30 de setembro de 2022

Xalingo aposta em sustentabilidade e tecnologia em edição especial de aniversário do Brincando de Engenheiro

Olá, lindezas!!

Brincando de Engenheiro Eco Paint | Foto: Divulgação

Para celebrar seus 75 anos de história, completados em setembro, a Xalingo decidiu renovar seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento infantil com o lançamento de uma edição limitada do brinquedo mais clássico da marca. Com bloquinhos feitos de madeira reflorestada, o novo Brincando de Engenheiro Eco Paint conta com pincel e paleta produzidos com matéria-prima reciclada e seis potes de tinta. A nova versão do produto tem 122 peças que, pela primeira vez, podem ser customizadas pelas crianças.

 

Para tornar essa versão ainda mais especial, a Xalingo se uniu à Irani Papel e Embalagem S.A. para a produção de uma embalagem sob medida, feita com material sustentável e tecnologia antiviral, antibacteriana e antifúngica, criada pela parceira. O material conta com componentes atóxicos com íons de prata, que criam uma barreira de proteção e inativam micro-organismos e vírus da superfície do papel. A Irani foi escolhida por ser referência em sustentabilidade no Brasil, com mais de 50 prêmios ambientais.

 

Atóxica e livre de fungos, bactérias e vírus, a embalagem garante mais proteção para a saúde das crianças. Ela é uma extensão do brincar e se transforma em uma maleta para carregar o brinquedo. Outra novidade é que a embalagem abriga um cenário cujos traços são de Paula Ebert Harsteln, que faz parte da diretoria da empresa e é neta de Norma Laura Baumhardt Minatto, a criadora do Brincando de Engenheiro. Brincando de Engenheiro Eco Paint estará disponível na loja virtual da Xalingo Brinquedos (lojaxalingobrinquedos.com.br) a partir do dia 30 de setembro de 2022.

 

SUSTENTABILIDADE

 

A sustentabilidade é um compromisso antigo da Xalingo. Por isso, nenhum resíduo gerado pela empresa é destinado ao aterro sanitário. Todos os resíduos do processo fabril são reciclados ou reaproveitados e transformados novamente em produto. Além disso, a Xalingo conta com uma estação de tratamento de água e adota a prática de reúso da água em seus processos. A empresa possui o selo verde Empresa Renovável, pois usa energia elétrica proveniente de fontes limpas – solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas –, renováveis e que não agridem o meio ambiente. Todos os brinquedos de madeira da marca são produzidos com madeira reflorestada.

Rodrigo e Paula Ebert Harsteln | Foto: Divulgação

HISTÓRIA

O Brincando de Engenheiro foi criado em 1956 por Norma Laura Baumhardt Minatto, então esposa de Ingo Ebert, um dos fundadores da Xalingo, e avó do atual diretor presidente do grupo, Rodrigo Ebert Harsteln, e da diretora e chefe da área digital, Paula Ebert Harsteln. Na época da criação, o brinquedo se chamava Construtor e seus bloquinhos de madeira eram pintados em um processo de impressão manual, por serigrafia – hoje isso é feito por uma máquina automatizada. Norma trabalhou na Xalingo até o início dos anos 2000, quando tinha mais de 70 anos de idade.

Atualmente o produto é um dos mais vendidos da marca e seus bloquinhos estão presentes no novo logo da Xalingo Brinquedos. Além de proporcionar diversão individual ou em grupo, o Brincando de Engenheiro estimula o desenvolvimento do pensamento lógico, da imaginação, da coordenação motora, da criatividade e da identificação das relações parte/todo. Os bloquinhos são indicados para os pequenos a partir de 3 anos de idade.

XALINGO

A Xalingo foi fundada em 1947, em Santa Cruz do Sul (RS). No início, a empresa se dedicava apenas à manufatura de madeira, com a produção de utensílios para a casa e estojos escolares. O nome da Xalingo vem da junção dos nomes dos fundadores e antigos sócios: Xavier, Lindolfo e Ingo. Com o tempo, Ingo comprou a parte dos outros dois acionistas.

A partir de 1968, a empresa passou a trabalhar também com a transformação em plástico. A necessidade de suprir a demanda interna de fabricação e manutenção de moldes a levou a fundar a unidade de matrizes, hoje InomaX, em outubro de 1989. Já em 1998, a Xalingo inaugurou a unidade de negócios dedicada a produzir peças para o setor agrícola feitas de plástico – a AgriplaX.

Hoje o portfólio da Xalingo chega a 1500 produtos, levando-se em consideração os itens das três operações do grupo. O quadro de funcionários é composto por cerca de 600 pessoas. Além da matriz no Rio Grande do Sul, a empresa tem um centro de distribuição em Vila Velha (SC) e uma planta fabril em Itupeva (SP).

O grupo está presente em todo o Brasil com 63 representantes e 20 mil pontos de venda. Além disso, exporta para 13 países, incluindo o México e nações das Américas do Sul e Central e da África.

BRINQUEDOS

Com mais de 650 produtos no catálogo, a Xalingo é hoje a maior indústria de brinquedos do Rio Grande do Sul e está entre as dez maiores do país no segmento. As opções incluem brinquedos educativos, elétricos, jogos, licenciados, triciclos e playgrounds.

Além de seus brinquedos tradicionais, a Xalingo tem produtos licenciados da Disney, da DC Comics, da Mattel, da Warner Bros e da Turma da Mônica, entre outras companhias, com personagens como Mickey, Batman, Barbie e Harry Potter.

IRANI

Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da Região Sul do País, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil.

Com a produção integrada às florestas próprias e na economia circular (reciclagem), além da energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade.

A Irani possui 5 unidades produtivas: duas em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), uma em Indaiatuba (SP) e uma em Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), e conta com mais de 2.200 colaboradores.

XALINGO

(51) 3719-9800


Sucesso sempre para a empresa!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário