27 de dezembro de 2022

4 dicas para ter uma equipe saudável na empresa

 Olá, lindezas!

Ter funcionários satisfeitos e saudáveis é o segredo para aumentar a produtividade e os resultados em uma empresa. É o que aponta a pesquisa ”Linking Workplace Best Practices and Organizational Financial Performance” realizada nos Estados Unidos. Segundo os resultados do estudo, empresas que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores são até 235% mais eficientes.

Para proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários, muitas organizações têm buscado medidas saudáveis dentro e fora do ambiente corporativo. Uma das formas mais utilizadas é a implementação de benefícios, estratégia que garante bem-estar e proporciona uma série de vantagens aos colaboradores e ao negócio. 

Além de recorrer a empresas de vale-alimentação, é possível buscar por outros benefícios complementares, como plano de saúde, assistência a saúde mental e plataformas de atividades físicas. Unir essas estratégias a campanhas de conscientização pode trazer mais informação aos colaboradores e ajudá-los a ter uma rotina mais salutar. 

Invista em vale refeição 

Um dos aspectos decisivos para garantir mais saúde é a alimentação. Por esse motivo, implementar benefícios como o vale refeição e vale-alimentação pode ser uma forma de auxiliar os colaboradores nesse quesito. 

Um fator importante é, além de investir nos benefícios, criar campanhas de conscientização. Palestras que expliquem o que é vale refeição e como usá-lo de forma consciente, por exemplo, são ideias de como ajudar os colaboradores a se alimentarem e a aproveitarem melhor o benefício. 

Mais um exemplo de campanha é o incentivo à alimentação saudável. Enviar e-mail de boas práticas e investir em treinamentos com nutricionistas são alternativas para ajudar os funcionários a fazerem boas escolhas na hora do almoço.

Forneça plano de saúde 

Outro benefício que auxilia os colaboradores é o plano de saúde. Para isso, é preciso buscar por empresas que forneçam esse tipo de serviço de forma qualificada e abrangente à região onde moram os funcionários.

Implementar medidas que forneçam assistência médica e ajuda nos custos relacionados à saúde são formas de estimular o cuidado com a própria saúde, prevenindo e tratando possíveis problemas e doenças. 

Assim como a alimentação, o uso do seguro-saúde também pode ser incentivado em palestras. Uma alternativa é aproveitar datas de conscientização sobre doenças, como o Outubro Rosa ou Novembro Azul, para trazer pautas importantes sobre a prevenção do câncer, por exemplo. 

Ofereça assistência à saúde mental

A saúde mental tem sido cada vez mais debatida no ambiente corporativo. O principal motivo é o crescimento de colaboradores com ansiedade, depressão, síndrome do pânico, entre outras enfermidades. 

Uma forma de prestar auxílio a esses funcionários é a oferta de assistência à saúde mental. Essa medida pode vir incorporada ao plano de saúde ou de forma independente, com a disponibilização de psicólogos no escritório. 

Campanhas de conscientização sobre saúde mental também podem ser implementadas. 

Aposte em plataformas para atividades físicas

Para ter uma vida saudável, é preciso investir na mente e no corpo. Por esse motivo, apostar em plataformas voltadas para a atividade física também é uma boa ideia. Essa estratégia consiste em fornecer benefícios que disponibilizem aos colaboradores o acesso a academias, clubes, quadras e demais espaços para o cuidado físico.

Para incentivar os funcionários, a empresa pode investir em campanhas e prêmios de incentivo para os mais assíduos.

Tente outras ideias

Além das medidas citadas, outras estratégias podem ser adotadas para elevar o cuidado com a saúde dos funcionários. A ginástica laboral, por exemplo, proporciona conforto aos colaboradores que passam mais tempo na mesma posição. 

Educar os funcionários sobre a postura e ergonomia também é uma opção. Dessa forma, é mais fácil de evitar problemas na coluna, articulações e músculos.

Clareza para reencontrar o propósito da vida

 Olá, amores!

As perdas e mudanças são inerentes à existência, o problema é quando, por conta das situações desafiadoras, um imenso vazio e sensação de impotência tomam conta. O que fazer quando a vida vai perdendo o sentido?, livro da terapeuta Myriam Filippi, oferece luz àqueles que optaram por fugir dos problemas ou levar a vida no piloto automático.

Terapia holística, constelação familiar, meditação, yoga, oráculos, florais e reiki são algumas das alternativas apresentadas pela terapeuta para auxiliar o leitor a construir as próprias histórias de saúde e bem-estar. Práticas simples, como pisar na terra com os pés descalços por 15 minutos semanalmente, para descarregar o excesso de energia no corpo.

Os ensinamentos compartilhados na obra, partem da experiência da autora com desenvolvimento pessoal e pesquisas sobre tratamentos para a cura de forma holística, nos últimos 25 anos. Como yogaterapeuta e terapeuta reikiana, Myriam, destaca a importância de compreender os ciclos existenciais, e lembra que o ser humano vive em uma constante metamorfose.

Nós não percebemos, mas morremos várias vezes em vida terrena,
pois, assim como as estações mudam, nós também mudamos e
se tudo ao nosso redor é cíclico, nós também somos.
(O que fazer quando a vida vai perdendo o sentido? pg. 46)

Para a terapeuta, uma pessoa não morre e nasce de novo apenas quando um ciclo de vida termina para que outro comece, mas também quando se esquece quem é, qual o propósito, a missão e, principalmente, o sentido da própria vida. Dentro de todo ser humano existe um canto sombrio e é preciso visitá-lo para que haja luz. “São os períodos difíceis da existência que carregam os maiores aprendizados’, completa a criadora do projeto Despertar a Jornada.

Ficha técnica

Título: O que fazer quando a vida vai perdendo o sentindo?
Autor: Myriam Filippi
Editora: 
Viseu
ISBN/ASIN: 978-65-254-2624-2
Páginas: 
150 páginas
Preço
: R$49,00 (físico) e R$ 9,90 (eBook)
Onde comprar: 
AmazonViseuDespertar a Jornada

Sobre a autora: Nascida em Resente, no Rio de Janeiro, Myriam Filippi é formada em Jornalismo, Artes Cênicas, Língua Portuguesa e pós-graduada em Gestão Administrativa Pedagógica e Escolar. Desde 1998 estuda e pesquisa sobre tratamentos para a cura de forma holística, utilizando a medicina do autoconhecimento para uma melhor compreensão do indivíduo e da totalidade.  É também yogaterapeuta, terapeuta reikiana, faz leitura de oráculos terapêuticos e trabalha com desenvolvimento pessoal, emocional e espiritual, ajudando pessoas a criarem as próprias histórias de sucesso, saúde e bem-estar através do Projeto Despertar a Jornada.

Conheça as redes sociais da autora

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Região de Campinas oferece várias opções para curtir as férias com as crianças nos finais de semana

 Olá, amores!

Reconhecida pela produção científica, parque universitário, turismo de negócios e por sua pujança econômica, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) também tem diversas opções para quem busca pelo turismo de lazer e gastronômico nos finais de semana e férias escolares. Este segmento representa atualmente cerca de 20% dos negócios da rede hoteleira regional, segundo dados do Campinas e Região Conventions & Vistors Bureau (CRC&VB).

A 95 quilômetros de São Paulo e com fácil acesso pelas rodovias Bandeirantes, Dom Pedro e Anhanguera para quem sai de São Paulo ou outras regiões do interior paulista, hotéis e grupos gastronômicos das cidades da região prepararam diversas atividades para o mês de janeiro para receber as famílias durante todo o mês de recesso escolar.

Quintal do Vila, em Joaquim Egídio

Divulgação

Em Campinas, o Quintal do Vila, localizado dentro do empreendimento gastronômico Vila Paraíso, no Distrito de Joaquim Egídio, conta com uma área uma grande área verde instalada dentro de Área de Proteção Ambiental (APA), cercado de mata natural, lagos e com uma infraestrutura para realização de piquenique. Durante o mês de janeiro, o espaço abre aos sábados e domingos – mediante reserva e compra de cestas de café ou brunch pelo telefone (19) 3298-6913 -, onde os pais podem passar o dia todo e as crianças aproveitarem brincadeiras e atividades recreativas, sob a supervisão de monitores.

A experiência no local começa logo na chegada ao estacionamento. Pais, filhos e casais são transportados para o Quintal do Vila em um trenzinho, onde têm a oportunidade de apreciar a natureza ao longo do trajeto até o espaço reservado, que também é considerado Pet Family. 


Vitória Hotel Indaiatuba
Divulgação

Ao lado de Campinas, outra opção para as férias escolares é o Hotel Vitoria Indaiatuba Convention, instalado em uma área com 15 mil metros quadrados, estrategicamente localizado próximo ao aeroporto de Viracopos e das principais rodovias da região.

Localizado em uma área totalmente arborizada, cercado de tranquilidade e ao lado do Museu da Água, o Vitória Hotel Indaiatuba oferece uma ampla área de lazer com piscinas, sauna, quadras poliesportivas, campo de futebol gramado e academia com espaços arejados e treinos específicos com acompanhamento dirigido.

Nas férias, além de toda infraestrutura do local, o hotel disponibilizará recreação com monitores da Sorria Eventos, com inúmeras brincadeiras e atividades para crianças dividas por faixas etárias.

Além de passar o dia ou ficar hospedados, os turistas também podem conhecer outros pontos turísticos da região, como o Pico das Cabras, passeio de Maria Fumaça por áreas históricas e ainda desfrutar da alta gastronomia regional, composta por mais de 17 mil estabelecimentos, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Regional Campinas, e da rica variedade de sabores.

Turismo de SP registra participação recorde em feiras do setor

 Olá, lindezas!

Setur-SP participou de 44 feiras no Brasil e no exterior
Divulgação

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) registrou, este ano, uma participação recorde em feiras nacionais e internacionais do setor: foram 44 no Brasil e no exterior, sendo 27 em São Paulo, sete em outros estados brasileiros e 10 feiras e eventos fora do país; cinco na Europa, quatro na América do Sul e um na América do Norte, o que corresponde a um crescimento de 30% se comparado a anos anteriores.

No total, estima-se que 1,8 milhão de pessoas foram impactadas pela Setur em feiras e eventos e 30 regiões turísticas foram mobilizadas com ações inéditas e novos negócios da Secretaria. A Pasta também participou da maior feira internacional de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow, promovendo suas rotas gastronômicas e dezenas de produtos artesanais típicos do estado, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Visite São Paulo.

A Secretaria ainda teve papel de destaque na Expo Creative Cities, evento promovido pela Rede de Cidades Criativas da UNESCO, em Santos, divulgando destinos do estado, gastronomia, arte e cultura de SP. “As ações fizeram parte de uma ampla estratégia de promoção de SP no Brasil e no exterior”, afirma Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de SP, ao citar as fantours presstrips realizadas pela Setur.

Entre as ações de grande repercussão, também vale mencionar os treinamentos e capacitações para vender SP como destino turístico, assim como as agendas de negócios com operadoras e companhias aérea. Os esforços resultaram na mudança de imagem de São Paulo para além da capital dos negócios, acrescentando atrativos culturais, gastronômicos, de aventura e religiosos, com o diferencial de infraestrutura e a conectividade de seus destinos.

Turismo estético no Brasil ganha forças diante da inflação no exterior e facilidade cambial

 Olá, amores!

Fatores como segurança hospitalar, fama internacional e custo reduzido têm atraído cada vez mais estrangeiros a virem ao Brasil exclusivamente para realizar cirurgias e outros procedimentos estéticos. Segundo o Ministério do Turismo, os eventos de estética vêm impulsionando as viagens de negócios no país, tornando- se líder no setor de turismo estético.

De acordo com a Patients Beyond Borders, o tamanho do mercado atual gira entre US$ 65 e 87,5 bilhões. São cerca de 24 milhões de pacientes, que gastam uma média de US$ 3.410 por visita, incluindo custos médicos, serviços locais, transporte, internação, acomodação e tratamentos estéticos.

O Ministério do Turismo, além de focar no turista brasileiro, que enfrenta a dificuldade da alta cotação das moedas estrangeiras para viajar para o exterior, colabora atraindo cada vez mais pacientes viajantes internacionais para cuidar da saúde e bem-estar em território nacional.

Mediante esse cenário, quem está surfando nessa onda são as redes de estética, que vem pelo terceiro ano consecutivo liderando o ranking do mercado que mais cresce no Brasil e fazendo sucesso no exterior.

Giovanna Silva, com apenas 17 anos, mora nos Estados Unidos há um pouco mais de 8 anos com a mãe. Ela e a mãe afirmam que não existe outro lugar no mundo que tenha uma qualidade no serviço estético como no Brasil. "Todas querem a beleza da brasileira, o corpo, as curvas, principalmente a pele, o bocão e o bumbum. Aqui nos EUA, mesmo com bastante acesso a esse tipo de serviço, no Brasil, a qualidade supera e ainda é facilitada quando olhamos o câmbio. Aqui o preenchimento labial ficaria em média $1500 dólares (R$8.100), já no Brasil R$1500 reais." Contam.

Na última viagem que Giovanna veio ao Brasil, ela não só visitou a família, mas gastou pelo menos R$6 mil reais em procedimentos estéticos, limpeza de pele, cabelo, entre outros artífices de beleza.

Um dos locais escolhidos por ela para fazer um dos procedimentos na face foi a rede de estética Ad Clinic. Uma das redes de franquias de estética mais bem-sucedidas dos últimos anos, exatamente por se destacar nos protocolos prestados, unindo os procedimentos mais procurados quando se fala de beleza em um único lugar.

A clínica, que hoje conta com mais de 100 procedimentos estéticos, tem um ranking com os tratamentos mais procurados: Depilação a Laser, Aplicação de Enzimas para emagrecimento, lipos sem cortes, Botox, preenchimento e harmonização facial, sempre proporcionando segurança, responsabilidade e bom atendimento.

Ainda de acordo com a ABF, o Brasil é o quarto maior mercado de estética e beleza, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. No ramo de franquias, na área da Saúde, Beleza e Bem-estar, faturou-se aproximadamente R$34,2 bilhões.

Para o CEO da franquia, Rodrigo Nunes, que transformou o investimento inicial em mais de 100 franquias com faturamento de 50 milhões e já anunciou 200 operações até 2024, afirma que agora é o melhor momento para investir. “Em tempos de crise, é onde se vê os melhores resultados, nessa hora o empreendedorismo cria asas”, afirma.

O mais surpreendente de tudo é que a rede de estética iniciou com um investimento do casal no valor de R$ 5 mil para abrir a primeira loja. Enquanto Aline Medici, sócia e esposa, realizava os procedimentos estéticos, Rodrigo panfletava nas ruas para atrair mais clientes.

Sobre AD CLINIC

A Ad Clinic é uma rede de franquias de clínicas de estética fundada em 2014 na região Sul do Brasil, contando hoje com mais de 100 unidades distribuídas nas principais cidades e capitais, que vem crescendo de forma exponencial e conquistando o mercado de beleza, sendo reconhecida pelo uso da alta tecnologia em seus procedimentos. 

A empresa trabalha com uma grande variedade de tratamentos estéticos faciais e corporais para o público masculino e feminino como harmonização, botox, preenchimento, depilação a laser e tratamentos mais específicos como lipo sem cortes e massagens. Destaque ainda para o programa de emagrecimento com método exclusivo, no qual é possível eliminar 15kg em apenas 60 dias.

Mr. Cat melhora usabilidade e navegação do ecommerce com a ESHOPPER

 Olá, lindezas!

Com o objetivo de melhorar a experiência de navegação do usuário no seu ecommerce, a Mr. Cat,  uma das maiores referências do país no segmento de calçados e acessórios masculinos e femininos, encontrou na ESHOPPER, especialista na jornada de compra online (mobile e desktop), um excelente parceiro para analisar e melhorar a jornada de compra do seu cliente no site.

Fundada em 1981, com mais de 200 lojas físicas em todo o Brasil e com uma produção de mais de 1 milhão de calçados por ano, a Mr. Cat, em conjunto com a ESHOPPER, elencou os critérios de maior prioridade e realizou um trabalho das melhorias que eram necessárias, ajudando a marca no crescimento acelerado dos últimos anos. 

A fim de possibilitar a melhor experiência de compra online, a ESHOPPER recomendou a inclusão da tag de descontos do produto da página de apresentação (PDP) e a adição da régua de frete no carrinho. Além disso, quando a loja oferece o envio gratuito acima de um determinado valor, é importante que essa informação esteja disponível de forma clara para o usuário. Isso incentiva que o consumidor aumente seu carrinho para atingir o valor mínimo e seja beneficiado pelo frete grátis.

Na etapa do carrinho, a ESHOPPER recomendou deixar um botão com a opção do usuário voltar à página em que estava navegando anteriormente. Assim, caso o usuário decida sair do carrinho para buscar novos produtos, ele volta para o ponto da navegação em que estava. Por fim, foi aconselhado a implementação da barra de progresso no checkout,  indicando cada etapa de preenchimento que o usuário está, evidenciando o nome da etapa (ex: Endereço) e sinalizando também o número, isso ajuda o usuário a se guiar até que ele finalize a compra. É importante que a barra sinalize qual a fase o usuário está no momento e que as etapas sejam clicáveis, caso o usuário deseje retornar.

