
19 de outubro de 2022
Outubro Rosa: A saúde mental e emocional e o sono de pacientes oncológicos
Cidades Sustentáveis: desafios globais, soluções locais é o tema do Fórum Brasil África 2022
Depois de dois anos sem edição presencial por conta da pandemia da Covid-19, o Fórum Brasil África (Brazil Africa Forum - BAF) retorna, nos dias 29 e 30 de novembro de 2022, ao WTC Events São Paulo.
Com o tema “Cidades Sustentáveis: Desafios globais, soluções locais”, o BAF 2022 chega a fim de inspirar gestores brasileiros e africanos para uma agenda urbana mais justa, democrática e sustentável, com objetivo de repetir o sucesso dos anos anteriores, quando também reuniu vários Chefes de Estado, agentes governamentais, líderes de agências de fomento e instituições financeiras, além de representantes do setor privado e sociedade civil.
Conforme explica o Professor João Bosco Monte, Fundador e Presidente do IBRAF, na programação de 2022 teremos nove eixos com temas-chave: Infraestrutura, Saúde e Saneamento, Mobilidade Urbana, Energias Renováveis, Gestão de Resíduos, Agricultura Urbana, PPPs, Esportes e Indústria Criativa.
Ainda estão previstas na programação sessões plenárias com palestrantes convidados nas suas áreas de especialização, eventos paralelos e showcases sobre temas relacionados a políticas públicas e planejamento urbano. Isso tudo, claro, com transmissão ao vivo e com tradução simultânea (francês, inglês e português) por meio das redes sociais do IBRAF, que possibilitará a participação de pessoas onde quer que elas estejam.
Ao chegar em sua décima edição, o Fórum se consolida como o encontro gerador de oportunidades entre o Brasil e a África, ao buscar melhorias e aperfeiçoamento, tanto de instalações físicas, com infraestrutura, energia e saneamento - além de treinamentos educacional e técnico ligados à tecnologia - com presenças de lideranças africanas e brasileiras, assim como um time especializado de palestrantes que marcaram presença ao longo dos anos.
Segundo João Bosco Monte, Presidente do Instituto Brasil África, que é Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, “Das 10 economias que mais cresceram, sete estão no continente africano. Hoje, a população está em torno de 1,4 bilhão de habitantes. Em 2050, a expectativa é que tenhamos quase 3 bilhões de pessoas residindo lá. É preciso virarmos nossos olhos para a África. Lá há ótimos negócios em potencial”.
Com Pós-doutorado na Universidade de Brasília (UnB), com o foco da pesquisa na integração do continente africano, o professor João Bosco já esteve em 46 dos 54 países do continente africano, sendo que em muitos deles por mais de uma vez (em alguns várias vezes, já tendo ido para lá cinco vezes somente em 2022). Para ele, não só como um estudioso de lá, mas também consultor internacional para organizações brasileiras e estrangeiras, colunista e comentarista de veículos de comunicação relevantes no Brasil sobre o tema, o BAF 2022 destacará experiências locais bem-sucedidas com o objetivo de inspirar gestores brasileiros e africanos, além de europeus e americanos, para uma agenda urbana mais justa, democrática e sustentável.
Sendo assim, a necessidade de debater a questão das cidades sustentáveis no Brasil e na África, dentro de um cenário mundial cada vez mais ascendente na área socioambiental, faz do Fórum Brasil África 2022 uma oportunidade essencial de discussão de boas práticas, troca de experiências e formação de parcerias.
“O Brasil e a África abrigam várias das cidades mais importantes do mundo, algumas com dezenas de milhões de pessoas e outras com dotes naturais inigualáveis, dinâmica política única e desenvolvimento econômico proeminente. São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília e Porto Alegre, do lado brasileiro, Lagos, Kinshasa, Joanesburgo, Nairóbi e Cairo, do lado africano, para citar alguns, são grandes exemplos do que pode ser alcançado no nível de desenvolvimento sustentável. Essas cidades enfrentam barreiras comuns e estão prosperando com ideias inovadoras, precisando apenas de um brilho para abalar o status quo e transformar a vida de inúmeros cidadãos”, diz o Professor João Bosco Monte.
Serviço:
Fórum Brasil África 2022
Data: 29-30 de novembro
Horários:
29/11 – 10h-16h30 (seguido de coquetel, das 20h às 22h)
30/11 – 8h30 – 16h30
Local: WTC Events Center, São Paulo (SP)
Informações: https://forumbrazilafrica.com/
Halloween | Loja virtual da CRS Brands oferece descontos especiais para a data
Olá, amores!
Brasileiro adora confraternizar! Se apropriou do Halloween para criar mais motivos para festa e celebração. E dentro do clima “gostosuras ou travessuras”, bons drinks sempre são bem-vindos.
E para aqueles que estão se preparando para abastecer suas despensas e adegas para a data, a loja virtual da CRS Brands - clique aqui - está com preços especiais em algumas das marcas, para garantir a diversão no Halloween. Afinal, quem é que não gosta de desconto?
De 20 a 31 de outubro, os consumidores poderão comprar Kadov – a vodka premium, 100% destilada de cereais, produzida com a qualidade e a pureza comparadas às melhores marcas europeias – por 10% a menos que o valor habitual. Mesmo desconto será concedido na compra de Roskoff – vodka tridestilada e sete vezes filtrada, com pureza garantida através do moderno processo de destilação – e de suas versões saborizadas (Roskoff Blueberry, Morango e Limão ou Limão). A promoção de Dia das Bruxas na loja virtual da CRS Brands (acesse aqui e garante seu desconto) também inclui o xarope de Groselha Cereser, perfeito para drinks sem álcool e também para dar cor e sabor às bebidas.
As compras na loja virtual da CRS Brands podem ser feitas com pagamentos à vista ou parcelados (em até seis vezes), via PIX, boleto bancário e cartão de crédito das principais bandeiras.
CRS BRANDS desde 1926 - A empresa, que se destaca entre as mais expressivas indústrias brasileiras de bebidas alcoólicas da América Latina, é também detentora de diversas marcas. Além da Sidra Cereser e dos tradicionais vinhos Dom Bosco e Massimiliano, a empresa produz a Chuva de Prata, o vermute Cortezano, vodkas Kadov e Roskoff, aguardente 88 Old Cesar, aperitivo com malte whisky Chanceler, e os espumantes finos Georges Aubert. Seus produtos são exportados para mais de 40 países na América Latina, África e Ásia. Saiba mais no site da empresa.
Um super desconto, não é mesmo?
18 de outubro de 2022
Magalu é a vencedora do "NPS Awards 2022: Edição Varejo" na categoria Eletro, Móveis e Decoração
Amores, boa noite!
A Magalu, uma das empresas mais conhecidas do mercado, foi vencedora do prêmio NPS Awards 2022: Edição Varejo, na categoria “Eletro, Móveis e Decoração”. No total, 44 marcas do segmento foram avaliadas e 10 delas foram indicadas à premiação. Além de Magalu, Casas Bahia e MadeiraMadeira ocupam o topo do ranking como as empresas melhor avaliadas pelos consumidores. O prêmio foi entregue no dia 15 de Setembro, no palco da maior feira de varejo e consumo B2B da América Latina, o Latam Retail Show.
“Quero dedicar este prêmio aos nossos funcionários que se dedicam todos os dias para melhorar as experiências que oferecemos aos clientes. Essa premiação é de vocês”, diz Ricardo Querino, diretor de atendimento e experiência do cliente no Magalu.
O NPS Awards utiliza a percepção dos clientes para definir quem são as marcas referência quando o assunto é oferecer boas experiências, e reconhece as empresas com melhor NPS em diferentes setores. Em 2022, a premiação realizada pela SoluCX em parceria com Exame e Gouvêa Experience, ouviu 440 mil consumidores em todo o Brasil, sobre 1200 marcas divididas em 41 categorias.
Segundo o estudo realizado para a premiação, 10 marcas do segmento de “Eletro, Móveis e Decoração” possuem um NPS acima da média do setor, que é de 58.5, e por isso elas foram indicadas ao prêmio, além de serem reconhecidas com o selo NPS Benchmark. Já as três primeiras colocadas no ranking foram finalistas na premiação, e receberam o selo NPS Top Companies. A líder do ranking e vencedora do NPS Awards 2022 é reconhecida com o selo NPS Champion.
O estudo também revelou os principais pontos positivos e negativos na experiência dos consumidores nesse segmento. “Canais de Venda” e a “Qualidade dos produtos” se destacam como pontos fortes, enquanto “Atendimento” é o principal gerador de detratores.
Além dos selos de reconhecimento, todas as marcas indicadas, finalistas e campeãs, poderão utilizar o selo “O Cliente Recomenda”, criado para facilitar a comunicação com o consumidor final.
Acesse o Report Completo do NPS Awards e veja a lista de marcas reconhecidas.
Como foi feita a pesquisa do "NPS Award edição Varejo”
Para a consolidação dos dados, a SoluCX coleta as opiniões aplicando pesquisas remuneradas nos respondentes cadastrados em sua base, dessa forma, a empresa consegue obter informações de comportamento de consumo de diversas marcas e setores do mercado brasileiro em tempo real. Na pesquisa de percepção, a metodologia segue o mesmo padrão para todas as marcas analisadas, coletando as opiniões em um mesmo canal, período, indicador, volumetria e erro amostral.
Além da nota do NPS e de um campo aberto para comentários, o consumidor pode avaliar com Likes e Dislikes itens como: Agilidade na entrega, performance do app, variedade de restaurantes parceiros, abrangência, condição do produto, etc. Nos Likes e Dislikes dinâmicos, é utilizado um algoritmo para aumentar a profundidade da análise, e no campo de comentários é aplicado um machine learning, que auxilia o time de análise de dados da SoluCX na criação desses estudos.
Sobre a SoluCX
A SoluCX é líder em pesquisas de satisfação e NPS no Brasil, ouvindo mais de 30 milhões de consumidores anualmente. Por meio de um ecossistema completo de soluções em Customer Experience, oferece tecnologia, consultoria, insights ao mercado, reconhecimentos e educação para profissionais e empresas que buscam a transformação cultural de centralidade no cliente.
Bacardi lança pack temático para celebrar o Halloween
Responsabilidade é a chave para ser um nômade digital
Olá, amores!
Nômades digitais são pessoas que trabalham online, portanto, não há a necessidade de comparecer fisicamente em um escritório ou em uma loja, pois fazem seu serviço remotamente. Estes profissionais costumam trabalhar onde bem entenderem, seja por necessidades externas de estarem em constante movimento, ou simplesmente por buscarem locais que lhes tragam concentração.
Alguns dos trabalhos mais comuns que os Nômades exercem são: Dono de loja virtual, produtor de conteúdo, fotógrafo, freelancer (marketing, jornalista e ghostwriter), afiliado e/ou franqueados home based. E sim, os franqueados também podem trabalhar como nômades através das vendas diretas.
Um exemplo desse modelo são os franqueados da Brigadeiro.Com.Vc, empresa conhecida por levar seus brigadeiros para todo o Brasil e conta com cerca de 50 unidades espalhadas em 11 estados do país. A empresa revelou que grande maioria dos franqueados trabalham remotamente, fazendo os brigadeiros de suas casas e vendendo por lojas online, tendo, alguns, a necessidade de percorrerem a região onde moram para entregar seus pedidos; também há aqueles que fazem os brigadeiros em casa e saem nas ruas para vendê-los.
Trabalhar a distância nos dá muita liberdade, mas precisamos equilibrá-la com a responsabilidade pois as chances de distração em eventuais viagens são muito maiores do que em um escritório, tendo em vista que não somente o ambiente de trabalho muda, mas também o ritmo ao seu redor.
Acostumada a esse método de trabalho, Luisa Casagrande, Co-founder e CMO da Brigadeiro.com.vc, comenta sobre o que é preciso para levar uma vida como nômade digital. “O mais importante para quem estiver interessado na prática do nômade digital é ter responsabilidade. Tendo isso, você conseguirá se planejar em relação a horários e ambientes propícios para cumprir suas atividades diariamente. Para manter a organização basta ter foco naquilo que precisa ser feito a cada dia, sem se distrair. Ter um horário certo para cada coisa e um ambiente confortável como área de trabalho” explica.
Apesar de todo esse cuidado e atenção, vale lembrar que, ao se tornar um nômade digital, você pode explorar algumas oportunidades que um emprego presencial não oferece, como, por exemplo: Trabalhar em qualquer lugar, contanto que possua uma boa conexão com a internet. Dentre os benefícios está o de conhecer novas pessoas e culturas, pois como nômade, você possui diversas portas abertas para embarcar em um trabalho onde bem entender; ter liberdade para trabalhar com o que gosta e não se prender a empregos para exercer funções específicas e distintas do seu perfil profissional. Como consequência, você acaba adquirindo o conhecimento de ter responsabilidade, pois mesmo que você faça os seus horários é necessário ter uma entrega constante de resultados.
E aí, já está seguindo a Brigadeiro.com.vc? Conta pra mim nos comentários.
Estreia: Natura Luna exalta a coragem de mulheres em nova campanha
Olá, lindezas!
Hoje, diante de marcantes acontecimentos ao redor do mundo, ser mulher é um ato de resistência e coragem. Foi pensando nisso que a Natura, Casa de Perfumaria do Brasil, desenvolveu a campanha #CoragemDeMulher. Criada pela agência GALERIA.ag, a iniciativa é um convite para as mulheres ocuparem os espaços que desejarem na sociedade e também inspirá-las a se tornarem protagonistas de muitas e novas transformações. Sob o conceito “Vai com coragem. Luna vai com você”, a novidade, que entra na mídia com veiculação nacional, a partir da sexta (07 de outubro), apresenta a nova fragrância Luna Coragem e traz diversas histórias reais de fascinantes mulheres, tanto na frente quanto por trás das câmeras.
Com protagonismo do chipre brasileiro, um clássico caminho olfativo da perfumaria desenvolvido pela Natura junto à perfumista exclusiva da marca, Verônica Kato, Luna Coragem traz força e sofisticação e faz florescer a autoconfiança presente em cada mulher. A fragrância envolvente e marcante é inspirada na exuberância da Protea, flor que simboliza resistência e esperança, combinada ao calor envolvente da pimenta rosa, potência amadeirada do patchouli e a cremosidade da copaíba que traz um contraste ao chipre brasileiro.
Em uma ação inovadora, a marca materializou a #CoragemDeMulher já na forma de produzir a campanha, abrindo espaço para uma equipe de mulheres, muitas atuando em um set de filmagem pela primeira vez. O processo, cheio de desafios e coragem, inspirará uma série de conteúdos digitais que buscam enaltecer a coragem feminina.
“A marca Luna tem, como essência, a libertação feminina e o protagonismo das mulheres. Acreditamos que a ousadia de se libertar das amarras dos padrões impostos socialmente e as expectativas que nos limitam é fonte fundamental para que nos apropriemos do nosso próprio caminho, das nossas próprias conquistas. Com o lançamento, mais do que fazer um convite às mulheres para que aflorem sua coragem, celebramos suas trajetórias do início do fim”, afirma Denise Coutinho, diretora de marketing Brasil da Natura.
O filme de 30”, produzido pela Núvem e Pingado Áudio, traz o protagonismo de Elaine, Consultora de Beleza Natura; Patricia, mãe solo; Verônica, perfumista da Natura; Day, estilista e ativista indígena; Aira, empreendedora social; e Maiara, nadadora paraolímpica. Cada uma das personagens está inserida em um cenário que remete ao perfil ou atividade de cada uma delas. O filme é encerrado com a frase “Vai com coragem. Luna vai com você.”, seguida pela assinatura “Natura. A casa de perfumaria do Brasil.”.
Assista o filme completo aqui.
“Acho que vivemos imersas numa cultura que cobra a perfeição e mina a confiança das mulheres. Mesmo preparadas, talentosas e maravilhosas, muitas vezes elas não se acham prontas para avançar em direção aos espaços que desejam e merecem ocupar. A campanha quer inspirar: respira fundo e vai com coragem. Sempre criamos e produzimos as campanhas de Luna com equipes femininas, mas, dessa vez, levamos o próprio conceito para trás das câmeras, convidando mulheres a fazerem algo que queriam, pela primeira vez. Foi uma experiência emocionante para todas nós”, explica Denise Gallo, Diretora de Criação da GALERIA.ag.
Tudo isso poderá ser conferido nos conteúdos de making of da campanha, que retratam, com linguagem de documentário, as mulheres que fizeram parte da equipe de produção do filme. Nas cenas, elas falam sobre suas histórias profissionais e os desafios enfrentados. O conteúdo será impulsionado no ambiente digital e poderá ser conferido, a partir do dia 10 de outubro, no canal oficial da Natura no YouTube.
A campanha que estreia no intervalo do último episódio da novela Pantanal, exibida pela Globo, também marcará presença no intervalo do primeiro episódio da novela Travessia, da GloboPlay. Além disso, os filmes de 30” e 15”, que serão veiculados na TV aberta e fechada, também podem ser conferidos no digital e redes sociais. A campanha ainda conta com spots de rádio, ação de merchandising no programa Domingão do Hulk (Globo), conteúdos originais em plataformas de e-commerce e lifestyle, formação de um pool de creators e um podcast no Bom Dia Obvious. O desdobramento para OOH, presente em diferentes capitais do Brasil, conta com estratégia de geolocalização visando o reimpacto digital do consumidor que se deparou com a mídia exterior. Já dentro do universo do TikTok, a campanha estende sua presença utilizando os novos formatos Branded Mission e Pulse.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Natura Cosméticos S.A.
Produto: Luna
Título: Luna Coragem
Agência: GALERIA.ag
CCO: Rafael Urenha
Direção de Criação: Denise Gallo
ACD: Isabella Paulelli
Criação: Isabella Paulelli, Mauro Perez, Tielo Rios, Marcel Lima, Emílio Amora e Jonathan Felipe
Atendimento: Ana Coutinho, Fernanda Recupero, Anelise Reis, Jéssica Lima, Mayra Reis e Isabella Rocha
Aprovação Cliente: João Paulo Ferreira, Carlos Pitchu, Aline Veríssimo, Maisa Delgado, Ana Carolina Soutello, Karina Vaz Guimarães, Aline Aquilino, Ismael dos Anjos, Pollyanna Araujo, Claudia Pinheiro, Ana Mazzilli, Isabela Raschle e Renata Mesquita
PR: Patricia Capuchinho e Mariana Novaes
Projetos: Marione Oliveira e Beatriz Pelogia
Estratégia: Pedro Cruz, Carol Mello, Rodrigo Néia, Izabela Damazio e Fabiana Brasil
Mídia: Sofia Raucci, Ermínia Campolino, Gabriella Tetti, Gabriel Cardomingo, Mariana Salgado, Aline Santos, Murilo Amaral, Alex Sander e Natalia Menken
BI: Guido Sarti, Marcelo Azevedo, Rafael Ribeiro e Annemarie Linsmayer
Fotógrafo do KV: João Ávila
Tratamento e edição do KV: Imagefy Studio
Produção Integrada: Ducha Lopes, Priscilla Sanches, Camilla Carrieri, Michelle Teixeira e Ana Ananias
Produtora: Núvem
Direção: Flora Negri
Direção criativa: Camila Faus
Diretora backstage: Mariana Zdravca
Produção Executiva: Renata Corrêa
Coordenação de produção: Renata Munaretto e Elisa Mello
Assistente de coordenação: Bianca Medeiros (Mepe)
Atendimento: Maribê
Assistentes de direção: Patricia Jaeger e Andrea Marquesi
2ªs Assistentes de direção: Natalia Almeida Reis e Ana Carolina de Oliveira
Assistente de direção / 2ª unidade: Andressa Cardoso Ramos dos Santos
Storyboard: Ana Flávia Marques
Direção de Fotografia: Liz Dórea e Analu
1ª Assistente de câmera: Marilia Correia de Carvalho Morais
2ª Assistente de câmera: Giovanna Pontarelli
Video assist: Priscila de Oliveira Alves
Logger / DIT: Carolina Francisco Colombo
Som direto: Vanessa Alves Gusmão
Direção de Fotografia / 2ª unidade: Valentina Camargo Denuzzo
1ª Assistente de câmera / 2ª unidade: Victória Caroline Sales de Souza
Direção de Arte: Isabella Apolinario Galvão e Jaqueline Ramieli Caitano Rodrigues
Produção de objetos: Marystela Baiôco
Assistente de arte e objetos: Priscila Berselli
Assistente de produção de objetos: Julia Figueiredo Dias
Contrarregra: Fernanda Pereira Frate
Efeitista: Miranda Gibin
Figurino: Egnalda Silva Côrtes
Assistentes de figurino: Rafaela de Miranda Barros e Alessandra Oliveira Jacob Rosa
Camareiras: Vanessa da Fonseca Cardoso e Marisa Roledo Hiodo
Make: Dunia Omar Jamal Zayed
Hair: Ana Paula Costa de Souza e Sabrina Reale
Dir. de Produção: Elisa Mello
Produção de pré: Camila Justino
Produção de filmagem: Talita Cassiano Mendes
Assistentes de produção: Gabriela Viviani de Paula e Vic Almeida
Assistente de set: Pryscylla da Costa Sabino
Elétrica: Bárbara Esther de Araújo Rodrigues Lopes
Maquinária: Gerlando dos Santos Pereira e Claudio Soares dos Santos (Du)
Coordenação de Pós: Andreia Figueiredo
Finalizadora: Andreia Figueiredo
Montadora: Pat Junqueira, Fernando Lenox e Sergio Dinis
Pós-produtora: Boson Post
Correção de Cor: Letícia Blanco
Produtora de áudio: Pingado Audio
Direção Musical: Silvanny Sivuca
Produção Musical: Aghata
Finalização: Carina Levitan
Produção Executiva: Lu Novelli
Atendimento: Letícia Rodrigues
Coordenação de produção: Aninha Cordeiro
Vocalizes: Gabriela Bárbara
Locução: Guta Rui
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo "The Leaping Bunny", concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias "Aqui tem Natura". Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Sobre a Casa de Perfumaria do Brasil
Com um jeito único de fazer fragrâncias, a Natura é a Casa de Perfumaria do Brasil. Suas criações revelam a alma brasileira em identidades olfativas inéditas, combinadas com o que há de mais especial na perfumaria mundial. Por meio de uma perfumaria sustentável, criativa e com toque autoral, a Casa de Perfumaria do Brasil busca sua inspiração na natureza do país, aliada à conexão entre seus ingredientes, ambientes e pessoas. Atualmente, mais de 20 óleos essenciais únicos dão corpo e alma à perfumaria da Natura. Pioneira nas bioprospecções de ingredientes nas florestas, a Natura já descobriu a priprioca e o breu branco, que fazem parte da paleta olfativa da perfumista exclusiva da Casa de Perfumaria do Brasil, Veronica Kato. Para mais informações, visite a página.
