A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) estará na maior feira calçadista da América Latina, a BFSHOW, para apresentar o projeto Respira Acre. A iniciativa, que identificou 18 biomateriais para calçados e acessórios, foi realizada pela entidade no âmbito do Brazilian Materials, programa promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A mostra, realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), acontece entre os dias 19 e 21 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo/SP.
O projeto Respira Acre foi apresentado pela primeira vez no INSPIRAMAIS, salão realizado pela Assintecal em janeiro passado. Na BFSHOW, a iniciativa terá um espaço onde os artesãos apresentarão parte dos biomateriais identificados durante uma imersão na floresta Amazônica. O coordenador do projeto e consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Marnei Carminatti, adianta que, no local, os visitantes terão acesso a biomateriais como fibras naturais de buriti, bananeira e carrapicho, além de uma grande diversidade de aplicações com sementes de açaí, jarina e tucumã, bem produtos oriundos da extração sustentável do látex. “Na floresta todos nós somos analfabetos. Existe um paraíso para criativos, cheio de texturas, cores e design ancestral”, comenta.
Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, que participa da BFSHOW, os biomateriais apontam para a necessidade urgente da exploração sustentável da floresta Amazônica como forma de preservá-la. “O trabalho realizado tem alma e, por isso, emociona. É preciso conhecer o potencial da floresta para preservá-la e também gerar renda para toda uma comunidade de povos originários envolvida no processo”, frisa.
Localização
O projeto Respira Acre será apresentado durante os três dias da BFSHOW entre as ruas H e I, número 15.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário