26 de abril de 2021

Guia do terno: diferentes tipos de corte de paletó

 

Olá, amores!

Um dos trajes mais icônicos do guarda-roupa masculino é o terno. De Casablanca a James Bond, passando por personagens da cultura pop, como Harvey Specter, da série Suits, e Barney, de How I Met Your Mother, cantores de rock, o figurino é sinônimo de elegância e bom gosto. Então, vem conferir as dicas práticas da loja Allaboutsuit

A loja está situada na China e possui oficina de artesanato e alfaiates para a customização dos ternos para o consumidor.


Black Tie é um dos trajes mais formais que existem, só sendo superado pelo White Tie. Geralmente é a escolha para prom suit de faculdade, compreendendo o smoking preto, camisa branca, gravata borboleta preta, sapato oxford preto de verniz e cummerbund de cetim preto (a faixa que vai na cintura) ou colete, sendo este último menos comum. Os acessórios para este tipo de traje não permitem deslizes, o relógio tem que ser sofisticado, com pulseira de couro e as abotoaduras prateadas, no bolso fica bacana o lenço branco de seda.

Existem três tipos de corte: o americano, o britânico e o italiano.

O corte americano é clássico, tem caimento natural, modelagem reta e combina com todo o tipo de corpo. Nas costas, esse modelo tem uma fenda única no centro. Já o corte inglês é uma modelagem mais a cinturada, porém mais solta e não coloca o abdômen em evidência. Na parte traseira apresenta fendas duplas e os ombros são pouco estruturados.

Há também o corte italiano, uma opção mais elegante, sem fendas e bastante ajustado na cintura. Suas lapelas são mais largas e a peça apresenta mais estruturas nos ombros, por isso, não deve ser usado com ombreiras. Por ser mais justo, esse modelo cai bem em homens mais magros.

A dica para um look mais formal, use o paletó fechado quando você está de pé e abre na hora de sentar, ok? Abotoe apenas o primeiro botão de cima, caso seu paletó ou blazer tenha dois botões, que é um estilo mais atual.

Para as gravatas, elas devem chegar até o início da calça e ser mais escuras que o casaco. No caso de listras, devem ter uma direção no nó e outra no laço.

É sempre bom alinhar o tom do cinto com o sapato. O marrom cabe em eventos casuais, e o preto em ocasiões formais.


Os ternos para wedding suits tradicionais vêm pré-determinado no convite, hoje em dia nem todos os casamentos pedem traje social completo, alguns liberam para o esporte, esporte fino e etc...

A Allaboutsuit disponibilizou para as leitoras do blog um cupom exclusivo de 20USD. Na hora de fazer o pagamento digite o código: new

E aí, gostaram das dicas de hoje? Conta pra mim nos comentários!!

2 comentários: