7 de maio de 2025

Cinco sugestões de pratos e vinhos para um almoço especial de Dia das Mães

 

[Shutter]

Uma das datas mais especiais do ano, o Dia das Mães, é ocasião para celebrar aquela figura familiar que mais representa o cuidado, o afeto, o amor e o acolhimento. Para que a homenagem esteja à altura, nada mais justo do que inverter os papéis nesse dia e transformar o almoço em um gesto de carinho preparado por quem, ao longo do ano, tantas vezes é acolhido, sendo uma oportunidade para que os demais membros da família surpreendam com um menu especial e, claro, um bom vinho.

Afinal, cada mãe tem suas preferências à mesa, e a bebida ideal é aquela que harmoniza com o cardápio e a atmosfera do momento. Pensando nisso, consultamos Thamirys Schneider, Sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, para indicar rótulos que valorizam desde pratos mais tradicionais até menus contemporâneos ou celebrações ao ar livre.


  1. Almoço à la italiana


Para um almoço em família, pratos italianos populares e tradicionais não têm erro, são práticos, deliciosos e agradam todos os paladares.  O menu pode conter filé à parmegiana, filé mignon ao molho madeira, lasanha à bolonhesa ou risoto de tomate seco com mussarela de búfala.


Para uma excelente harmonização, o vinho precisa ser super gastronômico. Nesse contexto, nada melhor do que um vinho também italiano. A indicação é o Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosso 2022, um “Super-Toscano” jovem, envelhecido 6 meses em barricas usadas, com caráter frutado, textura macia e final aveludado, certamente um dos vinhos mais inovadores produzidos pela vinícola Carpineto. 


Ele contém aromas frutados e perfumados, cores vivas e profundas, a força da juventude, a maturidade da madeira, maciez, acidez refrescante e elegância. Este exemplar recebeu 90 pontos Gilbert & Gaillard.


(https://www.wine.com.br/vinhos/carpineto-dogajolo-i-g-t-toscano-rosso-2022/prod31307.html)  



  1. Carnes brancas e ervas aromáticas


Para uma opção mais leve de almoço, que pode incluir entradinhas e sobremesas à vontade, a sugestão é apostar em carnes brancas, frutos do mar, molhos cítricos ou à base de azeite, ervas frescas, pratos com legumes e queijos cremosos. Comida japonesa também pode ser uma opção que irá agradar as mães mais modernas e com estilo de vida fitness. 


Para harmonizar com esta seleção de pratos, a indicação é um rosé chileno, o Calyptra Vivendo Reserve D.O. Cachapoal Valley Rosé 2020. A linha Vivendo é um projeto de vinhos mais frescos que exaltam a uva e o terroir.  Este rosé foi elaborado com as uvas Syrah (85%), Sauvignon Blanc (7,5%) e Pinot Noir (7,5%) e amadureceu por 12 meses em tanques de aço inox sobre as borras para agregar maior complexidade, cremosidade e exaltar o caráter frutado e refrescante. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/calyptra-vivendo-reserve-d-o-cachapoal-valley-rose-2020/prod29765.html



  1. Risoto de Funghi e vinho Pinot Noir


Esta indicação de almoço para dia das mães é uma opção elegante e prática, que combina com o clima mais frio do outono. O menu pode incluir pratos com estrutura média, como carnes vermelhas magras acompanhadas por um clássico risoto de funghi. Para uma harmonização assertiva, a indicação é o chileno T.H. [Terroir Hunter] Valle de Leyda Pinot Noir 2021, traz a expressão máxima da uva na aclamada região do Valle de Leyda, exaltando o caráter primário da casta e todo seu frescor e mineralidade. Um exemplar elegante, sedoso, complexo, versátil para harmonizações, refrescante e cheio de personalidade


Outro diferencial está em seu processo de amadurecimento, uma escolha super minuciosa: 1/3 do vinho amadureceu em barricas de carvalho francês de terceiro uso; 1/3 em tanques de aço inox; e 1/3 em ovos de concreto durante 12 meses. Depois, o vinho ficou mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. O vinho recebeu 92 pontos Descorchados, 91 pontos James Suckling, 91 pontos Robert Parker e 93 pontos Mesa de Cata La CAV. Elegância em cada gole!


(https://www.wine.com.br/vinhos/t-h-terroir-hunter-valle-de-leyda-pinot-noir-2021/prod28411.html


  1. Carne assada e vinho argentino


Uma carne assada bem temperada, cozida lentamente para alcançar maciez e profundidade de sabor, é outra escolha deliciosa para reunir a família em torno da mesa. Opções de prato como paleta de cordeiro, assado de tira ou um corte nobre de filé preparado no forno podem compor um cardápio memorável, repleto de aromas envolventes e sabor marcante. Um prato à altura de um vinho intenso e complexo como o argentino Clos de Los Siete By Michel Rolland 2021, compondo a união perfeita entre afeto e potência.


Um vinho no qual a Malbec brilha (59%) em um blend com as uvas Merlot (15%), Syrah (13%), Cabernet Franc (6%), Cabernet Sauvignon (4%) e Petit Verdot (3%). Todas as condições estão estabelecidas para que o Clos de los Siete seja totalmente único, o que fez a safra 2021 receber 92 pontos Vinous e James Suckling e 93 pontos Tim Atkin.


(https://www.wine.com.br/vinhos/clos-de-los-siete-by-michel-rolland-2021/prod30107.html


  1. Almoço em estilo de festa 


Para celebrar o dia das mães, por que não incluir um menu estilo festinha, com variedades de tortas e salgados, quiches, sanduíches frescos, docinhos e bolo com cobertura? Para harmonizar com este menu tão variado e festivo, uma boa opção é incluir um espumante, como o brasileiríssimo Maraví Brut, produzido no sertão, nos vinhedos do Vale do São Francisco (BA). 


Feito com as uvas Chenin Blanc (50%) e French Colombard (50%), este espumante foi elaborado pelo Método Charmat e teve um breve contato com as borras para ganhar complexidade, volume e cremosidade no paladar. Na boca, é equilibrado e refrescante, apresenta cremosidade e revela as notas cítricas. É um espumante leve, fresco e harmonioso que não satura nem cansa, perfeito para acrescentar o sentimento festivo à ocasião. 


(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-brut/prod30799.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário