Croqui Leandro Castro, coleção Gaiafilia
Leandro Castro retorna à passarela da SPFW no dia 16 de outubro, quinta-feira, para apresentar sua coleção Gaiafilia, neologismo que significa amor à terra. Inspirada na conferência Os Mil Nomes da Gaia e na riqueza da região amazônica, a coleção tem como foco a sustentabilidade, dialogando com a cultura local e a preservação ambiental. O desfile marca sua segunda participação consecutiva no evento e simboliza uma evolução estética e conceitual, e ressalta o processo de bioinspiração a partir da Amazônia brasileira.
As novas peças nascem da imersão do estilista no projeto Biomas, iniciativa do Sebrae Nacional sob curadoria de Walter Rodrigues, que o levou para a região de Santarém, no Pará. Durante sua estadia, Leandro Castro mergulhou nos saberes ancestrais de comunidades ribeirinhas, que produzem biomateriais como látex, madeira de manejo florestal, cuias e biojoias. Para além da inspiração, esses materiais se tornaram a base da coleção, incluídos em bordados em madeira, além de levar o ipê roxo e sementes para as peças, viabilizando uma moda de impacto positivo, em sintonia com os princípios da economia verde, o design regenerativo e o envolvimento sustentável. Nas peças, formas de espécies vegetais, animais e paisagens ganham destaque.
Com formação acadêmica em Ciência, Tecnologia, Moda e mestrado em Engenharia e Inovação, além de ser professor em instituições como a Faculdade Santa Marcelina e o Senac, Leandro incorpora à sua prática autoral conceitos de biomimética e bioinspiração, já utilizadas em coleções anteriores, explorando formas, texturas e cores extraídas da natureza amazônica, desde a floresta ao Rio Tapajós.
Para o desenvolvimento das peças que serão apresentadas nesta edição do evento, o estilista realizou uma pesquisa imagética e iconográfica na região, navegando pelos rios Amazonas, Tapajós e afluentes, e adentrando a floresta Tapajônica para conhecer de perto o trabalho de grupos produtivos locais, dos quais encomendou materiais que foram posteriormente adquiridos como insumo para a coleção. Esse processo, além de estimular a bioeconomia, também garantiu conexão entre criação e território.
Além disso, a coleção incorpora resíduos têxteis de baixo impacto ambiental, aprofundando o estudo do estilista e ressignificando materiais que seriam descartados, reforçando a proposta de reduzir o desperdício na moda.
Para Gaiafilia, ele alia sua experiência científica ao design autoral, empregando matérias-primas de menor impacto e biomateriais, produzidas por fornecedores de Santarém e de cidades vizinhas, valorizando os fundamentos da economia verde.
Com styling de Márcio Banfi, o desfile contará com cerca de 30 modelos, em looks agênero, uma cartela de cores que transita entre preto, branco, tons de azul, rosa e verde, traduzindo a diversidade e a força da natureza brasileira. Ele também terá apoio do Sebrae Nacional, junto da Assintecal, assim como parcerias com a Santista Jeanswear, G. Vallone, o Instituto Focus Têxtil, e o SENAC Lapa.
Após o desfile, as peças estarão expostas no estande do Sebrae na SPFW, e farão parte de uma ação de vendas na BaFu, na Barra Funda, em São Paulo, de 16 a 21 de outubro.
SERVIÇO – Desfile Leandro Castro: Gaiafilia
Data: 16 de outubro de 2025
Hora: 17h30
Local: Pacubra, Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana, São Paulo - SP, 04094-050
FICHA TÉCNICA – DESFILE
Styling: Marcio Banfi
Beauty & Hair: Helder Rodrigues
Trilha Sonora: Diogo Simão
Direção do desfile: Kadu Gandara
Produção Executiva: Equipe Leandro castro e Senac SP
Sobre Leandro Castro
Leandro Castro é estilista-artista habitante das bordas da cidade de São Paulo e trabalha com ressignificação experimental das técnicas do universo da camisaria e da alfaiataria. Suas peças de roupa são realizadas em tiragens únicas e sob medida, construídas a partir da restrição e síntese das formas, mesclando o apreço pelo acabamento artesanal de qualidade e o uso de matéria-prima ordinária, de descarte e de menor impacto socioambiental. A encomenda das peças pode ser realizada diretamente pela caixa de mensagens do Instagram ou pelo site, no caso de abertura de lotes de venda específicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário