6 de julho de 2022

Comportamento Nostálgico - por que o passado anda tão em alta?

Olá, lindezas!

Não é de hoje que recorremos ao passado seja em busca de inspiração ou de conforto em memórias ou ‘tempos melhores’. Nesses últimos dois anos, período em que o mundo viveu grande mudanças por conta da pandemia do coronavírus, vimos o crescimento de uma tendência denominada Comportamento Nostálgico. Ou seja, a nostalgia se tornou um dos escapes para manter a saúde mental estável nesses tempos difíceis. 

Os sinais estão em todos os lugares. Basta ligar a TV: os streamings investem no retorno de séries antigas aclamadas pelo público  (sejam as famosas Reunions ou em novos episódios): Cobra Kai, os novos derivados de Star Wars, o especial de Friends... são só alguns exemplos de conteúdos que retornam a clássicos de décadas passadas para criar ou retomar laços emocionais como o público. Isso sem falar em nova produções que revisitam momentos marcantes como os filmes The Mystery of Marilyn Monroe: The Unheard Tapes e Elvis. Ou mais: o estrondoso sucesso da série Stranger Things, que nos mostra que hoje o retrô está logo ali nas décadas de 80/90, trouxe para à tona produtos, estilo e músicas: Running up that Hill voltou aos topos das paradas depois mais de 35 anos. 

Esse sentimento nostálgico se reflete também, é claro, em produtos e no mercado de consumo. O Boticário, por exemplo, lançou recentemente a linha "Cuide-se Bem Bubbaloo", que traz produtos inspirados na fragrância da clássica goma de mascar. Já a personagem Moranguinho foi repaginada em novo lançamento. Dessa vez, a boneca ícone dos anos 1980 chega ao Youtube e ao Roblox para conquistar a geração Alpha. A Universal, por sua vez, está construindo o parque temático Super Nintendo World. 

Há também quem viva esse estilo nostálgico em seu dia a dia. É o caso das comunicadoras Daise Alves e Mirella Fonzar, criadoras do Universo Retrô. O primeiro e maior portal dedicado ao estilo retrô e vintage do Brasil. Além de escrever e produzir conteúdo sobre o tema, as duas realizam eventos, encontros temáticos com outros fãs do vintage, pesquisas de mercado e até mesmo consultoria para projetos de marcas e empresas. A ideia inicial do Universo Retrô era falar sobre Cultura e Lifestyle retrô voltados ao rockabilly e ao universo das Pin-ups dos anos 1950. No entanto, ao longo dos anos, o site cresceu e passou a abordar também outras décadas, que vão dos loucos anos 1920 aos recentes anos 2000. Neste último ano, a equipe do Universo Retrô embarcou em uma nova viagem: repensar o que é vintage nos tempos atuais, chegando assim a uma geração mais jovem e mais contestadora, que vai além da estética do passado. "Seja retrô, não retrógrado", esse é o lema delas.


Afinal, quem não gosta de reviver emoções e sensações de momentos felizes da vida?

3 comentários:

  1. Esse post me deu um quentinho no coração. Tem muita coisa que já não é mais como antes... Resta a gente rememorar isso.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir