21 de julho de 2021

Quais são as diferenças entre o estilo retrô e o vintage?

Olá, lindezas!

Aposto que você já confundiu alguma vez o estilo retrô e o vintage ou pensou que eles eram a mesma coisa, acertei? Isso acontece com muitas pessoas, então decidi trazer quais são as diferenças entre um e o outro. O estilo retrô se caracteriza principalmente pela utilização de objetos inspirados no que era usado nas décadas de 70 e 80, ou ainda, peças originais dessas épocas que estejam em bom estado de conservação. O retrô pode ser descrito como uma releitura das décadas passadas. Apesar de serem peças mais caras que as atuais, os móveis retrô ainda são mais acessíveis que os móveis vintage

Os objetos no estilo retrô não são apenas decorativos, eles também são funcionais. Diferente dos objetos no estilo vintage, que são mais sóbrios. No estilo retrô você não precisa ter medo de misturar materiais, formas abstratas, florais, xadrez e geométricas em texturas como veludo, vinil e plástico. Os móveis devem ter linhas simples e retas, de preferência, com pés de palito. Quando o assunto são as cores, prefira tons neutros nas paredes e deixe as cores vibrantes para os móveis e detalhes. Misture essas cores com equilíbrio para alcançar um resultado perfeito. 

O estilo vintage vem do termo em inglês que quer dizer ''safra de vinho'', dessa forma, podemos dizer que os móveis e objetos do estilo nos dão a ideia de que quanto mais antiga a ''safra'', melhor a qualidade. O estilo vintage resgata elementos das décadas de 20 a 60, e suas peças são de alto valor por serem originais dessas épocas. O estilo tem como princípio básico a decoração antiga em sua essência, sem adaptações, releituras ou alterações para os tempos modernos. Para ficar harmonioso e com ar moderno, é bacana misturar peças vintage com outras no estilo contemporâneo, ou também peças artesanais, como o tricô. 
Na decoração vintage encontramos móveis como penteadeiras e molduras de quadros e espelhos antigos, cristaleiras, cabeceiras e abajures. Eles têm forma arredondada e tons mais claros, como rosa antigo, azul claro, bege, dourado e branco. O vintage busca o charme, o romantismo, a nostalgia e também a originalidade. 

Vocês sabiam dessas diferenças? Qual dos dois estilos é o seu favorito? Conta pra mim nos comentários.

2 comentários:

  1. E eu a pensar que eram a mesma coisa, lol.
    .
    Poéticos cumprimentos
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Gosto sempre de aprender certas diferenças, das coisas! Obrigada
    -
    Beijo, e uma boa noite

    ResponderExcluir