27 de maio de 2025

Perfumes gourmands: conheça as fragrâncias que conquistaram o público despertando memórias afetivas

 


        

Velvet Milano, perfume mist gourmand da Skelt (Créditos: Skelt/Divulgação)

O mundo da perfumaria sempre busca inspirações em outras áreas para se renovar e se atualizar. Prova disso é o sucesso das fragrâncias gourmands, que usam notas de culinária nos aromas para despertar múltiplas sensações no usuário e garantir um apelo emocional.

“O perfume gourmand se tornou uma das categorias mais procuradas pelo público por oferecer experiências imersivas e indulgentes, ligadas a memórias olfativas marcantes e envolventes” afirma Gabriel Beleze, CEO da Skelt, referência em autobronzeadores e produtos fragrance & bodycare. 

Surgimento e desenvolvimento
A expressão gourmand vem do francês “gourmandise”, que significa “gula”. Com notas inspiradas em sobremesas e bebidas, diversos ingredientes ajudam a compor as fragrâncias, sempre com o objetivo de reinventar momentos reconfortantes de uma maneira lúdica, como um jantar com a família ou um almoço com os amigos.

Em geral, as “notas gustativas” que se destacam são as mais doces, como baunilha, amêndoas, caramelo, chocolate, algodão-doce e mel. No entanto, as pirâmides olfativas também costumam destacar frutas suculentas, como tangerina, melão, maçã e coco, muitas vezes equilibrando com ingredientes cítricos e amadeirados, como o patchouli e o almíscar.

De acordo com Beleze, o desenvolvimento tecnológico foi essencial para dar vida aos perfumes gourmand. “São fórmulas recentes, em relação à história da perfumaria, porque não eram viáveis sem tecnologias que criassem notas olfativas sintéticas, o que tornou possível reproduzir as fragrâncias de doces e comidas”, explica.

Sucesso no Brasil
No território brasileiro, as fragrâncias gourmand também já estão conquistando o público. A Skelt é prova disso, já que lançou o seu primeiro perfume mist dessa categoria em 2024, o Velvet Milano, que rapidamente se tornou um dos mais vendidos da linha de perfumes mist da marca.

Com a assinatura da Givaudan, líder mundial no desenvolvimento de fragrâncias, a sua pirâmide olfativa é composta por notas de topo de limão, bergamota, maçã e laranja, que se abrem frescas e vibrantes. No corpo, encontram-se notas florais e frutais, com rosa branca, jasmim e frutas vermelhas, trazendo suavidade e profundidade. Já as notas de fundo, com sândalo, baunilha e musk, conferem uma base quente e aconchegante que garante fixação prolongada.

Vale destacar que a sua repercussão positiva gerou muitos pedidos para a marca desenvolver uma versão em body cream e completar o duo, assim como a produção de outras fragrâncias. Por isso, a empresa está trabalhando na expansão da linha para trazer novidades em breve. 

“O Velvet Milano foi desenvolvido pelos melhores perfumistas do mundo para trazer uma torta de limão maximalista, que harmoniza o doce e o cítrico para evocar a magia das festas e prolongar essa sensação por mais tempo. Queremos garantir que essas memórias únicas, divertidas e luxuosas cheguem a cada vez mais pessoas”, conclui o CEO da Skelt.

Sobre a Skelt

Skelt é a marca líder em autobronzeadores no Brasil desde 2017 e é reconhecida por oferecer um bronzeado natural, uniforme e duradouro com fórmulas inovadoras e de alta tecnologia. Pioneira no lançamento de autobronzeador em mousse de longa duração e da água autobronzeadora com ácido hialurônico, a marca se destaca por proporcionar um aspecto saudável e inconfundível na pele.

Desde 2021, a Skelt também atua no segmento de skincare e bodycare, com produtos que combinam hidratação, renovação e proteção, transformando o cuidado com a pele em uma experiência completa de bem-estar e luminosidade.

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