16 de março de 2023

Sete dicas para não cair em "armadilhas" na Semana do Consumidor

 Olá, amores!

Você sabe quais são os seus direitos quando faz compras, seja em lojas físicas ou on-line? 

Muitas vezes, alguns chamarizes comumente utilizados no Dia do Consumidor (15 de março) ou em períodos alusivos a essa data, por exemplo, podem esconder armadilhas e trazer arrependimentos. 

Por isso, a professora de Direito do Consumidor e Direito do Trabalho da FAE Centro Universitário, Cíntia Lanzoni, listou os principais direitos que as pessoas têm ao efetuarem suas compras. Veja abaixo:

 

1 – Direito à informação clara e objetiva 

Ao entrar em uma página de e-commerce, é importante que o fornecedor mostre as informações de forma clara e objetiva desde o anúncio do produto que está em promoção, de modo que a pessoa fique informada de todos os pormenores daquela oferta já no início da compra. Como a forma de pagamento de uma promoção, por exemplo. “A empresa não pode informar que o valor da promoção só vale para compra à vista, com PIX, no momento em que o consumidor está fechando o pedido. Essa informação deve chegar para ele já na publicidade, no anúncio da oferta”, ressalta a professora. Caso isso aconteça, trata-se de publicidade enganosa e o consumidor pode buscar os seus direitos. A descrição do produto também é um direito do consumidor. “Ele precisa ter acesso a essa informação e cabe ao fornecedor deixar isso claro no anúncio”, diz.

2 – Direito ao arrependimento pela compra

O consumidor tem o direito de se arrepender de ter efetuado a compra quando ela é feita fora da sede do fornecedor, como a compra virtual. Nesse caso, ele pode devolver o produto em até 7 dias e ainda receber o valor que investiu. Para compra feita em loja física, essa regra não vale. “Em algumas situações a loja oferece o mesmo valor (como crédito) para compra de outro produto. Isso também pode ser feito, sem problemas, com a concordância do consumidor”, comenta a professora Cíntia.

3 – Direito à troca do(s) produto(s)

Para qualquer compra, os consumidores têm direito à troca de produtos com defeitos (30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis). A professora Cíntia explica também que as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito, mas acabam fazendo isso para agradar ao público. Alguns produtos têm tempo maior para troca, como aqueles que duram mais. Outros, menos tempo. “É preciso verificar antes da compra esses prazos para não ter problemas depois”, ressalta Cíntia. 

4 – Direito às informações sobre a empresa e atendimento ao cliente

A Lei do E-commerce prevê que o consumidor deve ter acesso aos dados do fornecedor (CNPJ, localização física, endereço eletrônico etc.) e também a canais de atendimento pós-venda (para tirar quaisquer dúvidas sobre o produto e o processo de compra – que podem ser telefone, e-mail, entre outros canais).

5 – Direito à proteção de dados

Quando formalizada uma compra, o fornecedor do produto somente pode realizar cadastro do consumidor mediante autorização expressa deste, devendo a empresa avisar quais dados serão armazenados. “Esse direito do consumidor é válido mesmo antes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), por previsão no Código de Defesa do Consumidor”, ressalta a professora. Depois, se o consumidor perder interesse em determinado fornecedor, pode solicitar que seus dados sejam apagados com a eliminação do cadastro feito anteriormente.

6 – Direito à reclamação

O consumidor pode (e deve) reclamar ao Procon mais próximo em caso de descumprimento de qualquer um de seus direitos. “E, se sofreu prejuízos, pode pedir ressarcimento e indenização”, ressalta a professora Cíntia.

7 – Recolhimento de impostos

Escolher o fornecedor que conta com cadastro e registro regular (CNPJ) e que emite notas fiscais das suas vendas é imprescindível. A professora faz um alerta: “Alguns perfis em redes sociais produzem informalmente e, além de sonegar impostos, não observam as normas de Vigilância Sanitária, Inmetro e Procon. A nota fiscal é documento hábil a fazer cumprir a garantia prevista em lei”.

 

FAE realiza evento “O Consumo na Era do E-Commerce”

O campi da FAE em São José dos Pinhais (PR) vai realizar no dia 15 de março, às 19h, um encontro com especialistas para debater as questões que envolvem as relações de consumo, sobretudo a respeito de vendas pela internet. O evento é gratuito e será realizado no Hotel Astron (Av. Rui Barbosa, 9500, Centro - São José dos Pinhais). Entre os participantes, a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano; o superintendente do Procon de São José dos Pinhais, Jaiderson Rivarola; o presidente da Comissão de Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São José dos Pinhais, Carlos Cesar Zatta, e o diretor de Comércio da Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap), Luciano Alexandre Haluch. Na ocasião, será feito um diálogo acerca principalmente das questões que envolvem a relação empresa-consumidor, e sobre como a empresa pode aprimorar sua atuação por meio de melhorias em seus processos internos. Os participantes também poderão fazer perguntas aos especialistas. Inscrições em https://fae.edu/noticias-e-eventos/evento/193910315/o-consumo-na-era-do-ecommerce.htm

Inclusão de alunos em alta

 Olá, amores!

A escola Petit Kids, que fica na região da Bela Vista, em São Paulo, patrocinou o encontro mensal de famílias do Iniciativa Kids, que celebra o mês da conscientização da síndrome de Down. A iniciativa visa dar visibilidade à questão da educação inclusiva. O evento, que aconteceu em 11 de março, teve a participação de famílias com crianças com síndrome de Down, TEA (transtorno do espectro autista) e síndrome de Rubinstein, além das crianças sem deficiência que integram o projeto.

O modelo Culture Center da Petit Kids trabalha em ressonância ao Plano Nacional de Educação (PNE), que traz a inclusão como uma das 20 metas a serem alcançadas em 10 anos e a Lei Brasileira de Inclusão assegura os direitos e as liberdades fundamentais da pessoa com deficiência. 

No evento, foi debatido a neurodiversidade, capacitismo e inclusão escolar, a Iniciativa Kids anunciou também Rafa Fonta, que com síndrome de Down é atleta de nado artístico adaptado, atriz e palestrante, como a mais nova embaixadora. 

“Na Petit Kids temos diversidade no mais amplo sentido da palavra. Desde as famílias até os alunos. Somos uma comunidade escolar plural. Valorizamos o relacionamento humano baseado na confiança e no acolhimento para promover a inclusão, e aproveitamos para anunciar nossa nova embaixadora, a Rafa, que vai inspirar muitas famílias e meninas com deficiência do nosso projeto”, afirma a diretora pedagógica da Escola Petit Kids, Fernanda King.

Sobre a Petit Kids 

 

Espaço plural, que promove educação com um olhar carinhoso para a primeira infância, fase mais importante da vida das crianças, baseado no acolhimento das famílias, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valores humanos, capacidades intelectuais e motoras da criança, respeitando características individuais. Espaço educativo no qual as mães dos bebês podem amamentar, as coordenadoras e professoras conhecem a rotina da criança em cada detalhe. Espaço inovador, com estrutura moderna, pedagogia avançada, aulas bilíngues, de robótica e educação financeira, entre outras. Oferece o equilíbrio entre o afeto necessário na Educação Infantil e a prática progressiva do conhecimento. Agrega atividades extracurriculares como o ensino da língua inglesa, capoeira, arte, música, culinária, contação de histórias, atividades psicomotoras, artes marciais, dança, entre outras. Incentiva o respeito às diferenças, o entendimento da neurodiversidade e aspectos que promovem uma educação realmente inclusiva. Tem o excelente custo-benefício, sem taxas extras e com flexibilidade de atendimento.

 

Instagram: @escolapetitkids

Os reflexos da pandemia de Covid podem repercutir no diagnóstico tardio do câncer de colo de útero neste Março Lilás

 Olá, amores!

Dr. Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).


O INCA – Instituto Nacional de Câncer alertou recentemente sobre a queda no número de exames de Papanicolau, também conhecido como preventivo ou citologia cervical, que detectam alterações nas células do colo do útero. Entre 2019 e 2021, cerca de 2 milhões de mulheres deixaram de procurar pelo exame.

A principal causa do câncer de colo uterino é uma infecção persistente por alguns tipos do vírus HPV, o papiloma vírus humano. “Durante a pandemia por Covid-19 houve uma queda expressiva no número de exames de Papanicolau realizados, que são essenciais para detectar a doença em estágio inicial”, diz Dr. Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

O ideal é que esse exame seja feito, a partir dos 25 anos, pelas mulheres que já iniciaram a vida sexual. Um outro aliado é a vacinação contra o vírus HPV, que começou no sistema público brasileiro na década passada, inicialmente apenas para meninas, e atualmente abrange meninas e meninos com idades entre 9 e 14 anos. “Mesmo com a vacina contra o HPV, a mulher adulta precisa manter a rotina do preventivo, um exame simples que rastreia essa que é a terceira maior causa de câncer em mulheres no Brasil”, afirma o Dr. Klock.  A vacina contra HPV também protege contra tumores de vagina, pênis, região anal, boca e garganta.

Nos últimos anos, laboratórios associados a Sociedade Brasileira de Patologia, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, têm participado de uma iniciativa em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas para agilizar exames que detectam a doença em mulheres indígenas de 25 a 64 anos. A iniciativa começou em 2021, por meio de um projeto-piloto na região Norte do Brasil. Até 2030, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem traçado metas para tentar erradicar o câncer de colo de útero globalmente.

De acordo com o INCA, em 2021 apenas 5 estados mantiveram a média de exames de Papanicolau que era feita antes da pandemia: 4 deles na Região Norte e Sergipe, no Nordeste.

Procura pelo exame caiu no Sudeste

A queda na realização dos exames de Papanicolau foi significativa na Região Sudeste. Em São Paulo, dos 1.661.509 exames de Papanicolau realizados em 2019, baixou para 1.435.318 exames feitos em 2021. Em Minas Gerais, foram 828.025 exames preventivos em 2019 e, em 2021, o número caiu para 683.505 exames. Já no Espírito Santo, foram registrados 185.244 exames de Papanicolau em 2019, enquanto em 2021, a quantidade de exames feitos foi de apenas 126.771.

O atraso no diagnóstico é uma das razões para o Brasil ter uma taxa de mortalidade tão alta, de cerca de 6 mil mortes por ano por causa do câncer de colo de útero. E a previsão para 2023 é de 17 mil novos casos da doença.

“O câncer do colo do útero caracteriza-se por ter um desenvolvimento lento e que, no início, quase não tem sintomas. Por isso, ressalto a importância do exame preventivo, pois somente pela análise das células podemos diagnosticar alterações nas fases iniciais”, enfatiza o Dr. Klock.

Os sintomas surgem apenas quando esse câncer já está em um estágio mais avançado. Nesse caso, os sinais são sangramento vaginal, dores na região pélvica e na virilha, alterações urinárias e intestinais e secreção vaginal com odor desagradável. Em caso de qualquer sintoma ou dúvida, vale procurar o médico.


Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia, que em 2022 chega a sua 33ª edição. A SBP também produz o jornal “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.

Feito por mulheres, um livro que roga por sororidade

 Olá, amores!

A poesia de bolsa é a proposta da escritora e ghost writer Marília Marcucci para popularizar o contato das mulheres com os versos na literatura. A abordagem de temas conflituosos ecoados por um eu poético plural faz do livro Vozes de mulher uma ferramenta de identificação, que reverbera diferentes dores femininas na contemporaneidade.

Com formato enxuto, leve e prático, para ser aberto em qualquer lugar, o livro é um convite ao rito da emancipação feminina. Marília expõe vozes que merecem ser ouvidas e declamadas, no sentido de fortalecer a compaixão às diferentes formas de pensar e se sentir mulher, em um clamor por mais sororidade. 

Composto por 16 poemas de versos livres, carregados de musicalidade e ilustrados por Camila Vincci, a leitora é guiada por um caminho que passa por várias questões na vida de uma mulher. Em “Enxurrada portátil”, por exemplo, desperta o olhar para as redes sociais e a sociedade do espetáculo, com foco na aparência e consumismo.

Temas como maternidade e aborto podem ser encontrados em “Manto materno” e “Caldo indigesto”; já “Eu odeio bordéis”, narrado por uma prostituta, mostra que a sensualidade não é um produto. Ao fim, a leitura resulta em um coro de vozes em manifesto à importância de se expressar e compreender a dor da outra, mesmo sem ter vivido a história dela.

O que eu tenho aqui é matéria bruta, íntegra, apta, potencialmente densa.
Quer me imprimir um rótulo? Escreva: e-man-ci-pa-da.
(Vozes de mulher, p. 34 – poema “Eu jamais caberia no seu Bolso)

Inspirada por saraus, a autora quer transmitir coragem àquelas que não levantam a própria voz, com medo de serem silenciadas. Para reforçar isso, o tom de protesto presente em alguns poemas remete ao universo do “slam”, movimento que dá voz aos discursos periféricos.

Feito inteiramente por mulheres – da edição de conteúdo à capa e diagramação – o livro de Marília vai além da democratização da poesia entre o público feminino; busca ampliar a ocupação das mulheres no espaço literário, seja como leitoras ou profissionais do mercado do livro. 

FICHA TÉCNICA
Título: Vozes de mulher – Embates e contrastes
Autora: Marília Marcucci
Editora: Penalux – Selo Auroras
ISBN/ASIN: 978-65-5862-363-2
Formato: 13x18 cm
Páginas: 68
Preço: R$ 25,00
Onde comprar: Loja da autora

Sobre a autora: Marília Marcucci é escritora, ghost writer e gestora de comunicação e marketing em uma agência. Com formação em teatro, graduação em letras e pós-graduações em marketing e literatura, faz da escrita o seu meio de sobrevivência, seja no ambiente empresarial, no qual atua há mais de 20 anos, seja no ambiente literário, colecionando poemas, crônicas e artigos cotidianos. Em 2021, foi contemplada pelo prêmio Edital ProAC 2021 de apoio à literatura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para publicação da sua primeira obra literária. 

Redes sociais:
Instagram: @marilia.marcucci
Site: www.mariliamarcucci.com.br

15 de março de 2023

Dia do consumidor 2023: descontos exclusivos em beleza, saúde, bem-estar

 Olá, amores!

Celebrado hoje, 15, o Dia do Consumidor foi criado para relembrar e proteger os direitos que existem na relação entre empresa e clientes e promete aquecer as vendas neste mês. Algumas redes estão oferecendo promoções e descontos em produtos e serviços, apenas para a data ou até o final do mês, como forma de prestigiar seus consumidores.

As empresas estão se preparando para oferecer promoções especiais, brindes exclusivos e experiências inovadoras aos seus clientes, tudo para reforçar a importância deles para os seus negócios

Se você é daqueles consumidores que estão só esperando a data para poder fazer suas compras, não deixe de dar uma olhada nos descontos das empresas listadas abaixo. Tem opções para quem quer cuidar da pele, sono e bem-estar.

Confira a seleção de descontos:

Euro Colchões

Na Black Friday da Euro Colchões, quem está pensando em adquirir produtos de extrema qualidade, não pode perder essa oportunidade. No dia 15 ao dia 19 de março, a rede oferecerá uma condição especial para os consumidores como colchões de solteiros a partir de R$ 996 + cashback e em lojas físicas o parcelamento será oferecido em até 21x.

Com mais de 70 lojas abertas em toda a região sudeste do Brasil, a Euro Colchões é uma das principais redes de franquia de colchões premium do país.


Turquesa Esmalteria e Salão de Beleza

A Turquesa Esmalteria & Beleza é uma rede de franquias brasileira especializada em serviços de beleza. Seu serviço principal é o cuidado com as unhas, oferecido em diversas técnicas como esmaltação comum, esmaltação em gel, unhas decoradas, alongamento, entre outras. Além disso, a Turquesa também oferece serviços de depilação, design de sobrancelhas e outros tratamentos estéticos.

Entre o dia 15 ao dia 18, as redes oferecerão descontos entre 10% e 15% nos seus serviços, além de brindes, drinks e degustações de serviços.

Com mais de 110 unidades em todo o país e uma unidade na Bolívia, a Turquesa Esmalteria e Salão de Beleza é referência quando se trata de beleza e bem-estar.

 

Stars Clinics

A Stars Clinics, rede de franquias de “clínicas full”, com tratamentos completos e não invasivos da Face, Corpo e Sorriso, no segmento de saúde, beleza e bem-estar, atua com tratamentos direcionados de Botox na Face, CrioRedução de Medidas para o Corpo ou Alinhadores Invisíveis, protocolos de emagrecimento e hipertrofia, massagens, tratamentos para varizes, tonificador muscular, ultrassom microfocado e muitos outros dentro deste segmento.

Pensando em uma forma de demonstrar a importância aos seus clientes, a rede está oferecendo 10 sessões de depilação por menos de R$ 100,00 durante todo o mês de março.

Com 5 unidades espalhadas na região de São Paulo, inauguradas em um curto intervalo de tempo, a Stars Clinics tem se tornado destaque quanto o assunto é elevar a auto estima sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.


Sobre a Star Clinics

Fundada em 2021, em São Paulo, a StarsClinics é uma rede de franquias de “clínicas full”, com tratamentos completos e não invasivos da Face, Corpo e Sorriso, no segmento de saúde beleza e bem-estar. Primeiro e único “Clube de estética por assinatura” no Brasil, a rede aposta no acesso aos pacientes através da venda de planos recorrentes vitalícios de assinatura e na conversão de bandeira para expandir nacionalmente. Atua com tratamentos direcionados de Botox na Face, CrioRedução de Medidas para o Corpo ou Alinhadores Invisíveis, protocolos de emagrecimento e hipertrofia, massagens, tratamentos para varizes, tonificador muscular, ultrassom microfocado e muitos outros dentro deste segmento.

Mais informações: *StarsClinics

 

Sobre a Euro Colchões

Presente no mercado desde 2005, a Euro Colchões é uma empresa que nasceu com o desejo de oferecer soluções de bem-estar, conforto e saúde – fundamentais para uma boa qualidade de sono. A empresa está sempre atenta a inovações tecnológicas e investindo nas melhores matérias-primas, garantindo produtos de altíssimo nível. Para abrir sua franquia o investimento incial é de R$ 280 mil, com payback em 24 meses e chegando a um faturamento mensal de R$ 170 mil.

Mais informações: Euro Colchões – Euro Colchoes

 

Sobre Turquesa Esmalteria e Salão de Beleza

A Turquesa Esmalteria & Beleza é uma rede de franquias brasileira especializada em serviços de beleza. Seu serviço principal é o cuidado com as unhas, oferecido em diversas técnicas como esmaltação comum, esmaltação em gel, unhas decoradas, alongamento, entre outras. Além disso, a Turquesa também oferece serviços de depilação, design de sobrancelhas e outros tratamentos estéticos. Nos últimos 2 anos, a rede apresentou um crescimento constante. Em 2020 a rede atingiu a marca de 62 unidades em operação em todo o Brasil e hoje são 110 unidades em todo o país e uma unidade na Bolívia.

Mais informações: Turquesa Esmalteria & Beleza – Franquias de Esmalteria

Da nuvem à inteligência artificial, passando por cibersegurança, as tendências da transformação digital em 2023

 Olá, amores!

A transformação digital há muito deixou de ser diferencial. É necessidade para as organizações de todas as atividades e de todos os portes. Por isso, e aproveitando que estamos em início de ano, quando os planos estão fresquinhos e a disposição de colocá-los em prática está a mil, vamos analisar quais as tendências nesse sentido para 2023.

Em alta para este ano estão as inovações que têm a ver com Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (ML, Machine Learning), nuvem e “Tudo como Serviço” (XaaS), trabalho híbrido, automação e Customer Data Platform (CDP).

Ufa! Mas tem mais uma, também fundamental: a cibersegurança.

Vamos abordar agora um pouco de cada uma delas.

1. Inteligência artificial e aprendizado da máquina no dia a dia. Isso mesmo. Essas tecnologias devem ser incorporadas ao cotidiano, à rotina da organização.

Um sistema de inteligência artificial brilha quando usado para tarefas repetitivas, tarefas manuais ou para obter informações relevantes a qualquer momento, liberando o tempo dos colaboradores para que eles direcionem o negócio para ter o maior impacto positivo possível. Além disso, a tecnologia pode trabalhar 24 x 7, sem nenhum limite de horários.

A IA deve ser complementada pelo aprendizado da máquina, isto é, com o uso de dados para que a tecnologia aprenda cada vez mais, melhorando sua performance continuamente.

2. De nuvem a “Tudo como Serviço” (XaaS). O caminho está aberto para um salto, um próximo nível da tecnologia nuvem.

A tendência é de que surjam surpreendentes inovações nesse item. Cada vez mais as organizações estão migrando totalmente para a nuvem para acessar informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Abraçar a tecnologia torna a colaboração natural em toda a empresa e elimina os custos com hardware físico.

Esse aumento da demanda leva ao desenvolvimento de soluções com melhor escalabilidade e melhores resultados.

Refletindo esse desenvolvimento, muitas empresas também estão começando a mudar para o XaaS — o “Tudo como Serviço”. Ou seja, todos os produtos e serviços disponíveis como serviços de assinatura baseados na nuvem. Em vez de uma oferta fragmentada, tudo — desde armazenamento, segurança, até comunicações — se torna digitalizado.

3. Trabalho híbrido veio para ficar. A fase mais crítica da pandemia intensificou o trabalho remoto, e, à medida que a situação foi melhorando, um híbrido entre remoto e presencial foi se construindo. Isso tende a se consolidar, depois do período de adaptação experimentado por empresas e colaboradores.

4. Automação acelera-se. Para as empresas que ainda não aderiram a esse processo, ou se encontram em estágio incipiente, há maneiras acessíveis e econômicas de implementar a automação.

Entre elas, o uso de softwares robôs — RPA (Robotic Process Automation, ou Processos de Automação Robóticos) — para tarefas repetitivas, como entrada de dados, admissão ou processamento de folha de pagamento.

Ainda, o recurso de desenvolvimento de baixo código ou sem código (no-code/low-code), com interfaces intuitivas de arrastar e soltar.

5. Cibersegurança. São diárias as notícias sobre ciberataques (ou tentativas). A tendência é a de soluções e investimentos cada vez mais robustos, e acessíveis, em segurança de dados. É uma necessidade não só de governos e megacorporações; todos os usuários devem incutir a cultura da segurança cibernética.

6. Customer Data Platform (CDP) com máquina e personalização. Do primeiro clique de um cliente em seus canais de mídia social até a verificação do pedido no site, cada interação é uma fonte valiosa de informação.

Então, organizar e traduzir milhares de pontos de dados ao longo do caminho do cliente em insights úteis é uma tarefa que demanda um CDP, porque este unifica todos os dados do cliente em uma única visão, conectando esses dados à pessoa real por meio de um perfil em tempo real.

Isso permite a tomadores de decisão facilmente analisar os insights e agir rapidamente para motivar conversões. É uma tendência que não pode ser ignorada.

Agora lanço a reflexão: como você está em relação à utilização dessas tecnologias na sua empresa? Que tal aproveitar essas indicações de tendências para iniciar ou, se for o caso, aprimorar sua transformação digital?

MAIS INFORMAÇÕES
SOBRE A BR24: https://br24.io/.

A escassez de profissionais de tecnologia impedirá transformação digital do Brasil

 Olá, amores!

*Por Vitor Magnani

Com a evolução da tecnologia, surgem constantemente novas soluções que transformam a vida das pessoas. Nesse sentido, empresas concebidas antes do surgimento da internet vêm cada vez mais usando o processo de digitalização para ampliarem os avanços tecnológicos que impactam pessoas de todo o mundo. Essa modernização é muito aplicada para possibilitar o comércio digital, novos meios de pagamento, políticas públicas, logística e delivery, entre outros fins – e contribui para o aperfeiçoamento do desempenho das organizações e, consequentemente, o alcance de suas soluções.

Por outro lado, a falta de profissionais de tecnologia para essas soluções digitais é um desafio constante em muitos países. Em um mundo cada vez mais digital, as empresas precisam de profissionais habilitados e capacitados para desenvolver e implementar recursos para atender às suas necessidades. Considerando que a demanda por esses talentos está superando a oferta, a capacidade das empresas de diversos setores de competir no mercado é afetada diretamente.

A propósito, a última previsão divulgada pelo Gartner aponta que os gastos mundiais com TI crescerão 2,4% em 2023. A tendência é que esses investimentos sejam destinados principalmente para o combate aos crimes cibernéticos, que continuam ocorrendo independentemente das crises econômicas globais. Para se ter uma ideia, a empresa de pesquisas Canalys prevê que o mercado de segurança cibernética deve movimentar, este ano, aproximadamente US$ 223 bilhões.

Mas como a escassez de talentos de tecnologia deve ser superada? Uma solução viável é investir em programas de treinamento e capacitação – há empresas de todos os portes oferecendo mentorias para os seus colaboradores, a fim de desenvolver suas habilidades e conhecimentos em tecnologia, por exemplo. Além disso, outro recurso interessante é a união entre companhias e instituições de ensino técnico para a criação de programas de capacitação que contribuam para preparar jovens e iniciantes na profissão.

É válido ressaltar que alguns países encaram essas mesmas condições, mas muitos deles podem ter uma abundância de profissionais qualificados. Por isso, as empresas podem buscar esses talentos estrangeiros e oferecer-lhes oportunidades de trabalho em suas próprias organizações, inclusive de forma remota. Ao dispor desses profissionais, as empresas devem integrá-los aos times de trabalho existentes, maximizando a sua contribuição para a companhia.

Em contrapartida, a exploração de novas tecnologias – como inteligência artificial e automação – podem ser alternativas proveitosas para a execução de tarefas que antes eram realizadas manualmente pelos profissionais de tecnologia. Essa não é uma opção que os substitua por completo, mas sim uma forma de atender demandas repetitivas e, ao mesmo tempo, não tão complexas.

Em resumo, a falta de profissionais de tecnologia para soluções digitais é um problema complexo e que precisa ser abordado com maior atenção, criatividade e eficácia pelas companhias. Investir em programas de treinamento e capacitação, atrair profissionais de outros países e explorar novas tecnologias são algumas das soluções para esse cenário. Desse modo, as empresas poderão garantir que os seus serviços tenham êxito e vigorem no mercado.

*Vitor Magnani é presidente do Movimento Inovação Digital (MID).