E aí, gostaram? Conta para mim nos comentários.
Aeroporto Internacional de BH convida para o concerto gratuito da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Olá, amores!
No dia 19 de outubro, quarta-feira, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte será palco de um concerto de câmara gratuito, apresentado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, às 14h, no check-in 3. Nesta única apresentação, aberta ao público, o Quinteto de Sopros irá envolver a plateia em um universo sinfônico moderno e contemporâneo, mesclado à incorporação de arranjos e obras relevantes para a histórica cena cultural global, enaltecida pelo valor da música brasileira.
Composto pelos instrumentistas Cássia Lima (flauta), Alexandre Barros (oboé), Marcus Julius Lander (clarinete), Adolfo Cabrerizo (fagote) e Alma Maria Liebrecht (trompa), o Quinteto de Sopros da Filarmônica selecionou um programa especial para o concerto, com obras de Jacques Ibert, Radamés Gnattali, Samuel Barber, Catulo da Paixão Cearense, Joaquim Antonio Callado, Jacob do Bandolim e Astor Piazzolla. “Doce de Coco”, composta por um dos maiores expoentes da música instrumental brasileira, Bandolim, recebe o arranjo de Eliseu Barros. Do mestre gaúcho Gnattali, reconhecido por promover a fusão entre o popular e o erudito, o público irá conferir a “Suíte para Quinteto de Sopros”.
O clássico “Flor Amorosa”, composta por um dos protagonistas da cena musical do choro no país, Joaquim Callado, é um dos pontos altos do concerto. A letra é de Catulo Cearense, e o arranjo para o quinteto é de William Barros. A leveza de Ibert ganha destaque com uma das obras mais conhecidas do artista: “Três Peças Breves”. Do compositor norte-americano Barber, a Filarmônica interpretará “Summer Music, op. 31”. Jeff Scott é o responsável pelo arranjo da icônica “Libertango”, do gênio vanguardista que reinventou a música popular portenha, Piazzolla.
“Apoiar iniciativas socioeducativas, fundamentadas em promover e difundir a cultura no cenário nacional, é um dos pilares da nossa gestão, evidenciados pelo compromisso em investir e implementar iniciativas focadas no bem comum da nossa sociedade”, declara o CEO da BH Airport, Kleber Meira. “A parceria com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, viabilizada pelo Instituto CCR, é mais uma demonstração do nosso comprometimento em garantir o acesso do público ao patrimônio cultural difundido pela Filarmônica”, reforça.
O Aeroporto Internacional de BH espera receber 300 espectadores para o concerto do Quinteto de Sopros. Cerca de cem crianças das escolas de Lagoa Santa, município vizinho ao terminal mineiro, irão compor a plateia e vivenciar uma experiência musical única. “O investimento em cultura é, certamente, prova do compromisso da empresa com a qualidade de vida nas comunidades”, afirma o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Diomar Silveira.
“Ficamos muito felizes e gratos pela decisão do Instituto CCR em apoiar a Orquestra”, assegura. “Investir na Filarmônica é fazer uma escolha por um projeto cultural de excelência; é unir-se ao Instituto Cultural Filarmônica, organização social gestora da orquestra em seus esforços de possibilitar o acesso das pessoas à música sinfônica, para que elas se beneficiem de sua força unificadora e emancipadora”, ressalta Diomar Silveira.
Sobre a BH Airport
A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Sobre a Filarmônica de Minas Gerais
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em 2008 e tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Conduzida pelo diretor artístico e regente titular, Fabio Mechetti, a orquestra é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas. As apresentações regulares acontecem na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. A orquestra apresenta também uma sólida programação gratuita e dedica os Concertos Didáticos para crianças e adolescentes.