: BOTICÁRIO PRODUTOS DE BELEZA LTDA

AGÊNCIA: ALMAP/BBDO PUBLICIDADE E COMUNICAÇÕES LTDA.

TIPO: COMUM

SEGMENTO DE MERCADO: TODOS OS SEGMENTOS DE MERCADO

CRT Nº:

PRODUTORA: STINK SP PRODUÇÃO DE FILMES LTDA

CNPJ: 17.704.380/0001-48

ANO DE PRODUÇÃO: 2022

DURAÇÃO: 30”

DIREÇÃO: DOUGLAS RATZLAFF BERNARDT E LARISSA ZAIDAN DE OLIVEIRA FREITAS

DATA DE REGISTRO: 01/03/2023

PRODUTORA DE ÁUDIO: CABARET

CLOSED CAPTION: SIM

TECLA SAP: SIM

***

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    

Fontes:    

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.

**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

 

www.oboticario.com.br

Instagram | YouTube | Facebook | Twitter

17 de março de 2023

Bases que resistem e valem o investimento!

 Olá, amores!

Encontrar a base perfeita para o seu tipo de pele e rotina nem sempre é uma missão fácil, afinal, são diversos acabamentos, texturas e efeitos disponíveis no mercado. Pensando nisso, Avon e Natura apresentam bases certeiras que fazem seu investimento valer a pena entregando resultados visíveis, além de proporcionar uma maquiagem de qualidade única e que faz você arrasar em qualquer ocasião. Confira abaixo as sugestões e escolha a sua favorita: 

Avon Power Stay Base Líquida (R$ 55,90)  

Para quem tem o dia corrido e procura alta performance a preço acessível, pode apostar na Base Líquida Avon Power Stay (R$ 55,90) que resiste 24 horas a color, suor e água. Ela é indicada para todos os tipos de pele, tem acabamento matte com cobertura média a alta, o que facilita na hora de aplicar e espalhar o produto, permitindo a construção de camadas com aspecto leve e natural. Livre de óleos em sua composição, ela não obstrui os poros e conta com a tecnologia ComforLast que sela os pigmentos, fazendo com que a cor se mantenha o dia todo, sem desbotar, borrar ou transferir. Disponível em 21 cores, é fácil encontrar o tom que melhor combina com a sua pele. 

Base Sérum Nude Me UNA – 30ml (R$139,90) 

Sabe aquele “filtro Paris” que ficou famoso nas redes sociais? É possível conquistá-lo com a  Base Sérum Nude Me Natura (R$ 139,90), que atua como uma segunda pele e deixa um viço que dispensa qualquer efeito para dar um glow natural na make. Com 24h de duração, contém fórmula tecnológica e ingredientes da ciência dermatológica que deixam a pele respirar naturalmente com o Complexo Oxygen. O item conta também com ativos da biodiversidade brasileira, como o extrato de chá verde, que recupera a energia celular, deixando a pele com aparência descansada e o babaçu, que ajuda a controlar imediatamente o brilho da pele. Além disso, sua textura ultraleve com cobertura customizável e com tecnologia de pigmentos, protege a pele dos danos causados pela luz azul. Ela é ideal para todos os tipos de pele, exceto acneica. 

Com essas opções, além de garantir resultados comprovados para uma maquiagem que dura e valoriza a sua beleza, você aproveita todos os benefícios para a sua pele. 

Sobre a Avon: Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Desde 1958 no Brasil, concentra no país sua maior operação, com mais de um milhão de Representantes da Beleza Avon. Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pela autonomia das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras, com o objetivo de fortalecer as economias e impactar positivamente a sociedade. Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas também oferecem diversos itens para Moda & Casa. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br.  

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Sobre a Natura: Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite https://www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedInFacebook e Instagram.  

ANO NOVO ASTROLÓGICO: "Áries traz essa energia de ação, movimento e início estimulando um (re) começo", explica a astróloga Paula Arruda

 Olá, amores!

Paula Arruda, astrólogaMilena Filócomo

De acordo com a astróloga, Paula Arruda o ano novo começa com a entrada do sol em Áries, o primeiro signo do zodíaco. Esse ano isso vai acontecer dia 20 de Março às 18h24 horário de Brasília.

Áries traz essa energia de ação, movimento e início estimulando um (re) começo. Realmente a entrada do sol em Áries traz uma renovação de energia e a prontidão para dar um ótimo pontapé inicial. Lembrando que uma das principais características arianas é a coragem. Chega de esperar ou paralisar devido ao medo. Hora de enfrentar seus demônios e seguir em frente!

Esse ano será muito especial porque temos movimentos muito importantes que trarão mudanças significativas nos próximos anos. Saturno, o senhor do Tempo, após sua passagem por Aquário (por volta de 2 anos e meio) entrou em Peixes dia 7 de Março e fica por aí até por volta dos próximos 2 anos e meio.

Essa passagem de Saturno em Peixes trará mais compreensão sobre a nossa espiritualidade. Voltar o olhar para dentro deve ficar muito em evidência. Retiros, meditações, rituais que busquem maior conexão com a alma e a paz interior tendem a se destacar bastante. Momento de compreender a importância de pausar, desacelerar e agradecer.

Cuidados com a saúde mental deve ser pauta constante como oportunidade de alerta, prevenção de doenças e stress e mudança de estilo de vida.

Maior conexão com a espiritualidade e com a doação também será importante. Devemos ganhar consciência sobre o real significado de doação e quanto isso é importante para cada um de nós. Lembrando que doação não significa apenas doar algo material. Podemos doar nosso tempo, nossa energia, algum conteúdo etc.

A relação com a empatia também deve ficar mais forte. Podemos nos perguntar se é preciso fazer mais o exercício de compreender uma dor diferente da nossa. De respeitar um posicionamento contrário ao nosso.

Saturno em Peixes também traz a chance de olhar para a criação de mitos, salvadores e gurus. Aqui, Saturno pode fazer o papel de “desmascarar” essas figuras mostrando que não se brinca com a fé nem com a busca angustiante por uma cura. Momento incrível para se questionar se participa de alguma atividade que busca causar uma “cegueira” ou fanatismo.

Esse período também deve trazer mais a questão da importância do combate às fake news criando mecanismos para impedir que elas se espalhem como infelizmente vem acontecendo.

Hora de amadurecer e bancar suas emoções. Uma maturidade emocional pode trazer muito crescimento e capacidade de fazer escolhas com mais sabedoria.

Saturno em Peixes pode deixar mais evidente o medo de amar. De se envolver. De se entregar mas também traz a chance de escolher se quer vibrar nesse medo ou se permitir vibrar no amor que existe dentro de você.

Outro movimento muito importante desse ano é a entrada de Plutão em Aquário. Após ele ficar por volta de 14 anos e pouco em Capricórnio, ele entra em Aquário dia 23 de Março e fica aí até 11 de Junho quando chega a retornar para Capricórnio no seu movimento retrógrado. A partir de 20 de Janeiro de 2024 ele entra de vez em Aquário permanecendo aí até 2043!! Plutão é um planeta geracional lento que fala sobre mudanças, transformação, ciclos, morte, renascimento, poder interno. Em Aquário vai trazer ainda mais forte a relação com o mundo digital, com a tecnologia e as redes sociais. Metaverso, realidade virtual, robôs, inteligência artificial, chat GPT são alguns exemplos que devem avançar ainda mais. Além disso, avanço na área da saúde, vacinas, descobertas e inovações também deve acontecer.

Plutão em Aquário vai mostrar a força do povo unido. Manifestações e reivindicações por melhores condições de vida, justiça, igualdade devem acontecer.

Grande momento de uma mudança de consciência e de uma revolução. Deve haver maior cooperação coletiva. Mais necessidade de fazer algo pela humanidade e pelo planeta. Época onde o pensamento e a razão devem ser ainda mais valorizados.

Necessidade de sair de padrões que não funcionam mais e se conectar com os tempos atuais sem medo. Não dá mais para dar marcha ré. Chegamos até aqui. E agora, o que fazemos com tudo isso? Como usar todas as descobertas e essa tecnologia avançada com consciência e ética?

Plutão em Aquário também pode escancarar extremismos e radicalismos. Nem todo mundo está a favor de avanços e inovações. Será muito importante usar justamente nossa capacidade racional para manter o equilíbrio e evitar vibrar nesse lugar intransigente.

Período de maior consciência coletiva. De um novo olhar para o mundo. Qual legado queremos deixar e como? Chegou a hora de uma grande revolução! A luta pela liberdade vem com muito mais força. Preconceito, discriminação, corrupção, guerra, fome, crime ambiental, desigualdade de gênero... Não dá pra continuar assim!

Será preciso agir ou reagir. É preciso ter a consciência de que de mãos dadas é possível alterar essa realidade. Não vai ser de uma hora para outra. Será necessário paciência e persistência. Um trabalho constante e de olhos bem abertos. Talvez seja mesmo preciso lutar e protestar. Mas se a força coletiva existir, é possível vencer!

Em 16 de Maio desse ano temos outro movimento importante: Júpiter, o planeta da expansão vai entrar em Touro e ficar aí até Maio de 2024. Antes de entrar em Touro, vamos falar o que Júpiter em Áries está beneficiando até dia 16 de Maio. Ele estimula nosso lado empreendedor e confiante. Hora de seguir em frente, fazer a energia circular e ir na direção do que deseja realizar.

Tirar finalmente um projeto do papel e usar sua capacidade de liderar e conquistar sua autonomia estão em evidência. O desafio é evitar agir de forma impulsiva, acelerada e/ou quando perder o interesse simplesmente desistir. Se for realmente importante para você, se comprometa e vá até o fim. Lembre sempre o que você vai ganhar quando alcançar seu objetivo!

O eixo Touro-Escorpião vem passando por intensas transformações devido aos eclipses (de 2021 até esse ano) e a passagem de Urano em Touro (2018 a 2025). Júpiter pode trazer bons frutos e uma nova fase especialmente para o signo de Touro.

A relação com nossos prazeres e com o que nos nutre verdadeiramente se destaca. Hora de compreender a relação com a matéria, com o mundo físico e com as finanças. Ótimo período para vibrar na prosperidade, se organizar financeiramente, aprender sobre investimentos e valorizar o conforto que uma estabilidade ou organização financeiras pode proporcionar.

Fase para ter atenção a excessos de prazeres de forma em geral. Sabe aquela “preguicinha” que faz a gente esquecer de ir para a academia? Ou aquela vontade de um docinho que fica mais frequente? Isso pode trazer hábitos improdutivos que terão consequências lá na frente.

Focar no consumo consciente também se destaca. Além disso, perceba como anda sua necessidade de estabilidade, conforto e segurança.

Esses são alguns movimentos importantes. Quanto maior a nossa consciência, maior a chance de saber aproveitar e lidar com eles com sabedoria!

Que 2023 seja um ano de muita luz, aprendizado e mudanças produtivas!

pedras preciosas que toda mulher deveria ter?

 Olá, amores!

Sexto sentido aguçado, mix de emoções, habilidades diversas e um poder singular de amor, intuição e ligação com a natureza. Esses são alguns dos atributos do poder feminino. Imagina, essas energias conectadas com as poderosas pedras preciosas?

A neurocientista Juliana Niza, idealizadora da Deccor Stone Prime (uma das maiores lojas de pedras e cristais do Brasil), revela as essências de cada pedra preciosa e como ela pode influenciar positivamente na vida profissional e pessoal das pessoas.


“É incrível essa ligação das pedras com o público feminino. Um intercâmbio para trazer tranquilidade, prosperidade, sorte, libido, amor ou boas energias. E o melhor, podemos usá-las diariamente, em colares, anéis, pulseiras, entre outros acessórios como dentro das bolsas, por exemplo”, diz a expert do segmento.

Juliana conta que existem algumas pedras que toda mulher deveria ter Veja quais são elas:

- Ametista:
Essa pedra desconecta dos apegos maléficos e limpa o corpo, a mente e a aura de padrões negativos e de formas-pensamento nocivas e traz proteção energética e emocional.

- Citrino:
O citrino é a representação da luz do sol encapsulada num cristal, é como um facho de luz que impulsiona altas inspirações e ambições. Uma pedra que atrai prosperidade e sorte também. 

- Amazonita
Auxilia a fortalecer e manifestar nossos sonhos e desejos. É a pedra da verdade,  ampliando a visão para a realidade e ajudando a compreendê-la e aceitá-la. 

- Quartzo rosa:
O quartzo rosa atua na cura de mágoas. Possibilita a purificação emocional por meio da ativação do Chakra do coração. Novos níveis de perdão, compaixão universal e amor incondicional.

“Deite-se em algum local confortável e espalhe as pedras ao seu lado, depois faça uma meditação para te ajudar a colocar sua energia em dia”, finaliza a idealizadora da Deccor Stone Prime.

Link da meditação da Juliana: https://www.youtube.com/watch?v=i1eKYpRmJGo

Mês do Consumidor: usuários de óculos de grau têm garantias e direitos específicos estabelecidos pelo CDC

 Olá, amores!

Você sabia que, como todo bem durável, os óculos também estão contemplados na lista de normas previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), no que diz respeito a garantias, condições de troca, conserto ou mesmo no caso de devolução do produto? Sim, há leis criadas exclusivamente para atender a esse perfil de consumidor, que deve estar atento e conhecer previamente os seus direitos.

“Há situações muito comuns que levam o consumidor a acionar o serviço de garantia quando compra seus óculos, como como a dificuldade em se adaptar às novas lentes, algum desconforto sentido com o residual do antirreflexo, a queda de uma peça ou, ainda, no caso de lentes ou armações descascadas”, explica Makoto Ikegame, CEO e cofundador Lenscope, startup especializada na disponibilização de lentes para usuários com alto grau de refração. 

De acordo com o executivo, antes de qualquer coisa, é fundamental que o consumidor pesquise sobre a loja em que está comprando seus óculos: “uma busca rápida pela web, checando as avaliações do próprio Google e as redes sociais da empresa, pode ajudar bastante a evitar dores de cabeça futuras. Além disso, uma dica valiosa é buscar no YouTube por vídeos de clientes mostrando o produto completo e comentando suas experiências com ele, sejam elas positivas ou negativas”, complementa. 

Em qual momento posso acionar a garantia?

Assim que adquire os óculos, seja em lojas físicas ou online, o consumidor já pode contar com dois tipos de garantias, previstas no artigo 26 do parágrafo II, do Código de Defesa do Consumidor (CDC). São elas:

  • No caso de defeitos: se houver qualquer avaria originária do processo de confecção, tanto das lentes quanto da armação, o cliente tem direito à troca do produto ou mesmo a devolução do valor em dinheiro. Isso tudo dentro do prazo de 90 dias – tanto no caso das lojas e óticas físicas, como quando a compra é realizada de forma online.
  • Insatisfação do cliente: esse ponto, aplicado somente no caso das compras realizadas pela internet, tem o prazo de uma semana (ou sete dias), a contar da data do recebimento do produto. Nesse caso, é possível optar pela devolução do valor pago ou pela troca do item.

Certificados – além de saber das condições existentes dentro da garantia, é importante estar atento se a loja, física ou virtual, está lhe entregando os certificados do produto e das lentes, em que constam todas as informações detalhadas a respeito do item – como o índice de refração das lentes e o tipo de tratamento antirreflexo (se houver) – e as dicas sobre como proceder no caso de defeitos, trocas, consertos etc. 

Nas compras online, também é importante estar atento aos canais de contatos da empresa, como e-mails, chats, redes sociais etc.; verificar se o site é seguro – geralmente, os portais mais confiáveis começam com “https://” e apresentam o símbolo de um cadeado na barra de endereços ou rodapé  –; e certificar-se de ter recebido as notas fiscais da compra.

Assistência técnica

Lembre-se de que é responsabilidade da ótica, seja ela física ou virtual, munir seus clientes de informações sobre como acionar a assistência técnica, com orientações sobre as responsabilidades e prazos dos respectivos fabricantes, tanto no caso de produtos dentro da garantia ou mesmo fora dela. “Hoje também é possível solicitar assistência online e pedir o conserto daqueles óculos utilizados há mais tempo. Nesse caso, basta entrar em contato com um fornecedor e verificar sobre como proceder”, explica Ikegame. 

O que as lojas não podem fazer?

  • Vendas casadas: algumas lojas condicionam a venda de um produto ou serviço à compra de outro item. Vale lembrar que o CDC proíbe a prática, já que a considera abusiva;
  • Oferecer exames de vista “gratuito”: a ótica não pode oferecer exame de vista, seja em suas dependências ou por meio de parceria com clínica ou profissional da área. Comumente, ao fazer esse tipo de exame, a receita fica retida, caso o cliente não efetue a compra do óculos no local. Essa prática, além de configurar venda casada (mencionada acima), é proibida pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).
  • Cartão de crédito: a empresa jamais poderá obrigar o cliente a adquirir um cartão para abertura de conta bancária;
  • Garantia estendida obrigatória: é proibido que a loja obrigue o cliente a optar por esse tipo de garantia no ato da compra de um produto ou serviço.

Para atender cada vez melhor aos diferentes perfis de consumidores, atualmente, há lojas online diversificando seus serviços e criando programas diversos que vão além do que é exigido pela legislação. A Lenscope, healthtech que atua por meio de uma jornada 100% digital, por exemplo, conta com o programa 100 dias para provar e amar, em que dá esse prazo para que o usuário prove e se adapte com suas novas lentes. “O fato é que, apesar de os óculos serem considerados itens acessórios, há indivíduos com erros refrativos importantes – como miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo – e que dependem dos óculos para ter qualidade de vida, já que estamos falando de um de nossos principais sentidos: a visão. Nesse caso, o quanto antes esse usuário seja atendido e tenha seu problema resolvido, melhor”, finaliza o executivo. 

Dia Mundial Sem Carne: receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar a data

 Olá, amores!

Créditos: Pexels

O número de adeptos a dietas sem carne vem aumentando no mundo, inclusive no Brasil. Isso porque a preocupação com o meio ambiente e a ecologia tem sido cada vez maior e mais frequente. Os dados mais recentes são da pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, que indica que cerca de 30 milhões de brasileiros são vegetarianos, 75% a mais que em 20121. 

O movimento é tão forte que no dia 20 de março é celebrado o Dia Mundial Sem Carne. A data foi criada em 1985 por meio de uma iniciativa da Farm Animal Rights Movement (FARM), uma ONG estadunidense que defende o direito dos animais e também o vegetarianismo2.

Uma excelente maneira de diversificar os sabores em uma dieta vegetariana é incluir umami nas refeições. “Umami é o quinto gosto básico do paladar humano e é encontrado em diversos tipos de alimentos, incluindo cogumelos, queijos, legumes e vegetais”, indica a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa.

Além de inovar no cardápio do dia a dia, o gosto também proporciona diversos benefícios à saúde. A nutricionista explica que o umami promove o aumento da salivação e o prolongamento do gosto na boca, o que ajuda na aceitação alimentar, principalmente de crianças, idosos e em casos de alteração de paladar.

"Tomate, milho, batata, brócolis, cenoura, ervilha, aspargos, shimeji e shitake seco são algumas das opções de alimentos ricos em umami para compor uma refeição vegetariana e deixá-la ainda mais saborosa", afirma Mariana.

Que tal tentar alguns dias sem proteína animal? Confira a seguir duas deliciosas receitas que a nutricionista separou para inspirar no Dia Mundial Sem Carne: uma salada na cestinha de parmesão super crocante e um surpreendente rocambole de queijo e tomate.

SALADA NA CESTINHA DE PARMESÃO

(Tempo de preparo: 40 minutos)

Serve: 6 porções

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (300 g)
  • meia xícara (chá) de maionese (50 g)
  • meia xícara (chá) de leite (100 ml)
  • meio dente de alho espremido (3 g)
  • 1 xícara (chá) de muçarela ralada (100 g)
  • 6 folhas de alface americana rasgadas (120 g)
  • 6 tomates-cereja cortados em 4 partes iguais (60 g)
  • 1 cenoura pequena ralada (120 g)

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira pequena, espalhe meia xícara (chá) de queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo.
  2. Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o parmesão restante, formando mais 5 cestinhas.
  3. No processador de alimentos ou liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e a muçarela, e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo.
  4. Distribua pelas cestinhas de parmesão as folhas de alface, os tomates-cereja e a cenoura, regue com o molho e sirva em seguida.

Dica: o queijo parmesão e o tomate são os alimentos que têm o glutamato em grande proporção e, por isso, proporcionam o Umami (5º gosto) de forma mais acentuada.

 

ROCAMBOLE DE QUEIJO E TOMATE

(Tempo de preparo: 55 minutos)

Serve: 8 porções

Créditos: Comitê Umami

Ingredientes

Massa

  • meia xícara (chá) de óleo (100 ml)
  • 3 ovos (150 g)
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
  • 1 xícara (chá) de leite (200 ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó (10 g)
  • meia colher (chá) de sal (2,5 g)

Recheio

  • 1 colher (sopa) de óleo (15 ml)
  • 2 dentes de alho picados (10 g)
  • 4 tomates pequenos, sem sementes, picados (520 g)
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)
  • 150 g de muçarela fatiada
  • 1 gema batida (20 g)
  • 3 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado (25 g)

Modo de preparo

  1. Faça a massa: no copo do liquidificador, coloque o óleo, os ovos, a farinha de trigo, o leite, o fermento e o sal, e bata até formar uma mistura homogênea.
  2. Disponha em uma assadeira retangular grande (27 x40 cm), forrada com papel-manteiga untado, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos.
  3. Retire do forno, desenforme ainda quente sobre um pano de prato úmido e enrole. Reserve
  4. Prepare o recheio: em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o alho e refogue por 1 minuto, ou até que doure ligeiramente. Acrescente os tomates e o sal, mexa e retire do fogo.
  5. Desenrole a massa, espalhe o refogado e cubra com a muçarela.
  6. Enrole novamente, coloque sobre uma assadeira untada, pincele com a gema e polvilhe com o queijo ralado.
  7. Leve ao forno quente (200 graus), por 10 minutos, ou até dourar ligeiramente a superfície.
  8. Retire do forno e sirva em seguida.

Dica: para que a massa do rocambole fique bem uniforme, unte a assadeira antes de colocar o papel-manteiga também untado.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

Conheça os principais riscos de empresas e agências que não investem em uma plataforma de ativos digitais

 Olá, amores!

Segundo uma pesquisa da Fiesp realizada em 2022, 53,3% das empresas do Brasil não têm plano de resposta para incidentes com vazamento de dados e somente 32% delas têm uma área dedicada aos problemas de cibersegurança. Projeções como essa têm preocupado cada vez mais as marcas, que estão procurando maneiras de evitar esse tipo de problema. Uma delas é o investimento em tecnologias como um DAM (Digital Asset Management ou Gestão de Ativos Digitais), solução que ajuda no armazenamento, organização e distribuição de conteúdos através de inteligência artificial. 

De acordo com Adalberto Generoso, cofundador e CEO da Yapoli, martech referência na gestão de ativos digitais no Brasil, não ter um DAM hoje é deixar informações, documentos e outros materiais de grande importância expostos. “Quando dados contidos nos arquivos digitais estão espalhados em diversos dispositivos, como notebooks e celulares, que podem ser extraviados ou acessados por terceiros de forma indevida, há uma grande chance de incidentes acontecerem”, explica.

Não é à toa, que só nos últimos quatro meses, empresas como Hering, Salonline, Habib's, Firjan e Petrobras (por meio das agências Ogilvy e Propeg)  contrataram a martech que já atende há mais de 3 anos a Havaianas em âmbito global, Flamengo e Portobello, para a implementação da tecnologia. O intuito das marcas com a contratação da solução é economia de tempo e custo, facilidade de reutilizar e redirecionar materiais, garantia de consistência de marca, automação de workflows, suporte ao crescimento de mercado, análises de dados, maximização do valor do ativo e, principalmente, segurança.