 

Sobre o Movimento Inovação Digital (MID):

Movimento Inovação Digital (MID) é uma entidade que reúne as maiores plataformas digitais do País nos segmentos de marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento, investidores e outros. O MID surgiu para representar e abordar interesses coletivos relacionados ao ecossistema digital junto ao Poder Público, instituições de ensino e sociedade civil.

Para isso, ela fomenta ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento da transformação digital, competitividade e sustentabilidade no Brasil. Atualmente, o Movimento reúne mais de 150 empresas, como Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, C6 Bank, Facily, Rappi, Tembici, OLX, WorldPay, Hotmart, Dr.consulta, Teladoc, Maida.Health, Adiq, PaySmart, Banco Inter, Grupo Mosaico, Leroy Merlin, BanQi, Whirpool, Banco Carrefour, Monetizze, Sodexo, TecBan, Edenred, entre outras.

Para mais informações visite o site https://movimentoinova.com.br/ e acompanhe o MID nas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook. Confira no Youtube as propostas do MID para os prestadores de serviços e apps.

Maiores players do mercado digital marcam presença em evento de tráfego e audiência

 Olá, amores!

Conhecido como o maior espetáculo de tráfego e audiência do país, o SDA que acontece entre os dias 21 a 23 de abril, no Teatro Bradesco em São Paulo, permitirá que os participantes tenham acesso aos maiores players do mercado digital, obtendo conhecimentos que poderá impactar, para sempre, a forma com que fazem negócios na internet. 

Paulo Muzy, um dos nomes confirmados e que fala para o público  fitness e bem-estar, participará de uma roda de bate-papo trazendo uma análise sobre esse nicho. Ele vai comentar sobre as estratégias que usou para conquistar os seus atuais  8 milhões de seguidores. Além dele, a edição 2023 contará com outros nomes de peso, como Samuel Pereira, Thiago Finch, Marcus Marquês, Seu Elias,  Joel Jota e o Maestro João Carlos. 

De acordo com Samuel Pereira, idealizador do SDA e fundador da SDA Holding, somando-se todas as edições que aconteceram nos últimos nove anos, mais de 10.500 espectadores lotaram a plateia, chegando a atingir o incrível marco de quase 3 mil pessoas em uma única edição. 

“Ao longo de suas edições, o evento já reuniu nomes como Roberto Justus, Cris Arcangeli, Luiza Helena Trajano, Robertos Justus e Alice Ferraz. É importante ressaltar que além de ter acesso às estratégias dos maiores nomes do mercado digital no Brasil e no Mundo, os participantes também têm a oportunidade de fazer networking. Ou seja, saem com a agenda cheia de contatos, independentemente de serem empreendedores iniciantes ou já estabelecidos”, explica Samuel.

A edição de 2023 do evento “Segredos da Audiência ao Vivo” tem como missão transformar a vida das pessoas. “Ele é desenhado para que todos consigam os dois fatores primordiais para ter resultado com o digital: estratégias e conexões certas. Com isso, existe a possibilidade de aprender as melhores formas de atrair atenção ao negócio, afinal, o dinheiro vai para onde está a atenção das pessoas”, finaliza.

Serviço:

“Evento Segredos da Audiência 2023”

Quando: 21, 22 e 23 de abril

Horário: das 8h às 20h

Local: Teatro Bradesco

Endereço: Rua Palestra Itália, nº 500 - Loja 263 - 3º Piso, Perdizes - São Paulo – SP

Inscrições e mais informações: https://www.segredosdaaudiencia.com.br/2023/

 

Sobre Samuel Pereira

Samuel Pereira é empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior espetáculo de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no universo digital há 12 anos, onde já desenvolveu dezenas de sites e blogs, sendo que, algumas dessas páginas, já receberam mais de 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e em suas redes pessoais são mais de 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro “Negócios Digitais” e autor de Best-Seller na Revista Veja com o livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, com prefácio de Luiza Helena Trajano.

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