Em uma iniciativa que conecta inovação tecnológica e responsabilidade ambiental, a Riachuelo lançou recentemente uma coleção de camisetas 100% rastreáveis, produzidas com algodão agroecológico e tingimento natural. Além de empregar materiais naturais, o diferencial está no uso da tecnologia blockchain e de inteligência artificial, implementadas pela Blockforce, por meio da Fair Fashion, sua vertical dedicada à moda transparente, sustentável e eficiente, para garantir a transparência da cadeia produtiva. Cada peça conta com um passaporte digital acessado por QR Code, permitindo que o consumidor acompanhe, etapa por etapa, a jornada do produto, do cultivo no sertão potiguar até a loja.
A partir dele, os consumidores têm acesso a informações completas sobre toda a cadeia produtiva: da origem do algodão no sertão do Rio Grande do Norte, passando pelos processos de fiação, tecelagem, tingimento natural e confecção, até a chegada às lojas. Toda essa jornada é registrada de forma segura, imutável e auditável graças à tecnologia blockchain utilizada e construída pela Blockforce, garantindo completa visibilidade e autenticidade dos dados.
A iniciativa representa um avanço significativo na jornada para trazer visibilidade à cadeia produtiva da varejista, ao unir transparência, tecnologia e responsabilidade social. “Estamos operando um novo padrão de tecnologia para as cadeias de suprimento, no qual dados se tornam ativos de transformação. Na Blockforce, usamos blockchain para garantir a integridade das informações e inteligência artificial para gerar análises contínuas, automatizar processos e transformar dados em impacto real. Com a IA, estamos expandimos nossa atuação além da rastreabilidade, incorporando pegada de carbono e indicadores ambientais, oferecendo às empresas insights que revelam seu impacto específico e simplificam sua gestão, impulsionando ações mais eficientes e responsáveis”, destaca André Salem, fundador da Blockforce.
A coleção, que ja está nas lojas fisicas e no e-commerce da Riachuelo desde o último dia 28 de maio, conta com peças femininas, masculinas e infantis com duas modelagens e cinco cores; branco, azul, rosa, verde e marrom, tingidas exclusivamente com corantes naturais à base de plantas como Anileira, Acácia e Alfafa, valorizando práticas regenerativas e a economia circular. O algodão agroecológico utilizado é cultivado em pequenas propriedades no sertão potiguar, sem uso de químicos, com apoio do programa Agro-Sertão, do Instituto Riachuelo, beneficiando mais de 160 agricultores familiares em 15 municípios do Rio Grande do Norte.
“O lançamento dessa coleção representa uma nova forma de fazer moda, na qual sustentabilidade e inovação caminham juntas. A tecnologia do Passaporte Digital permite que nossos clientes conheçam toda a jornada de cada peça, reforçando nosso compromisso com uma moda mais consciente, rastreável e com impacto positivo em toda a cadeia”, afirma Taciana Abreu, diretora de Sustentabilidade da Riachuelo.
Com mais de 70 mil peças produzidas a partir das safras de algodão agroecológico de 2022 e 2023, essa iniciativa não apenas reforça a estratégia de matérias-primas sustentáveis, como também representa um avanço concreto na jornada de descarbonização e transparência, utilizando a tecnologia como pilar transformador do futuro da moda.
“Queremos ter cada vez mais produtos responsáveis e sustentáveis nas nossas lojas, e o algodão agroecológico tem um papel fundamental nesse processo. Hoje ele representa menos de 1% da produção global, mas seu cultivo, quando comparado ao algodão convencional, gera 46% menos emissões de carbono. Essa coleção é um marco na nossa estratégia de descarbonização e na construção de uma moda mais transparente, ética e alinhada ao futuro,” destaca André Farber, CEO do Grupo Guararapes.
Sobre a Blockforce
Fundada em 2018, a Blockforce é pioneira em soluções blockchain para rastreabilidade em cadeias de suprimento, contando com casos de referência no país pela sua escalabilidade e robustez técnica. Com framework proprietário, desenvolvido especificamente para rastreabilidade, conecta dados de ponta a ponta, assegura a integridade das informações e automatiza processos com alta eficiência. Ao combinar blockchain e inteligência artificial, a Blockforce converte dados em valor tangível — de rastreabilidade a métricas ambientais e ESG —, tendo no centro de sua missão impulsionar cadeias mais inteligentes, transparentes e sustentáveis. Na indústria da moda, atua por meio da plataforma Fair Fashion, acelerando a transição do setor para modelos mais eficientes e responsáveis.
Sobre a Riachuelo
Com 77 anos de história, a Riachuelo trabalha com o propósito de conectar desejos a realizações, criando uma moda democrática e que inspira o Brasil. A marca, do Grupo Guararapes, se destaca por unir inovação, uma cadeia integrada e a vocação para geração de impacto positivo. O Grupo, é o maior empregador da moda Brasileira e o maior empregador do Rio Grande do Norte, sendo dono de um dos maiores parques têxteis da América Latina. São mais de 30 mil pessoas apaixonadas trabalhando para criar uma melhor moda todos os dias para os milhões de clientes que acessam seus e-commerces e entram em suas 430 lojas espalhadas pelo país. Além da Riachuelo, também fazem parte do Grupo Guararapes as marcas de vestuário Carter´s e Fan Lab.
Sobre o Instituto Riachuelo
A missão do Instituto Riachuelo é transformar vidas por meio da geração de emprego e renda. Criado em 2021, suas iniciativas têm como objetivo fortalecer a cadeia da moda no Nordeste, valorizando a confecção nacional, o trabalho artesanal local e o cultivo do algodão agroecológico no interior do Rio Grande do Norte. Desde sua criação, investiu mais de R$ 3 milhões de reais em capacitações e formações, impactando mais de 4 mil pessoas diretamente.
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