“Nosso olhar externo de especialistas em UX permitiu que a Mr. Cat identificasse pontos de oportunidades em algumas etapas da jornada do consumidor. Isso possibilitou quick wins (em tradução literal: vitórias rápidas) para implementação e tornou o ecommerce da marca ainda mais competitivo”, destaca Aline Haeckel, diretora geral da ESHOPPER.

Resultados da implementação

Após o acompanhamento dos resultados de antes e depois das implementações, a Mr. Cat obteve resultados incríveis em seu ecommerce:

  • 35,72% de aumento na média de Páginas por visita;
  • 32% de aumento no Ticket médio;
  • 27,46% de aumento no Tempo médio na página
  • 2,57% de diminuição no Bounce Rate (taxa de rejeição) geral.

“Oferecer uma melhor experiência de compra faz com que o usuário se sinta mais confortável e seguro para comprar, melhorando KPIs importantes para o ecommerce”, finaliza executiva da ESHOPPER.

SOBRE A ESHOPPER

A ESHOPPER surgiu diante da necessidade do mercado de melhorar a experiência do consumidor por meio de uma jornada mais fluída de compra no e-commerce. A empresa proporciona ao mercado as melhores práticas de UX, que de fato vão gerar impacto no desempenho da loja virtual em seus principais KPIs - Taxa de Conversão, Bounce Rate, Tempo Médio por Seção e Página por Seção.

"Meu Verão é Salon Line" é a nova campanha da marca

 Olá ,amores!


KV Verão do Amor
Divulgação

A Salon Line lançou em todas as suas redes sociais, sua nova campanha publicitária. Com visual lúdico, figurinos e cenários inspirados na década de 1970, traz uma reflexão sobre o autocuidado e amor-próprio na estação do ano mais amada pelos brasileiros: o verão! No "Verão do Amor" o cuidado com os cabelos ganha destaque em um contexto diverso e múltiplo. 

“Essa campanha traduz a Salon Line, com uma mensagem divertida, relevante e que transborda amor-próprio, de forma leve. Mostrando que entendemos a nossa consumidora em todos os momentos com marcas e produtos que atendem todas as suas necessidades, oferecendo soluções diversas para o cuidado com os cabelos, mas não só isso, trazendo a alegria que o verão proporciona em nossas vidas. Estamos representando cada uma das nossas consumidoras com as nossas embaixadoras e um casting diverso, queremos que elas se sintam acolhidas e representadas”, afirma Kamila Fonseca, diretora de marketing da Salon Line.

A marca propõe uma fuga do cotidiano de forma lúdica, alegre e colorida, característica muito presente na maioria das suas peças publicitárias, transportando a consumidora ao “mundo do verão” Salon Line. O hit é contagiante e exalta a versatilidade dos produtos da marca, que vão desde o tratamento diário até a estilização dos fios.

O verão de 2022 foi muito aguardado e celebramos sua chegada com um grito de liberdade e amor, para todos os cabelos e corpos brasileiros. " Sarah Trindade, gerente de criação.

A peça publicitária fica no ar até  fevereiro e pode ser conferida nas redes sociais da marca. 

 

SOBRE A SALON LINE
A Salon Line é uma marca 100% brasileira e está presente no mercado de beleza e cosméticos capilares desde 1995. São mais de 400 produtos distribuídos em 17 linhas, com foco em recuperação, tratamento, coloração, transformação e hidratação dos fios de cabelo, dos crespos aos lisos, sejam eles naturais ou com química e também cuidados com a pele. A marca apoia que cada pessoa busque sua própria beleza e quer estar ao lado de seus clientes nesta descoberta. Seu posicionamento é “Transforme-se em você”, um dos principais pilares da Salon Line, que incentiva as pessoas a assumirem sua identidade e aparência sem medo de julgamentos. A empresa também apoia bandeiras como diversidade, liberdade, amor próprio, além da desconstrução de padrões de beleza, o que possibilitou ser lembrada, como uma das marcas mais relacionadas quando o tema é Diversidade, na pesquisa de 2021 feita pela Qualibest. Além disso, no estudo da HSR Specialist Researchers, a Salon Line aparece no TOP 20 em 2021 de “Marcas Tranformadoras”. Fazem parte do vasto portfólio as linhas  #todecacho, Meu Liso, Maria Natureza, S.O.S Cachos, S.O.S Bomba, Tiye, dentre outras. A empresa conquistou o prêmio Atendimento de Ouro em 2018, pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente, e o Prêmio Atualidade Cosmética, em 2019. Já em 2020, recebeu a Menção Honrosa de reconhecimento pelo atendimento ao consumidor da Abrarec, e ainda foi vencedora do Prêmio Abrarec, além de angariar o reconhecimento especial das 10 empresas com o melhor case dos 30 anos, do Código de Defesa do Consumidor. A marca tem uma forte base de interações nas redes sociais, só no TikTok já é a maior na categoria de higiene & beleza com 2,7 milhões de usuários. No Facebook, o título é de Top10 entre as marcas com mais interações na página #todecacho e no Instagram é a 10ª colocada entre as contas com mais interações.


