14 de julho de 2020

Como que a gente faz pra tirar o racismo de dentro da gente?

Olá, lindezas!!

A gente acredita que as mudanças só acontecem de verdade quando elas começam dentro da gente mesmo, não quando apontamos o dedo para o outro. É importante manifestar apoio à educação antirracista nas redes sociais, mas não é suficiente, você concorda?


Mas então por onde começar? O que eu posso fazer de concreto para que o racismo diminua? Como que a gente faz pra tirá-lo de dentro da gente?

A Gabriela Oliveira, mulher negra, empreendedora, designer, professora e consultora de marketing e TEDx Speaker é a autora do lançamento “Uma atitude por dia - Por um mundo com menos racismo”.

Neste segundo caderno de anotações/diário/livro da nossa coleção Uma Atitude Por Dia, Gabriela listou 100 pequenas atitudes que a gente pode incluir na rotina para que a gente consiga fazer pelo menos o nosso mundo um lugar um pouco mais justo para as pessoas negras.

A gente já abriu a pré-venda para você! Com o caderno de anotações você recebe ainda um kit exclusivo com marcador de páginas, adesivo e pôster. Tudo isso por um valor especial somente durante a pré-venda: de R$ 49,90 por R$ 34,90.

A pré-venda vai até dia 4 de setembro, mas os envios dos pedidos estão previstos para começar no dia 10 de agosto, data que a gente prevê receber os livros da gráfica.

O livro propõe atitudes que vão desde aprender o significado de expressões racistas que estão no nosso vocabulário e a gente nem percebe, até comprar e apoiar os negócios de pessoas negras. Você vai aprender também sobre representatividade, cultura e estereótipos.


Você sabia que as mulheres negras são o maior grupo populacional do nosso país? E ainda assim são a minoria entre os empreendedores. “Muitas vezes, elas empreendem por necessidade, por não encontrar emprego, por ser mãe solo ou por preconceito. E muitas delas empreendem no serviço doméstico. Ainda vemos poucas de nós no design, na inovação e na tecnologia. Estamos sendo invisibilizadas por conta da falta de oportunidade e de liberdade e estamos sendo impedidas de mostrar nossos talentos e habilidades.”


Assista ao TEDx da Gabriela Oliveira onde ela fala sobre Empreendedorismo e Diversidade.


Também é importante aprender sobre racismo estrutural e falar sobre o tema entre pessoas brancas. Mas cuidado com a “síndrome do branco heroi”, não seja essa pessoa, ok?


Essas pequenas mudanças que a gente vai fazer diariamente vão iniciar uma transformação ao nosso redor que ecoarão por aí, motivando outras pessoas a fazer o mesmo. Vamos começar?


Se você é negro, seja ativo; se você é branco, seja aliado!

12 comentários:

  1. Nossa, post supeeeer necessário, amei demais as dicas! Já quero esse livro! Ameeei.
    Bisous,
    pequenomuffin.com.br | @blogpequenomuffin

    ResponderExcluir
  2. O racismo é um mal do mundo. Tanto é racista o branco como o negro...
    .
    Um dia/noite feliz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Ricardo! Não tem cura! :/

    Beijo e uma excelente noite!

    ResponderExcluir
  4. Post super contextualizado com os tempos que correm, infelizmente acho que ainda vai levar um bom tempo até conseguirmos acabar com o racismo. Beijinhos ♥

    Maria Vieira

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente o racismo existe....é preciso mudar mentalidades.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fernanda!
    Não sei se concordo muito com o termo racismo, mas as coisas que acontecem com as pessoas de tom de pele escuro é realmente algo sério que deve ser resolvido. Pra mim, somos todos humanos com tons de pele diferentes. Muito boa a ideia do livro.
    Eu escrevi um post sobre isso há algumas semanas, dá olhada lá, depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana essa iniciativa Fe, inclusive vou compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. É fundamental a gente enxergar a alma e não a cor. Afinal, cor não define caráter.

    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Fico revoltada com o racismo (e discriminação de qualquer tipo).

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. O racismo é um dos problemas mais antigos e que parece que vai continuar por muito tempo.
    Eu fico com muita raiva de algumas atitudes e de como as pessoas dizem que não são racistas,mas continuam seguindo o padrão e praticando o racismo estrutural.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. É muito importante combater o racismo, sendo branco ou não. Que bom que você trouxe a temática para o blog.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir