20 de novembro de 2019

Exposição gratuita traz história da moda italiana para o Brasil

Olá, lindezas!!

O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, apresenta a exposição “Vestindo o Tempo – 70 Anos de Moda Italiana”, que conta a influência da Itália na formação da cultura da moda global. A mostra, que tem entrada gratuita, conta com curadoria do historiador de moda João Braga e fica em cartaz até 2 de fevereiro de 2020.
A exposição aborda estilistas, criações e eventos que colaboraram para a projeção da moda italiana desde os anos 1950 até os dias atuais. Divida em três partes, ela apresenta 45 peças de 29 estilistas, que pertencem à coleção de seis mil peças dos colecionadores Enrico Quinto e Paolo Tinarelli.

A primeira parte aborda os anos 50 e 60, quando a indústria na Itália começou a se recuperar da crise da pós-Segunda Guerra Mundial sob a influência francesa do New Look de Christian Dior, que buscava resgatar a feminilidade perdida. Nesse período, destacam-se as criações de Emilio Schuberth, Sorelle Fontana, Roberto Capucci e Emilio Pucci.

A segunda parte abrange a as décadas de 70 e 80, com uma moda atualizada misturando design e produção industrializada, o prêt-à-porter, e influenciada pela moda inglesa. Marcas de destaque dessa época foram nomes como Valentino, Fendi, Giorgio Armani, Gianfranco Ferré, Franco Moschino, Gianni Versace, Mila Schön, Elio Fiorucci, Missoni, entre outros.

A última parte traz criações do final do século 20 até os dias atuais, que mostram a reinvenção, o glamour e a intensidade de cores e estampas de grifes tradicionais italianas como Prada, Gucci, de Dolce & Gabbana, Versace, Roberto Cavalli e Fausto Puglisi.

Serviço:

Vestindo o Tempo – 70 Anos de Moda Italiana
Até 2 de fevereiro de 2020
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo – SP
Horário: Terça a domingo das 11h às 20h
Entrada gratuita
 


E aí, gostaram da dica cultural? Conta pra mim nos comentários!! 

8 comentários:

  1. adorei conhecer essa exposição, faz um tempo que nao vou ao Tomie Otake e já quero conferir essa expo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não conhecia mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Que legal saber disso!! Estou programando ir para São Paulo mês que vem e tomara que dê para visitar a exposição!
    Beijos

    ResponderExcluir