Outro risco que existe com a falta de uma ferramenta adequada é o uso indevido de imagens que podem ser veiculadas em diversos canais da marca, pois não há um controle de vigência na utilização desses arquivos. “No Brasil, o valor médio de indenização para um caso como esse é de R$ 20 mil, mas há a possibilidade de crescer exponencialmente considerando o alcance (local ou internacional) dos canais”, afirma Generoso.

Por fim, não investir em uma solução de gestão de ativos digitais também expõe a companhia à desatualização de materiais ou custos indevidos referentes à refação. “Na primeira situação, quando a agência não atende mais a empresa ou o material foi extraviado em alguma plataforma ou dispositivo, o custo médio de produção de novos recursos dessa categoria começa em torno de R$ 1 mil, podendo aumentar dependendo do formato, canal e desenvolvedor. Já na segunda, quando a versão oficial do material não está facilmente disponível a todos, o maior problema está na dificuldade da construção de marca”, finaliza o CEO da Yapoli.

 

Sobre a Yapoli

Yapoli é a principal referência em gestão de ativos digitais do Brasil. A solução DAM ajuda grandes corporações na gestão, distribuição e organização de seus ativos digitais, sejam fotos, vídeos, documentos, etc. Criada em 2018, a empresa tem como propósito trazer agilidade, escalabilidade, segurança e redução de custos para as organizações, além de gerar inteligência no uso de seus arquivos. A Yapoli tem como clientes algumas das maiores empresas do país, como: Petrobras, Habib 's, Firjan Flamengo, Havaianas, Portobello e Groupe SEB. Em 2022, ficou entre as 100 startups To Watch da Pequenas Empresas & Grandes Negócios e está no Top 6 Martechs da 100 Open Startups.

Japan House São Paulo promove debate online sobre as smart cities

 Olá, amores!

No próximo dia 21 de março, às 9h30, será realizada mais uma edição do Conexões JHSP, projeto criado pela Japan House São Paulo para promover o intercâmbio dos negócios entre os mercados brasileiro e japonês. Online e gratuito, o evento discutirá tanto as tendências, quanto as inovações tecnológicas que estão surgindo frente os desafios das grandes cidades, especialmente as brasileiras. A transmissão do bate-papo será aberta ao público, com participação mediante inscrição prévia no site da Japan House São Paulo e tradução simultânea português-japonês.

No painel “Smart Cities: tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras”, realizado com o apoio da NEC e Rádio Eldorado FM, gestores e especialistas em cidades inteligentes (“smart cities”) discutirão inovações que perpassam desde os setores de mobilidade até gestão energética verde e eficiente, bem como soluções para problemas na relação das pessoas com os serviços públicos e com os ambientes de trabalho. Nesses casos, as soluções inteligentes surgem das análises de dados, conectividade multifuncional, automação, monitoramento e sensorização de ambientes, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais seguro e inteligente para todos.

Conexões JHSP contará com a participação de nomes como o do prefeito de São José dos Campo, Anderson Farias; do prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior; do Gerente de Novos Negócios Nacional da NEC Brasil, Elias Reis; do Secretário de Finanças de Campinas, Aurilio Sergio C. Caiado; além dos profissionais da Deloitte Brasil Márcia Ogawa (sócia líder da indústria de Tecnologia, Media e Telecomunicações) e Alberto Boaventura (Gerente Sênior na área de Financial Advisory). Na ocasião, a Deloitte fará o lançamento do White Paper patrocinado pela NEC “Insights about Smart Cities in Brazil for policy makers and public managers - leveraging technologies for sustainable development”.

Serviço:
Conexões JHSP Tendências e inovações tecnológicas para os desafios das cidades brasileiras
Data: 21 de março de 2023 (terça-feira)
Horário: 9h30
Evento online e gratuito, com tradução simultânea para o japonês.
Participação gratuita com inscrição prévia pelo site da Japan House São Paulo.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP) 
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19. 

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo