16 de março de 2023

Os reflexos da pandemia de Covid podem repercutir no diagnóstico tardio do câncer de colo de útero neste Março Lilás

 Olá, amores!

Dr. Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).


O INCA – Instituto Nacional de Câncer alertou recentemente sobre a queda no número de exames de Papanicolau, também conhecido como preventivo ou citologia cervical, que detectam alterações nas células do colo do útero. Entre 2019 e 2021, cerca de 2 milhões de mulheres deixaram de procurar pelo exame.

A principal causa do câncer de colo uterino é uma infecção persistente por alguns tipos do vírus HPV, o papiloma vírus humano. “Durante a pandemia por Covid-19 houve uma queda expressiva no número de exames de Papanicolau realizados, que são essenciais para detectar a doença em estágio inicial”, diz Dr. Clóvis Klock, presidente da Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

O ideal é que esse exame seja feito, a partir dos 25 anos, pelas mulheres que já iniciaram a vida sexual. Um outro aliado é a vacinação contra o vírus HPV, que começou no sistema público brasileiro na década passada, inicialmente apenas para meninas, e atualmente abrange meninas e meninos com idades entre 9 e 14 anos. “Mesmo com a vacina contra o HPV, a mulher adulta precisa manter a rotina do preventivo, um exame simples que rastreia essa que é a terceira maior causa de câncer em mulheres no Brasil”, afirma o Dr. Klock.  A vacina contra HPV também protege contra tumores de vagina, pênis, região anal, boca e garganta.

Nos últimos anos, laboratórios associados a Sociedade Brasileira de Patologia, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, têm participado de uma iniciativa em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas para agilizar exames que detectam a doença em mulheres indígenas de 25 a 64 anos. A iniciativa começou em 2021, por meio de um projeto-piloto na região Norte do Brasil. Até 2030, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem traçado metas para tentar erradicar o câncer de colo de útero globalmente.

De acordo com o INCA, em 2021 apenas 5 estados mantiveram a média de exames de Papanicolau que era feita antes da pandemia: 4 deles na Região Norte e Sergipe, no Nordeste.

Procura pelo exame caiu no Sudeste

A queda na realização dos exames de Papanicolau foi significativa na Região Sudeste. Em São Paulo, dos 1.661.509 exames de Papanicolau realizados em 2019, baixou para 1.435.318 exames feitos em 2021. Em Minas Gerais, foram 828.025 exames preventivos em 2019 e, em 2021, o número caiu para 683.505 exames. Já no Espírito Santo, foram registrados 185.244 exames de Papanicolau em 2019, enquanto em 2021, a quantidade de exames feitos foi de apenas 126.771.

O atraso no diagnóstico é uma das razões para o Brasil ter uma taxa de mortalidade tão alta, de cerca de 6 mil mortes por ano por causa do câncer de colo de útero. E a previsão para 2023 é de 17 mil novos casos da doença.

“O câncer do colo do útero caracteriza-se por ter um desenvolvimento lento e que, no início, quase não tem sintomas. Por isso, ressalto a importância do exame preventivo, pois somente pela análise das células podemos diagnosticar alterações nas fases iniciais”, enfatiza o Dr. Klock.

Os sintomas surgem apenas quando esse câncer já está em um estágio mais avançado. Nesse caso, os sinais são sangramento vaginal, dores na região pélvica e na virilha, alterações urinárias e intestinais e secreção vaginal com odor desagradável. Em caso de qualquer sintoma ou dúvida, vale procurar o médico.


Sobre a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)

Fundada em 1954, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) tem o objetivo de promover a integração e educação continuada dos médicos especialistas da área, priorizando sempre a comunicação e o aprimoramento técnico-científico. Desde o início de suas atividades, a associação promove, a cada dois anos, o Congresso Brasileiro de Patologia, que em 2022 chega a sua 33ª edição. A SBP também produz o jornal “O Patologista”, um informativo com notícias sobre a especialidade, com periodicidade trimestral.

Feito por mulheres, um livro que roga por sororidade

 Olá, amores!

A poesia de bolsa é a proposta da escritora e ghost writer Marília Marcucci para popularizar o contato das mulheres com os versos na literatura. A abordagem de temas conflituosos ecoados por um eu poético plural faz do livro Vozes de mulher uma ferramenta de identificação, que reverbera diferentes dores femininas na contemporaneidade.

Com formato enxuto, leve e prático, para ser aberto em qualquer lugar, o livro é um convite ao rito da emancipação feminina. Marília expõe vozes que merecem ser ouvidas e declamadas, no sentido de fortalecer a compaixão às diferentes formas de pensar e se sentir mulher, em um clamor por mais sororidade. 

Composto por 16 poemas de versos livres, carregados de musicalidade e ilustrados por Camila Vincci, a leitora é guiada por um caminho que passa por várias questões na vida de uma mulher. Em “Enxurrada portátil”, por exemplo, desperta o olhar para as redes sociais e a sociedade do espetáculo, com foco na aparência e consumismo.

Temas como maternidade e aborto podem ser encontrados em “Manto materno” e “Caldo indigesto”; já “Eu odeio bordéis”, narrado por uma prostituta, mostra que a sensualidade não é um produto. Ao fim, a leitura resulta em um coro de vozes em manifesto à importância de se expressar e compreender a dor da outra, mesmo sem ter vivido a história dela.

O que eu tenho aqui é matéria bruta, íntegra, apta, potencialmente densa.
Quer me imprimir um rótulo? Escreva: e-man-ci-pa-da.
(Vozes de mulher, p. 34 – poema “Eu jamais caberia no seu Bolso)

Inspirada por saraus, a autora quer transmitir coragem àquelas que não levantam a própria voz, com medo de serem silenciadas. Para reforçar isso, o tom de protesto presente em alguns poemas remete ao universo do “slam”, movimento que dá voz aos discursos periféricos.

Feito inteiramente por mulheres – da edição de conteúdo à capa e diagramação – o livro de Marília vai além da democratização da poesia entre o público feminino; busca ampliar a ocupação das mulheres no espaço literário, seja como leitoras ou profissionais do mercado do livro. 

FICHA TÉCNICA
Título: Vozes de mulher – Embates e contrastes
Autora: Marília Marcucci
Editora: Penalux – Selo Auroras
ISBN/ASIN: 978-65-5862-363-2
Formato: 13x18 cm
Páginas: 68
Preço: R$ 25,00
Onde comprar: Loja da autora

Sobre a autora: Marília Marcucci é escritora, ghost writer e gestora de comunicação e marketing em uma agência. Com formação em teatro, graduação em letras e pós-graduações em marketing e literatura, faz da escrita o seu meio de sobrevivência, seja no ambiente empresarial, no qual atua há mais de 20 anos, seja no ambiente literário, colecionando poemas, crônicas e artigos cotidianos. Em 2021, foi contemplada pelo prêmio Edital ProAC 2021 de apoio à literatura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, para publicação da sua primeira obra literária. 

Redes sociais:
Instagram: @marilia.marcucci
Site: www.mariliamarcucci.com.br

15 de março de 2023

Dia do consumidor 2023: descontos exclusivos em beleza, saúde, bem-estar

 Olá, amores!

Celebrado hoje, 15, o Dia do Consumidor foi criado para relembrar e proteger os direitos que existem na relação entre empresa e clientes e promete aquecer as vendas neste mês. Algumas redes estão oferecendo promoções e descontos em produtos e serviços, apenas para a data ou até o final do mês, como forma de prestigiar seus consumidores.

As empresas estão se preparando para oferecer promoções especiais, brindes exclusivos e experiências inovadoras aos seus clientes, tudo para reforçar a importância deles para os seus negócios

Se você é daqueles consumidores que estão só esperando a data para poder fazer suas compras, não deixe de dar uma olhada nos descontos das empresas listadas abaixo. Tem opções para quem quer cuidar da pele, sono e bem-estar.

Confira a seleção de descontos:

Euro Colchões

Na Black Friday da Euro Colchões, quem está pensando em adquirir produtos de extrema qualidade, não pode perder essa oportunidade. No dia 15 ao dia 19 de março, a rede oferecerá uma condição especial para os consumidores como colchões de solteiros a partir de R$ 996 + cashback e em lojas físicas o parcelamento será oferecido em até 21x.

Com mais de 70 lojas abertas em toda a região sudeste do Brasil, a Euro Colchões é uma das principais redes de franquia de colchões premium do país.


Turquesa Esmalteria e Salão de Beleza

A Turquesa Esmalteria & Beleza é uma rede de franquias brasileira especializada em serviços de beleza. Seu serviço principal é o cuidado com as unhas, oferecido em diversas técnicas como esmaltação comum, esmaltação em gel, unhas decoradas, alongamento, entre outras. Além disso, a Turquesa também oferece serviços de depilação, design de sobrancelhas e outros tratamentos estéticos.

Entre o dia 15 ao dia 18, as redes oferecerão descontos entre 10% e 15% nos seus serviços, além de brindes, drinks e degustações de serviços.

Com mais de 110 unidades em todo o país e uma unidade na Bolívia, a Turquesa Esmalteria e Salão de Beleza é referência quando se trata de beleza e bem-estar.

 

Stars Clinics

A Stars Clinics, rede de franquias de “clínicas full”, com tratamentos completos e não invasivos da Face, Corpo e Sorriso, no segmento de saúde, beleza e bem-estar, atua com tratamentos direcionados de Botox na Face, CrioRedução de Medidas para o Corpo ou Alinhadores Invisíveis, protocolos de emagrecimento e hipertrofia, massagens, tratamentos para varizes, tonificador muscular, ultrassom microfocado e muitos outros dentro deste segmento.

Pensando em uma forma de demonstrar a importância aos seus clientes, a rede está oferecendo 10 sessões de depilação por menos de R$ 100,00 durante todo o mês de março.

Com 5 unidades espalhadas na região de São Paulo, inauguradas em um curto intervalo de tempo, a Stars Clinics tem se tornado destaque quanto o assunto é elevar a auto estima sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.