Então é Natal… E o que você fez? Como criar metas alcançáveis para o próximo ano

 Olá, amores!


Créditos: Envato

Mais um ano chegando ao fim e, com ele, talvez você tenha uma lista de metas que não tenha cumprido. Estabelecer metas que sejam alcançáveis para o próximo ano deve ser o primeiro passo para não se frustrar logo no início do ano. Segundo especialistas, não adianta querer realizar algo que não seja atingível, é preciso ter os pés no chão e muita força de vontade para cumprir as metas. Para facilitar, é importante dividir esses objetivos em etapas e nada como o início de ano para ter esperança de que o próximo ciclo será melhor, especialmente quando os últimos anos não foram fáceis para ninguém devido à pandemia.

Para a professora de Psicologia da Universidade Positivo (UP), Janete Knapik, é preciso estabelecer prioridades, focar no que é mais importante, acompanhar as metas ao longo do ano, porque só assim é possível mensurar os objetivos. “Faça um checklist, detalhe como conseguir algo que tanto quer. Sempre lembrando que podemos arriscar, mas sem deixarmos de identificar e calcular os riscos. Importante também estar ciente que toda escolha tem seu bônus e seu ônus”, lembra.

Parece que o tempo tem passado cada vez mais rápido, e sem um planejamento com  ações concretas, a sensação é que mais um ano terminou rápido demais sem que acontecesse nada de novo. Considerando isso, a psicóloga recomenda que o primeiro passo seja escrever tudo o que se quer realizar no próximo ano. “Muito mais do que um ritual de passagem de ano, é um meio de expressar, de forma concreta, as nossas metas. Mas é importante ir além do desejo, estabelecendo o que queremos, como queremos, em que prazo, dar uma forma para os planos, apontando, também, os passos que precisam ser dados para concretizá-los”, explica.

Segundo a especialista, as metas precisam ser desafiadoras para motivar a saída da inércia ou da zona de conforto, mas não podem ser inalcançáveis, muito difíceis e, sim, realizáveis, pois é preciso de equilíbrio entre a ousadia e o pé no chão. “Não adianta elaborar uma lista enorme de metas e não dar conta de concretizar nada. Por isso, foque nas prioridades, uma ou duas metas já são suficientes para representar mudanças significativas na vida. Por que então não colocar no papel só aquilo que dá conta para 2023? Afinal, temos sempre outros anos pela frente...”

Para complementar, Janete lembra do método Smart, que em inglês é um adjetivo que significa “esperto”, “inteligente” ou “astuto” ― e é o acrônimo de específico, bem focado, mensurável, possível de acompanhar, factível, relevante e temporal. Geralmente, esse método é usado no meio corporativo, mas também pode ser adotado na vida pessoal. “Portanto, na hora de fazer aquela listinha para 2023, coloque no papel e se pergunte se essas metas têm foco. Tem especificidades? É possível de mensurar? É factível para o prazo de um ano? É importante? Até quando quero atingir essas metas? Dessa maneira, conseguiremos alcançar o que desejamos em 2023”, finaliza a psicóloga.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em Ensino Superior entre as IES do Estado do Paraná e é uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta e mais de 400 mil metros quadrados de área verde no campus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A Instituição conta com três unidades em Curitiba (PR), uma em Londrina (PR), uma em Ponta Grossa (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de graduação, centenas de programas de especialização e MBA, cinco programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam cerca de 3.500 metros quadrados. Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em up.edu.br/