Sobre a Star Clinics

Fundada em 2021, em São Paulo, a StarsClinics é uma rede de franquias de “clínicas full”, com tratamentos completos e não invasivos da Face, Corpo e Sorriso, no segmento de saúde beleza e bem-estar. Primeiro e único “Clube de estética por assinatura” no Brasil, a rede aposta no acesso aos pacientes através da venda de planos recorrentes vitalícios de assinatura e na conversão de bandeira para expandir nacionalmente. Atua com tratamentos direcionados de Botox na Face, CrioRedução de Medidas para o Corpo ou Alinhadores Invisíveis, protocolos de emagrecimento e hipertrofia, massagens, tratamentos para varizes, tonificador muscular, ultrassom microfocado e muitos outros dentro deste segmento.

Mais informações: *StarsClinics

 

Sobre a Euro Colchões

Presente no mercado desde 2005, a Euro Colchões é uma empresa que nasceu com o desejo de oferecer soluções de bem-estar, conforto e saúde – fundamentais para uma boa qualidade de sono. A empresa está sempre atenta a inovações tecnológicas e investindo nas melhores matérias-primas, garantindo produtos de altíssimo nível. Para abrir sua franquia o investimento incial é de R$ 280 mil, com payback em 24 meses e chegando a um faturamento mensal de R$ 170 mil.

Mais informações: Euro Colchões – Euro Colchoes

 

Sobre Turquesa Esmalteria e Salão de Beleza

A Turquesa Esmalteria & Beleza é uma rede de franquias brasileira especializada em serviços de beleza. Seu serviço principal é o cuidado com as unhas, oferecido em diversas técnicas como esmaltação comum, esmaltação em gel, unhas decoradas, alongamento, entre outras. Além disso, a Turquesa também oferece serviços de depilação, design de sobrancelhas e outros tratamentos estéticos. Nos últimos 2 anos, a rede apresentou um crescimento constante. Em 2020 a rede atingiu a marca de 62 unidades em operação em todo o Brasil e hoje são 110 unidades em todo o país e uma unidade na Bolívia.

Mais informações: Turquesa Esmalteria & Beleza – Franquias de Esmalteria

Da nuvem à inteligência artificial, passando por cibersegurança, as tendências da transformação digital em 2023

 Olá, amores!

A transformação digital há muito deixou de ser diferencial. É necessidade para as organizações de todas as atividades e de todos os portes. Por isso, e aproveitando que estamos em início de ano, quando os planos estão fresquinhos e a disposição de colocá-los em prática está a mil, vamos analisar quais as tendências nesse sentido para 2023.

Em alta para este ano estão as inovações que têm a ver com Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (ML, Machine Learning), nuvem e “Tudo como Serviço” (XaaS), trabalho híbrido, automação e Customer Data Platform (CDP).

Ufa! Mas tem mais uma, também fundamental: a cibersegurança.

Vamos abordar agora um pouco de cada uma delas.

1. Inteligência artificial e aprendizado da máquina no dia a dia. Isso mesmo. Essas tecnologias devem ser incorporadas ao cotidiano, à rotina da organização.

Um sistema de inteligência artificial brilha quando usado para tarefas repetitivas, tarefas manuais ou para obter informações relevantes a qualquer momento, liberando o tempo dos colaboradores para que eles direcionem o negócio para ter o maior impacto positivo possível. Além disso, a tecnologia pode trabalhar 24 x 7, sem nenhum limite de horários.

A IA deve ser complementada pelo aprendizado da máquina, isto é, com o uso de dados para que a tecnologia aprenda cada vez mais, melhorando sua performance continuamente.

2. De nuvem a “Tudo como Serviço” (XaaS). O caminho está aberto para um salto, um próximo nível da tecnologia nuvem.

A tendência é de que surjam surpreendentes inovações nesse item. Cada vez mais as organizações estão migrando totalmente para a nuvem para acessar informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Abraçar a tecnologia torna a colaboração natural em toda a empresa e elimina os custos com hardware físico.

Esse aumento da demanda leva ao desenvolvimento de soluções com melhor escalabilidade e melhores resultados.

Refletindo esse desenvolvimento, muitas empresas também estão começando a mudar para o XaaS — o “Tudo como Serviço”. Ou seja, todos os produtos e serviços disponíveis como serviços de assinatura baseados na nuvem. Em vez de uma oferta fragmentada, tudo — desde armazenamento, segurança, até comunicações — se torna digitalizado.

3. Trabalho híbrido veio para ficar. A fase mais crítica da pandemia intensificou o trabalho remoto, e, à medida que a situação foi melhorando, um híbrido entre remoto e presencial foi se construindo. Isso tende a se consolidar, depois do período de adaptação experimentado por empresas e colaboradores.

4. Automação acelera-se. Para as empresas que ainda não aderiram a esse processo, ou se encontram em estágio incipiente, há maneiras acessíveis e econômicas de implementar a automação.

Entre elas, o uso de softwares robôs — RPA (Robotic Process Automation, ou Processos de Automação Robóticos) — para tarefas repetitivas, como entrada de dados, admissão ou processamento de folha de pagamento.

Ainda, o recurso de desenvolvimento de baixo código ou sem código (no-code/low-code), com interfaces intuitivas de arrastar e soltar.

5. Cibersegurança. São diárias as notícias sobre ciberataques (ou tentativas). A tendência é a de soluções e investimentos cada vez mais robustos, e acessíveis, em segurança de dados. É uma necessidade não só de governos e megacorporações; todos os usuários devem incutir a cultura da segurança cibernética.

6. Customer Data Platform (CDP) com máquina e personalização. Do primeiro clique de um cliente em seus canais de mídia social até a verificação do pedido no site, cada interação é uma fonte valiosa de informação.

Então, organizar e traduzir milhares de pontos de dados ao longo do caminho do cliente em insights úteis é uma tarefa que demanda um CDP, porque este unifica todos os dados do cliente em uma única visão, conectando esses dados à pessoa real por meio de um perfil em tempo real.

Isso permite a tomadores de decisão facilmente analisar os insights e agir rapidamente para motivar conversões. É uma tendência que não pode ser ignorada.

Agora lanço a reflexão: como você está em relação à utilização dessas tecnologias na sua empresa? Que tal aproveitar essas indicações de tendências para iniciar ou, se for o caso, aprimorar sua transformação digital?

MAIS INFORMAÇÕES
SOBRE A BR24: https://br24.io/.

A escassez de profissionais de tecnologia impedirá transformação digital do Brasil

 Olá, amores!

*Por Vitor Magnani

Com a evolução da tecnologia, surgem constantemente novas soluções que transformam a vida das pessoas. Nesse sentido, empresas concebidas antes do surgimento da internet vêm cada vez mais usando o processo de digitalização para ampliarem os avanços tecnológicos que impactam pessoas de todo o mundo. Essa modernização é muito aplicada para possibilitar o comércio digital, novos meios de pagamento, políticas públicas, logística e delivery, entre outros fins – e contribui para o aperfeiçoamento do desempenho das organizações e, consequentemente, o alcance de suas soluções.

Por outro lado, a falta de profissionais de tecnologia para essas soluções digitais é um desafio constante em muitos países. Em um mundo cada vez mais digital, as empresas precisam de profissionais habilitados e capacitados para desenvolver e implementar recursos para atender às suas necessidades. Considerando que a demanda por esses talentos está superando a oferta, a capacidade das empresas de diversos setores de competir no mercado é afetada diretamente.

A propósito, a última previsão divulgada pelo Gartner aponta que os gastos mundiais com TI crescerão 2,4% em 2023. A tendência é que esses investimentos sejam destinados principalmente para o combate aos crimes cibernéticos, que continuam ocorrendo independentemente das crises econômicas globais. Para se ter uma ideia, a empresa de pesquisas Canalys prevê que o mercado de segurança cibernética deve movimentar, este ano, aproximadamente US$ 223 bilhões.

Mas como a escassez de talentos de tecnologia deve ser superada? Uma solução viável é investir em programas de treinamento e capacitação – há empresas de todos os portes oferecendo mentorias para os seus colaboradores, a fim de desenvolver suas habilidades e conhecimentos em tecnologia, por exemplo. Além disso, outro recurso interessante é a união entre companhias e instituições de ensino técnico para a criação de programas de capacitação que contribuam para preparar jovens e iniciantes na profissão.

É válido ressaltar que alguns países encaram essas mesmas condições, mas muitos deles podem ter uma abundância de profissionais qualificados. Por isso, as empresas podem buscar esses talentos estrangeiros e oferecer-lhes oportunidades de trabalho em suas próprias organizações, inclusive de forma remota. Ao dispor desses profissionais, as empresas devem integrá-los aos times de trabalho existentes, maximizando a sua contribuição para a companhia.

Em contrapartida, a exploração de novas tecnologias – como inteligência artificial e automação – podem ser alternativas proveitosas para a execução de tarefas que antes eram realizadas manualmente pelos profissionais de tecnologia. Essa não é uma opção que os substitua por completo, mas sim uma forma de atender demandas repetitivas e, ao mesmo tempo, não tão complexas.

Em resumo, a falta de profissionais de tecnologia para soluções digitais é um problema complexo e que precisa ser abordado com maior atenção, criatividade e eficácia pelas companhias. Investir em programas de treinamento e capacitação, atrair profissionais de outros países e explorar novas tecnologias são algumas das soluções para esse cenário. Desse modo, as empresas poderão garantir que os seus serviços tenham êxito e vigorem no mercado.

*Vitor Magnani é presidente do Movimento Inovação Digital (MID).

 

Sobre o Movimento Inovação Digital (MID):

Movimento Inovação Digital (MID) é uma entidade que reúne as maiores plataformas digitais do País nos segmentos de marketplaces, e-commerces, healthtechs, bancos digitais, fintechs, meios de pagamento, investidores e outros. O MID surgiu para representar e abordar interesses coletivos relacionados ao ecossistema digital junto ao Poder Público, instituições de ensino e sociedade civil.

Para isso, ela fomenta ações públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento da transformação digital, competitividade e sustentabilidade no Brasil. Atualmente, o Movimento reúne mais de 150 empresas, como Mercado Livre, Quinto Andar, Loft, 99, GetNinjas, PayPal, Loggi, Movile, Americanas, C6 Bank, Facily, Rappi, Tembici, OLX, WorldPay, Hotmart, Dr.consulta, Teladoc, Maida.Health, Adiq, PaySmart, Banco Inter, Grupo Mosaico, Leroy Merlin, BanQi, Whirpool, Banco Carrefour, Monetizze, Sodexo, TecBan, Edenred, entre outras.

Para mais informações visite o site https://movimentoinova.com.br/ e acompanhe o MID nas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook. Confira no Youtube as propostas do MID para os prestadores de serviços e apps.

Maiores players do mercado digital marcam presença em evento de tráfego e audiência

 Olá, amores!

Conhecido como o maior espetáculo de tráfego e audiência do país, o SDA que acontece entre os dias 21 a 23 de abril, no Teatro Bradesco em São Paulo, permitirá que os participantes tenham acesso aos maiores players do mercado digital, obtendo conhecimentos que poderá impactar, para sempre, a forma com que fazem negócios na internet. 

Paulo Muzy, um dos nomes confirmados e que fala para o público  fitness e bem-estar, participará de uma roda de bate-papo trazendo uma análise sobre esse nicho. Ele vai comentar sobre as estratégias que usou para conquistar os seus atuais  8 milhões de seguidores. Além dele, a edição 2023 contará com outros nomes de peso, como Samuel Pereira, Thiago Finch, Marcus Marquês, Seu Elias,  Joel Jota e o Maestro João Carlos. 

De acordo com Samuel Pereira, idealizador do SDA e fundador da SDA Holding, somando-se todas as edições que aconteceram nos últimos nove anos, mais de 10.500 espectadores lotaram a plateia, chegando a atingir o incrível marco de quase 3 mil pessoas em uma única edição. 

“Ao longo de suas edições, o evento já reuniu nomes como Roberto Justus, Cris Arcangeli, Luiza Helena Trajano, Robertos Justus e Alice Ferraz. É importante ressaltar que além de ter acesso às estratégias dos maiores nomes do mercado digital no Brasil e no Mundo, os participantes também têm a oportunidade de fazer networking. Ou seja, saem com a agenda cheia de contatos, independentemente de serem empreendedores iniciantes ou já estabelecidos”, explica Samuel.

A edição de 2023 do evento “Segredos da Audiência ao Vivo” tem como missão transformar a vida das pessoas. “Ele é desenhado para que todos consigam os dois fatores primordiais para ter resultado com o digital: estratégias e conexões certas. Com isso, existe a possibilidade de aprender as melhores formas de atrair atenção ao negócio, afinal, o dinheiro vai para onde está a atenção das pessoas”, finaliza.

Serviço:

“Evento Segredos da Audiência 2023”

Quando: 21, 22 e 23 de abril

Horário: das 8h às 20h

Local: Teatro Bradesco

Endereço: Rua Palestra Itália, nº 500 - Loja 263 - 3º Piso, Perdizes - São Paulo – SP

Inscrições e mais informações: https://www.segredosdaaudiencia.com.br/2023/

 

Sobre Samuel Pereira

Samuel Pereira é empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento “Segredos da Audiência Ao Vivo” (SDA Ao Vivo), maior espetáculo de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no universo digital há 12 anos, onde já desenvolveu dezenas de sites e blogs, sendo que, algumas dessas páginas, já receberam mais de 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e em suas redes pessoais são mais de 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro “Negócios Digitais” e autor de Best-Seller na Revista Veja com o livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, com prefácio de Luiza Helena Trajano.

Youtube: https://www.youtube.com/user/segredosdaaudiencia  

Facebook: https://www.facebook.com/SegredosDaAudiencia/  

Instagram: https://www.instagram.com/segredosdaaudiencia/

 

Flórida continua a ser um polo atrativo para investidores

 Olá, amores!

O Sul da Flórida tem se mostrado um bom lugar para se morar e trabalhar. A população cresceu em mais de 300 mil habitantes nos últimos cinco anos, com 75% desses vindos de outros estados e países. 

Estima-se que a região, uma das mais ricas do país, possui um PIB de US$ 1 trilhão. Também é o lar de algumas das maiores empresas dos Estados Unidos, como a Walt Disney World, a Universal Studios e a SeaWorld. 

A Câmara de Comércio da Flórida aponta que os resultados reforçam o expressivo crescimento econômico da região. Números atuais mostram que os novos residentes (vindo de outros estados americanos ou do exterior) agregam, por hora, ao Estado, US$ 879 mil.

O estado se destaca ainda na agricultura, e é o terceiro maior produtor de laranjas do país e o quarto maior produtor de tomate. Além disso, tem um clima tropical, com temperaturas médias anuais que variam entre 21ºC e 26ºC.

Segundo as informações divulgadas pela organização Brazil-Florida Concil, as transações comerciais entre Brasil e da Flórida também cresceram. Em 2016, o total de importações e exportações entre os mercados foi de pouco mais de US$ 18 milhões. Em 2017 a relação comercial bilateral alcançou US$ 19 mi. O Consulado do Brasil em Miami estima a comunidade brasileira residente no estado em mais de 400 mil pessoas.

Ainda de acordo com a instituição, para os investidores, vale saber que até 2030 a Flórida agregará mais 6 milhões de pessoas em sua população atual registrada em 20 milhões, o que deve ter como consequência, a criação de oportunidades de negócio. Últimos dados divulgados pelo governo além da população local, a Flórida recebe 116,5 milhões de turistas todo ano.

Além das condições de investimento ideais, muitos brasileiros procuram o lugar pela qualidade de escolas para os filhos. As escolas têm obtido notas relevantes em termos nacionais, tendo atualmente 82,3 % no seu colegial (High School) e segue crescendo. A renda per capita segue crescendo, sendo atualmente, de US$ 46.858,00. Cerca de 65,5% da população tem casa própria.

Com base nesses dados, Gabriel Souza, um dos sócios do IBC – International Business Consulting, consultoria especializada em negócios imobiliários nos Estados Unidos, afirma que há uma tendência de construção de edifícios de apartamentos para locação em Miami para uma faixa de renda equivalente à classe média baixa brasileira.

Segundo Souza, existem diferenças entre a compra tradicional de imóvel, seja ela para alugar por temporada ou por um período anual para moradia, e o chamado modelo passivo, em que o investidor adquire uma cota de um projeto de incorporação, em que ele não tem as responsabilidades de manutenção, administração e ainda conta com uma participação mensal ou trimestral, dependendo da distribuição de rendimentos que o projeto oferece.

Ele explica que no aluguel tradicional, o proprietário é responsável por todas as obrigações do imóvel, à exceção das despesas de consumo do inquilino, como energia elétrica e TV a cabo, por exemplo.

Na opinião de Souza, “um imóvel é um excelente veículo para se guardar dinheiro e manter o valor. Entretanto, isso é pura especulação, pois a aquisição de um imóvel, via de regra, não é um investimento porque o objetivo inicial é comprar para uso próprio, como segunda residência ou imóvel de veraneio”, analisa.

Souza ainda informa que uma cota de imóvel para locação parte do valor inicial de US$ 250 mil a US$ 300 mil, sendo que metade pode ser financiada. Como exemplo, ele cita um empreendimento que será administrado pela IBC, o Napoli Towers, dois edifícios de seis andares, com 152 apartamentos divididos em duas torres distintas. 

De acordo com o empresário, enquanto a locação normalmente gera uma renda bruta de 6% a 8% e descontadas todas as despesas, a rentabilidade fica entre 3 e 4% ao ano, no modelo passivo, a incorporadora adquire o terreno, constrói o projeto no período de 12 meses e após a conclusão, aluga as unidades e administra o complexo por quatro anos. 

No primeiro ano, enquanto ainda está na obra, o construtor parceiro garante 12% de retorno aos investidores, ou seja, um por cento ao mês. Depois do início da locação, a projeção é de um retorno de 12,5% e a partir do segundo ano, o rendimento sobe para 18% ao ano em média. “No final, nós juntamos o retorno que ele teve anual de locação com o lucro da venda do projeto como um todo, totalizando um ganho de aproximadamente 29,5% ao ano para cada um dos cotistas”, estima.

Migração corporativa

Para Gabriel Souza, tem ocorrido uma grande migração para a Flórida também de empresas. “Miami já é conhecida como uma segunda Wall Street por conta dos mais de 140 bancos internacionais que se instalaram ou mudaram para a cidade”, relata. Ele ainda afirma que a indústria do Vale do Silício também está de mudança para o estado devido ao fato da Flórida não ter imposto estadual.

Na opinião do empresário, embora Miami seja a “queridinha” momento, há outras cidades do sul da Flórida que também são boas oportunidades de investimento, como Homestead, Palm Beach, Broward, Weston, Boca Raton, Sarasota, Palm Coast, enfim, várias opções que dependem mais de qual o objetivo do investidor do que a localidade em si.

 

Sobre o  IBConsulting 

O IBC é uma empresa de consultoria, que oferece um serviço diferenciado e completo. Através de uma rede de parceiros e prestadores de serviço, com as mais variadas especialidades, o cliente tem a sua disposição todas as informações e serviços necessários para atender suas necessidades. A equipe faz um levantamento do perfil individual de cada cliente, com atenção para os detalhes e diferenciais que cada caso determina. Para mais informações, acesse- https://www.ibconsulting.us/

Nilo José Mingrone

Vasta experiência com mais de 35 anos no segmento jurídico corporativo. Autor de vários artigos sobre Direito Empresarial. Direito Empresarial pela ESEADE Buenos Aires. Ex-Presidente dos Comitês de Direito Societário e Prerrogativas da Subseção OAB . Co-autor do livro "Investimentos no Brasil - Aspectos Legais". Desde 2014 morando na Flórida, responsável pelo investimento de mais de cinco milhões em caixas eletrônicos. Sócio do IBC Partnership empresa de Consultoria contábil, tributária e de gestão de fundos.

Sobre Gabriel Souza

Nascido em Brasília, se mudou para os Estados Unidos com três anos onde foi criado e formado profissionalmente. Atualmente, vive em Miami onde atua como broker imobiliário há 17 anos na Souza Estates, e há cinco desenvolve sua incorporadora imobiliária. Há dois anos, ele juntamente com mais cinco amigos entre eles o Emerson, ex-capitão da seleção fundaram o IBC - International Business Consulting, e hoje tem mais de 60 empresas sob administração contábil, $45 Milhões USD em transações imobiliárias, e atualmente mais de 1.400 unidades sendo desenvolvidas.

São Paulo sedia o maior evento de Inteligência Artificial da América Latina

 Olá, amores!

2023 será o ano da inteligência artificial, isso porque as previsões e tendências recentes prometem refinar e expandir o portfólio de funções dos sistemas, levando-os a horizontes mais distantes. 

Esse avanço terá cada vez mais força, ano após ano, com a tecnologia sendo implementada em cada vez mais situações na sociedade e no mercado.

Seguindo essa tendência, os empresários Flávio Tavares e Walter Longo se uniram em um gigante projeto, a Upper ADucation. A empresa é focada em ajudar empresas e organizações a construírem ecossistemas em educação. Neste ano, Flavio e Walter decidiram promover um evento com o assunto mais bombado do momento, a tão falada inteligência artificial. Será o Primeiro Evento da Inteligência Artificial do Brasil,  IAX - Inteligência Artificial Experience, que acontecerá no dia 11 de abril, no WTC Events Center em São Paulo.

O IAX - Inteligência Artificial Experience terá o marco de maior evento da América Latina, dispondo do maior número de palestrantes e diversidade de conteúdo jamais visto antes, em apenas um dia de jornada. Serão mais de 10 horas de palestras e mais de 20 palestrantes.

Esse dia será marcado por uma experiência imersiva, onde os participantes poderão conhecer inúmeras soluções que estão revolucionando os negócios, as profissões e as empresas. Serão debatidos o IA aplicado nas áreas de vendas, marketing, varejo, conteúdos, turismo, saúde, entretenimento, esportes, games e muitos outros. Será conduzido por uma agenda repleta de conteúdo, apresentados pelos melhores profissionais do setor. 

Flavio Tavares e Walter Longo contam que o evento inédito será uma experiência jamais vivida pelos admiradores e empresários do mercado. “Contamos com a presença de mais de 1.500 pessoas presenciais e 5.000 online nesse único dia, experimentando a verdadeira realidade do futuro. Será disponibilizado uma ampla variedade de palestras, painéis e experiências imersivas, um caldeirão de oportunidades excepcionais para as empresas se conectarem com um público diversificado e engajado”, continuam.

Atualmente, o Brasil é o líder no uso da inteligência artificial na América Latina, segundo o estudo “Avanços na cultura organizacional impulsionados por dados, análises e inteligência artificial” do SAS, da IDC.

No país, 63% das empresas utilizam aplicativos baseados nessa tecnologia. As indústrias mais avançadas em soluções de IA são finanças, varejo e manufatura. Além disso, 90% das empresas brasileiras estão investindo em ferramentas de dados e análises para identificar tendências e padrões de consumo. A porcentagem é novamente superior à média latino-americana de 60%.

O relatório mostra ainda que o Brasil (84%) lidera no uso de dados, análises e inteligência artificial para a confiabilidade e segurança das atividades empresariais, ante uma taxa média de 73% na América Latina.

A consultoria FrontierView analisou o histórico e concluiu que a IA pode contribuir para um incremento de 4,2% no PIB brasileiro até 2030, enquanto mundialmente, a PWC definiu que essa tecnologia deve colaborar com quase US$16 trilhões para a economia até 2030. 

Um estudo feito pela Harvard Business Review Analytic Services, em 2022, destaca as tendências tecnológicas mais relevantes na América Latina: inteligência artificial, metaverso, blockchain, 5G, biometria, robótica, gêmeos digitais, computação quântica, impressão 3D e realidade virtual/aumentada, importantes para o futuro das empresas na região e no mundo.

Aos poucos e recentemente de maneira muito mais forte, a IA tem transformado algumas experiências virtuais e, assim, vai entrando de vez no cotidiano das pessoas. As mais recentes novidades poderão ser encontradas no IAX - Inteligência Artificial Experience. Assim que os convidados e visitantes chegarem ao local irão se deparar com um corredor com diversas startups do ramo, com protótipos e experiências que poderão ser testadas e vividas ali mesmo.

Uma delas se chama "Existe Vida Após a Morte?", a startup responsável criou um holograma do tão conhecido Steve Jobs. Será possível interagir com "ele", fazer perguntas, tudo ao vivo e a cores, relembrando a série "Black Mirror" que ficou em alta em 2022, quando uma viúva desolada experimentava um novo serviço que permitia “contato com os mortos”, ou melhor, com uma versão virtual de seu falecido marido.

Tal tecnologia vai muito além de recriar apenas o Steve Jobs, mas abre possibilidades de recriar qualquer pessoa na nuvem para que, após a morte, ela possa conversar com seus entes queridos.

Segundo Tavares e Longo, será um dos mais relevantes eventos sobre Inteligência Artificial do país. “O evento é para empreendedores que utilizam, ou desejam utilizar, a IA em seus negócios para liderar a nova era e se destacar no mercado. Sejam eles, entusiastas em tecnologia, inovação, inteligência artificial que querem estar na vanguarda das transformações; CEOs, Diretores, C-levels e investidores que buscam novas soluções capazes de impulsionar seus negócios; ou todos os públicos que buscam aprender constantemente e desejam estar por dentro das tecnologias que estão revolucionando todas as áreas”, concluem.

Outras novidades deste evento é que toda comunicação, divulgação e ações digitais serão feitas exclusivamente por inteligência artificial, incluindo imagens, vídeos, músicas, locuções e todos os textos. Será a primeira vez no Brasil que uma campanha será feita exclusivamente pela IA e já conta com o apoio de grandes nomes da tecnologia, como a Escola do Metaverso, Logitech, a Diageo, a NFTrend e EventPlay.

“Ou você surfa na onda da tecnologia, ou vai ser engolido pelo tsunami”, assegura Flavio Tavares ao convidar todo o público para viver esse evento inédito no Brasil.


Serviço — Inteligência Artificial Experience — IAX

DATA: 11/04/2023

HORÁRIO: Das 9h às 18h

LOCAL: World Trade Center São Paulo — Av. das Nações Unidas, 12551 — Cidade Monções, São Paulo — SP, 04578-903

Ingressos: https://www.upper.live/inteligencia-artificial


Confira a Programação do dia:

Evitando desastres: Como a IA pode prever problemas na sua empresa

Entenda como a IA pode ser usada para identificar possíveis desastres antes que eles aconteçam, evitando perdas financeiras, danos à reputação e outros problemas que poderiam impactar negativamente o sucesso da empresa.

IA - Fim do mundo ou início de uma nova era?

Participe da discussão de possíveis cenários futuros da IA, refletindo se ela pode levar ao fim do mundo como conhecemos ou se estamos diante de uma nova era de transformação tecnológica e avanços para a humanidade.

A Revolução das máquinas - Gerando mais e melhores conteúdos

O "prompt" de ouro! Como os empregos criativos também precisam se reinventar levando em consideração as inteligências artificiais? Fugir das perguntas óbvias é evitar respostas óbvias.

Profissões e o futuro do emprego - Quem ganha e quem perde com a IA

Muitos se perguntam sobre o futuro dos empregos e como a lA afetará o mercado de trabalho. Embora muitas tarefas possam ser automatizadas, isso realmente significa que as pessoas serão substituídas por máquinas?

Fazendo mais com menos - A IA subindo a barra da produtividade

Entenda como as empresas podem permitir que seus funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas, aumentando a qualidade do trabalho e a satisfação do funcionário, pela capacidade de automatizar tarefas rotineiras, como processamento de dados ou atendimento ao cliente. 

IA na educação - Nuvens no horizonte ou céu de brigadeiro

O que devemos ensinar às crianças hoje para que elas se mantenham relevantes daqui a 30 anos? A IA como ferramenta relevante para os dilemas do futuro, tornando o processo de aprendizagem mais eficiente.

O varejo revisitado - A lA como uma máquina de venda para os negócios

Nascidos um para o outro? Desde a aquisição de clientes ao gerenciamento de estoque. Entenda a nova logística do varejo, que revoluciona a forma de produção, distribuição e consumo.

Chat GPT e o que mais vem aí - A grande jornada do algoritmos

Com mais de 100 milhões de usuários, o Chat GPT abre novos horizontes para a democratização da Inteligência Artificial, quais são os próximos passos? E quem são os próximos candidatos a bombar nas redes?

Empatia digital - Como a IA está nos ensinando a sermos mais humanos?

O essencial e insubstituível do ser humano é sua própria humanidade, de que forma a IA pode impactar em nossa criatividade, curiosidade e empatia.

Walter Longo e Flavio Tavares: referências de metaverso e inteligência artificial

Sobre a Upper

A Upper nasceu de uma iniciativa idealizada por Flavio Tavares e Walter Longo que, percebendo as mudanças do status quo da publicidade, decidiram ir além. 

Pensando nisso, desenvolveram o conceito de ADucation, uma combinação entre o poder da publicidade e o propósito da educação.

Sobre o Flavio Tavares

Referência em mobilidade, tecnologia e propósito no Brasil, Flávio Tavares tem incentivado empresas e líderes a repensarem a maneira como fazem negócio e a terem um olhar mais sensível em relação às pessoas.

É palestrante, e fundador da Welcome Tomorrow, o maior movimento de inovação, tecnologia e futuro do Brasil, idealizador do Instituto PARAR, a principal plataforma sobre mobilidade corporativa da América Latina, e uma das maiores vozes sobre propósito e criação de movimentos da atualidade.

Sobre o Walter Longo

Walter Longo é especialista em Inovação e Transformação Digital. Publicitário e Administrador de Empresas, com pós-graduação na Universidade da Califórnia, Longo é empreendedor digital, palestrante internacional, sócio-diretor da Unimark Comunicação e sócio-fundador da Upper.